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Navegando Dissertações por Orientador "Caldeira, Adilson"
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- DissertaçãoAperfeiçoamento da gestão de dados e de clientes para o desenvolvimento de negócios em uma empresa de distribuição de produtos químicosGrigoleto, Carlos Henrique Vieira (2023-08-15)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Objetivo: Criar um roadmap de ações para guiar a empresa na oportunidade de evoluir para uma cultura de dados para a tomada de decisão em conjunto com a experiência de mercado, Dentre os objetos de estudo, destaca-se um novo modelo de atendimento de key accounts. Aplicação: Implementação de dashboards, governança, estratégia de utilização e planos de ação baseados em dados e desenvolvimento de modelos de atendimento para a ampliação de serviços e avanço no nível de relacionamento com os clientes. Inovação: A ação promove inovação incremental ao proporcionar a migração de uma cultura de conhecimento empírico para uma cultura em que os dados passam a ser elementos essenciais considerados nas tomadas de decisão. Também resulta em inovação incremental o desenho de um novo modelo de atendimento key account na empresa. Complexidade: Ao lidar com alteração de elementos da cultura organizacional, enfrentaramse desafios relativos à necessidade de alinhar comportamentos e romper tradições, o que confere alta complexidade, tempo para a adaptação e dependência do apoio da liderança da empresa. Impacto: Os principais impactos são o melhor entendimento e aproveitamento de oportunidades junto a clientes e avaliação da performance comercial, identificando rapidamente desvios e levando elementos para uma rápida tomada de decisão. Adequando também o pacote de serviços oferecidos de acordo com o valor gerado para cada cliente, evitando custos desnecessários. Método: Para o desenvolvimento do presente trabalho adotou-se a metodologia de trabalhos práticos e aplicados de Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017). - DissertaçãoAprimoramento da gestão de riscos corporativos para o desenvolvimento de negócios de uma grande empresa nacional de alumínioNagashi, Bruna Colantonio (2021-02-10)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Subject: This work aims to present strategies for solving the problem faced by Aluminis on how to obtain, in a traditional company, the necessary attention to strategic issues related to the operationalization, participative management and culture of Corporate Risk Management for generation of shareholder value. Application: The analysis of the Company’s Corporate Risk management maturity, supported by interviews with the main managers of the Corporate Risk Management area and the special ized literature on this topic, revealed the need to review the main concerns regarding this issue, making it possible to start the intervention, with actions that reformulated the arrangement of points of attention in the process, in search of the desired evolution. Innovation: The diagnosis resulted in the direction of solutions for process innovations, considering mainly the sector in which the company operates, since it aggregates the development of the Corporate Risk Management methodology and its acculturation, including the risks related to the company strategy. Impact: This work is expected to help improve the company’s corporate risk management, by increasing its level of maturity, helping to mitigate the risks to which it is exposed, significantly increasing the participation of all employees and leadership in its daily management, as well as the synergy between the company’s strategic planning, the generation of shareholder value and a more mature Corporate Risk Management. Complexity: The main challenge faced in this work considers the engagement of all company employees, since it involves not only changes in processes and methodologies, but mainly in the company’s culture. The tone of leadership is of great importance for the success of the work, but without the active participation of all employees, corporate risk management becomes inefficient. Method and procedures: The methodology for solving problems and taking advantage of opportunities proposed by Marcondes, Miguel, Franklin and Perez (2017) was adopted. It started with the understanding of the problem, followed by its diagnosis, which led to the proposed solutions. - DissertaçãoConcepção e implementação de um projeto empreendedor no setor de turismo e viagens brasileiroPolaino Junior, Gregorio (2023-02-07)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Assunto: Elaborado com o objetivo de desenvolver um projeto empreendedor dedicado ao suporte à gestão de empresas do setor de turismo e viagens brasileiro. O estudo envolve a concepção e implantação de uma estrutura de negócios que possibilite o aproveitamento da oportunidade identificada mediante alinhamento da proposta de valor às necessidades dos clientes-alvo, por meio da oferta de serviços de consultoria e soluções de travel technology. Aplicação: Após redução significativa da atividade devido às consequências da pandemia de COVID-19, o setor de turismo encontra-se em recuperação, com perspectivas de superação do volume de negócios que vinha realizando anteriormente. Tal cenário sugere a demanda por aumento de produtividade e aceleramento da transformação digital das empresas que compõem o setor, o que representa a oportunidade identificada, a ser explorada por meio de soluções e suporte à gestão para empresas do setor. Inovação: A transformação digital e a busca por inovação foram impulsionadas pela maior penetração da Internet nos negócios de turismo. O turismo, assim como os mais diversos setores da economia, tem sido transformado pelas empresas de base tecnológica, que já surgem digitais, desafiando as empresas em geral a incorporarem, em seus processos de gestão, conhecimento, adoção e aproveitamento de inovações em busca de vantagens competitivas. Impacto: A oferta de serviços proposta neste modelo de negócios potencializa a criação de valor para os clientes visados mediante alinhamento das soluções às suas necessidades, por meio de uma oferta inovadora de instrumentos e suporte à gestão. Complexidade: O início do desenvolvimento do projeto ocorreu em um período de exceção gerado pelas restrições impostas pela pandemia de COVID-19, com incerteza e imprevistos que aumentaram sua complexidade para além do que seria esperado pela própria dinâmica de mudanças do ambiente de negócios. À quantidade e diversidade de variáveis típicas a considerar como fatores de risco para o sucesso de um novo empreendimento somou-se essa realidade específica, que exigiu esforços de adequação do projeto para viabilizar as entregas em conformidade com o planejamento. Método e procedimentos: A proposta metodológica adotada foi a de Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017), orientada à elaboração de trabalhos práticos e aplicados na área de administração destinados a desenvolver soluções para o aproveitamento de oportunidades de negócio. A elaboração do projeto teve início na interpretação do contexto em estudo para entendimento da oportunidade identificada, apresentando, a seguir, uma análise das circunstâncias ambientais e das condições demandadas para o alinhamento da proposta de valor do negócio a ser criado e implementado, que conduziu à definição dos principais componentes do modelo de negócio concebido. Os passos seguintes envolveram o estabelecimento do plano de ações, a descrição da intervenção requerida para a implementação, e, por fim, a avaliação dos resultados já concretizados e potenciais. - DissertaçãoDefinindo um modelo de negócio empreendedor no mercado cervejeiro: análise de alternativas e escolhas estratégicasLima, Adrianne Cristina Correia de (2019-06-18)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Este trabalho apresenta a descrição do processo pelo qual se idealizou um modelo de negócios empreendedor no mercado cervejeiro. A concepção do negócio se pautou na busca pela construção de um modelo caracterizado pela inovação. Com esse foco, foram analisados os possíveis benefícios e eventuais prejuízos em três modelos de negócio relacionados ao mercado consumidor de cerveja. O objetivo geral do trabalho foi definir um modelo estabelecer estratégias e a modelagem de negócio empreendedor economicamente viável, com criação de valor e inovação, no mercado cervejeiro. Buscando conferir-lhe caráter científico, adotou-se metodologia recomendada na literatura especializada, especialmente a proposta para pesquisa de caráter intervencionista. Recorreu-se a dados obtidos em fontes que descrevem o mercado, entrevistas com o empreendedor, potenciais consumidores e fornecedores, sendo que as informações foram organizadas para a análise comparativa das opções de empreendimento, de forma a contribuir com a entrada no mercado com potencial criação de valor, bem como projeções de viabilidade econômico-financeira para o início e o desenvolvimento do empreendimento. Gradualmente, a decisão tem se revelado adequada, uma vez que se aplica e materializa, na prática, como um negócio bem-sucedido e sustentável. Algumas das ações propostas já foram efetivadas e outras as sucederão, de forma a efetivar a implementação do negócio. Como intervenção já iniciada, o trabalho aplica-se efetivamente ao desenvolvimento de uma iniciativa empreendedora, como um exemplo passível de replicação em negócios que encontrem condições igualmente complexas. Assim sendo, além dos benefícios diretos à saúde e prosperidade da empresa, as ações propostas tendem a influenciar o desenvolvimento da tecnologia de gestão, como agente de desenvolvimento socioeconômico da comunidade em que atua. - DissertaçãoDesenvolvimento de um negócio de consultoria em metodologia de vendas b2b para empresas de tecnologiaCoufal, Marcus Vinicius (2022-08-12)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Assunto: Desenvolvimento de um negócio em consultoria de treinamento e implementação de metodologias de vendas business-to-business (B2B) para empresas de tecnologia. Aplicação: Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um negócio em consultoria de treinamento e implementação de metodologias de vendas business-to-business (B2B) para empresas de tecnologia. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com gestores e proprietários de empresas de tecnologia de pequeno e médio porte no território brasileiro. A pesquisa revelou a ineficiência na condução de processos de vendas B2B sem o uso de uma metodologia de vendas. No caso particular de empresas de tecnologia, foram identificados que os processos de vendas complexas são caracterizados por uma série de processos de pré-vendas, que vão desde assessments, entrevistas, demonstrações, construção de provas de conceito (POC), minimum viable product (MVP) etc.Tudo isso demanda tempo e investimento que impacta diretamente nos custos de transação. Inovação: A inovação adotada caracteriza-se como incremental, na categoria de processos, propondo uma oferta de serviço focada na mudança na forma como os serviços são criados e entregues. A proposta de valor da empresa a ser criada será oferecer “Capacitação Valiosa” às empresas de tecnologia, mediante apoio em neutralizar ameaças e explorar oportunidades no processo de vendas, transformando, o processo de vendas em um momento consultivo e, por conseguinte, em uma estratégia de diferenciação Impacto: Os principais impactos esperados nos potenciais clientes da Verazze na busca por mais eficiência nos processos de vendas B2B, serão: redução dos custos de transação, melhorias nas margens das vendas, maior previsibilidade das oportunidades de vendas, oportunidades mais qualificadas, aumento das vendas, melhora do relacionamento entre fornecedor e cliente, e por fim, maior percepção do fornecedor como um parceiro de negócio junto ao cliente. Complexidade: Como característica típica do processo de identificação e entendimento de oportunidades de negócios, lida-se com a complexidade inerente à incerteza e diversidade de variáveis a considerar. Buscou-se, assim, conhecer a receptividade entre os potenciais clientes das empresas de tecnologia, que revelou interesse nas principais propostas de valor do projeto, dentre as quais, vendas mais rápidas, menores custos de transação e maiores margens. Por meio de entrevistas com profissionais de empresas que o possuem perfil do público visado, contata-se a demanda por investimento em mapeamento dos processos de vendas para entender as oportunidades de melhoria ou correção de rumos. Método e procedimentos: Para este trabalho, foi adotada a metodologia destinada à produção de trabalhos práticos e aplicados em administração dedicados à solução de problemas organizacionais e aproveitamento de oportunidades. Os procedimentos da proposta metodológica adotada envolvem as fases de entendimento do problema e/ou oportunidade, diagnóstico do problema e/ou oportunidade, proposta da solução do problema ou da oportunidade, plano de ação da mudança, intervenção e, por fim, avaliação. - DissertaçãoDesenvolvimento do mercado de gás canalizado, por meio de projetos estruturantes de rede localRocha, Maria Regina (2020-02-05)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Este trabalho apresenta uma ação da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo – ARSESP destinada a promover o desenvolvimento do mercado de gás canalizado, ampliando a fronteira da regulação do mercado regulado, exercida por meio de normas e fiscalização de controle. O objetivo deste estudo é propor estratégias para promover o desenvolvimento do mercado de gás natural canalizado no estado de São Paulo e, assim, proporcionar impacto na construção de vantagem competitiva às concessionárias distribuidoras em suas respectivas regiões e áreas de atuação. Por meio do desenvolvimento do mercado, pretende-se, nesta proposta, beneficiar o usuário da prestação de serviços de distribuição do produto, disponibilizando-o em regiões ainda não atendidas pelos sistemas de gasodutos de distribuição. Para este fim, os beneficiários, aqui elencados, pertencem a diferentes segmentos: o industrial, que passará a ter a opção de utilizar uma fonte energética com maior competitividade e segurança; os segmentos residencial e comercial, que além da segurança, contarão com a praticidade de acesso ao produto; e o segmento de geração de energia, que se beneficia da expansão do volume de seus negócios. Neste sentido, os benefícios se aplicam, ainda, ao Poder Concedente dos serviços públicos da distribuição do gás canalizado, o estado de São Paulo, dado que o desenvolvimento do mercado de gás natural traz desenvolvimento econômico e social ao Estado, advindo da geração de renda, dos empregos diretos e indiretos, bem como do aumento na arrecadação de impostos. A proposta resultante deste trabalho considera a complexidade comum ao processo decisório nas organizações e representa significativa inovação nas práticas de uma instituição pública dedicada à regulação de mercado. Portanto, ao ser aplicada efetivamente pela Agência, esta solução é replicável em condições de natureza semelhante. - DissertaçãoEstratégia de diversificação de portfólio para o desenvolvimento de negócios em uma empresa de soluções digitaisSouza, Natalia Rodrigues Lopes (2022-08-09)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Objetivo: Este projeto tem como objetivo geral identificar alternativas, escolher e implementar uma estratégia para ampliação do portfólio de negócios de uma empresa de serviços digitais, com uma nova solução que atenda tanto às demandas de clientes já existentes quanto de novos clientes em potencial. Em seu ciclo de vida, a empresa estudada está no estágio de maturidade com indícios de declínio, por isso a oportunidade identificada e confirmada foi a existência de uma possibilidade de diversificar o portfólio de soluções oferecidas, com esforços direcionados tanto ao público já atendido pela organização bem como novos potenciais consumidores. Aplicação: A partir da análise e diagnóstico da situação encontrada, chegou-se à proposta para aproveitamento da oportunidade de preenchimento de uma lacuna estratégica identificada no mercado, decorrente da demanda dos clientes por um recurso prático e seguro destinado à assinatura digital de contratos, com atendimento e suporte especializados, com diferenciais competitivos, de modo a favorecer o desenvolvimento de negócios da empresa em foco. Inovação: O projeto dedica-se a promover inovações em serviços, uma vez que a nova plataforma a ser disponibilizada utiliza tecnologias voltadas para incrementar o nível de segurança da solução, além de envolver aprimoramentos em processos já existentes. Complexidade: A execução do projeto requer atenção a peculiaridades do mercado, demandando o conhecimento e consideração de padrões de comportamento dos clientes a serem conhecidos e assimiladas para que se atinja a eficácia com o novo tipo de serviço oferecido. Também se lidam com complexidades decorrentes da necessidade de envolvimento de gestores e colaboradores da empresa, bem como adaptações estruturais, aquisição de recursos de fontes confiáveis, desenvolvimento de capacidades e reação da concorrência frente às ações promovidas. Impacto: O projeto tem como objetivo acessório causar impacto no desempenho da empresa em foco, com a diversificação de seu portfólio de soluções, proporcionando condições para manter-se em desenvolvimento pela ampliação da oferta de valor, mitigando os riscos de se restringir a uma única oferta de soluções ao mercado. Método: Dotou-se o processo para elaboração de trabalhos práticos e aplicados em administração, que se dedica a soluções de problemas organizacionais e aproveitamento de oportunidades de negócio, com base na proposta de Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017). Além de proporcionar a organização estruturada do caminho tomado para a idealização e execução do projeto, a orientação metodológica de natureza científica possibilita não somente agregar à teoria em uso novos conhecimentos aplicados de gestão, mas também se tornar uma opção de referência para caminhos a percorrer em situações assemelhadas que venham a ser enfrentadas pela própria empresa ou por outras. - DissertaçãoEstratégia para a criação de um projeto empreendedor : Consultoria Infra TIRodrigues, Marcus Paulo Linares (2018-08-15)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
The present work was carried out with the objective of designing the business model of an entrepreneurial project dedicated to support services, consulting, information and training in Information Technology (IT) infrastructure. The scope of the business encompasses processes and people development, offering a set of services to the corporate market that provide solutions for cost reduction, productivity and development of personal and organizational skills. The analysis of the scenarios of the environment and research carried out with potential clients subsidized the identification of the necessary structure for the business. We resorted to the support of conceptual and experimental views found in bibliographical sources, as a way of conferring validity to the presented proposal. With knowledge of aspects related to an entrepreneurial project, including issues such as the importance of innovation, the main motivations and competencies needed to undertake and the risks, problems and limitations commonly faced, which resulted in the design of a business model applicable to the use of the opportunity identified, with the definition of structural aspects demanded for it. From the recommendations presented, the planning of the actions to be carried out was carried out, indicating the resources involved. As the enterprise has already begun its operation, some of the proposed actions have already been carried out and others are still in execution. Dedicated to proposing ways to establish favorable conditions for the development and sustainability of an entrepreneurial initiative, the work presents an example that can be replicated in companies that find a similar situation. Thus, in addition to the direct benefits to health and prosperity of the company, the proposed actions tend to influence the development of management technology, as a socioeconomic development agent of the community in which it operates. - DissertaçãoEstratégias de inovação para o desenvolvimento de negócios em uma empresa de soluções de tecnologiaSilva, Roberto Araujo da (2021-05-03)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Subject:This project aims to present Technort’s innovation strategies to grab opportunities for business development, a national small company in firing prevent segment. The identified opportunity arises from demand of companies in varied sectors and sizes for security products and services in an optimized relationship between costs and benefits, compatible with their size and businesses, not affording to renunciate to quality concerns. Aplication: Diagnosis initially took in account directors and leadership perception one division, the most inefficient among all, such commercial as in financial terms. Considering information and scenarios projections about macro environment tendencies, such as Economy, Politics, Environment, Technology and its influence in the activity sector of the company, it tried to estimate possible impact of conditions to dwell in business performance. Based upon that analysis it tried to identify the existent and necessary strengths, the weaknesses to minimize, to empower the use of opportunities and to face the threats. Inovation: The result of analysis directed the project focus searching for ways to turn innovation as a reference in company behavior per passing the way of work of its managers and collaborators, as a path to business development by creation of value to its clients and resulting in sales leverage. Impact: The final impact expected for the project is promotion of business development through behavior changes in management process, due to cause innovative and differentiated solutions, with benefits to competitive advantage of company. Since the beginning it raised to benefits coming from the engagement of the working group in participating in analysis and discussion of possible enhancement in business model, demonstrating interest in the project since its first step. This behavior, stimulated, mainly by the company managers, constitutes an impact in way by how business is run. Complexity: The project found difficulties due to the lack of specific knowledge in área the company plays and every day activities, especially in most technical concerns. Besides the low availability of managers and leaders, due to their commitment at work, there was the Pandemic that took employees away from office, with vacation and activities reducing in general. The main supplier refused to release information about competitors so that they were obtained based upon information the company has about the market. Method and procedures: It has adopted a methodology of problem solution and taking opportunities proposed by Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017). It began by understanding the opportunity, followed by analysis and diagnosis of the situation that led to solution proposals. - DissertaçãoEstratégias de melhoria na captação de alunos para o desenvolvimento de negócios em uma instituição de ensino superior privadaBastos Filho, Luiz Augusto Tavares (2022-02-09)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Assunto: Diante da redução na captação de novos alunos em uma Instituição de ensino Superior (IES) localizada na região noroeste do estado de São Paulo, apresenta-se, neste estudo, a proposição de estratégias para lidar com um determinado problema, mitigando seus efeitos de modo a promover a retomada do desenvolvimento de negócios desta organização. Aplicação: Nas etapas de análise das condições encontradas, o diagnóstico e proposição de estratégias alternativas para lidar com a situação, bem como sua execução, contou-se com o envolvimento dos gestores membros da equipe de coordenação e da Diretoria Executiva da IES, conferindo o caráter aplicado do projeto. Inovação: A inovação se faz presente como uma das características do projeto pela identificação e proposição de novas estratégias, procedimentos e canais de relacionamento comercial, acentuando a tradição da instituição em oferecer metodologias de ensino diferenciadas em relação a seus principais concorrentes. Impacto: O projeto potencializa as condições para criação de valor a diversos stakeholders da instituição em foco, pois a retomada do ritmo de conquista de novos alunos e as estratégias adotadas para torná-los mais motivados e envolvidos tende a ampliar sua percepção de valor, pelos diferenciais oferecidos pela IES, proporcionando-lhe ganhos tangíveis e intangíveis, tais como o aumento de receitas e maior visibilidade, fortalecendo sua reputação perante o mercado. Complexidade: O projeto lida com a complexidade característica de processos de mudanças, inclusive estruturais, em uma organização sob controle acionário e de gestão tipicamente familiar, em que o processo decisório é influenciado pela tradição e aprendizado adquirido ao longo de gerações, enfrentando desafios decorrentes da competição regional acirrada. Metodologia Aplicada: Adotou-se como referência metodológica, a proposta de Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017) para a resolução de problemas organizacionais. Principiou-se pelo entendimento da situação, efetuou-se a análise e diagnóstico que embasou a proposta de soluções e, a seguir, efetuou-se a estimativa dos recursos necessários e estabeleceu-se um plano de ações para colocar as estratégias propostas em prática. Nos passos seguintes, procedeu-se à intervenção para implementação e a análise dos resultados esperados e obtidos. - DissertaçãoEstratégias para a ampliação da oferta de valor como meio de desenvolvimento de negócios em uma empresa do setor moveleiroSouza, Samuel Aguiar de Castro e (2018-08-23)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O presente trabalho foi realizado com o objetivo de rever o modelo de negócios de uma empresa brasileira do setor moveleiro e propor estratégias para o seu desenvolvimento, mediante ampliação da oferta de valor e das fontes de receita. Os efeitos potenciais envolvem a ampliação de market share, retomada de liderança de mercado, desenvolvimento de valor para a marca da empresa, além do estabelecimento de canais diversos de relacionamento com o mercado consumidor. O diagnóstico realizado resultou na proposição de um novo modelo de negócios, pautado por um novo enunciado de missão, em que a oferta de valor se baseia na conveniência oferecida aos clientes, segundo a filosofia market with, o que representa uma inovação que inspira o processo decisório da empresa para diferenciá-la dos competidores. A partir das estratégias propostas e adotadas efetuou-se o planejamento das ações a serem realizadas, com a indicação dos recursos envolvidos, prazos de execução e responsáveis. Algumas das ações propostas já foram efetivadas e outras seguem em execução. A principal contribuição será refletida no ganho em participação de mercado e qualidade de gestão da empresa, com maior eficiência e eficácia e potencial de criação de valor. Trata-se de uma proposta aplicável a uma organização com específica que tende ao desenvolvimento de suas condições para a criação de valor. Além dos benefícios diretos à saúde e prosperidade da empresa, as ações propostas tendem a influenciar o desenvolvimento da tecnologia de gestão, podendo ser replicadas em situações semelhantes vivenciadas por outras empresas. - DissertaçãoEstratégias para a melhoria do desempenho e eficácia de gestão em busca do desenvolvimento de negócios da Escola Ursa MaiorTaniguchi, Yuji Caiani (2021-08-06)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Subject: This work addresses the problem situation experienced by Escola Ursa Maior, evidenced by the unsatisfactory performance of aspects that, jointly, end up compromising management efficiency and putting the financial sustainability of the business at risk. Application: With the general objective of promoting the improvement of strategic management performance in pursuit of business development and guaranteeing the financial sustainability of the organization in focus, the work involves: (i) diagnostic analysis to identify the aspects that result in unsatisfactory performance; (ii) evaluation of internal and external conditions, strengths and weaknesses to face the situation and (iii) proposal for a solution and strategic actions to implement improvements. Innovation: The diagnosis led to actions to deal with the problem that presents innovation in: (i) strategies for reducing losses and retaining customers; (ii) business model, with the improvement of the service offer and the value proposal; and (iii) organizational, with optimization of activities and development of employees. Impact: The application of the adopted solutions results in concrete and potential improvements in management, strength gain for competitiveness with the market and expansion of favorable conditions for the financial sustainability of the business. The benefits of value creation reach different stakeholders, mainly customers and students, through gains in the quality of teaching, and the administrative institution, due to financial sustainability and competitive advantage. Complexity: For the development of the work, it was faced difficulties associated with internal and external characteristics of the institution. Internally, the school's family business character is an aspect that requires skill in interpersonal relationships to approach possible improvements without being interpreted as personal criticism. More complex, however, were the limitations related to aspects external to the organization, such as, for example, access to information about the market, given the high number of direct competitors and the unfavorable scenario faced by private schools due to the COVID-19 pandemic. Method and procedures: The methodological construction of the work was based on the process proposed by Marcondes et al. (2017), which begins by understanding the problem, proceeds with the analysis and diagnosis, that supports the proposed solutions, from which an action plan for changes is established and, thus, the intervention is promoted, for the implementation of the designed strategies. Once the intervention has started, the evaluation phase begins, to analyze the possible concrete and potential results obtained. - DissertaçãoEstratégias para o desenvolvimento de negócios da empresa Ativore Global InvestmentsLima, Cesar Vinicius Hebling (2020-08-14)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O presente trabalho foi realizado em uma empresa de assessoria de investimentos com o objetivo de propor estratégias para o aproveitamento de oportunidades de desenvolvimento de negócios. A partir da análise das tendências ambientais e dos recursos e capacidades atuais e requeridos para ampliar a participação e oferta de valor ao mercado, ampliou-se o conhecimento sobre o contexto em que a empresa atua e potenciais oportunidades de atuação. Diante da complexidade que envolve condições como o comportamento das pessoas, o acesso a informações, processos de comunicação e experiência adquirida dos integrantes da equipe de gestão e colaboradores da empresa, constituiu-se um grupo composto por eles para a elaboração de um diagnóstico que envolveu a discussão sobre a lógica do negócio, sua proposta de valor, a quem ela se destina, por meio de quais canais, atividades, recursos e parceiras, a que custo e receitas esperados. Chegou-se, assim, a uma proposta aplicada à moldagem do comportamento organizacional a uma linha de pensamento estratégico. Os ganhos potenciais de desempenho pela otimização da capacidade intelectual e visão estratégica dos profissionais envolvidos passam a ser um fator determinante para o desenvolvimento da empresa, o que potencializa o aumento de seu volume de negócios, advindo de oportunidades de inovação identificadas e aproveitadas, e da estruturação de processos internos. Soma-se a isso a clareza que o delineamento do quadro do modelo de negócios proporcionará no processo decisório. A descrição da experiência tende a influenciar o desenvolvimento da tecnologia de gestão, podendo ser exemplo replicável em situações similares. Além disso, contribui para o desenvolvimento econômico e social, diretamente afetado pela prosperidade dos negócios que atendem às necessidades da comunidade. - DissertaçãoGestão de relacionamento para criação de valor em uma instituição de ensinoGrandolfo, Daniel Jankops (2019-08-14)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
This study adresses a work performed in a higher education institution (HEI) with the main objective of promote value proposal expansion in the relationship with students. As a means to achieve this goal, To accomplish this goal, we seek to achieve the specific objectives of: proposing actions to increase the efficiency of the service process and student satisfaction, reducing the incidence of complaints, identifying means and proposing solutions to improve student relationship management and create value for the institution, its students and other stakeholders. It is an interventionist proposal, accepted by HEI. Initially, we describe the steps already taken so far and then the future steps to be taken. Part of the intervention that has already been carried out includes the steps of defining the task force responsible for required actions, interactions and analyzes dedicated to understanding the problem, searching for technological solutions available in the market and contacts with potential suppliers, developing, detailing and presenting the project to internal decision-making bodies. After their approval, the tool was acquired and is being implemented according to the established schedule. Tests performed in the initial phase of implementation indicate potential gains in quality of service to the target audience. The ongoing project is characterized as a significant change in the institutional practices of relationship with its target audiences, constituting innovative and replicable action in other similar organizations, which also deal with the characteristic complexity of managing the relationship with their audiences. - DissertaçãoInovação em produto como estratégia de desenvolvimento de negócios: avaliação de um medicamento para COVID-19Maluf, Ligia Maura Primo (2022-08-15)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Assunto: O presente relato trata do desenvolvimento de negócios de um medicamento inovador para o tratamento de pacientes internados por COVID-19, em estágios moderado e grave. Aplicação: Oferecimento de um medicamento eficaz e seguro para o alívio dos sintomas e melhora do prognóstico dos pacientes internados por COVID-19, que diminua a mortalidade, o tempo de internação e crie valor aos médicos prescritores, hospitais, Agências de avaliação de tecnologias em saúde pública e privada, a um preço competitivo. A molécula é objeto de estudos clínicos em humanos, dedicados a comprovar a eficácia decorrente da adição dessa terapia ao tratamento-padrão utilizado pelos hospitais. Inovação: Trata-se de uma inovação radical em produto, de uma molécula farmacêutica inédita patenteada, e que sofreu inovação de posição ao ser testada para tratamento da doença COVID 19, posto que anteriormente estava em testes para outras enfermidades. Além disso, considera se uma inovação de paradigma o fato de os estudos clínicos relativos a um produto que utiliza uma molécula desenvolvida por uma empresa norte-americana serem realizados no Brasil, como fruto da parceria com a empresa brasileira o comercializará. Impacto: Espera-se lançar ao mercado um medicamento que traga receitas para uma empresa brasileira de biotecnologia, que possa ser incorporado aos sistemas público e privado de saúde do Brasil. A avaliação financeira e de riscos demonstrou que o negócio é viável, com potencial para alcançar os resultados esperados e ampliar o uso do medicamento para outras patologias em alguns anos, ou seja, o produto novo contribui com o desenvolvimento de negócios da empresa em foco. Complexidade: Lidou-se com a complexidade típica dos processos decisórios das organizações que sofrem a influência de vários agentes externos, em um ambiente altamente regulado, que torna necessária a aprovação do produto pelos órgãos públicos anuentes para a comercialização. Por questão de confidencialidade, o nome da molécula e da empresa desenvolvedora foram ocultados. Método e procedimentos: O projeto foi conduzido segundo metodologia científica intervencionista, seguindo procedimento para elaboração de trabalhos práticos e aplicados em administração, que se dedica a soluções de problemas organizacionais e aproveitamento de oportunidades de negócio, com base na proposta de Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017). Com a adoção de tal orientação metodológica, de natureza científica, seguiu-se um caminho estruturado passível de replicação em situações futuras assemelhadas enfrentadas pela própria empresa ou por outras. - DissertaçãoA inovação para desenvolvimento de negócios no processo de gestão visual de coresGargalaca Filho, Pedro (2021-02-08)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Assunto: Este trabalho teve por objetivo geral promover meios para o aproveitamento da oportunidade de desenvolvimento de negócios, na Coralis, uma empresa brasileira, com sede em São Paulo, Capital, especializada em consultoria e soluções para gerenciamento de cores em diversos segmentos de mercado. A oportunidade identificada é a de atender às novas demandas de sistemas de iluminação, que surgiram em empresas da indústria gráfica no Brasil, provocadas, principalmente, por mudanças legais e tecnológicas. Aplicação: Durante o diagnóstico da oportunidade, observou-se que, por força de lei e norma, as empresas que necessitam de boa iluminação para análise e gerenciamento das cores no processo de produção, não poderão mais contar com as lâmpadas fluorescentes, até então, únicas normalizadas para inspeção de cor. Inovação: O desenvolvimento deste trabalho, contará com a necessidade de desenvolver produtos, processos e serviços inovadores, bem como, fornecedores capazes de atingir parâmetros específicos das lâmpadas para análise de cor, e manter níveis de qualidade sustentáveis. Impacto: O impacto final esperado para este trabalho, é que as inovações em produtos, processos e serviços propostos, transformem a relação da empresa com seus clientes, promovendo criação de valor, vantagem competitiva e aumento da participação de mercado com resultados financeiros positivos para o negócio. Complexidade: As lâmpadas fluorescentes, até então utilizadas para análise de cor, devem ser extintas do mercado, abrindo espaço para novas tecnologias, com mais eficiência energética. A Tecnologia LED, não é conhecida neste mercado como uma solução de qualidade para análise e inspeção final de produtos e processos. O desenvolvimento passará por análise da qualidade das lâmpadas de tecnologia LED e dos fornecedores. Método e procedimentos: Adotou-se como procedimento metodológico a proposição de Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017), para aproveitamento da oportunidade por meio de inovações em produtos, serviços e processos para atuar de maneira diferenciada, gerando vantagem competitiva e criando valor aos clientes. - DissertaçãoMelhoria da performance e produtividade dos operadores de equipamento em um terminal portuário em SantosSilva , Lenilton Jordão da (2022-02-02)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Assunto: Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo geral de apresentar estratégias para a melhoria da eficiência produtiva da DP World Santos, mediante redução de ociosidade da mão de obra, especificamente dos operadores de equipamentos, em busca de otimização de custos e aumento da produtividade nas operações do terminal. Aplicação: Com a implantação das propostas de solução para o problema identificado, espera-se reduzir os custos de mão de obra, aumentar os indicadores de performance e produtividade dos equipamentos e de seus operadores no funcionamento do terminal portuário, mitigar a ocorrência de incidentes e melhorar o planejamento de operação. Inovação: O projeto requer o desenvolvimento de uma proposta de efetividade de mão de obra, processos e integração de soluções de planejamento de mão de obra, bem como disponibilização de dados capazes de atingir análises de produtividade de mão de obra e equipamentos, até então não praticados. Impacto: O impacto esperado para este projeto é a melhoria da produtividade e eficiência da mão de obra e equipamentos, promovendo criação de valor, aumento da vantagem competitiva, redução da ociosidade e, consequentemente, otimização no dimensionamento de custos. Complexidade: O projeto lida com a complexidade típica de situações que envolvem desenvolvimento e aplicação de tecnologia, que, no caso, são requeridos para mapear paradas e controlar a ociosidade da mão de obra e equipamento. Ademais, as negociações sindicais são vistas como complexas em caso de necessidade de conciliação para melhoria e ajuste dos acordos coletivos. Metodologia Aplicada: Adotou-se a metodologia para trabalhos práticos aplicados à solução de problemas organizacionais proposta por Marcondes et al. (2017), cujo processo principia pelo entendimento do problema contextual, seguido da análise dos aspectos intrínsecos à sua manifestação, ou seja, causas, raízes, conexões e desdobramentos. Uma vez estabelecido o diagnóstico, formulam-se as hipóteses de caminhos alternativos a seguir para a solução buscada, escolhem-se as alternativas mais adequadas e viáveis e estabelecem-se planos de ações. A concretização dos objetivos se dá mediante intervenção na execução das ações, com análise contígua de sua efetividade. - DissertaçãoModelagem de negócio para a oferta de soluções aplicadas à gestão de clínicas de saúdeAnjos, Carlos Paulo dos (2024-08-05)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Objetivo: Oferecer uma ferramenta de poio ao negócio, com o foco dedicado ao apoio à gestão financeira para clínicas médicas de saúde humana. O projeto partiu da identificação da oportunidade decorrente de uma lacuna de mercado na oferta de soluções para necessidades de médicos, empresários, gestores e investidores das clínicas pelas dificuldades, falta de clareza, falta de entendimento e apoio na tomada de decisão com as informações financeiras. Desse modo, propõe-se oferecer um serviço que, ao apoiar a gestão do negócio com recursos para acesso e análise dos dados e informações no processo decisório, agregue valor para a clínica, capacitando-a a investir em marketing, divulgação, mídia social e entender as oportunidades do mercado em que atua. Aplicação: A solução deve proporcionar agilidade e facilidade de acesso pelos usuários, sendo em sua maioria gestores de clínicas, médicos ou colaboradores, com informações e recursos para dar suporte à tomada de decisão no aspecto da gestão financeira com foco em indicador financeiro da clínica médica. Inovação: A oferta caracteriza-se pela inovação pelo fato de preencher uma lacuna de mercado no qual existe uma necessidade de entendimento dos indicadores e necessidades financeiras da clínica médica, proporcionando benefícios diferenciados ao público-alvo ainda não atendido por solução semelhante. A ferramenta abordará os indicadores financeiros, operacionais e estratégicos. Complexidade: O meio para organizar, estruturar e gerar indicadores a partir das informações existentes nas clínicas requer a consideração de inúmeros fatores estruturais inter-relacionados e interdependentes, tais como o acesso e conexões com os sistemas existes nas clínicas. Normalmente os sistemas são integrados e utilizados para gestão financeira e operacional, como, por exemplo, SAP, Totvs, Sênior, Datasul e demais. Impacto: Com a abordagem que integra conhecimento e inovação, a solução a ser oferecida ajudará a empresa a desenvolver a capacidade de gestão com inovação, ou mesmo a gerar soluções rápidas com resultados significativos. O Impacto será positivo em agregar e gerar valor para a clínica e os negócios, como meio para a excelência em gestão e apoio na maximização do lucro. De forma geral terá impacto social e econômico positivo na sociedade. - DissertaçãoOportunidade de negócios em uma empresa internacional de produção e venda de equipamentos industriais customizadosAzevedo, Paulo Alexandrino Silva de (2019-08-12)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O presente trabalho apresenta um projeto realizado com o objetivo de aproveitar a oportunidade de desenvolvimento de negócios da filial comercial, instalada no Brasil, de uma empresa multinacional fabricante de equipamentos industriais customizados. O projeto se alinha ao intento estratégico da empresa, em busca de opções para satisfazer demandas de produtos e serviços que podem ser produzidos e fornecidos localmente. O trabalho envolve a identificação e proposição de meios para o aproveitamento de oportunidades de aumento do volume de negócios, a partir da ampliação do volume de vendas de peças e prestação de serviços especializados para empresas que utilizam esses equipamentos de produção e movimentação de carga em suas operações. Pela identificação das necessidades dos clientes, a contextualização do mercado de atuação e o entendimento de como se pode criar valor para as partes interessadas proporciona o entendimento das lacunas a serem preenchidas para que os produtos e serviços tenham valor percebido pelos consumidores. O projeto contempla o entendimento da oportunidade, a análise e o diagnóstico da situação atual, permitindo o desenvolvimento de uma estratégia de crescimento e direcionando para o resultando de sustentabilidade econômica e financeira da empresa. Com base em referências teóricas em que se descrevem técnicas e instrumentos comumente utilizados com fim gerencial, procura-se equacionar a proposta de solução de modo a considerar todos os aspectos característicos da complexidade presente no processo decisório vivenciado no ambiente organizacional. A proposta resultante, que contempla inovação nas práticas de negócios da empresa, com a interpretação das oportunidades tendo o cliente como base na concepção da estratégia para a ampliação da abrangência de atuação no mercado, revelou-se passível de aplicação à situação identificada, além de replicável em condições semelhantes experimentadas em outras organizações. - DissertaçãoPlataforma para a certificação e auditoria em empresas: estratégias para o desenvolvimento de um negócio inovadorSilva, Ricardo Valente da (2020-09-09)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Title: Platform for Certification and Auditing in Companies: Strategies for the Development of an Innovative Business Keywords: certification, business development, strategy, innovation, marketplace. Introduction: This text describes the project carried out with the aim of developing the business model for a transaction platform for services related to certification, especially auditing services, in a marketplace model. Methodology used: With the concern of giving scientific character to the work, the method of solving problems and taking advantage of opportunities proposed by Marcondes, Miguel, Franklin and Perez (2017) was followed. Researched context: The certification market involves auditors, certifiers, legislative agents and evaluators and, mainly, companies interested in acquiring certifications so that it is possible to expand business, ensure quality, reduce costs, provide credibility, comply with current legislation and achieve international acceptance. Given the complexity determined by the quantity and diversity of agents involved, bringing the different agents together on a single platform to reduce the search time for specialized professionals, certifying companies and auditors, would be an opportunity to provide added value to all parties involved. Situation Diagnosis: In order to better adapt the structural aspects of the model designed, the analysis of macro-environmental scenarios and trends in the competitive environment were started, such as the current size and potential market, as well as the gaps existing due to needs and desires not yet satisfactorily met. Then, we sought to define internal aspects, starting with the determination of what would be the value proposal that would meet the expectations of the clients and the technological solution applied to the transaction of audit services in certification, proceeding with the analysis of financial viability of the project. Proposed intervention: The diagnosis carried out led to the design of a business model for the creation of a new company with an innovative proposal to offer value, embraced by entrepreneurs who bring their knowledge of the certification market, information technology, marketplace and investment capacity. The idea considers the trends of the technological scenario and the concepts of shared economy and networked business orchestration, in which the market is currently developing. Achieved Results: Given the data considered, the analysis presented, the value proposal tested and validated by agents working in the target market and the current stage of implementation, the proposal proved to be feasible, with an effective capacity to constitute a business that involves a favorable situation of return on investment required from partners, who will use their own resources to enable the best use of the opportunity and, in a subsequent phase, will implement the business model developed in this project. Technological, Economic and Social Impact: In addition to the impact resulting from the creation of an innovative business model for the sector, it is expected that the sharing of experience provides the potential for replication in equivalent situations. Therefore, it is expected to contribute to the development of management technology and providing expansion of security and turnover in the market, in order to have a favorable impact on the evolutionary dynamics of the economic environment and the development of society's quality of life.