Engenharia de Materiais - Dissertações - EE Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Engenharia de Materiais - Dissertações - EE Higienópolis por Orientador "Munhoz Junior, Antonio Hortêncio"
Agora exibindo 1 - 10 de 10
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoAvaliação de toxicidade da pseudoboemita para liberação controlada de fármacosSouza, Ana Maria Thiago de (2013-02-22)
Engenharia de Materiais
As pesquisas em nanotecnologia avançaram consideravelmente nos últimos 30 anos, possibilitando o aparecimento de novos materiais com aplicações que atendem aos interesses de diversos setores. Na área da saúde, a indústria farmacêutica tem utilizado os materiais nanoestruturados para desenvolver novos medicamentos e veiculadores de fármacos. A aplicação das nanopartículas oferece inúmeras vantagens comparativamente ao sistema convencional de liberação, tais como: liberação controlada e progressiva dos fármacos a partir da degradação da matriz, nível plasmático efetivo com menor flutuação ao longo do tempo, menor risco de toxicidade, maior penetração pelas barreiras biológicas e direcionamento específico aos alvos teciduais. Neste trabalho, o material utilizado como liberador de fármaco foi a pseudoboemita. Esta é um oxi-hidróxido de alumínio e consiste em uma estrutura similar a boemita. Com sua produção via processo sol-gel, a partir de reagentes de alta pureza, foi possível obter pseudoboemita de pureza elevada, com área específica elevada e com total ausência de contaminantes, tornando-a, portanto, promissora para aplicações na liberação controlada de fármacos. Em vista da possível utilização da pseudoboemita como excipiente para liberação controlada de fármacos, este trabalho teve como objetivo determinar a sua toxicidade aguda (50mg/kg, 300mg/kg e 2000mg/kg) e. subaguda (1000mg/kg) em ratos machos (Wistar rats). A metodologia consistiu em testes de toxicidade a partir das avaliações e análises dos parâmetros bioquímicos e histopatológicos resultantes de sua administração. Para finalizar, a pseudoboemita foi testada in vivo como possível liberador controlado do fármaco aciclovir. Em ambos os testes, a administração não determinou mortalidade nos grupos e na avaliação histopatológica dos fígados dos animais também não foram observadas qualquer alterações na integridade tecidual. As leituras realizadas com cromatografia líquida de alta eficiência mostraram que ocorreu absorção do aciclovir para circulação sistêmica nos animais que receberam a pseudoboemita com aciclovir. O aciclovir administrado com a pseudoboemita foi absorvido pelo trato gastrointestinal. Os resultados demonstraram que a pseudoboemita tem baixa toxicidade em altas doses em curto prazo e se enquadra na categoria de atóxico; a ausência de alumínio nas amostras de plasma enfatiza a ausência de absorção do alumínio para a circulação sistêmica e o aciclovir presente no plasma dos ratos permitiu confirmar que este está presente na circulação sistêmica dos animais mesmo após as dessorções da pseudoboemita. - DissertaçãoCaracterização de uma argila caulinítica de Vitória da Conquista BahiaOliveira, Orley Magalhães de (2011-11-28)
Engenharia de Materiais
The kaolinitic clays are widely used in ceramic industry. Those with a light coloring after firing are of interest for the production of coatings due to their aesthetic. Clays from the Southwest Vitoria da Conquista, Bahia, were characterized in order to check their properties and composition. The used methods were Differential Scanning Calorimetry (DSC), Thermogravimetric Analysis, water absorption, shrinkage by firing, flexural tensile by strength and x rays powder diffraction. The samples were fired at 1100 oC and 1200 oC. The analyses show that it is clay containing mainly kaolinite, quartz and mica. A particle size analysis showed that only 35% of the sample passes through the 200 sieve (0.075 mm). The percentages found in the atomic absorption test indicate that the samples are composed mainly of SiO2 and Al2O3, compounds that were confirmed by the Rietveld method. After firing, these clays had a light color, which is recommended for the manufacture of ceramic products and traditional handicrafts. - DissertaçãoConcreto com adição de microesferas ocas de vidroPeres, Cindy Yuri Ueki (2014-06-09)
Engenharia de Materiais
Este trabalho tem como objetivo avaliar o concreto com adição de microesferas ocas de vidro. O objetivo específico deste trabalho é avaliar a influencia da adição de microesferas ocas de vidro com diferentes combinações de dosagem no concreto, em relação à resistência e à trabalhabilidade. Foi provado em outros trabalhos que as microesferas de vidro podem influenciar na trabalhabilidade do concreto, pois, devido a sua geometria, as esferas podem rolar umas sobre as outras e sobre os demais componentes sólidos do concreto. Em virtude do exposto, torna-se importante estudar a influência da variação da dosagem dessas microesferas de vidro nas propriedades do concreto, como fluidez , resistência e compacidade. Foram realizados ensaios de trabalhabilidade ou Slump em cada dosagem de concreto, e em cada idade de cura do concreto, os corpos-de-prova foram submetidos ao ultrassom e ao ensaio de resistência axial, utilizou-se o método de Weibull para comparar os resultados de resistência a compressão. Com os resultados obtidos nos ensaios, foram realizadas as análises comparativas da influência da variação de cada fator escolhido. A análise dos resultados obtidos mostra que para algumas formulações, a adição das microesferas ocas de vidro confere alta resistência mecânica de compressão do concreto, acima de 30MPa, em todos os períodos de cura analisados. Importante destacar qu e a trabalhabilidade do concreto apresentou-se substancialmente reduzida, não apresentando qualquer melhora de trabalhabilidade devido à adição da microesfera oca de vidro. - DissertaçãoEstudo do efeito da delaminação nas propriedades mecânicas de um vidro com resistência balísticaAndrade, Christiano Gianesi Bastos (2011-05-05)
Engenharia de Materiais
O vidro com resistência balística é composto por camadas de vidro, policarbonato ou similares, poliuretano e poli(vinil butiral) e uma resina que por meio de um processo de autoclavagem une os materiais obtendo as propriedades desejadas. As espessuras bem como, a quantidade de lâminas variam de acordo com o nível de resistência balística que se deseja alcançar. Cada fabricante possui sua própria composição sendo o Exército Brasileiro o responsável pela certificação dos vidros com resistência balística. A delaminação ocorre com o envelhecimento do vidro com resistência balística. O conhecimento da alteração das propriedades mecânicas relacionado a delaminação do vidro é um importante dado em razão da utilização dos mesmos. Compararam-se as propriedades das amostras de vidro exposto à radiação gama com amostras de vidro não irradiados. Os ensaios utilizados foram espectrometria de absorção atômica, dureza, compressão, tensão de ruptura à flexão em três pontos e o ensaio balístico em túnel de prova segundo a norma de balística - NBR 15000. Os dados mostraram que as amostras irradiadas possuíam menor resistência no ensaio de flexão em três pontos e também apresentaram menor resistência no ensaio balístico. - DissertaçãoEstudo do uso de pseudoboemita na liberação de aciclovirBertachini, Kelly Cristini (2016-01-21)
Engenharia de Materiais
A pseudoboemita é um nanomaterial do tipo cerâmica fina, usada em sínteses farmacêuticas e nanosistemas para liberação de moléculas. É um material que foi obtido pelo grupo de engenharia de materiais da Universidade Presbiteriana Mackenzie por diferentes métodos, precipitação e polimerização inorgânica. Este trabalho pesquisou a liberação controlada de aciclovir com o uso de pseudoboemita, dando ênfase na determinação do teor de aciclovir em ensaios realizados pela técnica de Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE). Foram realizados ensaios in vivo , demonstrando o efeito da adição da pseudoboemita na liberação controlada do fármaco. Sua liberação controlada foi avaliada pelos resultados da análise de concentração do fármaco aciclovir no plasma sanguíneo de wistar rats , determinada por CLAE em função do tempo de administração do fármaco nos ensaios in vivo . Concluiu-se que a pseudoboemita teve um papel importante na liberação controlada em relação ao tempo, demonstrando que teve maior eficiência comparando-se com a administração do fármaco em wistar rats sem a pseudoboemita. Os resultados mostraram que a concentração de aciclovir é menor nos ratos em que a gavagem foi com pseudoboemita. - DissertaçãoObtenção e caracterização de nanocompósito de nylon 6,12 com pseudoboemita e octadecilaminaPeres, Renato Meneghetti (2010-08-06)
Engenharia de Materiais
Nanocomposites are nanometrical material particles embedded in a specific matrix. The degree of organization of the nanostructures and their properties depend on the nature of the organic and inorganic components of the structure that can generate synergic interactions. Polymeric nanocomposites are related to a class of hybrid materials where inorganic substances of nanometric dimensions are dispersed in a polymeric matrix. A small amount of inorganic material has a great effect on the structure performance. The nanoparticles of inorganic materials have high specific surface area that promotes the dispersion of the polymeric matrix and the properties depend on the homogeneity of the dispersion. The interaction reactions between the components can be observed on the material`s structure. The nanometrical material obtained by sol-gel process can be incorporated directly on the polymeric matrix. There is a tendency to a hard dispersion when a ceramic nanoscale particle is embedded in a polymeric matrix. This difficult can be attributed to a small spacement between the ceramic atomic planes to allow the passage of the polymeric chain between that. In this case, techniques can be used to the spacement to be enlarged with a organophilic agent action that enable a better addiction between the reinforcement and de matrix and make a influence in the mechanical, termical and rheological properties for the characterization by different techniques. In this work, the pseudoboehmite obtained by sol-gel process was treated by an octadecylamine solution to obtain a mix added to Nylon 6,12. After the mixing, the nanocomposite was dryed and processed to conformed the specimen used in the material caracterization. Mechanical, termical, reological, MEV and X-ray diffraction tests are done. The nanocomposite which contains pseudoboehmite and octadecylamine tests results were compared with the nanocomposite contained just pseduboehmite to compair and verify the octadecylamine treatment effect in the materials properties. - DissertaçãoObtenção em escala de bancada de um nanocompósito de pseudoboemita com nylon 6,12Nakashima, Marcela (2009-02-13)
Engenharia de Materiais
This work is about a nanocomposite compound made with a ceramic material and a polymer used as matrix. The purpose of this work is evaluating the influence of the addition of the nanoparticles of the ceramic material in the nanocomposite. The ceramic material used was pseudoboehmite obtained by sol-gel process The pseudoboehmite was obtained from aluminum nitrate and ammonium hydroxide using poly-vinyl alcohol during the precipitation. The polymer nylon 6,12 has used in this process. Mechanical properties also will be analyzed: tensile strength, compression strength, impact thoughness, melt flow, SHORE hardness and density. The results has showed that increased values of the mechanical properties, was compared with the material without adding nanoparticles. - DissertaçãoReciclagem de PVB e resíduo de entulho de construção civil processado em cerâmicaPucci, Branca Regina Ferreira (2016-02-25)
Escola de Engenharia Mackenzie (EE)
Este trabalho trata da reciclagem de um resíduo moído de demolição de obras da construção civil, inseridos em cerâmica vermelha. O resíduo estudado não possui aplicação até o presente momento. Estudou-se a reciclagem do resíduo em cerâmica vermelha com o objetivo de reciclar o mesmo como parte da matéria prima. O resíduo foi misturado com polivinil butiral (PVB), utilizado para conferir plasticidade ao mesmo. Os produtos cerâmicos foram produzidos utilizando resíduo moído tratado com PVB, argila taguá amarela, filito e conformados por prensagem a seco. A massas cerâmicas foram estudadas utilizando o planejamento experimental fatorial 2n. Os produtos obtidos foram caracterizados por meio de ensaios mecânicos (resistência a flexão em 3 pontos), perda ao fogo, absorção de água, porosidade aparente e cor após queima. Os resultados mostram que a resistência mecânica do material obtido não foi muito alterada devido a adição do resíduo à massa cerâmica. Os ensaios de tensão de ruptura a flexão em 3 pontos mostram que a adição de PVB aumenta a resistência mecânica dos corpos à verde. - DissertaçãoUtilização de microesferas ocas de vidro na aditivaçăo de concreto.Silva, Laureano (2013-04-18)
Engenharia de Materiais
O presente trabalho sobre a Utilização de Microesferas Ocas de Vidros na aditivaçăo de concreto objetiva obter e caracterizar concreto contendo microesferas de vidros ocas, avaliando o efeito da adição de micro esferas de vidros ocas como aditivo em traços de concreto, de forma a avaliar sua fluidez e propriedades mecânicas para verificar se mantém ou aumentam a resistência à compressão, sem alterar a viabilidade econômica. O uso e aplicação das microesferas ocas de vidro vêm comprovando o grande benefício desta adição ao concreto. A adição de microesferas ocas de vidro indicou que o Slump aumenta em até 100% dependendo dos agregados utilizados e do percentual adicionado, ou seja, ocorre um aumento substancial na trabalhabilidade do concreto com pequena adição de microesferas ocas de vidro (1,0% em média), podendo ser utilizado para bombeamento em grandes alturas, por exemplo; observou-se que com baixas relações água/cimento, manteve sua resistência à compressão axial e sem a necessidade de utilização de grandes variedades e quantidades de aditivos redutores de água. Evidenciou-se com os experimentos uma redução de aglomerantes correspondendo a cerca de 15%. Os benefícios em termos de redução seguem também no que tange a redução de aditivos superplastificantes, redução de água; diminuindo as chances de fissura por retração, maior conforto térmico devido à baixa condutividade térmica da microesferas ocas de vidro, pois exerce o mesmo beneficio da incorporação de micro bolhas de ar no concreto. E este conforto térmico ou condutibilidade térmica é devido ao ar aprisionado nas esferas transmitir o calor por condução, apresentando o ar baixíssima condutividade térmica. Os estudos indicam ainda que realmente essas propriedades podem ser melhoradas com a utilização das microesferas ocas de vidro. E essa melhoria pode ser observada na indústria petroquímica, quando as microesferas ocas de vidro são aplicadas em revestimentos de tubulações para isolamento térmico. - DissertaçãoUtilização de polímero pós-consumo sulfonado como aditivo de sistemas cimentíciosSouza, Thaís dos Santos (2012-02-13)
Engenharia de Materiais
O uso de aditivos plastificantes adequados tornou-se fundamental na produção de sistemas cimentícios (como por exemplo, concretos e argamassas), pois interagem com a superfície das partículas de cimento, provocando a dispersão e defloculação das mesmas, sem adição excessiva de água. O material endurecido adquire assim melhores propriedades, como maior resistência, menor permeabilidade e maior durabilidade. Grande parte dos aditivos dispersantes são polímeros dotados de cargas negativas (polieletrólitos), capazes de adsorver nas partículas de cimento e provocar sua dispersão eletrostática. Diante do atual interesse ambiental e econômico de reutilização dos materiais descartados, o propósito deste trabalho foi verificar a viabilidade do uso e aplicação do EPS pós-consumo modificado como aditivo plastificante de sistemas cimentícios, tornando-o um material de maior valor agregado. A modificação do EPS foi realizada via sulfonação, e as variáveis interferentes na reação foram avaliadas. O polieletrólito formado já estabilizado (poliestireno sulfonado de sódio PSSNa), teve seu desempenho como dispersante verificado em pasta de cimento e argamassa. O estudo mostrou que a modificação do EPS pós-consumo a partir da reação de sulfonação realizada foi eficiente com relação à produção de um polieletrólito com máximo grau de modificação, dentro das condições estudadas, e quais as variáveis que mais influenciam na reação. Por outro lado, o produto com máximo grau de modificação (mais passível de interação com o cimento) não se mostrou eficiente como dispersante de sistemas cimentícios, causando a diminuição da plasticidade e das resistências mecânicas avaliadas.