Engenharia de Materiais - Dissertações - EE Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Engenharia de Materiais - Dissertações - EE Higienópolis por Orientador "Zandonadi, Alexandre Romildo"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoAnálise de características do concreto com adição de raspas de pneu e pó de mármoreBrandão, Afonso Cesar Lelis (2014-04-29)
Engenharia de Materiais
O trabalho teve como objetivo mostrar as características do concreto ecológico, sem responsabilidade estrutural, a partir da adição de raspas de pneus provenientes do processo de recauchutagem e do pó de mármore como refugo da extração de pedreiras. Foram moldados e ensaiados, de acordo com as normas da ABNT especificadas no corpo de trabalho, corpos de prova de concreto, com a adição de resíduos provenientes da recauchutagem de pneus e da extração de mármore. A adição da borracha objetiva diminuir a densidade do concreto e melhorar a sua capacidade de absorção de impactos e tração mecânica, já a adição do pó-de-mármore, melhorar o empacotamento de partículas, consumo de cimento e adensamento, diminuindo espaços vazios que são acumulados devido à heterogeneidade das raspas de borracha. Os resultados mostram que estes rejeitos podem ser inseridos no concreto, desde que juntos e, neste caso a melhor relação ficou com 10% de cada resíduo adicionado de acordo com o peso de cimento do traço do concreto. Vemos neste trabalho uma melhoria dos resultados de resistência à tração comparado ao concreto convencional (Piloto) e a perda de resistência à compressão axial do concreto adicionado com borracha melhorada com a adição de pó-de-mármore. O concreto também mostrou que com as raspas de borracha, após sua ruptura não há a desagregação das partes, o que pode ser bem aproveitado em construções de altura para evitar acidentes. - DissertaçãoConcreto colorido: estudo da adição de pigmentos em concreto de cimento Portland de alto desempenhoGuimarães, Ana Paula Momose (2011-08-31)
Engenharia de Materiais
Este trabalho busca analisar a influência do pigmento inorgânico de óxido de ferro na adição da argamassa e no concreto de cimento portland e quais as suas melhorias dentro desta incorporação. Cabe situar que nos últimos anos, o avanço nos tipos e classes de resistências do cimento tem possibilitado grandes melhorias nas propriedades físicas e químicas do concreto principalmente a resistência mecânica e sua durabilidade, aliado ao uso mais comum de aditivos químicos específicos para o concreto. Neste contexto o estudo busca analisar a influência que os pigmentos podem trazer de melhoria não só no seu aspecto estético, mas quem sabe melhorar na resistência mecânica. Contextualizando de uma maneira geral quais os tipos de cimentos, agregados e aditivos que existe hoje disponível no mercado brasileiro, quais as principais aplicações para escolha do melhor cimento e características que melhor se aplica no concreto cromático. A escolha do pigmento inorgânico de óxido de ferro foi escolhida propositadamente por ser o pigmento de maior consumo e uso mundial na construção civil. Também a sua alta estabilidade térmica, durabilidade e dispersabilidade. Buscam-se assim estudar e buscar compreender a microestrutura complexa e heterogênea do concreto colorido e quais influências será provocado na incorporação do pigmento na massa, onde investigam se o pigmento acopla nos vazios presentes entre os agregados e a estrutura da hidratação do cimento, ou até mesmo quem sabe melhorar, na própria estrutura da hidratação e se isto pode gerar melhor empacotamento teórico. Montado um programa experimental composto por 6 (seis) teores de pigmento (0%, 3%, 5%, 7%, 9% e 12%) visando ensaiar, comparar e verificar as mudanças na trabalhabilidade, na resistência mecânica a compressão e verificar a variação de descontinuidade interna no concreto pigmentado através dos ensaios de ultrassom. Por microscopia, também será buscado verificar quais os locais que se alojam o pigmento na estrutura no compósito cimentício. Pretendem-se desta maneira verificar se poderão ampliar com mais propriedade o uso do concreto colorido na sua aplicação não apenas em pisos (blocos intertravados, pisos industriais, concreto estampado decorativo, etc.) e em peças pré-moldadas (vasos, placas cimentícias, telhas, blocos, etc.), mas também sua aplicação em grandes estruturas estuda-se mais e melhor as características do concreto pigmentado e as nuances frente ao concreto convencional.