Administração de Empresas - Teses - CCSA Higienópolis
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Navegando Administração de Empresas - Teses - CCSA Higienópolis por Orientador "Moori, Roberto Giro"
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- TeseAlinhamento estratégico e coopetição : os efeitos no desempenho em cadeias de suprimentos da agroindústria de Mato GrossoSogabe, Vergilio Prado (2017-11-13)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
The agribusiness is one of main economic activities in Brasil, representing approximately 22% of GDP in 2015 (MAPA, 2016). In Mato Grosso Estate, the agribusiness accounts for 50% of GDP and and soybean and maize crops account respectively for 9% and 2% of world production (IMEA, 2015; APROSOJA, 2016). Supply Chain Management represents the theoretical and empirical contribution that can allow a more agile strategic business management, able to respond to business opportunities, resulting from the coordination between the activities of production and distribution in an agroindustrial chain (BATALHA, SILVA, 2013; NEVES, 2015). In this way, this study proposes a managerial analysis based on supply chain approach and the influence of strategic alignment and coopetition over firms performance and the chains as a whole. For this, a research of mixed methods, of inductive character, was carried out. In the first phase of the research it was applied the qualitative method with a more exploratory bias. In - depth interviews were carried out, with the support of a semi - structured script, with the triad agents in the main producing regions of the state of MT. The interviews were recorded and intirely transcribed. The data were then analyzed according contents analysis techniques. With the support of the qualitative research, a closed questionnaire was developed to carry out the quantitative phase of the research. In the quantitative phase, a total of 157 valid questionnaires were collected, data after tabulations were analyzed according to the structural equations technique, PLS-PM, with the aid of SMARTPLS 2.0 software. The results of the two phases of the research suggest that companies share within their core activities the same competitive priorities, but there are some points of disagreement and fragility in the alignment of these factors. In the context of interorganizational relationship at CS level the coopetition management is performed in a less conscious way, because the agents are not familiar with the term. However, the agents perceive the existence of coopetitive tensions and the need for a balance of relationships through coopetition strategies. Finally, the statistical analysis allowed the estimation of a model that shows that there is an influence of the competitive priorities in the alignment of the chain and that this alignment has a positive and significant impact on the performance of companies and of the supply chain as a whole. - TeseUma análise investigativa da logística de classe mundial e do ciclo do processo logístico de exportação nas empresas exportadoras brasileirasFelix, Ester (2011-08-31)
Administração
A logística internacional desempenha um importante papel na cadeia de suprimentos global face à forte competição universal. Neste contexto, realizou-se um estudo fundamentado na linha de pensamento de autores da gestão logística internacional e do modelo de Logística de Classe Mundial, com o objetivo de analisar o impacto das atividades do Ciclo do Processo Logístico de Exportação e das competências logísticas do modelo de Logística de Classe Mundial no tempo do Fluxo de Exportação. O estudo foi dividido em duas etapas. A primeira etapa, de natureza exploratória, do tipo qualitativo, objetivou estudar o fenômeno com maior profundidade e obter familiaridade com o objeto de estudo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas em profundidade junto a sete executivos de empresas exportadoras brasileiras, via modal marítimo, dos setores de: açúcar, bens e capital mecânico, café, papel e celulose e suco de laranja, tratadas pela análise de conteúdo. As informações desta análise extraídas mediante entrevistas revelaram que, na gestão da logística internacional, as variáveis de desempenho mais importantes em cada constructo do Ciclo do Processo Logístico de Exportação, foram: ―Custos‖, como mais citada, por 41,6% exportadores entrevistados, seguido das seguintes variáveis: Qualidade com 17,6%, Agilidade com 14,6%, e Confiabilidade com 11,2%. De posse dos resultados da primeira etapa, prosseguiu-se para a segunda etapa, de natureza descritiva, do tipo quantitativo, em que se objetivou identificar as correlações entre o Ciclo do Processo Logístico de Exportação, o modelo de Logística de Classe Mundial e o tempo do Fluxo de Exportação. Para a coleta dos dados, utilizou-se um questionário semiestruturado que foi aplicado junto aos exportadores dos seguintes segmentos: açúcar, bens e capital mecânico, carne, café, papel e celulose e soja, obtendo-se retorno de 56 questionários. Os dados obtidos tratados por meio da estatística descritiva e multivariada, evidenciaram que as atividades do Ciclo do Processo Logístico de Exportação e as competências do modelo de Logística de Classe Mundial são importantes na logística internacional, apesar de, não terem sido estaticamente significantes em nível (α ≤ 0,05) para influir na redução do tempo do Fluxo de Exportação. Por conta dos resultados obtidos, pode-se concluir que as contribuições das atividades do Ciclo do Processo Logístico de Exportação e das competências do modelo de Classe Mundial para que possam impactar na redução do tempo do fluxo de exportação, ainda, necessitam ser trabalhadas. - TeseAplicação do machine learning na gestão da cadeia de suprimentos sob o contexto de custos de transaçãoMorais, Roberto Ramos de (2023-08-21)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Essa tese teve como objetivo identificar do desempenho da cadeia de suprimentos no desempenho organizacional a partir da aplicação de aprendizado de máquina nas relações entre os construtos, em um contexto de economia dos custos de transação. Os objetivos específicos foram o de identificar as características (tipos) de aprendizado de máquina utilizado nas empresas, aplicações de aprendizado de máquina na cadeia de suprimentos, uso de aprendizado de máquina conforme o alinhamento estratégico da cadeia de suprimentos. O trabalho teve caráter inédito ao relacionar os construtos orientação estratégica de cadeia de suprimentos, teoria da economia dos custos de transação, desempenho da cadeia de suprimentos e desempenho da empresa, com a moderação do uso de aprendizado de máquina. A pesquisa foi desenvolvida em três etapas: bibliográfica, na construção do referencial teórico; pesquisa exploratória e qualitativa, composta de entrevistas com 11 profissionais que atuam em cadeia de suprimentos. Posteriormente, aplicou-se um questionário com 72 assertivas a 121 profissionais que atuam com aprendizado de máquina. Por meio de análise fatorial exploratória, foram identificadas as variáveis significativas, o que possibilitou, por meio do SmartPLS-4, analisar as correlações, confiabilidades dos construtos e os impactos resultantes do uso de aprendizado de máquina. Os achados confirmaram que o uso de aprendizado de máquina tem impacto positivo nas relações entre orientação estratégica da cadeia de suprimentos e redução dos custos de transação e entre a redução dos custos de transação e o desempenho da cadeia de suprimentos. Diante dos resultados, pode-se concluir que o uso de aprendizado de máquina propiciou a melhoria do desempenho d cadeia de suprimentos que foi repassado para o desempenho da empresa. Como contribuições o estudo trouxe: a aplicação do aprendizado de máquina amplia o entendimento sobre a relação entre os construtos; obteve subsídios para descobrir padrões nos dados envolvidos nos processos de cadeia de suprimentos por meio de análise fatorial que identificaram fatores influentes para o sucesso da cadeia de suprimentos. - TeseCadeia de suprimentos verde: um estudo nas indústrias químicas no BrasilShibao, Fábio Ytoshi (2011-08-29)
Administração
As transformações constantes nos padrões tecnológicos decorrentes do crescente aumento da competitividade têm levado as empresas a desenvolverem novas relações interorganizacionais implicando no aumento de consumo, o que tornou perverso para o meio ambiente, dado o consumo excessivo dos recursos naturais e a geração de resíduos e poluentes. Nesse contexto,com base na linha de pensamento de autores da gestão da cadeia de suprimentos verde (ou ecológica), este estudo objetivou conhecer como se processa as relações entre as dimensões da gestão da cadeia de suprimentos verde, o perfil ecológico e o desempenho das empresas do ramo químico brasileiro. Para tanto, foi realizada uma pesquisa constituída de três fases. Na primeira fase, de natureza exploratória, teve como objetivo ampliar o conhecimento sobre o assunto do estudo e obter subsídios para a construção do instrumento de coleta de dados pesquisa. Um grupo composto de oito empresas utilizadas e tratadas pela análise de conteúdo,concebeu os construtos e indicadores teóricos das práticas da gestão da cadeia de suprimentos verde (ou ecológica) em empresas químicas brasileiras. A segunda fase, também de natureza exploratória, teve como objetivo refinar o instrumento de coleta por meio de pré-testes aplicados junto a um grupo de sete empresas. Com os resultados destas duas fases,prosseguiu-se para a terceira fase de natureza descritiva, objetivou verificar se as características ecológicas (ou perfil verde) pró-ativas ou reativas influenciavam o desempenho de negócios das empresas da cadeia de suprimentos do ramo químico. A amostra, constituída de 160 respondentes, tratadas pela estatística descritiva e técnicas da análise fatorial e modelagem em equações estruturais, revelaram: de um lado, que o perfil pró-ativo empresarial estava correlacionado às práticas internas da gestão da cadeia de suprimentos verde (ou ecológica). Por sua vez, a relação entre gestão da cadeia de suprimentos verde e desempenho das empresas se mostrou significante (0,05); de outro, o perfil reativo por parte da empresa não estava correlacionado com nenhum fator da gestão da cadeia de suprimentos verde (ou ecológico). Além disso, a relação entre o perfil reativo e desempenho das empresas se mostrou não significante (0,05). Por conta destes resultados, pode-se concluir que as empresas do ramo químico, têm como principal preocupação os benefícios econômicos. Não obstante, as práticas da gestão da cadeia de suprimentos verde, com média de 4,4 numa escala de discordância / concordância de 1 a 6, mostra que existe muito trabalho a ser realizado, em especial, aquele relacionado com o meio ambiente. - TeseAs capabilidades operacionais como fator mediador da relação entre a colaboração e o desempenho nas cadeias de suprimentosDomenek, Antonio Carlos (2016-11-18)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
In face of global challenges, companies seek supply chain collaboration as a way to improve their operational capabilities and obtain a higher operational performance. The objective of this study was to verify the mediation of operational capabilities in the relationship between supply chain collaboration and operational performance of capital goods companies installed in Brazil. This research was divided into three phases. In the first phase, a bibliometric analysis was carried out in the main articles related to supply chain collaboration, operational capabilities and operational performance in order to verify the different approaches of the authors on these topics. Based on the bibliometric analysis, questionnaires were elaborated for the next phase of the research. In the exploratory research, it was carried out ten interviews with coordinators, managers and directors from multinational companies of this sector, with subsequent analysis of content in order to evaluate the theoretical model and the constructs relationship, deepening knowledge from the point of view of the participating companies. Also in this phase, a closed questions survey was conducted in order to identify possible gaps unidentified on the spontaneous interview. In the third and final phase, a descriptive research was made using a data collection instrument constructed from the theoretical framework and the results of the two previous phases, with the return of 138 questionnaires. In this phase, descriptive statistics, factorial analysis and modeling of structural equations for data treatment were used. The results of descriptive statistics showed the current stage of information sharing, resource sharing and common objectives as components of collaboration in this supply chain. The hypothesis tests showed that there is a positive relationship between supply chain collaboration and operational performance (direct relationship between the constructs), between supply chain collaboration and operational capabilities and between operational capabilities and operational performance. The results also showed operational capabilities as a mediating factor in the relationship between collaboration in the supply chain and operational performance. Thus, the managers must understand these relationships to achieve better results, which necessarily needs the development and enhancement of supply chain collaboration with their main suppliers, and the understanding of the organization's operational capabilities. Finally, it suggests the continuation of this research with the expansion of the sample size, the survey replication in other sectors, new studies about the correlation between the suppliers operational capabilities and operational capabilities of purchasing companies, the verification in Brazilian companies if the operational capabilities are cumulative, complementary or exclusive and the inclusion of other elements of collaboration, such as decision synchronization, incentive alignment and joint knowledge creation in the supply chain. - TeseEfeito da mediação moderada da transformação digital na gestão da cadeia de suprimentos na perspectiva da teoria do custo de transaçãoTerra, Marcelo Sansini (2024-02-22)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
A Transformação Digital, ou aplicação das Tecnologias Digitais, passou a ser pauta imperativa nas organizações. As tecnologias rompem paradigmas organizacionais sobre forma, modelo, meios e estrutura de promoção de valor. Nesse contexto, mercados de todo o mundo são submetidos a identificar soluções para sua sobrevivência. Na contemporaneidade, a atuação isolada de uma organização oferece pouca eficiência e eficácia, cabendo atuar a partir de um conjunto de parceiros complementares ao seu objeto fim, promovendo as cadeias de suprimentos. Contudo, a efetivação da cadeia de suprimentos requer a investigação sobre custos de transação, de maneira a minimizar os efeitos dos pressupostos comportamentais e considerar as dimensões da transação. Ao longo do tempo, o desafio das organizações passou a ser por melhores desempenhos operacionais e financeiros, com os quais esta pesquisa contribui. Assim, este trabalho teve como objetivo avaliar mediação moderada entre a transformação digital e o desempenho da cadeia de suprimentos, em função do custo de transação das empresas. Esta pesquisa, de natureza multimétodos, foi constituída em três fases. A primeira, de pesquisa bibliométrica, por meio de consultas em base dados. A segunda, de natureza exploratória, utilizou amostra de cinco respondentes, tendo sido os dados coletados por meio de entrevistas individuais, gravadas em áudio e avaliadas por meio de análise de conteúdo, tabulações cruzadas simples e análises univariadas. A terceira, de natureza descritiva, em que se utilizou uma amostra de 1500 respondentes, cujos dados foram coletados por meio de questionários estruturados, tendo um retorno de 105 respondentes (7% de retorno) e avaliados por estatística descritiva, análise fatorial e validação do modelo. Em ambas as fases, as amostras da população foram delimitadas a respondentes pertencentes aos CNAE 10 a 33, sediados no Brasil, de origem nacional ou multinacional. Os resultados dos testes de hipóteses mostraram que o Custo de Transação medeia a relação entre Orientação Estratégica da Cadeia de Suprimentos e o Desempenho da Empresa (H1) e que a Transformação Digital modera a relação entre Orientação Estratégica da Cadeia de Suprimentos e o Desempenho da Cadeia de Suprimentos (H1). Diante do resultado obtido, a pesquisa concluiu que os benefícios da cadeia de suprimentos constituídos com a aplicação das tecnologias digitais tornam-se necessários com a realidade do mercado, promovendo oportunidades e diferenciais competitivos às empresas. Este trabalho contribui com uma melhor compreensão do setor de transformação da indústria brasileira e disponibiliza ao corpo acadêmico e à sociedade em geral uma visão inédita da relação dos constructos pesquisados. - TeseA gestão da demanda na cadeia de suprimentos do setor hoteleiro brasileiroMoysés, Gerson Luís Russo (2007-08-03)
Administração
The demand management is an emerging theme in the chain management knowledge field. What is aimed with the demand management is the fast and adequate integration of the needs originated from the market to the suppliers in a way to strategically balance and align the demand with the operacional capacity throught the supply chain and, consequently, the competitive advantage. However, with the market dynamic in which the clients are even more demanding and the commercial exchange regulations are less restrict, the alignment of the demand with the supply chain progressively face progressive difficulties. Because of that, this research had as an objective to verify alignment among the demand management, operational capacity and financial and operational performance variables, in hotel companies of national and international funds, in operation in Brazil. For that, a theoretical model was developed, that considered these variables. The research was achieved in two stages. In the first one, considered exploratory and qualitative, the focus group technic was used to data collection. The data collection was treated by the contend analysis. With the results of this first step a questionnaire was elaborated, which was used in the next stage. In the second stage, through the data collection by means of a structured questionnaire it was intended to characterize the demand management, capacity management and the imediate chain variables in the searched hotels. From the total of sent questionnaires, 121 answers were turned back. The obtained data were treated by the descriptive statistics and by the tests: a) Kolmogorov-Smirnov, to verify the sample normality; b) Spearman s bivariated correlation analysis, in order to verify the alignment among the variables and; c) Mann-Whitney, to find if the variables that pertained to groups of hotels were distinct. The data which was submitted to the statistic treatment showed the following results: 1) when it was used the descriptive statistics, the luxury group hotels presented a higher frequency of answers, in the agreeable side of the scale and superior financial and operational performance if compared to the economic group hotels; 2) when it was used the bivariated correlation, the luxury group hotels showed a higher number of demand management, operational capacity and financial and operational performance variables, correlated, and financial and operational performance which was superior to the economic group hotels; 3) when it was used the added scale, the luxury group hotels superiority prevailed again, not only in management variables but also in achievement in relation to the economic group and; 4) besides, it was evidenced that 46,4% from the total of analyzed variables differed a group from the other. Considering these results, it can be concluded that there is evidence that the luxury hotels predominance offers a better feed back to the investors, demanding a more efficient management. At last, given the hospitality market dynamicity, it is suggested, to the continuity of this study, the deepening in the variable measures research that compound the demand management, operational capacity immediate supply chain and performance, in order to know exactly the hospitality service nuances, in the different categories. - TeseO papel dos custos de transação na gestão da cadeia de suprimentos verdeSilva, Flavia Cristina da (2021-07-27)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
The close link between economic growth and environmental destruction is risking the sustainability of the current economic development model. Faced with the scarcity of natural resources, companies are forced to improve their processes to ensure the sustainability of their operations, with a view to increasing both operational and environmental performances. This study aims to investigate the influence of transaction costs on the relationship between green supply chain management and the use of environmental technologies for the performance of the supply chain. Therefore, the exploratory and descriptive study was developed in three consecutive phases: literature review, exploratory research, and descriptive research. The focus of this work is on the operations of the intermediate goods and durable and non-durable consumer goods industries. The first phase identifies 157 assertions that were submitted to the assessment of managers concerned with operations in the subsequent phase. The interviews allowed for the comparison of concepts between practices adopted and the refinement of the research instrument, which now has 48 assertions for applications in the field. In the last stage of the study, the questionnaire was submitted to 257 respondents from industries in different sectors and distributed throughout the country. The structural equation modeling this two-stage approach permits the identification of transaction costs which negatively influence the relationship between green supply chain management and chain performance, while environmental technologies exert a positive mediation factor in this relationship. The contributions of this study to academic practices consist in providing subsidies for a better understanding of the relationships between the constructs through a new theoretical perspective, in which the circular economy is seen as a dimension of the chain's performance. Regarding contributions to managerial practices, the results contribute to a better understanding of the relationships established between members of the supply chain and its effects on GCSV practices and the use of environmental technologies, as well as highlighting the positive relationship of a sustainable posture in corporate enterprise to increase the performance of the chain. Such elements can support strategic decisions to increase competitiveness. Regarding contributions to public policies, this study found the need to implement programs to disseminate knowledge about the scope of environmental technologies in production processes, as well as incentives to incorporate such technologies into productive activities. - TeseRelacionamentos colaborativos verticais: um estudo no arranjo produtivo de Nova SerranaLeite, Ramon Silva (2009-04-27)
Administração
Relacionamentos colaborativos verticais têm sido uma das formas encontradas pelas empresas para atuarem de maneira mais coesa, ao mesmo tempo em que procuram obter benefícios mútuos. Nesse sentido, este estudo procurou analisar o relacionamento colaborativo e suas repercussões no desempenho das empresas, tendo como foco as indústrias de calçados do arranjo produtivo de Nova Serrana (MG) e seus fornecedores. Para esse fim, foi feita uma revisão da literatura a respeito da teoria dos custos de transação, além dos principais conceitos e contribuições sobre redes de empresas, arranjos produtivos e cooperação. Após essa revisão, foi desenvolvido um extenso trabalho de campo, dividido em duas etapas. A primeira, de caráter exploratório, contou com 24 entrevistas, sendo 14 com fabricantes de calçados e 10 com os principais fornecedores desses fabricantes. Essa etapa buscou estudar o fenômeno com maior profundidade e obter familiaridade com o objeto de estudo, além de refinar as escalas utilizadas em outros estudos para a realidade do setor analisado. Os dados coletados nessa etapa, tratados pela técnica da análise de conteúdo, revelaram que: a) a comunicação, a adaptação, o comprometimento, a dependência e a confiança são importantes para o relacionamento colaborativo; b) as empresas menores mantêm relações consideradas de mercado, o que as leva a ter maiores custos de transação; e c) as empresas de médio e grande porte optaram por relacionamentos mais colaborativos como mecanismo para reduzir custos de transação, bem como os custos de desenvolvimento de novos produtos. Já a segunda etapa da pesquisa, de caráter descritivo, teve quatro objetivos principais: 1˚) identificar as variáveis preponderantes no relacionamento, sob o ponto de vista dos fabricantes e fornecedores; 2˚) validar e operacionalizar os construtos identificados como principais no relacionamento; 3˚) averiguar se determinadas características das empresas estão associadas a melhores desempenhos; e 4˚) comparar a visão de fabricantes e fornecedores sobre o relacionamento. Essa etapa contou com duas coletas de dados. A primeira envolveu 211 fabricantes, enquanto a segunda contou com uma amostra de 87 fornecedores. Os dados coletados passaram por diversas análises, dentre elas a Modelagem de Equações Estruturais e a técnica de segmentação CHAID (Chi-Square Automatic Interaction Detection). Os resultados demonstraram que: a) as variáveis preponderantes para o relacionamento colaborativo são diferentes para fabricantes e fornecedores - para a amostra de fabricantes a comunicação e o comprometimento influenciam de forma mais significativa o relacionamento, já para a amostra de fornecedores a confiança e o comprometimento foram preponderantes; b) as escalas que compuserem o modelo final, após alguns ajustes, atingiram valores aceitáveis de validade e confiabilidade; c) fabricantes de calçados com determinadas características, tais como tipo de calçado produzido e porte, obtêm desempenhos superiores aos de seus pares; e d) há divergências significativas entre as visões de fabricantes e fornecedores sobre o relacionamento. Diante dos resultados obtidos, conclui-se que há uma relação significativa entre colaboração e desempenho. Assim, a forma como as empresas lidam com seus parceiros leva-as a ter desempenhos melhores. Além disso, os benefícios do relacionamento colaborativo são maiores para os fornecedores. Já para os fabricantes é interessante que desenvolvam relacionamentos colaborativos com seus fornecedores mais importantes, enquanto que para parceiros menos estratégicos relações do tipo mercado podem ser mais adequadas. Por fim, sugere-se que futuros estudos incluam outras variáveis no modelo, além de contemplar amostras maiores.