Administração do Desenvolvimento de Negócios (Mestrado Profissional) - Dissertações - CCSA Higienópolis
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Navegando Administração do Desenvolvimento de Negócios (Mestrado Profissional) - Dissertações - CCSA Higienópolis por Orientador "Miguel, Lilian Aparecida Pasquini"
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- DissertaçãoAgregando valor ao agronegócio por meio da produção de sementes de sojaLibera, Sergio Della (2018-08-06)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Based on the findings made by companies of the Japanese Mitsui Group, regarding the scarcity of high-quality and performance transgenic soybean seeds, used by companies in the Brazilian market, which seek productivity above the market average, to act as a seed producer, adding value to the company's business, in a market in full expansion, which is expected to grow 30% in ten years, according to a recent forecast by the Ministry of Agriculture. In order to produce soybeans above the market average, it is necessary to have seeds with good germination, high vigor, great productive potential, standard size, properly treated chemically and free of pests and diseases. However, due to the Brazilian tropical climate, it is very difficult to achieve these qualities in large seed lots, and the Federal District is considered one of the best areas for seed production. After understanding the situation and elaborating an economic study and evaluating its viability with the company Schneider Agronegócios, holding of agricultural enterprises, it was possible to confirm the real opportunity to add value to the business of the company with the production of these seeds of high quality level , in a market that has been remunerating the specialized suppliers considerably, with a bonus around 55% on the price of soybeans, and the company can add to its business a Net Present Value of R $ 27 million in the next ten years, as presented in detail, in this work. Although agribusiness is a long-term transaction, with annual cycles, the return on investment to the shareholder, predicted in two productive cycles, is equivalent to two crops, with an Internal Rate of Return of 234.7%, may this work contribute to other ventures, in similar conditions, that seek to add value to the business. Although it can be considered quite replicable, the applicability of this proposal needs to be very well planned and tailored for each venture, as there are a reasonable number of complexities in the way that need to be overcome. But part of a project that results in a clear transformation of an entire business, through physical change and a whole new structure, in which the results begin to appear in the whole supply chain and value added, and stakeholders supporting their implementation and achievement, has become extremely rewarding. This, despite the difficulties inherent in the proposal's idealization, its development and, especially, approval and alignment around the various stakeholders involved, especially the level of innovation considered for this proposal, which has a new look at this type of enterprise - a new business model. - DissertaçãoAperfeiçoamento da integração entre a UNAERP e o mercado de trabalho regional, mediante a realização de estágios não obrigatóriosBonini, Nathalia Vianna (2025-01-30)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Objetivo: O objetivo deste projeto é desenvolver um direcionamento estratégico, que contemple intervenções táticas regulares, visando aprimorar a integração da comunidade acadêmica da IES com o mercado de trabalho local e regional, por meio da realização de estágios não obrigatórios, e do aproveitamento dos recursos disponíveis na Instituição. Aplicação: O projeto aplica-se na estruturação de novos processos de deferimento e cadastramento de estágios, divulgação de vagas, acompanhamento das atividades e auxílio na seleção de estagiários. Inovação: A proposta apresenta inovação por meio de processos novos, realizados de forma digital, que nunca foram realizados antes pela IES e que almejam proporcionar o desenvolvimento do relacionamento com empresas da região e uma maior quantidade de oportunidades aos discentes. Complexidade: A complexidade do processo se dá devido à necessidade da assimilação e engajamento dos públicos envolvidos, internos e externos, ocasionando uma mudança na cultura organizacional, porém é uma proposta com alta aplicabilidade devido ao interesse institucional no aproveitamento de oportunidade. Impacto: A implantação da solução que visa conectar a UNAERP com as Unidades Concedentes de Estágio e empresas da região, proporciona integração efetiva do discente com o mercado de trabalho e melhores oportunidades de estágio e impacta nas relações profissionais da região. Método: A metodologia de pesquisa utilizada para esse trabalho foi a “Metodologia para Trabalhos Práticos e Aplicação” de Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017). - DissertaçãoAplicação de modelo colaborativo no desenvolvimento de negócios e parcerias para inovação tecnológica no setor elétrico e eletrônicoGuratti, Israel de Moraes (2021-05-03)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Subject: The intensification of the use of innovative digital technologies by society offers large opportunities for business development in order to reduce dependence on products, components, parts and pieces manufactured abroad and to have local alternatives aligned with the worldwide reference centers. An evaluation is presented that justifies forms of cooperation for the development of innovative products / processes, aiming to encourage the promotion of investments in research, development and technological innovation. Adherence: This document studies ABINEE, as a representative entity of the Brazilian electrical and electronic complex, and IPD Eletron, as a sectorial technological entity to promote technological development and innovation related to RD&I policies. The performance of these entities, fully adhering to the theme of this work and the lines of the professional master's degree, has been shown as fundamental in the development of policies to foster innovation. Application and replication: This paper analyzes the Embrapii model as a vector for articulating actions to encourage collaborative projects between its associated companies and research institutions. Other cooperation agreements with social organizations and innovation agencies may be replicated for strategic sectors of interest to the electrical and electronics industry. Impact: The proposed solution for creating value through the new collaborative economy business models results in the application of the results of partnerships, that is, technological innovation, enabling the creation of competitiveness and generation of new jobs, given its potential to generate positive externalities for the entire economy, in promoting competitiveness, productivity and international insertion of products resulting from our technology and innovation. Innovation: Innovation is much more linked to its potential to generate results in the market. The use of international technical standards for management of innovation provides a systemic approach on the complexity of the solution and the continuity of technological development, in an evident evolution of the concept of innovation as a generator of results for the company. Complexity: The research, development and technological innovation produced by the Brazilian electrical and electronics sector assumes fundamental importance in business models based on the digital economy, in addition to the evolution of traditional models. The totally new development of business models based on the applications, incremental or disruptive, of the technology developed by industries and institutions in the innovation ecosystem is a process of great complexity for companies of all sizes. Method and methodological procedures: The methodology of problem solving and exploration of opportunities, proposed by Marcondes, Miguel, Franklin and Perez (2017), proved to be fundamental in identifying the opportunity, in the justification of fostering the establishment of technological partnerships aiming at the realization of collaborative projects and in the solution’s addressing possible obstacles. - DissertaçãoAutomação do processo de gestão na alocação de recursos profissionais da empresa K3RAlves, Renato de Araújo (2019-02-13)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O presente trabalho desenvolvido junto com à empresa K3R, prestadora brasileira de serviços de tecnologia, cujo principal produto é a gestão da implementação de sistemas, aborda sobre o desenvolvimento e implantação de um sistema de integração de informações, por meio de soluções tecnológicas, cuja automação busca-se alinhar aos atuais fluxos de processos na gestão de projetos, de forma a permitir a otimização da alocação de recursos e apuração de resultados de cada projeto atendido. Trata-se da busca pela solução do problema na ausência de um sistema integrado, cujos reflexos permitirão a exploração de oportunidades de prestação de serviço que o modus operandi atual da empresa não permite. O diagnóstico incluiu o mapeamento dos processos de gestão de projetos da K3R, e a busca pela identificação de uma solução pronta que pudesse atender às suas necessidades. Como não foi encontrado um sistema de informações integrado para gestão de projetos que se alinhasse a tais necessidades, a proposta de solução envolve o desenvolvimento de uma solução customizada, que se entende ser uma solução inovadora, dentro do setor, que proporcionará à K3R, no médio prazo, as informações que envolvem o processo de alocação de profissionais, e a agilidade, integração e, como consequência, reduzindo os custos. Em termos de inovação, pode-se considerar que o sistema, para o setor em questão, apresenta uma inovação disruptiva. A complexidade no desenvolvimento desta uma solução integrada está diretamente ligada a diversas variáveis relevantes, o que a torna relativamente complexa do ponto de vista de dificuldade, mas não das multifaces de desenvolvimento. Isto a torna perfeitamente aplicável ao segmento para o qual foi desenvolvida, mas também para outros segmentos, cuja replicabilidade envolva apenas algumas pequenas mudanças paramétricas. Durante seu desenvolvimento, foi observado que existe um potencial de comercialização do mesmo como produto ou serviço, sendo necessário avaliar há necessidade de alguma customização e revisão de processos, como realizada na K3R. - DissertaçãoCriação de valor ao cliente por meio da expansão da oferta de serviçosArcari, Carlos Victor (2018-08-08)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
A Alpha CargoLog Transportes e Serviços Ltda – Filial Brusque-SC, empresa foco deste trabalho, é uma transportadora rodoviária de cargas que possui dificuldade em crescer diante de um mercado extremamente competitivo. Em meio a esse cenário desfavorável, a empresa recebeu, de seus maiores clientes, a solicitação para extensão na prestação de serviços logísticos, além do transporte já efetuado. Com isso, procurou-se entender o mercado em que a Alpha CargoLog está inserida, visando à identificação das possíveis oportunidades. O objetivo deste trabalho é a criação de valor superior aos clientes, por meio da expansão da oferta de serviços, de forma que viabilize o crescimento da Alpha CargoLog - filial Brusque-SC. O trabalho segue a linha da criação de valor e marketing de serviços que contrasta com a realidade da organização. Com base no entendimento e no diagnóstico da oportunidade, foi desenvolvida uma proposta para exploração da oportunidade, que ocorreu por meio da abertura de uma nova unidade de negócios que ofertará novos serviços logísticos, validada pela análise de viabilidade do projeto e análise financeira. Este trabalho apresenta uma inovação disruptiva no mercado de atuação da Alpha CargoLog, dentro do segmento logístico. A integração dos serviços de operador logístico com transportador se demonstrou desafiador para administrar a complexidade envolvida. Foi necessário encontrar um novo espaço físico, investir em estrutura e em tecnologia, desenvolver e treinar uma nova equipe, desenvolver parcerias, e, por último, e mais importante, vender e validar com o mercado os novos serviços logísticos integrados. O projeto é totalmente replicável em outras empresas e em outras regiões, sendo que áreas portuárias tendem a se mostrar mais propícias para a aplicação deste trabalho. Grandes centros industriais também podem ser uma oportunidade a ser explorada, com empresas que, estrategicamente, terceirizam toda sua operação logística. - DissertaçãoCriação de valor ao cliente por meio da expansão da oferta de serviçosArcari, Carlos Victor (2018-08-08)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Alpha CargoLog Transportes e Serviços Ltda – subsidiary Brusque-SC, the company that is the focus of this work, is a road cargo carrier that has difficulty growing in the face of an extremely competitive market. Amid this unfavorable scenario, the company received from its major customers, the request for extension in the provision of logistics services, in addition to the transportation already carried out. With that, attempts were made to understand the market in which Alpha CargoLog is inserted, in order to identify the possible opportunities. The goal of this work is to create superior value to customers, by expanding the service offering, in order to enable the growth of Alpha CargoLog - subsidiary Brusque-SC. The work follows the line of value creation and marketing of services that contrasts with the reality of the organization. Based on the understanding and the opportunity diagnosis, a proposal was developed to explore the opportunity, which occurred through the opening of a new business unit that will offer new logistics services, validated by the project's feasibility and financial analysis. This work presents a disruptive innovation in the Alpha CargoLog market, within the logistics segment. The integration of logistic operator services with transporter proved to be challenging to manage the complexity involved. It was necessary to find a new physical space, invest in structure and technology, develop and train a new team, develop partnerships and, finally yet importantly, sell and validate with the market the new integrated logistics services. The project is fully replicable in other companies and regions, wherein port areas tend to be more propitious for the application of this work. Large industrial centers can also be an opportunity to be explored, with companies that strategically outsource their entire logistics operation. - DissertaçãoCriação de valor por meio de maior inclusão de mulheres na área de operaçõesCestari, Luiggia Carneiro (2022-03-17)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Objetivo: A presente proposta dá-se na vice-presidência de Operações latino-americana de uma empresa global de alimentos e bebidas que, por questões estratégicas de negócio, está comprometida em alcançar a equidade de gênero em posições de liderança nos próximos anos. Com isto, entende-se como oportunidade desenhar e implementar uma estratégia de Recursos Humanos que possibilite o crescimento profissional, a retenção e promoção acelerada de mulheres, além da contratação externa de talentos femininos. Aplicação: Pesquisas revisadas neste trabalho corroboram a escolha da companhia em conectar diretamente uma melhor performance financeira com a valorização da diversidade. De maneira a endereçar a oportunidade, foram desenvolvidos dois principais eixos estratégicos de implementação de doze programas que serão oferecidos para a comunidade que se relaciona com a empresa. Inovação: No momento do diagnóstico, a empresa estudada já contava com uma estratégia regional de Diversidade, Equidade e Inclusão, que serviu de base à proposta apresentada. Por meio de um dos principais programas oferecidos por essa estratégia foi criado um grupo interno de mulheres, constituído pelas cinco diretoras de Operações e três representantes da área de Recursos Humanos. O grupo conectou as líderes mais seniores da área e construiu uma rede de apoio e incentivo às mulheres, fomentando a mudança cultural de longo prazo e alto impacto. Complexidade: Pode-se afirmar que é visível o interesse genuíno e abertura do principal líder da área de Operações à transformação necessária para o atingimento da equidade de gênero em posições de liderança. No entanto, percebe-se resistência considerável na maneira como o negócio é operado, nas crenças pré-estabelecidas e até mesmo nos vícios de linguagem, que denunciam importantes vieses inconscientes culturalmente estabelecidos. Impacto: À medida que as ações previstas forem implementadas, é esperado que se observe a criação de uma rede de pessoas comprometidas com a retenção e desenvolvimento das mulheres. Essa rede deve aumentar o conhecimento da comunidade relacionado com o contexto feminino no trabalho e que melhore as métricas indicativas da equidade de gênero em posições de liderança. Método: O estudo foi elaborado com base no método de solução de problemas e exploração de oportunidades proposto por Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017). - DissertaçãoDesenvolvimento de metodologia ágil para projetos envolvendo BIG DATAMartins, Fernanda Lyra (2024-06-10)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Objetivo: Desenvolver e implementar uma metodologia ágil para gerenciamento de projetos de Big Data, visando melhorar a eficiência, transparência e adaptação às mudanças do ambiente. Aplicação: Implementação de um método de gestão de projetos baseado em cronograma ágil, acompanhado por um repositório de projetos padronizados e um Guia de Boas Práticas para projetos de Big Data. Inovação: Inovação de processo disruptiva e incremental para o gerenciamento de projetos de Big Data, abrangendo desde a introdução de novos métodos até a reorganização completa dos processos existentes, visando remodelar os fluxos de trabalho e as práticas de gestão para uma entrega mais eficaz e alinhada com os objetivos estratégicos da organização. Complexidade: Alta complexidade devido ao volume massivo de dados envolvidos, à maturidade variável dos clientes em relação aos dados e à diversidade de abordagens necessárias para lidar com as peculiaridades desse contexto específico. Impacto: Promove a construção de conhecimento, facilita a colaboração entre equipes, melhora a qualidade das entregas e promove a escalabilidade das operações de Big Data. Tudo isto provoca um pacto econômico significativo. Método: Foi utilizado o Método de Solução de Problemas e Exploração de Oportunidades, desenvolvido por Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017), que abrange etapas como entendimento da situação, diagnóstico, proposta de solução, plano de implantação, intervenção e avaliação. Este método é eminentemente intervencionista e alinha-se às práticas do Design Science, proporcionando uma abordagem estruturada para resolver problemas e explorar oportunidades. - DissertaçãoDesenvolvimento de negócio a partir do inhame como matéria-prima e suas diversas possibilidades de produto finalSilva, Alessandro José Pinheiro da (2020-02-13)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O presente trabalho apresenta o desenvolvimento de um negócio agrícola com base no potencial do inhame como agente de transformação socioeconômico por meio de uma aplicação prática. Impulsionado pelo potencial agrícola brasileiro e pelo interesse em um cultivo livre de dumping, este projeto coloca em evidência como oportunidade o plantio, a comercialização, o beneficiamento e a derivação como matéria-prima do inhame da espécie Dioscorea Cayennesis, apontando alguns segmentos de mercados ainda pouco explorados e mal atendidos, e até mesmo mercados inexistentes no cenário nacional. Para tanto, são apresentadas as diversas possibilidades de aproveitamento da oportunidade, focando, entretanto, na fase de plantio e fornecimento de sementes geneticamente modificadas, utilizadas nos projetos de plantio para o beneficiamento da túbera comercial, gerando assim valor aos stakeholders de variadas cadeias produtivas. Este projeto, em fase de implantação, tem um foco econômico-social, com a valorização da agricultura familiar, por meio da inovação das técnicas de cultivo e capacitação do pequeno agricultor. Tais inovações resultaram na elaboração e pedido de depósito de duas patentes de invenção. Não obstante, esta aplicação em desenvolvimento pode ser totalmente replicável, desde que se mantenham as condições capacitadoras relacionadas à sua complexidade, quais sejam: o processo inovador, recursos naturais e financeiros, e as relações entre os elos da cadeia de suprimentos - fornecedor da semente original geneticamente modificada, agricultor, governo, distribuidor, consumidor, de forma a garantir a qualidade do produto final. - DissertaçãoDesenvolvimento de negócio com impacto social por meio de criação de valor compartilhado na ONG Associação Rainha da PazLomelino, Lucas Rodrigues (2020-08-20)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Assunto: O presente trabalho debruça-se sobre o contexto da Associação Rainha da Paz, organização social estabelecida na zona sul da cidade de São Paulo, diante da oportunidade de se criar um novo negócio com impacto social direto, com o desenvolvimento de profissionais para o mercado de trabalho e criação e oferta de produtos de panificação para o mercado consumidor – B2C e B2B, possibilitando uma nova fonte de receita para a sustentabilidade de sua missão. Aplicação: O principal resultado foi a ideação e implantação do modelo de negócio social para o aproveitamento da oportunidade, objeto deste projeto. O negócio, no formato de panificadora, foi criado e está em fase de testes de mercado. Portanto, além de aplicável, é totalmente passível de replicação. Para o futuro, espera-se que se torne a segunda maior fonte de receitas da organização, além de se tornar uma via constante para jovens de baixa renda acessarem o mercado de trabalho. Inovação: A principal inovação aplicada foi na mudança de modelo de negócio de organização social, para organização social com negócio de impacto social. A panificadora criada também traz formas específicas de inovação quanto à cadeia de valor, mercado e tecnológica, o que se constitui em uma inovação disruptiva, com benefícios a diversos stakeholders. Impacto: O projeto possui impacto imediato à Associação, no que se refere à diversificação financeira e à qualificação administrativa, sustentando sua missão na busca pelo desenvolvimento social. Nas comunidades, o impacto apresenta-se na acessibilidade ao mercado de trabalho, possibilitando uma alternativa digna para seus moradores. Ao poder público e demais esferas da sociedade, se propõe uma alternativa à resolução de questões sociais relevantes. Complexidade: Internamente, destaca-se a complexidade quanto à descrença no projeto por parte dos stakeholders internos (dirigentes) em relação às mudanças que a proposta poderia acarretar e ao alinhamento de expectativas em relação aos meios que seriam utilizados, gerando resistências à implementação. Externamente, sublinha-se o receio dos stakeholders externos (potenciais investidores) de apoiarem o projeto, pela falta de segurança fiscal no Brasil, uma vez que ainda não há uma configuração jurídica própria para o tipo de negócio desenvolvido. Metodologia Aplicada: A metodologia adotada foi de solução de aproveitamento de oportunidades (Marcondes et al., 2017), observando-se o contexto externo da Associação para se propor uma solução inovadora. As pesquisas envolvidas ainda se utilizam das metodologias de projeto de cunho exploratório, com abordagem qualitativa, e observação participante, pela convivência do investigador com o grupo de projeto. - DissertaçãoDesenvolvimento de negócio com impacto social por meio de criação de valor compartilhado na ONG Associação Rainha da PazLomelino, Lucas Rodrigues (2020-08-20)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Assunto: O presente trabalho debruça-se sobre o contexto da Associação Rainha da Paz, organização social estabelecida na zona sul da cidade de São Paulo, diante da oportunidade de se criar um novo negócio com impacto social direto, com o desenvolvimento de profissionais para o mercado de trabalho e criação e oferta de produtos de panificação para o mercado consumidor – B2C e B2B, possibilitando uma nova fonte de receita para a sustentabilidade de sua missão.Aplicação: O principal resultado foi a ideação e implantação do modelo de negócio social para o aproveitamento da oportunidade, objeto deste projeto. O negócio, no formato de panificadora, foi criado e está em fase de testes de mercado. Portanto, além de aplicável, é totalmente passível de replicação. Para o futuro, espera-se que se torne a segunda maior fonte de receitas da organização, além de se tornar uma via constante para jovens de baixa renda acessarem o mercado de trabalho. Inovação: A principal inovação aplicada foi na mudança de modelo de negócio de organização social, para organização social com negócio de impacto social. A panificadora criada também traz formas específicas de inovação quanto à cadeia de valor, mercado e tecnológica, o que se constitui em uma inovação disruptiva, com benefícios a diversos stakeholders. Impacto: O projeto possui impacto imediato à Associação, no que se refere à diversificação financeira e à qualificação administrativa, sustentando sua missão na busca pelo desenvolvimento social. Nas comunidades, o impacto apresenta-se na acessibilidade ao mercado de trabalho, possibilitando uma alternativa digna para seus moradores. Ao poder público e demais esferas da sociedade, se propõe uma alternativa à resolução de questões sociais relevantes. Complexidade: Internamente, destaca-se a complexidade quanto à descrença no projeto por parte dos stakeholders internos (dirigentes) em relação às mudanças que a proposta poderia acarretar e ao alinhamento de expectativas em relação aos meios que seriam utilizados, gerando resistências à implementação. Externamente, sublinha-se o receio dos stakeholders externos (potenciais investidores) de apoiarem o projeto, pela falta de segurança fiscal no Brasil, uma vez que ainda não há uma configuração jurídica própria para o tipo de negócio desenvolvido. Metodologia Aplicada: A metodologia adotada foi de solução de aproveitamento de oportunidades (Marcondes et al., 2017), observando-se o contexto externo da Associação para se propor uma solução inovadora. As pesquisas envolvidas ainda se utilizam das metodologias de projeto de cunho exploratório, com abordagem qualitativa, e observação participante, pela convivência do investigador com o grupo de projeto. - DissertaçãoDesenvolvimento de negócio com promoção de impacto social para o mercado de ERPBraga, Daniel Ricardo de Araujo (2023-08-03)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Objetivo: O presente projeto tem por objetivo desenvolver uma startup para atuar no setor de Tecnologia da Informação, com foco inicial na prestação de serviços de sustentação / suporte dos sistemas de gestão empresarial integrados denominados ERP - Enterprise Resourse Planning, fomentando o treinamento e capacitação dos jovens recém-saídos do Ensino Médio. Aplicação: Este projeto destina-se a desenvolver um modelo de negócio sustentável, com estrema agilidade a um baixo custo, capaz de contribuir na formação educacional e profissional dos jovens que concluíram o Ensino Médio, na microrregião em análise, ou seja, Barueri e municípios próximos. Inovação: A principal inovação para esse negócio será a utilização do modelo de retroalimentação constante dos lucros obtidos pela startup na área de TI, assim como promover e fomentar o desenvolvimento dos jovens da região em análise. Esse é um modelo que será totalmente replicável e com a possibilidade de se tornar escalável. Complexidade: A complexidade do modelo em questão está na introdução do conceito de retroalimentação de investimentos, com o entendimento dos stakeholders para essa questão e em garantir a confiança / segurança nos serviços que serão prestados pela startup. Impacto: O impacto desse negócio será de médio prazo a partir da consolidação dos ciclos de treinamento e capacitação dos jovens egressos do Ensino Médio. Esse impacto será traduzido na introdução dos jovens no mercado de trabalho e no desenvolvimento de talentos para o setor de TI – Tecnologia da Informação. Método: Neste projeto foi utilizado o Método de Solução de Problema e Exploração de Oportunidades, elaborado por Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017) para o desenvolvimento de uma startup de prestação de serviços para o segmento de TI. As pesquisas realizadas tiveram um cunho exploratório, com amostras por acesso e abordagens qualitativas e quantitativas. - DissertaçãoDesenvolvimento de negócio por meio da criação de valor ao cliente do seguro viagem: Porto Seguro.Sanchez, Marcos Piauhy (2021-02-08)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Subject matter: This work’s goal is to enlarge the value creation perceived by clients by means of travel insurance and its attributes comprehension which will lead to easy and assertive choices, suitable to the customers’ profiles and necessities. It is intended to increase perceived value as well as to reduce the client’s effort in the leading up steps to the hiring, in such a way that a differential can be established for the Porto Seguro’s travel insurance product. Application: The key result of this paper is to create a structured, dynamic and continuous process of relevant content production and publication through digital channels, purposing to promote and enhance the interactions with the Porto Seguro’s insurance travel customers and potential customers. The model is workable, considering that it had already been successfully applied by other sorts of industries. Additionally, it is possible to replicate this model in other insurance branches and financial products. Innovation: The main innovation refers to develop a content platform in order to raise the customer awareness about characteristics and conditions of travel insurance. It is about an unprecedented practice in the people-oriented insurance market in the country. The platform can be classified as an incremental innovation (Tidd et al., 2008) – because it had already been successfully applied by other sorts of industries which combines elements of product and processes innovation. Impact: The solution presents market, financial and operational impacts on Porto Seguro’s travel insurance. By connecting with customers, the content platform leads to a substantial profitability and revenue growth; competitivity and market share increasement; and enhancement of company’s digital capabilities. The solution enables customers to make more assertive choices for their trips, especially when it comes to hiring a suitable insurance that simplifies problem solving process while avoiding financial losses. Complexity: The distribution system provided by intermediaries significantly reduces the touch points between Porto Seguro and its travel insurance customers. When the hiring is performed by digital means (online self-service), the company is not able to promote effective customer relationships. The content platform establishes a new model of communication and delivery of services which faces high resistance from some stakeholders in view of that it requires changes in organization processes and company policies as well as new resources and competencies. Methodology adopted: Design thinking was the methodology adopted to assess the competitive scenario, identify opportunities, and develop the proposed solution. Several design thinking tools have been used, such as insight cards, affinity diagram, menu of ideas and positioning matrix (Vianna et al., 2012). A quantitative research has also been made which includes an explanatory analysis of customers as well as a survey of secondary data. - DissertaçãoDesenvolvimento de uma plataforma física de soluções para atração de público no Suzano ShoppingArcos, Ricardo Suehiro (2018-08-08)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
A indústria de Shopping Center experimentou um período de forte crescimento e elevados resultados desde o início dos anos 2000 até final de 2014. Entretanto, com a crise econômica e o avanço do comércio online, vê-se diante de novos desafios para continuar crescendo e entregando resultados aos seus investidores. Neste âmbito, o Suzano Shopping, inaugurado exatamente no ano 2000, enfrenta o dilema de voltar a registrar crescimento no fluxo de clientes e, consequentemente, gerar novos negócios e receitas para todos os stakeholders da cadeia de valor, pois, ainda em 2018 é considerado um empreendimento pequeno e defasado conceitualmente, perante novos concorrentes que surgiram ao longo dos últimos tempos na região, registrando, nos últimos dois anos (2016 e 2017) redução de tráfego de pessoas. A partir desta problemática, procurou-se identificar os motivos desta ocorrência por meio de um diagnóstico, englobando pesquisas com diversos públicos, os quais apontaram caminhos. Sugere-se, então, a implantação, nos próximos três anos (2019-2021), de soluções voltadas à criação de valor ao cliente do Suzano Shopping que, combinadas entre si, tornam-se uma verdadeira plataforma física de soluções, com o objetivo de manter o empreendimento cada vez mais frequentado, de forma diversificada e atraente a esses clientes, bem como mais competitivo perante seus concorrentes. Embora se possa considerar bastante replicável, a aplicabilidade desta proposta de plataforma precisa ser bem planejada e feita sobre medida para cada empreendimento do porte de um Shopping, pois existe um número razoável de complexidades no caminho, como características peculiares e particulares, que precisarão ser vencidas. Mas fazer parte de um projeto que resulta numa clara transformação de todo um empreendimento, desde a mentalidade dos funcionários e equipes, passando pela mudança física de um edifício/prédio, onde os resultados começam a surgir, com clientes mais satisfeitos e toda a cadeia de stakeholders empolgada e apoiando sua implementação e realização, tornou-se extremamente gratificante. Isto, a despeito das dificuldades inerentes à idealização da proposta, seu desenvolvimento e, especialmente, aprovação e alinhamento em torno dos diversos stakeholders envolvidos, especialmente pelo nível de inovação considerado para esta proposta, que possui um novo olhar sobre este tipo de empreendimento – um novo modelo de negócio. - DissertaçãoDesenvolvimento do mercado de atacado e varejo para embalagens de transporte e armazenagem de produtosBassi, Lauricio Honnicke (2023-10-10)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Objetivo: Desenvolver um novo segmento de mercado para a empresa Rentank Embalagens no segmento de varejo de materiais de construção com foco na oportunidade identificada. Aplicação: Uso de embalagens retornáveis, que permitem ao usuário a eliminação por completo dos resíduos gerados com madeira e plásticos utilizados no processo atual., assim como ganho de espaço e segurança na armazenagem. Inovação: Foi desenvolvido um novo modelo de embalagem articulada e resistente, garantindo a segurança dos produtos transportados, assim como a possibilidade da logística reversa. Esta solução, além de inovadora, atinge os objetivos na qual foi proposta, eliminando resíduos e aumentando a eficiência do processo. Complexidade: A realização de um estudo, na qual busca identificar oportunidades dentro de grandes players de mercado, torna-se complexa, devido a quebras de paradigmas quando se trata de buscar alternativas à um processo existente. Mesmo com possibilidade de melhorias, trata também da possibilidade de mostrar pontos frágeis do processo existente, levantando-se assim, questionamentos e motivações para mudanças. Impacto: Os testes realizados com o MVP apresentam total eliminação de resíduos sólidos, não utilizando madeira e plásticos, como utilizados no processo atual. Desta forma, este estudo compactua com as exigências do ESG (environmental, social and governance), reduzindo os impactos ambientais, com a geração de resíduos prejudiciais ao ambiente. Método: O projeto baseou-se na Metodologia para Resolução de Problemas e Exploração de Oportunidades, desenvolvida por Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017). - DissertaçãoExpansão de negócios para Digital Operation no mercado publicitário digital.Oliveira, Jonatas Lopes de. (2021-05-26)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Assunto: Este trata do aproveitamento de uma oportunidade para a Digital Operation – empresa que presta serviços de monitoramento inteligente e compra de mídia a agências e anunciantes do mercado publicitário digital – de expandir seus negócios no mercado publicitário digital. Isto se dá por meio da criação de um departamento capaz de oferecer o serviço de consultoria e assessoria visando, além de gerar a expansão de negócios, criar valor para os clientes na elaboração ou desenvolvimento de seus departamentos de mídia. Aplicação: Durante a elaboração da proposta, foram encontrados desafios complexos para sua aplicação, no que diz respeito a harmonizar os dados encontrados na pesquisa através dos métodos do curso do Mestrado Profissional com as expectativas da Digital Operation, em específico, de sua diretoria. Ainda que a Digital Operation esteja em um ambiente de negócios extremamente volátil e sujeita a sofrer com mudanças repentinas do mercado, a metodologia utilizada para construção da proposta permite a replicação deste trabalho. Impacto: A proposta de aproveitamento da oportunidade pode gerar impactos sociais, no que compete a geração de empregos, e impactos econômicos por meio do incentivo de aumento no investimento em anúncios digitais por parte de anunciantes. Inovação: Esta proposta, ainda, traz inovações de rotina, ou seja, uma inovação que utiliza as capacidades e recursos que a Digital Operation já possui para criar um novo serviço e, desta forma, atuar em um novo modelo de negócios. Complexidade: A complexidade enfrentada no trabalho foi elevada mesmo com o ambiente interno favorável a mudanças. Isso se deve às dificuldades para a integração entre a oportunidade identificada e a perspectiva da diretoria da Digital Operation frente ao cenário apresentado. Além disto, houve complexidade para o alinhamento das expectativas da diretoria com relação aos resultados esperados. As mudanças repentinas das metodologias no ambiente de negócios e, especialmente, das tecnologias envolvidas no mercado publicitário digital também contribuíram na complexidade da aplicação da proposta de aproveitamento da oportunidade. Método e procedimentos metodológicos: Para construção desta proposta, este trabalho descreve os serviços da Digital Operation e o ambiente de negócios no qual a empresa está inserida, o mercado, os concorrentes e as questões legais que envolvem a empresa. Em seguida é apresentada a pesquisa qualitativa aplicada com funcionários de departamentos de mídia de agências e anunciantes e a elaboração das análises e matrizes para diagnóstico da oportunidade. Posteriormente é exposto o processo de elaboração da proposta de aproveitamento, bem como o plano de ações para sua aplicação. Por fim, a evolução do processo de implementação da proposta e os indicadores de avaliação dos resultados são relatados. - DissertaçãoExpansão de negócios por meio da criação de valor com a implantação da ferramenta blueprint, em soluções digitais de serviçosAguiar, Adriana Santana de (2021-11-30)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Assunto: o trabalho se propõe a expandir negócios por meio de contratos de serviços em clientes potenciais das Indústrias de Alimentos, Bebidas, Químicas, Óleo e Gás, Energia, Mineração, Farmacêutica e outras, a fim de propor ótima experiência e sucesso do cliente com soluções digitais e serviços prestados. Aplicação: A implantação é proposta para a alta gestão com o objetivo de atacar oportunidades, não notadas anteriormente, para a criação de valor e sucesso e experiência do cliente. Oportunidades estas foram identificadas e processos de melhorias orientados por meio da ferramenta blueprint de serviço. Inovação: a inovação alcançada, por meio da ferramenta blueprint de serviço, foi a inclusão de soluções digitais em todos os processos para vendas de contratos de serviços e a implementação da metodologia sucesso e experiência do cliente no processo de pós vendas. Impacto: durante a coleta de informações por meio de entrevistas com os clientes houve uma notável conscientização dos entrevistados referente a percepção de mudanças no atendimento técnico e novas tendências de mercado para os serviços prestados. A proposta de um novo modelo de atendimento, o híbrido remoto, vem de encontro com as expectativas dos consumidores quando a necessidade de atendimento é emergencial. Complexidade: por ter uma imagem de atendimento demorado, não atender a expectativa de muitos clientes no pós vendas e alta demanda de vendas dos produtos, a equipe de vendas possui resistências para irem ao mercado ofertar os serviços prestados pela Endress+Hauser Brasil. Metodologia Aplicada: foi adotada a metodologia de trabalhos práticos e aplicados, de Marcondes et al (2017)), sendo analisadas fontes primárias e secundárias de informação, como bases de indicadores dos Canais de Vendas, Serviços e Gerenciamento de Reclamações. - DissertaçãoExpansão de negócios por meio da implantação de uma metodologia comercial aplicada em um banco de varejo visando à criação de valor ao clientePereira, Haroldo Luis Nascimento (2023-04-04)
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Objetivo: Este trabalho teve como objetivo desenvolver uma metodologia comercial que fosse capaz de criar valor para o cliente durante o processo de vendas. Para isso, promoveu uma mudança na forma de abordagem, que inicia com o entendimento da situação, para depois analisar seus impactos e por fim apresentar a solução. Aplicação: A aplicação ocorreu em um banco brasileiro, tendo como foco o processo de venda de seus gerentes de contas no segmento de Pessoa Física. Inovação: A inovação apresentada pelo projeto é de grau médio, incremental, ou seja, propõe a modificação dos conhecimentos do processo de vendas para que se possa atingir o objetivo de gerar valor para o cliente durante a abordagem de vendas, criando assim valor para todos os stakeholders. Complexidade: A complexidade para a adoção da solução por parte dos gerentes foi média, pois trouxe uma mudança no mindset dos profissionais e na forma como executavam suas atividades. Impacto: A solução causou importantes impactos sociais uma vez que trouxe para os gerentes, uma abordagem direcionada para a necessidade do cliente, fazendo com que ele se alinhe de maneira empática para construir uma melhor experiência durante o processo de vendas e promover a qualidade no atendimento. Método: Este trabalho foi construído com os preceitos do Método de Solução de Problema e Exploração de Oportunidades. Nele, primeiramente se realiza um entendimento do contexto do projeto e é feito um diagnóstico do que se pretende explorar, depois disso são elencadas as alternativas que passam por análise de viabilidade para detalhamento do plano de ação e de intervenção. - DissertaçãoExpansão de negócios por meio da implantação de uma metodologia comercial aplicada em um banco de varejo visando à criação de valor ao clientePereira, Haroldo Luis Nascimento (2023-04-04)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Objetivo: Este trabalho teve como objetivo desenvolver uma metodologia comercial que fosse capaz de criar valor para o cliente durante o processo de vendas. Para isso, promoveu uma mudança na forma de abordagem, que inicia com o entendimento da situação, para depois analisar seus impactos e por fim apresentar a solução. Aplicação: A aplicação ocorreu em um banco brasileiro, tendo como foco o processo de venda de seus gerentes de contas no segmento de Pessoa Física. Inovação: A inovação apresentada pelo projeto é de grau médio, incremental, ou seja, propõe a modificação dos conhecimentos do processo de vendas para que se possa atingir o objetivo de gerar valor para o cliente durante a abordagem de vendas, criando assim valor para todos os stakeholders. Complexidade: A complexidade para a adoção da solução por parte dos gerentes foi média, pois trouxe uma mudança no mindset dos profissionais e na forma como executavam suas atividades. Impacto: A solução causou importantes impactos sociais uma vez que trouxe para os gerentes, uma abordagem direcionada para a necessidade do cliente, fazendo com que ele se alinhe de maneira empática para construir uma melhor experiência durante o processo de vendas e promover a qualidade no atendimento. Método: Este trabalho foi construído com os preceitos do Método de Solução de Problema e Exploração de Oportunidades. Nele, primeiramente se realiza um entendimento do contexto do projeto e é feito um diagnóstico do que se pretende explorar, depois disso são elencadas as alternativas que passam por análise de viabilidade para detalhamento do plano de ação e de intervenção. - DissertaçãoExpansão de negócios por meio do aprimoramento do processo de captação de alunos da Universidade Presbiteriana MackenzieAllara Filho, Rinaldo Frederico (2022-05-31)
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Assunto: Este trabalho se debruça sobre a oportunidade de expansão dos negócios da Universidade Presbiteriana Mackenzie por meio da captação de novos alunos e do aprimoramento dos processos operacionais e de relacionamento com o mercado corporativo. Aplicação: Para aproveitamento desta oportunidade foi realizada uma pesquisa com os Coordenadores das Unidades Acadêmicas, levando em consideração a representatividade destas Unidades no âmbito dos cursos lato sensu. Após esta pesquisa confirmou-se o indício de que as Unidades estão inclinadas a contarem com uma revisão do atual modo de captação de alunos, com isso a aplicação da proposta de solução seguirá um cronograma de trabalho, sendo a implantação das primeiras fases dentro das Unidades Acadêmicas e a última etapa a criação de uma Gestão macro. Inovação: Este projeto apresenta uma inovação em processos, tornando o processo de captação de alunos mais estratégico e produtivo no quesito de desempenho. Impacto: Do ponto de vista de gestão, este aprimoramento permitirá uma adequação de atuação do atual parceiro na captação de alunos, autonomia da Unidade perante as oportunidades de mercado, otimização dos recursos financeiros visando a sustentabilidade da Instituição e a contínua busca pelo fortalecimento da marca. Complexidade: Este projeto é sustentando por questões de média complexidade com relação ao investimento financeiro e as mudanças culturais de atuação junto ao mercado e de processos, pois o atual cenário, trilha caminhos de mudança para a continuidade do fortalecimento dos cursos de Pós-graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie, com isso, este projeto se alinhou com as expectativas das lideranças da instituição permitindo uma aplicação acessível. Métodos: Ao entender que dentro do ambiente corporativo o qual o indivíduo atua há uma oportunidade para expandir os negócios, melhorar processos ou resolver um problema organizacional conforme a metodologia do Mestrado Profissional do Desenvolvimento de Negócios têm como primeiro passo a realização de um diagnóstico da situação, o desenvolvimento de uma proposta de solução, a realização de um plano de ação para a mudança do estágio inicial, a intervenção, a avaliação e o relatório final após a implantação do projeto.