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- DissertaçãoAprendizagem das competências dos gerentes de vendas da indústria farmacêuticaSilva, Márcio Pereira da (2014-08-19)
Administração
O presente estudo tem como objetivo compreender o processo de aprendizagem das competências dos gerentes de vendas do segmento farmacêutico para o desempenho das suas funções. A opção por estudar esse segmento se deve à especificidade da sua atividade profissional, dado que, ao contrário da grande maioria dos gestores, o gerente de vendas trabalha em um ambiente externo, ou seja, sem acesso aos recursos físicos da empresa ou escritório. Além disso, poucos estudos versam sobre o tema no contexto da indústria farmacêutica. Trata-se de um estudo qualitativo que utilizou como estratégia de construção de dados entrevistas semiestruturadas realizadas com 12 gerentes de vendas da indústria farmacêutica nacional e multinacional: quatro gerentes do negócio primary care, quatro gerentes do negócio hospitalar e quatro gerentes do negócio de governo. Para discutir aprendizagem formal, informal e experiencial recorre-se aos estudos de Watkins e Marsick (1992) e Kolb (1984), para tratar de competências considerou-se, sobretudo, o modelo holístico de Cheetham e Chivers (1998), bem como Le Boterf (2007) e Zarifian (2001) para contextualizar o universo de trabalho do gerente de vendas da indústria farmacêutica. Os resultados demonstraram que o processo de aprendizagem das competências do gerente de vendas ocorreu de forma mais significativa pela aprendizagem informal em experiências vividas no dia a dia. Os gestores pouco passaram por experiências de aprendizagem formais que os ajudassem no processo de transição na carreira quando foram promovidos. Considerando o modelo de Cheetham e Chivers, as quatro dimensões da competência: cognitiva, funcional, comportamental e valores/ética foram observadas, estas duas últimas com significativa relevância, em virtude do fortalecimento das políticas de código de conduta da indústria farmacêutica dos últimos anos. - DissertaçãoAprendizagem orientada à sustentabilidade em organizações: o que mostram os relatórios de sustentabilidade e os atores que atuam na áreaAntunes, Bruna Ribeiro Silva (2022-08-11)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Esta pesquisa enquadra-se nos estudos de reflexão crítica e aprendizagem social orientada à sustentabilidade em organizações. Com o crescimento e a complexidade das crises socioambientais e dos movimentos de pressão social, a discussão sobre sustentabilidade integrou-se à parte da agenda das organizações. E uma prática que se tornou reconhecida neste contexto da sustentabilidade nas organizações são os relatórios de sustentabilidade. De todas as formas que se pode discutir essa temática, optou-se por uma análise a partir dos relatórios de sustentabilidade e da narrativa dos profissionais que atuam na construção desses documentos. O estudo desenvolveu-se a partir de duas questões de pesquisa, a saber: analisando as iniciativas de capacitação e educação orientadas para sustentabilidade que constam nos relatórios de sustentabilidade, o que se pode dizer sobre a evolução dos processos de aprendizagem em organizações nos últimos anos? A partir da experiência dos profissionais de sustentabilidade, quais as percepções que emergem dos resultados da análise desses documentos à luz da teoria da aprendizagem social para sustentabilidade? O objetivo geral do trabalho centrou-se em analisar a evolução dos processos de reflexão crítica e aprendizagem social para sustentabilidade, a partir das ações de capacitação e educação veiculadas nos relatórios de sustentabilidade e das narrativas de profissionais de sustentabilidade. Adotou-se um estudo qualitativo interpretativo básico, tendo como principais estratégias de construção de dados a análise documental dos relatórios de sustentabilidade, publicados entre os anos de 2016 e 2021, de cinco empresas multinacionais, reconhecidas internacionalmente por seu desempenho em sustentabilidade; e o documento normativo Global Reporting Initiative, que orienta a concepção desses relatórios; seguidos de entrevistas, sendo uma individual com uma especialista em relatórios de sustentabilidade e representante da Global Reporting Initiative, e outra coletiva, nos moldes de grupos focais, com cinco profissionais da área de sustentabilidade das cinco organizações objetos de estudo. Como contribuições, o estudo apresentou uma análise das ações de capacitação e educação para sustentabilidade nas organizações retratadas nos relatórios, e dos profissionais que atuam nas empresas, considerando avanços, desafios, barreiras e oportunidades. Ao mesmo tempo, apresentou contribuições sobre a importância dos elementos de aprendizagem social para sustentabilidade e da reflexão crítica para que a confecção do relatório avance para além das práticas formalísticas, e se tornem meios de alavancar os processos de desenvolvimento de aprendizagem das empresas em direção à sustentabilidade. - DissertaçãoAprendizagem social organizacional e sustentabilidade: a experiência de um programa empresarial de mulheres empreendedorasAmaral, Diego Gama (2015-03-18)
Administração
This work aimed to analyze the process of organizational learning under a social lens in a network of enterprises, relating such process to the premises of social learning for sustainability (SLfS). The purpose was to articulate the theory of social learning in these two approaches: a broader one, namely, the sustainability, and a more restricted one, that is, the organizational environment, based on a project of social development. The theoretical reference adopted for such study was based on studies focused on SLfS and on discussions regarding the social dimension of sustainability. As for the organizational context, the study recovered the concept of social learning within organizations, seeking to relate such concept to the critical elements of SLfS as well as to the barriers of organizational learning. To achieve such goal, the option was to choose a project built and maintained by means of social interactions among actors that experienced challenges and, hence, needed to dialogue and collaborate among themselves so to as to attain the same objectives. Accordingly, it was carried out a case study involving a network of popular ventures managed by Programa Mulher Empreendedora housed by Instituto Consulado da Mulher (ICM). This is the main social program of the trademark Consul , which is anchored in sustainability projects developed by such company. The main technique in the data gathering was the nonparticipant observation, which was complemented by documentation analyses and semi-structured interviews. With respect to the analysis of qualitative data, it was utilized the interpretative procedures inspired by Flores (1994). The results depicted similarities among the factors that promote social learning, considering the perspective of sustainability as well as that of organizational. The critical elements observed in the studies on sustainability (reflection and critical thinking; participation and engagement; negotiation and collaboration; systemic thinking; and communication) were corroborated in the interactions in the networks of enterprises, considering the social learning in the organizations. The questioning and dialogues among the entrepreneurs, coupled with the commitment to the businesses, had important roles for the learning process as the problems and solutions were discussed with transparency and on a democratic fashion. The adoption of new approaches and the changes in behavior were the results of learning processes derived from the daily and practical experiences. Moreover, the relation among the five structural factors of the Program contributed to advance the learning process among the participants: (i) the mutual help among the ventures within the supply chain; (ii) the setting of the networks of ventures; (iii) the exchange of experience among the participants; (iv) the facilitation from the social educator; and (v) the stimulus for the process of reflection-action. The social educator in charge of assisting the ventures had an important function to encourage questioning and dialogue in the entrepreneurs, given the social and cultural context of the participating: low income and low literacy women. For the conception of social learning, a greater integration of the ventures in the network of experiences exchanges may reduce the effect of the fragility existing in the Program: the turnover of the entrepreneurs. At the end of the study, theoretical and practical subsidies were provided so that social development programs can be enhanced based on a more intelligible knowledge about the learning process among the participating actors. - DissertaçãoAprendizagem social para a sustentabilidade: uma análise das experiências dos agentes de sustentabilidade do agronegócioSantos, Tiago Luis Silva (2018-08-23)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O objetivo desta dissertação é descrever e analisar os processos de Aprendizagem Social para Sustentabilidade (ASpS) construídos nas relações entre os Agentes de Sustentabilidade do Agronegócio (ASA) e os produtores rurais clientes de um Banco orientado para o agronegócio. Procurou-se compreender o contexto de surgimento desses profissionais; o papel dos atores envolvidos na solução de problemas socioambientais; bem como os processos de ASpS que se direcionam à resolução de problemas socioambientais, apontando limites, avanços e potencialidades. Em relação à metodologia, optou-se pela realização de uma pesquisa qualitativa e interpretativa. Os dados foram construídos por meio de entrevistas em profundidade com 11 Agentes de Sustentabilidade do Agronegócio do Banco objeto de estudo, complementados pela pesquisa em documentos disponibilizados pela organização. Após análise e interpretação dos dados coletados, chegou-se a resultados que apontam um processo de aprendizagem que evolui desde a criação do cargo de Agentes de Sustentabilidade do Agronegócio pelo Banco. O processo de ASpS ocorre por quatro vias principais: na prática, pelo exercício diário da função e na interação com os atores sociais; no estudo das políticas institucionais que listam diretrizes e metas de sustentabilidade; na adoção de novas tecnologias; e nos treinamentos, cursos e eventos de atualização, aprimoramento e capacitação. Do ponto de vista dos avanços, ainda que o cargo tenha sido criado para mitigar riscos em operações realizadas, o Banco buscou, por intermédio do ASA, melhorar positivamente o desempenho orientado à sustentabilidade dos clientes com uma proposta que vai além da mera auditoria. Em relação aos resultados mais críticos, o atingimento de objetivos econômicos, sociais, ambientais, tem limitações significativas, tendo em vista o que a ideia-força do desenvolvimento sustentável pressupõe. Dimensões importantes da sustentabilidade não estão sendo consideradas, como as demográfica, política e cultural; as narrativas não indicam questionar nem refrear a expansão de negócios no campo que podem acabar, em última instância, sendo insustentáveis; tampouco remetem à falta do exercício do diálogo entre distintos atores sociais, o que prejudica a construção de um processo genuíno de aprendizagem social para sustentabilidade. Como contribuições, pretendeu-se fazer avançar as discussões sobre aprendizagem social para sustentabilidade no âmbito das instituições com fins lucrativos e, mais especificamente, no contexto da agricultura, além de apresentar elementos para aprimorar os processos de aprendizagem social para sustentabilidade. - DissertaçãoCompetências para a sustentabilidade: um estudo sobre ações educativas voltadas ao desenvolvimento de gestoresScartezini, Vivian Neri (2009-09-03)
Administração
O presente trabalho tem como objetivo conhecer e analisar ações educativas que contribuam para o desenvolvimento nos gestores de competências voltadas à sustentabilidade, considerando a aprendizagem como um processo subjacente intrínseco. Para embasar este objetivo, buscou-se um arcabouço teórico que levasse à compreensão dos conceitos de sustentabilidade, educação para sustentabilidade, aprendizagem e competências nas organizações. A investigação pode ser identificada como um estudo qualitativo, fundamentado em um estudo de caso. A estratégia adotada para a construção dos dados foi a de entrevistas semi-estruturadas realizadas com 15 gestores, observação de campo e análise documental. Os resultados demonstraram que ações educativas, cujo enfoque e abordagem metodológica sejam voltados ao tema da sustentabilidade, favorecem o desenvolvimento de competências específicas nos gestores, a partir das aprendizagens individuais ocorridas, embora não sejam determinantes. Também pode ser evidenciado que participar de ações educativas corporativas sobre este tema, amplia o discurso dos gestores, mas não necessariamente isto se reflete na prática diária de gestão. - DissertaçãoCompetências para além da maximização de lucros para acionistas: o que revelam as narrativas gerenciais?Mendonça, Denise de Freitas (2013-02-05)
Administração
The present study aimed to seize and analyze narratives that reflect managerial concerns with the development of competence and ethical values in their daily management, identifying experiences that materialize such purposes into competent actions. The theoretical framework of interpretative skills left from the perspective offered by Sandberg and Tamarga (2007), Le Boterf (2003) and Zarifian (2001). A review of national and international literature on skills beyond the maximization of profits associated the term to a set of constructs such as ethics, values, social responsibility, environment, social justice, among others. This search revealed that these studies focus mainly on the environment of the classroom courses in business administration at the expense of organizational field and theoretical work. With the aim of contributing to an empirical study in this field, a survey of seven executives of different areas of five companies in the retail segment was developed. The study was supported by the proposed thematic analysis of narratives Riessman (2008). The results showed not only a difficulty for managers in dealing with the issue and telling stories that relate to examples of materialization of the skills that were not aimed at making a profit for shareholders and performance, as the examples outsourced were mostly negative, illustrating, above all, the lack of ethical competence. Skills and ethical values were associated, especially: to the company's ability to maintain a coherent attitude on unethical behavior by imposing consequences for deviations; respect to others; coherence between discourse and practice, the sense of justice, the ability to cope and assume errors, the achievement of organizational ethical standards, honesty and transparency. The narratives revealed the belief that ethical competence and values are inherent to human beings, and because of that, it is not up to them reinforcing that they encourage their development. There are few indications in their speeches of the existence of stimulus for reflection on this kind of organizational competence in the universe, which imposes clear limits to its development. At the end, the narratives give us clues about the relevance and urgency of discussing ethics and values in studies of human competence at work. - DissertaçãoConcepções de Fair Play e as competências dos gestores para um jogo limpo nas organizações: uma análise fenomenográficaHeidrich, Silvia Bertossi (2011-08-11)
Administração
Trata-se de um estudo fenomenográfico que teve por objetivo mapear e compreender as variações na concepção de Fair Play (FP) de um grupo de gestores que trabalham em uma organização que estabelece como diretriz geral uma política de jogo limpo. A intenção foi identificar e analisar as competências associadas a cada concepção, considerando as experiências vivenciadas pelos gestores. A pesquisa foi conduzida em uma empresa multinacional de origem sueca, fundada em 1862. De acordo com sua história, desde essa data, os negócios são realizados por meio de um relacionamento próximo com os clientes, que se sustentou ao longo dos anos graças ao sentido de Fair Play. As teorias e principais teóricos que embasaram essa pesquisa foram: Marton, para tratar de fenomenografia; Sandberg, para estudar competências na ótica interpretativista/fenomenográfica; Commans, Macauley e Lawton para discutir Fair Play nas organizações. Desta forma, adotou-se uma perspectiva qualitativa/ interpretativa que se desenvolveu segundo as premissas metodológicas da fenomenografia. A estratégia de construção dos dados recorreu à análise de documentos da organização e entrevistas em profundidade com gestores, ocupando cargo de liderança há pelo menos um ano. Como principais resultados, a pesquisa revelou que há quatro formas centrais de se conceber Fair Play: como regra, transparência, justiça e princípios. Cada uma dessas concepções apresentam ainda sub-variações que dão sentidos diversos a noção de regra, transparência, justiça e princípio. As competências dos gestores representam a materialização dessas concepções. Ao final, o estudo reforça a idéia de que conhecer as diferenças de concepções pode ser um caminho que contribua para que iniciativas e práticas de desenvolvimento de competências em Fair Play avancem. E se, tal qual os gestores afirmaram, por unanimidade, que a competência em Fair Play se desenvolve, sobretudo, por meio do exemplo, o mesmo raciocínio cabe à organização como um todo. Concepções mais superficiais gerarão modelos de atuação mais ou menos superficiais, e organizações mais ou menos competentes em operar em direção a uma lógica de jogo limpo. - DissertaçãoConstrução de competências para o desenvolvimento regional sustentável: uma análise da experiência de uma instituição financeira públicaBarbosa, Adriana Costa (2011-02-17)
Administração
Nos últimos anos, os crescentes problemas socioambientais e a conseqüente responsabilização dos atores sociais a enfrentarem estes problemas têm feito com que as empresas, entre elas as instituições financeiras, caminhem no sentido de reposicionar suas estratégias empresariais de acordo com os princípios do desenvolvimento sustentável. Seguindo neste caminho, o BEP (nome fictício), uma instituição financeira pública, lançou o programa de Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS), com a promessa de impulsionar o desenvolvimento sustentável nas regiões onde está presente. Para a viabilização deste programa, a instituição reconhece a necessidade de formar agentes corporativos preparados para assumir este desafio. Frente a este cenário, o presente estudo tem como objetivo compreender como ocorre o processo de desenvolvimento de competências de atores corporativos para implementação de projetos de DRS. Justifica-se a necessidade deste estudo para o avanço de discussões sobre competências numa perspectiva político-societal, uma vez que a construção do DRS é alavancada por meio de processos participativos e exige a articulação de atores sociais, bem como uma atuação socialmente responsável por parte dos profissionais. Trata-se, portanto, de abordar as competências em uma dimensão pouco explorada, que se preocupa, sobretudo, com a capacidade de os profissionais extrapolarem os limites da organização e identificarem de que maneira podem contribuir para o desenvolvimento das regiões e das respectivas comunidades, ampliando o sentido do trabalho para além de questões de geração de valor para as atividades da organização. Para responder aos objetivos propostos, foi conduzido um estudo de caso qualitativo. Já a análise de dados empregou o processo de análise textual interpretativa, proposta por Gil Flores (1994). Os resultados desta pesquisa sinalizam que ao desenhar um projeto educativo mesclando ações formais (programa de certificação interna em responsabilidade socioambiental e DRS, curso presencial sobre DRS e MBA Executivo em DRS) e informais (experiências de trabalho junto a comunidades carentes, vivências com grupos de produtores familiares, grupos de trabalho e fóruns de discussão), a BEP potencializou o desenvolvimento de competências, uma vez que as ações formais contribuíram com conhecimentos para guiar a atuação dos gestores e as ações informais auxiliaram no agir de acordo com as necessidades locais das comunidades. Para avançar em suas iniciativas de desenvolvimento de competências, a organização precisa investir na formação continuada dos gestores, a fim de melhorar a comunicação com os parceiros e com o mercado, além de atentar para o processo de transição de gerências bancárias, estabelecendo um ritual de transição para que a competência dos gestores torne-se uma competência organizacional. Os gestores também já começam a rever suas capacidades tradicionais, ampliando o sentido do trabalho para além de indicadores quantitativos, como a maximização de lucro para acionistas, mas avaliando seu trabalho também sob a ótica qualitativa, de forma a contribuírem para o desenvolvimento social, educacional e profissional das comunidades. É um novo gestor, que ultrapassa as fronteiras da organização, vai a campo e olha o seu entorno, descobrindo oportunidades de negócio que permeiam uma nova lógica de desenvolvimento, ancorada no desenvolvimento das regiões e de suas respectivas comunidades, de forma sustentável. É um gestor que também tem de transitar por áreas de conhecimento distintas de sua formação original, conhecendo áreas de negócios que até então não faziam parte de sua expertise, bem como as relações legais, trabalhistas e modo de produção nestas áreas. - DissertaçãoDe operário a supervisor: a aprendizagem das competências gerenciais no setor da construção civilFerreira, Jane Helena Irizawa Dias (2008-12-04)
Administração
Managerial performance and its competences has been a frequent subject in academic literature, despite of the fact that the majority of the researches are approached by strategic levels of performance. This study emphasizes the operational management in the civil construction sector represented by the construction supervisors, remarkably known by their great experience and tacit knowledge of the productive processes. These supervisors, who have similar academic background comparing to the operational workers, have developed managerial competences that enabled them to mobilize big teams towards the defined objectives, in accordance with standards and cultural organizational values. However, there are peculiarities that differentiate civil construction sector from the others in the production industry, and that directly interfere in the professional development process. The main peculiarity refers to the mobility of the production site. In the civil construction sector, the finished product is delivered and the company withdraws from the production site. In other industries, instead, it is the product itself that leaves and the production site remains static. Other characteristic is the disruption of the productive process flow that needs to be started up each new enterprise and generally with construction workers hired locally. It highlights the importance of the supervisor, the man in charge of these workers and considered by them a legitimate organizational representative. Previous studies in this sector have shown that some years of experience will be necessary so as to go through the supervision level. Much of the knowledge and improvement of the main operations is generated by the operational teams and the supervisor acts as a catalyst of this process. So, the accumulated experience derived from knowing how to do seems to be restricted to few professionals in this level of supervision. The situation brings about the difficulty in hiring supervisors in the market and reinforces the importance of providing professional development for the function in the workplace. It also reinforces the need to consider new forms of development due to the mobility of the production site. Therefore the objective of this study was to analyze how the transition from construction worker to supervisor occurs, investigating the learning process of managerial competences. A qualitative case study was carried through in a great company in the civil sector, where supervisors and managers allocated in different enterprises and regions were interviewed. The analysis of the research findings was based on experiential learning theories, considering individual and organizational factors that can interfere in the process and in the acquisition of competences. The identification of competences in the construction supervisors were analyzed according to Zarifian s dimensions: a) taking initiatives and assuming responsibilities; b) practical understanding based on acquired knowledge; c) mobilizing the network of actors; and d) sharing implications and assuming responsibilities. This study contributed to the identification of experiences and nontraditional learning actions in the workplace, in order to develop competences that can accelerate the supervisor s learning process and to minimize the difficulties inherent in the sector. - DissertaçãoDesenvolvimento de competências gerenciais em uma empresa brasileira em processo de internacionalização: uma abordagem fenomenológicaLisboa, Maria Silvia do Amaral (2008-09-18)
Administração
Trata-se de um estudo fenomenológico/interpretativista que teve por objetivo apreender e interpretar a essência da experiência dos gestores em desenvolver competências para atuar no exterior. A intenção foi descobrir qual o significado que atribuem a estes desafios impostos na conquista de mercados globais e de que forma este significado foi se traduzindo em ação nas suas práticas de trabalho. Buscou-se observar, também, os processos de aprendizagem que deram suporte para o desenvolvimento das competências desses gestores. Para atingir este objetivo recorreu-se a abordagem interpretativista/fenomenológica dos estudos de competências, considerando, sobretudo, o modelo de Sandberg (2000), para quem a competência é decorrente do significado que o trabalho tem para o trabalhador. Sendo assim, foram analisadas as experiências vividas por sete gestores brasileiros no processo de internacionalização de uma empresa de alimentos nacional. Apesar de cada experiência vivida pelos gestores ser única, podese identificar as invariantes dos discursos, o que permitiu distinguir que, em linhas gerais, os profissionais desenvolvem as habilidades para atuar no exterior por meio de: (a) suas experiências profissionais vividas no dia-a-dia dos negócios, já que nenhum deles passou por processos dirigidos de formação como treinamentos, cursos ou outro tipo de iniciativa mais formal por parte da empresa. Foram, sobretudo, suas vivências no exterior, o enfrentamento dos desafios da adaptação, da língua e da cultura que serviram como fonte primária de aprendizado para o seu desempenho internacional. Além disso, (b) suas histórias de vida e trajetória profissional, isto é, a maneira como cada individuo conduziu a sua experiência, suas batalhas pessoais e esforços, exerceu influência nas condições necessárias para ser bem sucedido no exterior, quando tiveram que enfrentar um ambiente totalmente novo e superar os desafios impostos por situações que não são familiares. Os resultados revelaram que a essência do fenômeno de tornar-se competente no exterior acontece de forma gradativa e evolutiva. A passagem por uma fase de desconforto inicial é condição para ir para a segunda fase de reflexão e comparação sobre as diferenças com o país de origem, até atingir a etapa de adaptação e assimilação, em que os gestores começam a aprender a dar respostas eficientes aos dilemas culturais vivenciados. Imersos em uma nova cultura, o trabalho e a função de gestor adquirem outros significados. Ser competente no seu país de origem não significa ser competente num país estrangeiro. A convivência com outros grupos sociais faz com que os profissionais iniciem um processo de mudança e tornem-se mais críticos, capazes de desenvolver uma visão mais ampla da função gerencial, o que os capacita a conviver com uma diversidade de situações. O desenvolvimento de competências acontece, portanto, por um processo interno de auto-mobilização e reflexão frente a uma nova realidade de trabalho, clientes, processos, negócios e etc. A aprendizagem que dá suporte à competência é a de entender esse outro, o que permite interpretar e dar significado aos seus modos de pensar e agir. Essa compreensão impulsiona uma mudança no comportamento dos gestores para que sejam aceitos, compreendidos e inseridos no novo contexto. A capacidade de entender o que está oculto, de decifrar atitudes e comportamentos ao longo do tempo, leva não só o gestor a adquirir competências para dar respostas aos problemas enfrentados, ganhar respeito e credibilidade, mas a conquistar uma auto-estima profissional e autoconfiança para desempenhar melhor a sua função gerencial em terras estrangeiras. - DissertaçãoDesenvolvimento de competências no contexto da diversidade nas organizações: um estudo sobre os desafios dos gestores frente à inclusão da pessoa com deficiênciaSerrano, Claudia Aparecida (2008-02-14)
Administração
Este estudo tem como principal objetivo analisar a experiência de gestores na inclusão de pessoas com deficiência (PcDs) em suas equipes de trabalho. A intenção foi descobrir qual o significado que tais gestores atribuem ao termo inclusão e de que forma tal significado vem se traduzindo em práticas inclusivas. Pretendeu-se, com isto, identificar os processos de aprendizagem decorrentes da experiência da inclusão que dão suporte ao desenvolvimento da competência dos gestores em tratar com o universo da PcD. Trata-se de um estudo exploratório, conduzido pelo método qualitativo interpretativo básico, proposto por Merriam. Os dados foram coletados em cinco empresas multinacionais distintas, dos segmentos: agronegócios, automotivo, editorial, energia e tecnologia diesel, por meio de entrevistas em profundidade, semi-estruturadas, realizadas com gestores que têm PcDs em suas equipes há pelo menos um ano; com as PcDs a eles subordinadas; e com os responsáveis pelo Programa de Inclusão de cada empresa. O tratamento dos dados coletados seguiu a proposta de interpretação do conteúdo da informação textual de Gil Flores. Para a realização deste estudo, recorreu-se aos seguintes autores e teorias: para discutir diversidade, Cox Jr.; como referência ao conceito de inclusão e deficiência, Sassaki e Amaral; quanto à noção de identidade social, Tajfel; e, para discutir competências e aprendizagem, Sandberg, Cheetham e Chivers, Kolb, entre outros. A análise dos dados revelou que, para os gestores, o ato de incluir está mais relacionado à questão da justiça social do que à idéia de empoderamento da PcD. Tal interpretação os levou a priorizar o desenvolvimento de dois tipos de competências: comportamentais e éticas e valores. O principal processo de aprendizagem identificado para o desenvolvimento dessas competências foi o vivencial, o que levou os gestores a revisarem seus conceitos, questionarem e modificarem suas crenças, e, em conseqüência dessa reflexão, revisarem sua forma de gerenciar. O trabalho ora apresentado pretendeu ampliar o conhecimento e aprofundar a discussão sobre o tema a partir de uma nova perspectiva: o gestor como agente de inclusão. - DissertaçãoDesenvolvimento de competências para a sustentabilidade: um estudo sobre a gestão de projetos societais sob a perspectiva de gruposD´angelo, Marcia Juliana (2009-08-20)
Administração
Esta pesquisa teve como objetivo descrever e compreender o processo de desenvolvimento de competências coletivas, sob a perspectiva de grupos, comitês ou conselhos voltados às questões de sustentabilidade, na gestão de projetos societais nas organizações. Pretendeu-se conhecer como estes grupos, responsáveis pela implementação de tais iniciativas, entendem os conceitos de desenvolvimento sustentável e sustentabilidade e traduzem seus princípios em ações concretas e competentes práticas e políticas em consonância com as metas de negócios das organizações. O estudo apoiou-se nos autores interpretativistas em competências, especialmente Jörgen Sandberg, que trabalha com a construção de significado de trabalho e também nos estudos de sensemaking de Karl Weick para analisar a construção de significado de sustentabilidade, que é a base para os grupos desenvolverem suas competências. Para tanto, foi conduzido um estudo qualitativo interpretativo básico em oito organizações cinco multinacionais e três nacionais. Os dados, coletados por meio de análise documental e de entrevistas semi-estruturadas, foram analisados segundo o processo de análise de dados qualitativos proposto por Flores (1994). Os resultados mostram a circularidade do desenvolvimento de competências societais a partir dos présignificados esposados originados nos contextos de formação, educação e trabalho do indivíduo, que são a base para a criação do significado de trabalho dos Grupos. Conclui-se que o significado de trabalho desses Grupos ainda não é uma revisão da forma como os negócios devem ser conduzidos, e sim refinamentos contínuos a partir dos pré-significados esposados. - DissertaçãoDesenvolvimento humano e sustentabilidade nas organizações sob a ótica dos profissionais de recursos humanosLima, Vanessa Oliveira (2017-02-14)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Subscribed to the theme of studies on human development and formation in organizations, this research aimed to answer the following question: what is the meaning of Human Development and Sustainable Development for Human Resources professionals and what educational actions are triggered in organizations from your conceptions? To answer this question, a study was conducted in seven large Brazilian organizations, whose selection criterion was the incorporation in their strategy and mission of objectives aimed at Human and Sustainable Development. From the methodological point of view, this research presents a qualitative approach, adopting in-depth interviews as the main data construction strategy, complemented by document analysis of the organizations under study. The results showed that HR professionals attribute a pragmatic meaning to the concept of DH and DS, connecting it strongly to organizational goals and issues related to daily work. They refer to the career plan, to professional performance, as a way to gain competitive advantage, in a clear distance from a broader perspective that considers Human Development and Sustainable Development as a human flowering. DH and DS were thematic contingencies in the agenda of human resources professionals surveyed, little integrated the strategies and educational architecture of the organizations object of this study, pointing to few advances in relation to the role that literature has attributed to human resources in this context. The pragmatism of educational, capacity building and development actions addressed to DH and DS does not give HR a role of change agent. Both the idea of human development and sustainable development are subjugated in the HR policies and practices of the companies studied. As a trend, they point to the continuity of traditional training initiatives, aimed at solving technical problems, complying with legislation and seeking socio-environmental certifications, away from a reflexive and critical process that DH and DS demand. Consequently, new skills are not necessarily being developed as a DH and DS HR training policy, indicating that changes are not underway in the short or long term. It is hoped that this study contributed to the reflection on the advancement of understanding about the meaning of Human Development and Sustainable Development in organizations, as well as the role that Human Resources professionals and their educational actions have assumed in this context. - DissertaçãoA dimensão política das competências dos executivos na sua relação com os stakeholdersBoulos Filho, Sami (2009-02-26)
Administração
O estudo realizado tem por objetivo identificar e analisar as competências dos gestores no que diz respeito à suas responsabilidades gerenciais para com os grupos de interesse da organização, os stakeholders. Trata-se de entender a dimensão política da competência que afeta as decisões dos gestores em cargos de direção e se traduzem em respostas aos desequilíbrios de interesses. Partiu-se da definição de competências de relacionamento coletivo de Holland, Ritvo e Kovner (1997), do conceito de stakeholders de Clarkson (1995) e da visão de competências de Zarifian (2003). Adotou-se a estratégia metodológica dos estudos qualitativos básicos, proposta por Merrian (1998), utilizando-se como técnica fundamental de análise entrevistas semi-estruturadas, realizadas com dez diretores e três presidentes de diferentes organizações, dos segmentos de varejo, química, editorial, financeiro, mídia, eletro-eletrônico, farmacêutica, alimentos, transportes e tecnologia. A seleção do grupo foi direcionada de forma a assegurar a presença de gestores que estivessem atuando nos níveis hierárquicos decisórios, não necessariamente na mesma empresa, tampouco no mesmo segmento de mercado. O processo analítico foi inspirado na análise textual interpretativa de Flores (1994) e na técnica de templates. Realizou-se também a análise documental, com base nos documentos fornecidos pelos entrevistados acerca das atividades que envolvem suas relações com os stakeholders. Os resultados alcançados apontam que os gestores buscam restringir o número de stakeholders; consideram alguns de pouca ou nenhuma relevância, aparentemente sem se preocupar com o fato de que tais stakeholders podem, em algum momento, exercer a força que possuem junto às organizações. Conclui-se que não foi identificada, pelos gestores, a mobilização das competências de relacionamento coletivo, como proposto por Holland, Ritvo e Kovner (1997). Porém, encontraram-se alguns aspectos pontuais na busca por informações acerca das demandas de parte dos grupos interessados, notadamente os stakeholders primários, e, assim mesmo, limitados aos grupos envolvidos em determinados eventos. O desenvolvimento de tal competência depende, porém, de um processo de reflexão, de exercício de equilíbrio, que só ganhará força no momento em que os gestores revirem o significado que a relação com stakeholders tem para eles. - DissertaçãoEducação corporativa para sustentabilidade : análise das iniciativas de uma instituição financeira à luz das teorias de reflexão críticaVieira, Vanessa Mariano de Castro (2017-09-11)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Since sustainability demands a paradigm shift in production and consumption patterns, the transition to another rationality in the organization requires corporate education efforts toward the development of its professionals. This objective demands to promote the exercise of critical reflection in organizations through a corporate education that distances itself from a proposal focused on purely pragmatic and instrumental training, fostering reflection, that is, that questions assumptions and that stimulates new values and culture towards sustainability. Theories of critical reflection (CR) and transformative learning (TL) are adequate to think about Corporate Education for Sustainability (CEfS). This research was guided by the types of reflection of Mezirow (1991): the “problem solving”, focused on the reflection on content and process and "problem posing", that focuses on the criticism of the premises belonging to the problem. In addition, it is also discussed the TL and the competences that it can foster to respond to the assumptions of sustainability in the organization. The overall goal of the research is to describe and analyze CEfS initiatives triggered by a financial institution in the light of the concepts of Critical Reflection and Transforming Learning, in order to understand how such formative actions are fostering the assumptions of sustainability in the organization. The object of study were the initiatives of CEfS offered by a Brazilian financial institution (FI) considered worldwide of excellence. In order to carry out the dissertation, the case study was adopted as a research strategy, with data construction by examining documents and interviews, using the template for analysis. The documentary analysis of the educational architecture focused on sustainability of the FI was carried out, and two formative actions of this set were examined in greater detail. In addition, considering the public of these two formative actions, eleven in-depth interviews were conducted with educators and open questions were sent via email to the participants, with the return of 81 students who externalized their perceptions. These data made it possible to observe a process of oscillation between more reflexive and critical training proposals in substitution for others of a more pragmatic and instrumental nature, in the period between 2003 and 2017, due to changes in the organization 's strategic orientation in this field. As a consequence, there was a depletion of CR and TL ideas for sustainability, which are expressed in the participants' narratives about the experiences lived. The narratives directed to the reflection of the content and the process prevailed in relation to the discourses involving premise, which has clear implications for the realization of the desired paradigm changes. This study contributes to thinking about CR and TL focused on sustainability in organizations, at the same time it shows elements that are important to be considered in the analysis of formative experiences of this nature, such as the pragmatic and reflective dimension of the educational initiative; training format; continuity of such action over time; contextual character and its relation to the collaborator's work and organization´s support in the post-course. As a practical contribution, this research sought to present subsidies for the advancement and improvement of training actions aimed at the objectives of sustainable and human development in the organization, guided by the exercise of critical reflection and of purposes from transformative learning, which represents a trend of current research related to corporate education. - DissertaçãoEducação para sustentabilidade em escolas de administração de empresas: a perspectiva de coordenadores acadêmicos no BrasilGathas, Sandra Lays (2011-08-25)
Administração
Entre as razões do crescente interesse pelo tema educação para sustentabilidade nas escolas de administração, está a crença de que esta tem um papel central na formação de uma nova geração capaz de pensar e agir por princípios que vão muito além das preocupações de cunho econômico. Na esfera acadêmica internacional, estudos se multiplicaram nas últimas duas décadas, tanto em número quanto em diversidade de abordagens. Apesar de um cenário global promissor, no Brasil, por sua vez, a discussão da educação para sustentabilidade no ensino superior ainda é pouco disseminada, tanto nas práticas que relacionam educação, meio ambiente e sociedade nos cursos de educação superior, quanto na literatura que sustenta as discussões acadêmicas a respeito do tema. Assim, o presente trabalho teve por objetivo discutir os significados de educação para sustentabilidade nas instituições de ensino superior e suas implicações para a formação da nova geração de administradores. A intenção foi refletir sobre as experiências dos responsáveis pela direção e coordenação dos cursos de graduação na inserção da sustentabilidade no currículo de administração de empresas, no contexto brasileiro, promovendo um debate sobre suas especificidades, dificuldades e avanços em relação às tendências mundiais nesse campo. Para tanto, um estudo qualitativo foi conduzido com diretores e coordenadores de 17 cursos de graduação nas regiões nordeste, sul e sudeste do país. As principais estratégias de coleta de dados foram entrevistas em profundidade e análise documental. Parte o estudo de uma discussão sobre sustentabilidade, suportada por autores como Sachs (1995), Wright (2004) e Shriberg (2002). Em seguida procede-se a uma análise da literatura internacional sobre educação para sustentabilidade, revisando autores europeus, norte-americanos, africanos, latino-americanos e outros. Por fim, recorre-se a Down (2006), Beringer (2007), Lozano-García, Huisingh e Fabián (2009), para discutir experiências de inserção da educação para sustentabilidade. Os resultados indicam que, por um lado, a inserção da sustentabilidade no currículo das escolas de administração e negócios brasileiras têm demonstrado avanços nos últimos anos. Experiências já estão sendo conduzidas como as que se observou na maior parte das escolas participantes do estudo em termos de currículo, pesquisa e extensão, participação de alunos, capacitação de docentes, inclusão de metas sustentáveis nas declarações de visão e missão e, até mesmo na gestão universitária. Por outro lado, as experiências também indicam a distância que se tem de qualquer iniciativa nos cursos de administração que sinalize um rompimento ou uma revisão dos pressupostos que há anos vêm fundamentando a formação do administrador. É importante que se diga, contudo, que este cenário também não é prerrogativa do contexto brasileiro, as pesquisas de Calder e Clugston, (2003), de Tauchen e Brandli (2006), entre outros, indicam uma preocupação mundial nesse sentido, que não minimiza, em nada, a necessidade de um empenho significativo de nossas escolas de administração em fazer avançar modelos alternativos que respondam ao que se espera de uma formação para a sustentabilidade. - DissertaçãoEducação para sustentabilidade em escolas de administração de empresas: a perspectiva de coordenadores acadêmicos no BrasilCarvalho, Sandra Lays Gathás (2011-08-25)
Administração
Entre as razões do crescente interesse pelo tema educação para sustentabilidade nas escolas de administração, está a crença de que esta tem um papel central na formação de uma nova geração capaz de pensar e agir por princípios que vão muito além das preocupações de cunho econômico. Na esfera acadêmica internacional, estudos se multiplicaram nas últimas duas décadas, tanto em número quanto em diversidade de abordagens. Apesar de um cenário global promissor, no Brasil, por sua vez, a discussão da educação para sustentabilidade no ensino superior ainda é pouco disseminada, tanto nas práticas que relacionam educação, meio ambiente e sociedade nos cursos de educação superior, quanto na literatura que sustenta as discussões acadêmicas a respeito do tema. Assim, o presente trabalho teve por objetivo discutir os significados de educação para sustentabilidade nas instituições de ensino superior e suas implicações para a formação da nova geração de administradores. A intenção foi refletir sobre as experiências dos responsáveis pela direção e coordenação dos cursos de graduação na inserção da sustentabilidade no currículo de administração de empresas, no contexto brasileiro, promovendo um debate sobre suas especificidades, dificuldades e avanços em relação às tendências mundiais nesse campo. Para tanto, um estudo qualitativo foi conduzido com diretores e coordenadores de 17 cursos de graduação nas regiões nordeste, sul e sudeste do país. As principais estratégias de coleta de dados foram entrevistas em profundidade e análise documental. Parte o estudo de uma discussão sobre sustentabilidade, suportada por autores como Sachs (1995), Wright (2004) e Shriberg (2002). Em seguida procede-se a uma análise da literatura internacional sobre educação para sustentabilidade, revisando autores europeus, norte-americanos, africanos, latino-americanos e outros. Por fim, recorre-se a Down (2006), Beringer (2007), Lozano-García, Huisingh e Fabián (2009), para discutir experiências de inserção da educação para sustentabilidade. Os resultados indicam que, por um lado, a inserção da sustentabilidade no currículo das escolas de administração e negócios brasileiras têm demonstrado avanços nos últimos anos. Experiências já estão sendo conduzidas como as que se observou na maior parte das escolas participantes do estudo em termos de currículo, pesquisa e extensão, participação de alunos, capacitação de docentes, inclusão de metas sustentáveis nas declarações de visão e missão e, até mesmo na gestão universitária. Por outro lado, as experiências também indicam a distância que se tem de qualquer iniciativa nos cursos de administração que sinalize um rompimento ou uma revisão dos pressupostos que há anos vêm fundamentando a formação do administrador. É importante que se diga, contudo, que este cenário também não é prerrogativa do contexto brasileiro, as pesquisas de Calder e Clugston, (2003), de Tauchen e Brandli (2006), entre outros, indicam uma preocupação mundial nesse sentido, que não minimiza, em nada, a necessidade de um empenho significativo de nossas escolas de administração em fazer avançar modelos alternativos que respondam ao que se espera de uma formação para a sustentabilidade. - DissertaçãoLiteratura como experiência estética no contexto da educação transformadora em negóciosPóvoa Neto, Nélio Rodrigues (2022-02-11)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
A presente pesquisa se propôs a descrever e analisar a dinâmica da atividade formativa Ética e Literatura como potencial catalizador de transformação na educação para o mundo corporativo, sob a ótica da Educação Transformadora em Negócios. O argumento que guiou a pesquisa foi o de que a experiência estética gerada pela Literatura pode contribuir para que haja, nas escolas de negócios, aprendizagem profunda e transformadora, em especial se considerado o fato de que as práticas educacionais para o ambiente corporativo se revelam, sobretudo, rígidas e baseadas na aprendizagem instrumental, em que a prática reflexiva é marginalizada. Há pesquisas que evidenciam que a experiência estética causada pela arte pode ser catalizadora de aprendizagem transformadora, provocando um dilema desorientador. Primeiramente no âmbito da educação em saúde, surgiu uma proposta de atividade para humanização e ampliação da reflexão de estudantes e profissionais de medicina: o Laboratório de Humanidades, posteriormente nomeado Ética e Literatura. A proposta reforça o papel da Literatura na formação profissional e na reflexão individual. O Ética e Literatura é desenvolvido em três etapas: (1) as Histórias de Leitura, (2) o Itinerário de Discussão e as (3) Histórias de Convivência, sendo que cada uma pretende envolver o leitor em processo de reflexão que abranja suas dimensões afetiva, intelectiva e volitiva. Em seguida, a metodologia passou a ser adotada no âmbito da educação para os negócios com o mesmo propósito de humanização. Realizou-se esta pesquisa, conduzida pela estratégia do estudo de caso qualitativo, baseada em observação, análise documental e análise de entrevistas, coletadas entre egressos do programa Ética e Literatura do ISE/IESE Business School, para avaliar o uso da Literatura como caminho para aprendizagem transformadora em negócios. De acordo com os dados construídos, a Literatura é potencial catalisador de transformações relacionadas ao contexto corporativo, passando primeiro por transformações individuais. Identificou-se os limites e as potencialidades da atividade neste ambiente. O tempo e o espaço de aprendizagem, em relação âmbito da educação em saúde, foram alterados, fazendo com que a metodologia se adaptasse ao ritmo do ambiente de negócios. Revelou-se importante a escolha de obras literárias clássicas que facilitem a identificação entre os participantes e os personagens, gerando dilema desorientador. Além disso, percebeu-se o importante papel do ambiente educacional – a escola de negócios – como fomentador de olhar humanístico que vá além da atividade Ética e Literatura. No entanto, notou-se que há resistência por parte de alguns alunos, que não percebem a necessidade de uma atividade que envolva literatura clássica numa escola de negócios. A pesquisa ampliou o debate sobre a aprendizagem transformadora para os negócios, considerando elementos estéticos na formação dos atores deste contexto, indo para além do âmbito racional. Ressaltou, além do mais, o papel do coordenador da atividade, que exerce papel chave na reflexão sobre os temas e na condução da metodologia, limitando ou potencializando a transformação. Sugere, como agenda de pesquisa, estudos para investigar os resultados da atividade no nível organizacional e como se daria o uso de outras expressões artísticas no fomento à transformação nos negócios. - DissertaçãoOs múltiplos colaboradores como propulsores de um processo de aprendizagem social para a construção do desenvolvimento sustentável nas empresasCâmara, Ariadne Arruda (2011-02-24)
Administração
Este trabalho teve como objetivo analisar a relação que se estabelece entre as empresas e os múltiplos colaboradores acerca do tema sustentabilidade. A intenção foi discutir de que forma esta relação engaja diferentes tipos de atores da sociedade em um processo de aprendizagem social por meio de entendimento de problemas, conflitos, dilemas sociais e como os envolvidos criam estratégias de desenvolvimento considerando diretrizes da sustentabilidade. Pretendeu-se, com isto, compreender os limites, as contradições, as possibilidades e os paradoxos dessa relação. A pesquisa apoiou-se em autores como Pahl-Wostl, Jacobi, Granja e Franco e Waddell no que diz respeito a teoria de aprendizagem social e Sachs e Elkington como aportes teóricos para a sustentabilidade. Para tanto, optou-se pelo estudo de um projeto no qual fosse observado uma interação entre atores sociais com distintas visões, formações, convicções e valores sobre a realidade em que atuam, mas que possuem um objetivo maior comum, que é atuar em acordo com as metas do desenvolvimento sustentável. Desta forma, foi conduzido um estudo qualitativo interpretativo básico em onze organizações que fazem parte do Projeto Articulações para a Sustentabilidade: uma grande empresa, três pequenas e médias empresas, três instituições capacitadoras, uma agencia de cooperação técnica alemã, três instituições sem fins lucrativos, sendo uma delas voltada para a pesquisa e o desenvolvimento de conhecimento em temas da gestão empresarial. Os dados, coletados por meio de análise documental e de entrevistas semi-estruturadas, foram analisados com inspiração na proposta de análise de dados qualitativos de Flores. As análises descrevem as diferenças sobre como vem sendo operacionalizado o conceito de sustentabilidade pelos integrantes do projeto; o movimento de aproximação dos atores sociais; o processo de aprendizagem social e alguns elementos para a reflexão na percepção dos entrevistados para aprimorar a aprendizagem em direção ao desenvolvimento sustentável. Os resultados revelam um programa robusto, mas que, se avança por um lado, há limites evidentes e contradições em sua atuação por outro. O projeto foi capaz de fazer com que pequenas e médias empresas incorporassem diretrizes sustentáveis, se engajassem no discurso; lançou mão de estratégias de aprendizagem ricas como troca de experiência entre os parceiros; cursos formais; encontros informais; entretanto, não rompeu ainda com a primazia da preocupação econômica das pequenas e médias empresas, o que se revelou no discurso dos entrevistados quando claramente afirmaram que os objetivos econômicos ainda sobrepujam as metas sociais e ambientais. Apesar disso, de alguma forma, foi possível observar que houve apropriação da idéia de sustentabilidade, já que todos os participantes, em menor ou maior grau, desenvolvem ações neste sentido. O projeto permitiu a interação entre diferentes atores sociais que se influenciam mutuamente nas regiões onde ele se estabelece. Tal interação promoveu um ambiente propício para a aprendizagem social, mas que ainda demanda um esforço conjunto e contínuo, para que se aprimorem os vínculos de confiança, comprometimento e solucionem os dilemas inerente ao processo de forma mais participativa. Uma maior aproximação dos envolvidos, a ampliação do uso de espaços informais para debates e uma metodologia que reforce mais efetivamente a integração dos três pilares da sustentabilidade, econômico, social e ambiental são pontos de atenção que precisam ser aprimorados para alavancar o processo de aprendizagem dos envolvidos no projeto. - DissertaçãoNovas gerações de empreendedores e a sustentabilidade: um estudo em incubadoras de empresas universitáriasBrito, Margarete Dias de (2013-08-20)
Administração
Esta pesquisa teve como objetivo analisar o sentido de desenvolver projetos empresariais sustentáveis para empreendedores vinculados a incubadoras universitárias. Pretendeu-se analisar as incubadoras de empresas universitárias, no intuito de compreender como esta nova geração de empreendedores executam seus projetos empresariais incorporando demandas de sustentabilidade. Além disso, pretendeu-se também discutir o papel da incubadora universitária na formação socioambiental da nova geração de empreendedores. Diversas instituições de ensino superior têm tentado promover uma educação sustentável, muitas reformularam seus currículos, incluindo disciplinas voltadas à educação ambiental e incentivando projetos ambientais. As incubadoras de empresas universitárias estão inseridas neste ambiente e devem incorporar em seus propósitos de atuação metas e ações que favoreçam a formação de empresas sustentáveis, social e ambientalmente. O avanço do tema sustentabilidade no universo empresarial tem chamado a atenção de diversos públicos, dentre eles os empreendedores, e tem levado este público a desenvolver planos de negócios por meio das incubadoras de empresas, considerando a gestão socioambientalmente sustentável. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo interpretativo básico em quatro incubadoras universitárias duas públicas e duas privadas. A pesquisa foi realizada com treze empreendedores cujas empresas incorporam ações socioambientais. Os dados, coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas, foram analisados segundo o processo de analise de dados qualitativos proposto por Gibbs (2009). Os resultados demonstram que sustentabilidade se remete nas falas dos empreendedores à noção de valor, mencionada pelos entrevistados em associação com a ideia de ética, honestidade e de um pressuposto de responsabilização das empresas pelos atos que encerram. Outra concepção que atravessou as narrativas dos empreendedores foi à ideia de que sustentabilidade se trata de um ideal de conduta que parte de uma lógica de não agressão ao ambiente e mitigação de ações sustentáveis, em especial, as ambientalmente corretas. Conclui-se que os empreendedores guiaram seus negócios considerando, de alguma forma, questões de sustentabilidade, mas isso porque seus produtos e serviços acabam minimizando impactos ambientais. Outra constatação importante é que a questão da sustentabilidade socioambiental está longe de ser uma preocupação dos coordenadores das quatro incubadoras pesquisadas e sequer parece ser objeto de inquietação ou de alguma medida a ser tomada a curto ou médio prazo.