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Navegando Dissertações por Orientador "Antonello, Cláudia Simone"
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- DissertaçãoElementos do ambiente organizacional que influenciam o processo de aprendizagem dos indivíduos: um estudo acerca de um programa de traineeCosta, Lucimara Amorim da (2007-03-05)
Administração
Este estudo objetiva compreender como elementos do ambiente organizacional influenciam a aprendizagem dos indivíduos. A investigação, de natureza qualitativa, teve por sujeitos, doze indivíduos que atuam na área financeira e participam ou participaram do programa de trainee conhecido como FMP (Finance Management Program) da empresa General Electric do Brasil. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas e no processo analítico foram utilizados procedimentos de análise de conteúdo. Os principais resultados do estudo indicam que as políticas de gestão de pessoas voltadas para o desenvolvimento contínuo dos indivíduos com ênfase no autodesenvolvimento influenciam o processo de aprendizagem dos sujeitos. Além disso, uma cultura que incentiva a questão de melhoria e a formação de líderes voltados para a aprendizagem, aliada a uma estrutura organizacional que oportuniza a comunicação e o trabalho em equipe podem contribuir para facilitar o processo de aprendizagem dos indivíduos nas organizações. Os resultados também sugerem uma dupla importância do papel da dimensão tempo, enquanto elemento crítico e facilitador, no fenômeno em estudo. - DissertaçãoOportunidades de aprendizagem no nível grupal: um estudo de caso em uma instituição educacionalTakahashi, Cintia Yuri (2007-09-06)
Administração
Despite the apparent consensus that group learning integrates the learning process from the individual to the organization (SENGE, 1990; KIM, 1993; ROUSSEAU; HOUSE, 1994; NONAKA; TAKEUCHI, 1997; EDMONDSON, 2002), our understanding about group learning remains limited (EDMONDSON; 1999). The general objective of this study is to identify and analyze the factors involved in group learning process of the participants of the Mediating Team Learning course promoted at Senac São Paulo. A qualitative study interviewing 11 participants and four of their colleagues was conducted in order to achieve the bjective. It was identified that it was easier for the participants to listen and concerning the factors that influenced group learning, three kinds of factors were identified: personal, structural and interpersonal. In the work environment such factors can either enable or be an obstacle to learning and it was found that they occur simultaneously and are interrelated. - DissertaçãoO papel da reflexão na aprendizagem gerencialReis, Daniel Gomes dos (2007-09-06)
Administração
Na área de Administração, a aprendizagem é assunto relevante com vasta literatura existente sobre este tema. Entretanto, considerando o modelo de aprendizagem experiencial de Kolb (1976, 1984) e suas fases, constatou-se que a maioria dos estudos existentes tem como foco a etapa de ação do ciclo de aprendizagem, porém com pouca atenção à reflexão, fato que leva à construção de uma fotografia incompleta de como acontece a aprendizagem. A necessidade crítica de se entender profundamente o papel que a reflexão desempenha na aprendizagem pela experiência deu ensejo a esta dissertação que visa, justamente, identificar, descrever e compreender como ocorre o processo de reflexão, para estabelecer e consolidar qual é o papel da reflexão na aprendizagem gerencial. Realizou-se esta pesquisa com gerentes, por serem estes indivíduos responsáveis por lidar com situações complexas no cotidiano profissional, tendo de resolver problemas, que lhes demanda contínuo processo de análise e reflexão sobre as experiências vivenciadas. O método empregado para a coleta dos dados foi o da História de Vida. Para a consecução do objetivo proposto, foram realizadas duas entrevistas com sete gerentes de organizações diferentes. Como requisito, eles deveriam estar exercendo funções gerenciais, no mínimo, há dois anos e estarem cursando ou terem cursado algum tipo de pós-graduação. De maneira geral, constatou-se, na pesquisa de campo, a maioria das idéias de Schön (1983, 2000) e Seibert e Daudelin (1999), com exceção de algumas especificidades da teoria destes últimos. Identificou-se que o processo de reflexão dos gerentes ocorre a partir do momento em que vivenciam experiências não-familiares, ou seja, situações únicas e incertas, cujo conhecimento atual do indivíduo é insuficiente para solucioná-las. Conseguiu-se compreender como os gerentes refletem, já que eles descreveram, detalhadamente, onde buscam subsídios para realizar suas análises e como experimentam as teorias formuladas a partir de sua reflexão na prática. Também foi possível descrever os sentimentos experimentados no transcorrer do processo reflexivo, além de identificar quais os momentos em que se dá a reflexão sobre a experiência não-familiar vivenciada. O material obtido proporcionou a elaboração do processo geral de reflexão gerencial que permite a compreensão do papel da reflexão na aprendizagem gerencial como exame cognitivo da experiência não-familiar, elaborado através de análises, investigações, inquirições e interpretações por parte do gerente, ao considerar seu repertório pregresso, visando à obtenção de familiaridade e compreensão da situação problemática vivenciada.