Dissertações
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Dissertações por Orientador "Bataglia, Walter"
Agora exibindo 1 - 20 de 22
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoAdaptação organizacional sob incerteza ambiental: estudo de casos retratando a influência da capacidade dinâmica gerencialAbreu Junior, Wilson Carlos (2022-08-09)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O objetivo desta dissertação é apresentar como a Capacidade Dinâmica Gerencial (CDG) exerce influência na adaptação organizacional frente às variações inesperadas do ambiente externo. A exploração desta temática vem ao encontro tanto dos trabalhos em gestão organizacional, quanto dos trabalhos sobre o papel dos gestores para organizar e reorganizar os recursos organizacionais pensando em superar as incertezas oriundas do ambiente externo, criando condições para que a organização se adapte e sustente suas operações, adquirindo assim competência adaptativa. Um projeto com uma abordagem qualitativa, de perspectiva positivista no tocante à realidade dos negócios estudados, para captar indutivamente o que foi observado nos casos de forma a atingir as conclusões das análises. O estudo de caso foi o método de pesquisa aplicado para analisar os 02 (dois) ambientes empresariais com dinâmicas competitivas distintas - um “moderado”, e outro de “alta velocidade” - para identificar divergências e similaridades da CDG ao enfrentar as mudanças ambientais, no recorte temporal da pandemia do Covid-19 nos anos 2020/2021. As contribuições com este projeto são direcionamentos futuros para gestores organizacionais em ambientes de incerteza e demandas constantes de adaptação, gerando insights de como se posicionar em situação não ergódica, com pouca clareza de quais ações a serem seguidas para sustentação dos negócios. Adicionado também as contribuições acadêmicas em torno da influência do conceito de CDG no dia a dia dos negócios se adaptando, em resposta às incertezas ambientais e explorando os 03 (três) campos do conhecimento: comportamental, processos e capacidades dinâmicas. - DissertaçãoA aprendizagem interorganizacional via parcerias estratégicas colaborativas na indústria de biotecnologia brasileira, segmento de saúde humanaEstrella, Antonio Décio Passos (2009-02-17)
Administração
Esta pesquisa tem o objetivo de fazer um estudo exploratório e explicativo da evolução da colaboração interorganizacional na indústria de biotecnologia no Brasil entre os anos de 2004 e 2008. A população escolhida foi o conjunto de firmas dedicadas de biotecnologia brasileiras, segmento de saúde humana. Para o mapeamento da população foram utilizadas informações da Fundação Biominas, da Fundação Biorio, da ABRABI Associação Brasileira de Empresas de Biotecnologia, das Fundações de Amparo a Pesquisa dos respectivos Estados brasileiros, universidades, incubadoras e APLs arranjos produtivos locais. O procedimento metodológico de coleta dos dados foi o questionário e entrevistas com o primeiro nível hierárquico das empresas pesquisadas, complementadas por dados secundários de fontes como boletins eletrônicos de revistas especializadas, sítios internet relacionados ao setor, artigos acadêmicos, seminários, simpósios, relatórios de firmas consultorias especializadas, publicações em jornais e revistas. O procedimento para análise de dados foi do tipo quantitativo e foi dividido em duas fases. Na primeira fase, foi desenvolvida análise gráfica da evolução da rede de colaboração interorganizacional e foram calculados os parâmetros caracterizadores da rede utilizando-se o software livre Pajek. Na segunda fase foi realizado tratamento estatístico dos dados por meio da técnica de regressão em painel. Os resultados apontam que: 1) a experiência cumulativa em fazer e gerenciar parcerias de colaboração ao longo do tempo cria um círculo virtuoso, uma retroalimentação positiva de aprendizagem interorganizacional; 2) as empresas com mais parcerias de colaboração se posicionam mais centralmente na rede de relacionamentos; e 3) as empresas mais centralizadas na rede de colaboração interorganizacional apresentam um maior crescimento econômico. - DissertaçãoA evolução da densidade organizacional na indústria brasileira de shopping centersCorrêa Junior, Jorge Ivan (2009-09-09)
Administração
Since the first brazilian shopping center founded in 1966, in 2008 there were 377 shopping centers operating in Brazil, totaling R$ 64.4 billion in revenues and provided more than 8.5 million square meters of GLA (gross leaseble area), according to ABRASCE. Capting attention in economic and social scenarios, this sector has received consistent national and foreign investment in recent years, besides the support of government agencies such as BNDES. To investigate the population evolution of the brazilian shopping center, this work adopted the principal of the demography of firms, wich is based on the Organizational Ecology theoretical background, and has as one of its interests of study the influence of organizational density over the firms population development. This approach is called Density Dependence Theory, the density measured by the number of organizations within (population density) and also by the aggregate supply of the population (mass density). According to this theory, the density of a population directly influences their rates of founding (borning) and failure (closing) of orgabizations, indicating that the higher the number of organizations in a population, the greater are the founding rates of new organizations over time, this rate increasing under decreasing rates until a possible stabilization. Moreover, the greater the mass density, the lower the rate of founding of new organizations in the population, even with the total number of organizations decreasing. Adopting a quantitative approach, using econometric models based on method of estimators to populational growth relating the birth rates with the populational density performed in different industries and countries, this study investigated the evolution of the density in the brazilian shopping centers from 1966 to 2008. The conclusion of this study confirms the effects provided by the theory of density dependence in the relationship between density and rates of organizational founding population of shopping centers. - DissertaçãoFatores contextuais e a rotina de autorização do processo decisório estratégico: um estudo da aprovação emergencial da vacina Coronavac pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) no BrasilNagai, Renata (2023-02-17)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Este estudo teve como objetivo investigar a influência dos fatores contextuais na aprovação emergencial, no Brasil, da vacina CoronaVac pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), durante a crise pandêmica pelo COVID-19. O recorte do estudo teve foco na rotina de autorização inserida na fase de “seleção” que compõe o processo de tomada de decisão estratégica, especificamente na autorização vivenciada e sob o ponto de vista da alta gestão. Através da análise do conteúdo das cinco entrevistas semiestruturadas realizadas com altos executivos da Anvisa, conseguiu-se investigar as nuances de uma aprovação emergencial que demandou desenho das estratégias, priorização das ações, redesenho de processos e a própria deliberação da aprovação. Chegou-se aos achados por meio de Análise de Conteúdo Temática Categorial, com categorias norteadas pela revisão de literatura previamente realizada e suportada pelo software ATLAS.ti® versão 23.0.8.0. A partir dos cruzamentos das categorias no caso alvo do estudo, foi possível chegar a inferências norteadas pelas proposições teóricas que serviram de insumo para responder à questão de pesquisa. Os resultados mostraram que, durante um período emergencial que afetou todos os cidadãos, inclusive gestores e servidores da própria agência, a rotina de aprovação teve que ser adaptada para responder com prontidão análoga a uma situação de guerra, cujos números devastadores, representados por mais de 1.000 óbitos num único dia no país, ressaltaram o grau de urgência para uma solução. Conclui-se que os elementos relacionados ao fluxo do processo da rotina de aprovação mantiveram-se os mesmos, para manter os critérios de segurança e avaliação da eficácia da vacina. Porém, a necessidade de criar processos e legitimá-los, a alocação de recursos e a priorização de ações foram pontos inerentes a situação. O estudo ainda ressaltou a importância dos aspectos humanos da decisão e a importância da valorização dos profissionais, principalmente a necessidade de empatia, solidariedade e colaboração nos momentos de intensa pressão para o atingimento dos resultados esperados. Permite apresentar sugestões para possíveis caminhos de investigações futuras acerca da relação das influências contextuais e a rotina de autorização do processo decisório em outros contextos. - DissertaçãoA influência das competências organizacionais e do ambiente na formação dos grupos estratégicos no setor farmacêutico brasileiro, segmento de saúde humanaFerreira, Iara Maria Perlis (2010-03-22)
Administração
literatura em estratégia tem expressado o debate entre as abordagens estruturalista e da visão baseada em recursos (VBR) quanto aos fatores determinantes da escolha estratégica das firmas. A primeira defende que as características do ambiente competitivo delineiam o posicionamento estratégico, enquanto a segunda acredita que as competências organizacionais são os fatores definidores. Henderson e Mitchell (1997) argumentam que ambos os fatores seriam influentes na formação das estratégias e que possivelmente haveria uma influência recíproca entre ambiente, competência e estratégia, configurando-os como variáveis endógenas. Considerando esta argumentação, esta pesquisa com o emprego da modelagem de equações estruturais, construiu um modelo com o objetivo de medir as relações existentes entre esses fatores no setor farmacêutico brasileiro, segmento saúde humana. A intensidade destas relações foi medida a partir da percepção dos gestores do setor, via dados coletados a partir do envio de questionários a uma população mapeada de 193 empresas. Buscando evitar vieses de percepção introduzidos pelas áreas funcionais, a pesquisa foi realizada com o principal executivo da organização ou seus subordinados diretos. Das organizações convidadas a participar, 55 empresas aceitaram o convite. Os resultados confirmaram empiricamente que ambiente e as competências organizacionais influenciam o posicionamento estratégico das empresas do setor e que há também uma relação de influência entre ambiente e competências. Foi revelado ainda o caráter mediador das competências na relação entre ambiente e posicionamento estratégico. Ou seja, as características do ambiente que influenciam a adoção de um determinado posicionamento estratégico pela firma, são percebidas de acordo com a posição da firma nas competências consideradas relevantes pelos seus administradores para o alcance de vantagem competitiva no setor. - DissertaçãoA influência do ambiente operacional na relação entre diversificação e desempenho: um estudo aplicado ao mercado de manufatura norte-americanoMartins, Mariângela Figueira de Mello (2011-03-03)
Administração
O ambiente operacional, definido como o ambiente mais imediato e relevante para a empresa, tem sido tema de ampla pesquisa na teoria de administração, em especial na área de estratégia, devido à sua importância determinante na escolha estratégica e no desempenho das empresas. Resultados de estudos anteriores indicam que a opção estratégica pela diversificação dependente das condições ambientais. Em paralelo, o aumento da diversidade e da interação entre os mercados incentiva as firmas à diversificação a fim de obter vantagem por meio de produtos diferentes e de maior valor para públicos diversos. Tal contexto indica que existe relação entre o ambiente e a estratégia de diversificação, além de sua relação com o desempenho das organizações. No entanto, a literatura acerca da relação entre diversificação e determinantes do desempenho financeiro ainda é inconclusiva. O presente trabalho se propôs a agregar conhecimento ao tema, por meio da análise da relação entre os construtos diversificação, desempenho financeiro e ambiente operacional, inserindo-se na discussão internacional sobre o ambiente e sua influência sobre as organizações. Assim, foram examinadas as hipóteses de que as dimensões ambientais munificência, complexidade e dinamismo exercem influência moderadora sobre a relação entre diversificação e as dimensões crescimento e lucratividade do desempenho das firmas. Foram utilizados modelos de análise fatorial e de regressão múltipla aplicados sobre a indústria de manufatura norte-americana. Utilizando-se de bases de dados do U.S. Bureau of Census, referentes ao período de 2002 a 2007, a análise fatorial foi realizada no nível do setor de atividade empresarial para cálculo dos escores fatoriais correspondentes às dimensões ambientais, conforme o modelo de mensuração originalmente proposto por Dess e Beard (1984). Foi considerado um conjunto de 169 setores válidos e com dados disponíveis do total de 272 setores com código NAICS de 5 dígitos. Os escores fatoriais foram aplicados em um modelo de regressão múltipla que relacionou as características das dimensões ambientais dos 169 setores manufatureiros com o grau de diversificação e o desempenho financeiro de 994 empresas pertencentes aos mesmos. Os dados das empresas foram obtidos na base de dados Compustat. Os resultados confirmaram a existência de relação linear entre o crescimento, a diversificação e as variáveis ambientais complexidade e munificência. Contudo, apesar do modelo de regressão ser estatisticamente significante, a explicação proporcionada pelas variáveis é muito pequena, deixando clara a oportunidade para que novos estudos busquem ampliar a compreensão do efeito da diversificação nas firmas. Por sua vez, a hipótese de influência de moderação do ambiente operacional na relação entre desempenho e diversificação não foi confirmada. O trabalho contribui para a gestão estratégica, ao apontar a importância de que os gestores avaliem as condições ambientais no processo de escolha estratégica, diante de sua influência sobre o desempenho. O trabalho também teve sua contribuição metodológica ao confirmar as dimensões ambientais propostas por Dess e Beard (1984) para o construto ambiente operacional. - DissertaçãoA instituição regulatória setorial e os arranjos contratuais em alianças para pesquisa clínica de medicamentos experimentais no BrasilSanches, Ji Yoon Lee (2016-08-17)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
In the pharmaceutical industry, investments in R&D on new drugs are determinant of competitiveness and it is going through a continuous process of research internationalization, especially over emerging countries. Due to cost strategy, know-how and efficiency reasons, pharmaceutical companies have set alliances with CRO`s - Clinical Research Organizations, which are companies specializing in clinical trials management (study of new drugs conducted in humans) in an outsourcing movement, to perform management activities and monitoring of trials. In this context, Brazil, on one hand, is growing in the segment of clinical trials in virtue of its many attractive factors for the development of research such as population quantity and heterogeneity, market size and quality in research. On the other hand, particularities of the Brazilian sectoral regulation to clinical trials define it as an ineffective and lengthy system, discouraging investments. Given this situation, this study aimed to investigate the relationship between sectoral regulation and contractual arrangements in such alliances among industries and CRO’s, that is, verify how contractually agents behave in these alliances considering the format of sectoral regulation. Therefore, the study adopted an exploratory qualitative methodology, given the lack of previous similar studies for this industry, under the strategy of multiple case study. Two pharmaceutical companies and two CRO’s have been studied as well as heard the perception of other actors from the segment, such as associative entities and government ethical approval body. Data were collected by semi structured interviews and public documents as available legislation. Thematic categorical analysis was used by categories defined a priori, and then a cross-analysis of the data was applied. The results show the relationship between the characteristics of the sectoral regulation and the design of contractual arrangements, inducing to reflection that the inefficiency of the regulatory system requires the adoption of compensatory mechanisms to the institutional failures in transactions. They revealed in that sense the inadequacy of the institutional system in guarantee of transactions, leading to the need for expansion of the theory from the perspective of New Institutional Economics and Transaction Costs Economics. A bureaucratic, inefficient, lengthy and unstable regulation compounds the uncertainty of the transactions and stimulates the adoption of contractual and extra contractual coordination mechanisms between the parties. Understanding how contracts can be arranged and coordinated in accordance to the institutional environment characteristics is important as it influences the different decisions, actions and result for organizations, justifying hence its relevance for the strategic study. - DissertaçãoJoint ventures internacionais: relações entre aprendizagem interorganizacional, capacidade relacional e desempenho - um estudo de caso no setor alimentício brasileiroMattar, Jorge Luis (2015-08-10)
Administração
Esta pesquisa teve como objetivo avaliar as relações entre aprendizagem interorganizacional, a capacidade relacional e o desempenho das joint ventures internacionais (JVIs) no setor de alimentos no Brasil. Em um contexto de negócios moldados pela competitividade e eficiência organizacional, em um mundo cada vez mais interconectado, JVIs se tornaram uma importante força nas estratégias globais das empresas multinacionais. Apesar dos potenciais benefícios sinérgicos esperados, as JVIs são inerentemente formas organizacionais instáveis, uma vez que os incentivos à competição entre os parceiros são contraditórios com a cooperação entre eles. As JVIs são reconhecidamente veículos de aprendizagem inter oganizacional influenciados pelo desenvolvimento da capacidade de gestão da aliança, ou seja, a capacidade relacional. A aprendizagem interorganizacional explora as dinâmicas envolvidas com a aprendizagem colaborativa e competitiva entre os parceiros para gerar vantagem competitiva. Escolheu-se o setor de alimentos no Brasil em função de sua relevância para os objetivos da pesquisa, destacando-se a rápida evolução tecnológica do processo produtivo, a abertura comercial brasileira e o aumento da concorrência, especialmente pela entrada de grandes empresas multinacionais no setor. O estudo adota a metodologia qualitativa a partir da estratégia de estudo de casos múltiplos, envolvendo os gestores que participam da gestão de duas JVIs selecionadas. Os dados foram coletados via seis entrevistas com três executivos seniores de cada JVI e foram tratados se utilizando a técnica de análise categorial temática com categorias definidas a-priori. Os resultados obtidos corroboram com a literatura existente ao confirmar que nas JVIs direcionadas aos resultados o desempenho é avaliado pelo conjunto de métricas objetivas e, longevidade ou término das JVIs não deve ser utilizado como indicadores de desempenho. Ratifica que JVIs representam um importante canal de transferência de conhecimento entre organizações, influenciado pela natureza competitiva entre os parceiros, sendo que a natureza competitiva não é só função da sobreposição nos segmentos de atuação, mas também das diferenças em dimensões e agendas estratégicas entre eles. A existência da capacidade relacional nas JVIs, por sua vez, através de modelos de governança efetivos, favorece a aprendizagem interorganizacional e contribui para um melhor desempenho destas JVIs. Quanto às contribuições para a prática da gestão, este estudo, através das proposições apresentadas, oferece um portfólio de conhecimento para organizações e gestores interessados na formação ou que necessitam aumentar seu entendimento sobre as dinâmicas envolvidas nesta forma organizacional. As limitações identificadas neste estudo, relacionadas ao tipo de aliança estudada, setsetor da economia e restrição geográfica, implicam em oportunidades para futuras pesquisas. - DissertaçãoOs mecanismos de alinhamento de interesses entre desenvolvedoras de software e empresas de serviços de consultoria nas alianças estratégicas contratuais globaisRocha, Fábio Neves da (2013-08-13)
Administração
The increasing adoption of enterprise software in Brazil has led domestic market to a higher level of maturity on the usage and exploitation of such technology, first among large corporations, and most recently among medium and small companies as well. It has attracted much attention in the practitioner literature, especially about the capacity of software houses and consulting firms to cooperate in such a way that makes them capable for bringing software innovation to the market. In this sense, this research aimed to identify the mechanisms of alignment of divergent interests among large global consulting firms and global software houses for the introduction of new technologies. It was designed as a qualitative, exploratory and descriptive research, given the gap in the literature on the abovementioned topic, and used the multiple case studies methodology, bringing two cases chosen by convenience that involve six different companies, each of them having one consulting firm, one software house and one customer. The data gathering was based on structured interviews and documents both publicly accessible and accessed upon authorization, having a categorical thematic analysis using predefined categories, along with a cross-case analysis. The research has brought to light 11 mechanisms, both formal and informal, that promote the alignment between software houses and consulting firms in their adaptation processes. In addition to the contributions that complement the existing literature, it has found some elements that contradict it, such as the use of hierarchical escalation, in opposition to mediation or arbitration; or the diversity of the corporate strategy among partners in a co-innovation venture, what was meant to have only product leadership kind of constituents. The research s raw material has just scratched the surface of the complex and dynamic universe of the abovementioned actors. At the end of the paper, there are some reflections that cast possibilities for both exploitation of the material in statu quo, or its expansion in order to broadly understand the strategic alliances relationship among firms of the enterprise application software segment. The collaborative innovation mechanisms, for instance, deserve study under the product development strategy pointof- view, in order to provide practitioners with substance for their R&D planning and policies. The interdependence between software houses and consulting firms is presented as a key factor for longevity and stability of alliances, which on one hand brings a major contribution to the literature in the search for a consistent explanation xii about the durable existence of hybrid organization forms in the markets, and on the other hand gives rise to the need for detailed analysis of the interdependence degree, in order to support the planning and management of the most appropriate governance forms in the process of adaptation. Starting from a better understanding of the mechanisms of interest alignment in contractual strategic alliances in particular on the relationship between software houses and consulting firms a new research agenda can be set for the discovery of the alliance relationship dimensions among the firms in the software industry. - DissertaçãoOs mecanismos de sincronização em alianças estratégicas no setor farmacêutico brasileiroGofredo, Tânia Regina (2014-02-19)
Administração
Com este trabalho, buscou-se aprofundar qual a relação entre mecanismos de sincronização e a interdependência em alianças estratégicas contratuais do setor farmacêutico brasileiro. As empresas analisadas são conceituadas fabricantes de medicamentos para a saúde humana, que correspondem a 25% do faturamento total do mercado brasileiro. Buscou-se ainda criar proposições não definitivas, baseadas nos constructos de interdependência e mecanismos de sincronização, conjuntamente às informações extraídas da pesquisa empírica. O interesse em focar na indústria farmacêutica se deu por entender que se trata de um setor caracterizado pela complexidade e dinamismo em seu ambiente de competição e, portanto, tem incentivos para buscar conhecimento além das suas fronteiras organizacionais. Desse modo, constitui-se em um setor altamente suscetível ao estabelecimento de alianças estratégicas contratuais para uma série de atividades organizacionais, como pesquisa e desenvolvimento, manufatura, comercialização, distribuição e fornecimento. Para este estudo, foi realizada pesquisa qualitativa com caráter exploratório, tendo em vista que a fonte mais importante para a concretização do estudo é o trabalho com as pessoas e todas as preocupações envolvidas. Foram coletados dados primários via entrevistas sistemáticas, com gestores responsáveis por alianças em empresas do setor, listadas no Bulário Eletrônico da ANVISA. Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo temática categorial, com categorias definidas a priori, e cruzamento dos casos. O problema de pesquisa proposto foi respondido por meio da análise de várias proposições. Concluiu-se que, a partir da identificação da relação de interdependência criada entre os parceiros envolvidos em uma aliança estratégica contratual, há de fato a busca pelos mecanismos de sincronização das atividades que mais se ajustem a essa aliança, e que se alternam conforme o grau de interdependência caracterizado pelo tipo de aliança estabelecida entre os parceiros. - DissertaçãoO papel dos artefatos na coordenação das alianças estratégicas contratuaisSachetto, Ronaldo dos Santos (2014-07-24)
Administração
As alianças estratégicas contratuais são estabelecidas entre empresas parceiras, com o objetivo de obter recursos e capacidades complementares. Gerenciar essa capacidade de relacionamento com parceiros tem sido objeto de estudo de diversos pesquisadores, pois alinhar os objetivos propostos entre os parceiros é um dos desafios para se obter sucesso nas alianças e muitas delas falham neste processo de gerenciamento. Desse modo, neste estudo, objetivou-se a determinar o papel dos artefatos na coordenação das alianças estratégicas, aumentando o entendimento sobre como os artefatos presentes nas rotinas e processos, podem auxiliar no aprimoramento da capacidade de coordenação das alianças. A metodologia envolveu estudos de casos múltiplos em quatro empresas do setor farmacêutico, pois, nesse setor, há grande presença de alianças estratégicas contratuais e incentivo do governo brasileiro para expansão deste setor. Os dados sobre as alianças foram coletados via entrevistas com gestores responsáveis por sua gestão em suas organizações, de níveis hierárquicos 2 ou 3. Os dados foram analisados via análise temática categorial a partir do cruzamento de categorias definidas a priori. As principais categorias e os casos foram cruzados gerando proposições não definitivas. Conclui-se que os artefatos contribuem de diversas formas com as atividades de coordenação, permitindo organizar e sintetizar parte das atividades presentes nos processos e rotinas de coordenação, atuando como um direcionador para a execução das atividades. A contribuição teórica do trabalho está no detalhamento de como os artefatos auxiliam na relação entre os mecanismos, pessoas, processos e estruturas, auxiliando na interelação entre estes três mecanismos, no entendimento de como as rotinas operam com os artefatos, e como as ações que devem ocorrer são planejadas, organizadas, realizadas e controladas, ou seja, administradas pelos gestores. A implicação do ponto de vista da prática executiva é que os gestores devem buscar a disponibilização dos artefatos mais adequados para o desenvolvimento e controle das alianças, analisando os processos e rotinas atuais para um melhor entendimento de quais artefatos poderiam ser utilizados. - DissertaçãoO processo decisório estratégico de adaptação de competências organizacionaisFigueiredo, Viviane Marchioni (2010-04-13)
Administração
Em ambientes competitivos a garantia de vantagem competitiva pode estar na resposta a movimentos do ambiente através de adaptações e ajustes constantes das organizações, demandando uma capacidade de atualização que eleva a flexibilidade necessária à organização. Nessas condições é possível notar que as organizações adotam determinadas táticas de escolhas de alternativas, que, por sua vez, relacionam-se a essa necessidade de adaptação de competências que as mantêm competitivas, denotando complexidade aos processos decisórios nas organizações. Coloca-se então a questão de como a complexidade do processo decisório estratégico de adaptação de competências organizacionais influencia as táticas de escolha de alternativas na indústria farmacêutica brasileira, segmento de saúde humana. Para responder a essa questão, optou-se por estudar o processo decisório de adaptação de competências organizacionais na indústria farmacêutica brasileira. Para a realização deste estudo foi utilizada a metodologia de estudos de caso múltiplos, composto por três laboratórios farmacêuticos internacionais atuantes no Brasil e que desenvolvem pesquisa e desenvolvimento de medicamentos. A relevância da pesquisa vincula-se à compreensão e ao aprofundamento do conhecimento sobre a complexidade do processo decisório estratégico, em especial da fase de avaliação de alternativas. Também com o levantamento de padrões de táticas de escolha no segmento e construir conhecimentos que possam direcionar a condução de decisões, com menos riscos e em menor tempo. - DissertaçãoO processo decisório estratégico de estabelecimento de parcerias para aprendizagem interorganizacional na indústria farmacêutica do Estado de São PauloCorbacho, Valmir (2009-02-10)
Administração
This thesis attempts to study and to examine the new ways of relationship based on interorganizational models in the pharmaceutical industry in the State of São Paulo. This segment is a privileged object of study for this purpose due to its needs of high investments in research and development, the dynamic nature of its environment, the complexity and the way it disseminates the knowledge, as well as its no accumulative technology. These features and idiosyncrasies of the pharmaceutical segment allow a wider collaborative relationship, mainly in order to develop new products. The possibility of creating collaborative nets amplifies the vision strictly rational and competitive of these companies. This work supports that these organizational abilities do not belong anymore to these firms. The nets and the arrangements are part of the organizations, but they go too far the boundaries. Therefore, it emerges a new approach for the theory of the organizations. It means an approximation that understands how the new configuration of the organizational environment is. The aim of this work is to verify how the decision s process occurs in the organizations that developed strategic partnerships in the pharmaceutical industry. Thus, it analyses three firms located in the State of São Paulo. To answer this question, the essay selected the cases in which the technology and the dynamic environmental are examples of high complexity. Due to this reason, we applied the methodology of multiple cases. We selected three national firms that established collaborative partnership to the research, development, commercialization and medicaments distribution under the patent of international companies. The final objective is to investigate the circumstances that involve the company s decision when it decides to enter in partnership with other, the intrinsic risks and the benefits, such as the release of an innovative medicine, the technological improvements and the conquest of a new niche of market. We conclude that the decisory process to establish the collaborative partnership is marked by the use of practices that minimize the limited rationality due to the high investments needed to the research and development, besides that it is a high risk to the companies to succeed in this partnership. Another point that must be highlighted: the collaborative partnership, due to the creation of resources to investments in research and development, was supported by interorganizational networks that have the objective of maintaining the market position while innovative efforts were engendered to introduce new medicaments in the sector. - DissertaçãoProcesso decisório estratégico para aquisição de conhecimento por meio de alianças estratégicas em ambientes de ciclo rápidoBarrella, Fabiola Pires (2008-05-08)
Administração
Em ambientes dinâmicos, complexos, onde as mudanças de padrão tecnológico são intensas e o conhecimento necessário para garantir vantagem competitiva pode estar distribuído em diversos atores da cadeia, é difícil a produção interna de conhecimentos pelas firmas. Nessas condições parece que o estabelecimento de um padrão de geração de conhecimento a partir de parcerias estratégicas cooperativas é fundamental para a sobrevivência das firmas. Coloca-se então a questão de como é o processo decisório estratégico das firmas inseridas em tais ambientes para desenvolvimento de parcerias. Para responder a essa questão, optou-se por estudar o processo decisório de estabelecimento de parcerias estratégicas na indústria farmacêutica, onde a tecnologia está em constante transformação e o ambiente é bastante complexo. Para fazer este estudo utilizou-se a metodologia de estudos de caso múltiplos, composto por quarto laboratórios farmacêuticos nacionais que desenvolvem pesquisa e desenvolvimento de novos medicamentos. Conclui-se que o processo decisório de aquisição de conhecimento neste ambiente de ciclo rápido é caracterizado pela racionalidade processual em função do alto risco envolvido na fase de implementação. Outro ponto de destaque é o alinhamento das decisões com o planejamento estratégico, e possivelmente, ser considerado uma fonte de vantagem competitiva em uma indústria nacional que precisa gerar inovações. A experiência em participar de redes de aprendizagem colaborativa pode estar associada a decisões rápidas de aquisição de conhecimento externo via parcerias. Destaca-se a utilização de táticas políticas de coesão para fortalecer o projeto desenvolvido para sustentar a decisão. A relevância da pesquisa vincula-se à compreensão do processo decisório estratégico em ambientes dinâmicos, complexos e de descontinuidade tecnológica, buscando-se construir conhecimentos que possam auxiliar os gestores a conduzir suas decisões rápidas e com menos riscos na implementação. - DissertaçãoA regulação institucional e alianças público-privadas de P&D: um estudo no segmento de medicamentosNorões, Júlia Luz (2023-02-13)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
As Parcerias Público-Privadas são a associação entre duas instituições, uma do setor público e a segunda do setor privado, que trabalham juntas. No cenário da saúde no Brasil, considerando o contexto do sistema único de saúde (SUS), as parcerias para produção de medicamentos têm como objetivo estratégico o aumento do rol de medicamentos ofertados e o fortalecimento das indústrias farmacêuticas nacionais, portanto, possuem impacto direto na população. Tais parcerias são chamadas Parcerias de Desenvolvimento Produtivo (PDPs). As PDPs no Brasil são relativamente recentes, foram regulamentadas em 2009 e devido ao curto tempo de desenvolvimento e apuração do desempenho dessas parcerias, existem poucos estudos sobre o tema específico. A execução dessas parcerias estratégicas possibilita aos laboratórios públicos a absorção tecnológica capaz de proporcionar a produção do medicamento em larga escala industrial, e de forma local, com uma economia de recursos públicos expressiva para o país. A execução da PDP é a sequência de atividades necessárias para a sua implementação e andamento, e são diretamente afetadas pela regulação do país. Neste contexto, a presente dissertação busca investigar empiricamente a experiência de laboratórios e CROs (Contract Research Organizations - Organizações de Pesquisa Clínica, tradução nossa) que participam ou participaram de PDPs. O intuito do presente estudo é analisar a influência da regulação do país na execução de alianças público-privadas de medicamentos no Brasil. Desenvolveu-se entrevistas em profundidade com seis gestores de PDPs. Apresenta-se um panorama dos pontos positivos e negativos que a evolução da regulação exerceu na execução dessas parcerias no Brasil. Foi identificado o não cumprimento dos ritos processuais da regulação pelos setores públicos, o que está gerando grande insegurança entre as partes privadas das parcerias e seus respectivos investidores. A consequência deste fato é o encerramento das alianças pelos parceiros privados. - DissertaçãoA relação do consenso com a implementação de decisões estratégicas em aliançasCordeiro, Flávio (2016-08-09)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
The evolution of the study about strategic decision process shows that there is an important gap to be exploited regarding on incorporating the step of decision implementation as a continuous phase in decision-making and establishing their relationships. By targeting this analysis to the decisions taken in contractual strategic alliances, the level of complexity increases further due to the uncertainty generated by the differences of interest between autonomous partners and also the impossibility of relational contracts anticipate potential coordination problems, affecting both the decision making as its implementation. This research aims to understand how the consensus in the decision-making process relates to the successful implementation of the decisions taken in the framework of alliances, considering the exercise of power by the partners and the consequent formation of internal and external coalitions to the parties involved. For this purpose, we used qualitative methodological approach and a study of a single case as the research tool, seeking greater depth in the study of the proposed problem. The survey was conducted with a company in the cosmetics sector, whose importance is explained by its growing participation in the generation of income in Brazil and also because it is a sector whose companies use contractual strategic alliances recurrently. The aim of the study was achieved with the presentation of propositions attempts whose contribution has generated implications, both conceptual as for the practice of business management. The research showed that the theory of decisions can benefit from the analysis of power and coalitions in the study of strategic decision-making. It was found that however great is the procedural rationality, the formation of internal and external coalitions can influence the capacity to reach a solution that is successfully implemented; that the incompleteness of relational contracts and the unbalancing of dependence between the parties of contractual alliances can generate opportunistic actions that prevent collaborative negotiation in the joint decision; and shared understanding about the usefulness of the decision taken and the reliability, due to the perception of competence and loyalty among the participants of the decision, appear to be essential to the success of adaptive decisions during implementation. On the other hand, the theory of consensus on strategic decision-making seems insufficient for application in the decisions taken in alliances, since the unbalancing in the level of dependency, lack of strategic coordination between the parties, the possibility of coalitions and the systems of internal influence, such as expertise and ideological systems that have proved as important antecedents of consensus, still are ignored by the existing theory. Considering the theory of power and coalitions, an important contribution was to identify the institutional system inside the external factors of influence, not cataloged by Mintzberg, which can influence via external "virtual" coalitions, in which sectorial institutions participate in coalitions implicitly by creating rules in the institutional environment and directly affecting the course of action of the strategic decision-making. Finally, beyond the conceptual implications, this research also contributes to elucidate the concerns that business managers should have in managing contractual strategic alliances and driving strategic decision-making. - DissertaçãoA relação entre as variações deliberadas e a coordenação interorganizacional em alianças estratégicas contratuaisPequini, Leandro Lopes (2012-02-01)
Administração
Alianças estratégicas atualmente são estudadas por muitos pesquisadores por permitirem aos parceiros troca de conhecimentos e o acesso a ativos complementares. O objetivo geral desta pesquisa foi compreender a percepção dos gestores sobre as variações deliberadas e sua relação com as rotinas de coordenação de alianças estratégicas na indústria brasileira, segmento saúde humana. A metodologia envolveu estudos de casos de alianças estratégicas contratuais de três organizações farmacêuticas, sendo dois laboratórios de grande porte, e uma microemprensa de biotecnologia, todos da cidade de Ribeirão Preto SP. Os dados foram analisados via análise de conteúdo temática categorial com categorias definidas a priori. Os casos foram analisados individualmente e a seguir de forma cruzada, gerando-se proposições não definitivas sobre a relação entre as variações deliberadas e as atividades da rotina de coordenação interorganizacional de alianças estratégicas contratuais. Concluiu-se que as táticas para geração de variações deliberadas são utilizadas para a coordenação interorganizacional com o objetivo de redução da incerteza das transações da aliança, atendimento de exigências regulatórias, geração de capital intelectual via aprendizagem, incentivo dos participantes, e viabilização das alianças. As principais táticas de variações deliberadas utilizadas na coordenação interorganizacional são: programas formais de experimentação, incentivos indiretos e tolerância por parte do gestor para variações sem foco e brincadeiras. A contribuição teórica dessa pesquisa está na explicitação das táticas de variações deliberadas utilizadas para coordenação interorganizacional de alianças estratégicas contratuais. A contribuição para a prática administrativa é mostrar que a coordenação interorganizacional de alianças ocorre de forma dinâmica, envolvendo diversas táticas de incentivo e controle, e que os executivos responsáveis pela sua gestão devem esperar que a execução dessas táticas ocorre de forma preemptiva e não linear, a partir de estímulos ao longo da aliança que exigem ações e acompanhamentos. - DissertaçãoA relação entre o ambiente técnico e o isomorfismo mimético: um estudo no Estado de São PauloMascarenhas, Sidnei Augusto (2008-06-20)
Administração
O objetivo do presente trabalho é verificar a relação entre o ambiente técnico e o isomorfismo mimético em empresas sediadas no Estado de São Paulo. Os dados sobre as dimensões do ambiente foram obtidos do banco de dados do IBGE e RAIS por pesquisadores da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Os dados sobre o isomorfismo institucional foram colhidos via aplicação de questionário fechado. Foram estudadas 15 organizações escolhidas de seis diferentes setores da indústria de transformação totalizando 39 respondentes (gestores dos níveis I e II). A análise efetuada por regressão multivariada evidenciou a relação existente entre a ambigüidade de meios e os ambientes dinâmicos e pouco munificentes. - DissertaçãoA relação entre o ambiente tecnológico e a motivação para formação de parcerias estratégicas na indústria de biotecnologia brasileira, segmento de saúde humanaAzevedo, Aparecida Marildes de (2010-03-18)
Administração
In the Twentieth First Century, the modern biotechnology is detached as a relevant set of techniques for modifying organisms through genetic engineering, being able to collaborate to the scientific knowledge advance and the production of new drugs, vaccines and medicines. The interorganizational partnership has been pointed out by several researchers as an effective mean of knowledge transfer and assessing complementary assets in the value chain. The objective in this study is to understand the perception of managers about the influence of the technological environment on the interorganizational partnerships adoption in the biotechnology industry in Brazil, in the human health segment. The methodology involved case studies with two biotechnology companies and a pharmaceutical company with a partnership in the biotechnology industry, all of them located in the city of Sao Paulo, with a minimum of four years of experience. The analysis was conducted in two levels: interorganizational partnerships (description and motivations) and technological environment (appropriability, cumulativeness, opportunity and knowledge basis). The conclusion was that the environment presents high levels of appropriability, cumulativeness, opportunity and complexity of the knowledge basis. When the dimensions of the technological environment are considered high, there is strong motivation for interorganizational partnerships, leading companies to specialize and join with other experts to complete the tasks. The finding in this study suggest there is a high cumulativeness in the biotechnological environment in Brazil, providing the improvement of competences and the ability of companies to maintain the continuity of future innovations to cope with a competitive environment. The relevance of this study is the possibility to collaborate with managers to deep their knowledge about the characteristics of competitive and complex environment in which the Brazilian biotech industry for human health is embedded and interorganizational partnership. - DissertaçãoRelação entre práticas culturais nacionais e o processo decisório estratégico de investimento no segmento de testes clínicosSilva, Gislaine Souza dos Santos Amancio da (2016-08-17)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
A globalização, os desenvolvimentos na tecnologia da informação e a necessidade de competitividade para concorrer mundialmente, têm incentivado empresas de controle acionário doméstico e internacionais a buscar investimentos em novos produtos, serviços, parcerias estratégicas a fim de sobreviver a crescente competição e aos problemas que são gerados muitas vezes pela economia do seu mercado. A cultura nacional desenvolve um papel importante para a sobrevivência da organização e da comunidade, servindo para realização das tarefas externas como compreender o mercado, tecnologia e tudo o que está relacionado ao ambiente estratégico, criando coordenação e integração interna e a condução do processo decisório. Neste contexto coloca-se a questão de qual a relação da cultura nacional e o processo decisório estratégico de investimento no setor de testes clínicos. Para responder a esse problema buscou-se estudar o processo decisório estratégico de investimento no setor de testes clínicos e qual sua relação com a cultura nacional. Utilizou-se a estratégia de casos múltiplos, com entrevistas em quatro centros de pesquisas clínicas nacionais que desenvolvem testes clínicos. Os resultados mostraram que as práticas culturais nacionais de orientação para desempenho e futuro e assertividade se relacionam com o estímulo inicial do processo decisório estratégico de investimento no segmento de teste clínico. Por outro lado, as práticas culturais nacionais de coletivismo institucional e distância do poder quando aplicadas nas agências reguladoras e na regulação do segmento de teste clínico, estão relacionadas com maior incerteza nas transações, afetando o tempo da aprovação de testes clínicos e com isso inviabilizando o lançamento de novos produtos. A conclusão é que a teoria da decisão pode se beneficiar da teoria sobre cultura nacional para entender a formação do estímulo para a ação e sua intensidade e que a teoria de cultura nacional tem a ganhar na sua capacidade explicativa se considerar a relação das práticas culturais com as instituições formais, como a regulação setorial, e suas influências na cognição do gestor.