Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) por Orientador "Barbosa, Juliano Martins"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCAdição de carbonato de cálcio ao polietileno de baixa densidade e sua viabilidade para aplicação em embalagensSampaio, Marcela Quattrocchi (2021-12)
Escola de Engenharia (EE)
O presente trabalho estudou e caracterizou o compósito desenvolvido com polietileno de baixa densidade (PEBD) com a incorporação 3%, 7% e 10% em massa de carbonato de cálcio (CaCO3) um material cerâmico particulado, obtendo-se os compósitos C1: (97%PEBD+3%CC); C2: (93%PEBD+7%CC) e C3: (90%PEBD+10%CC), objetivando obter um material diferenciado para utilização em embalagens, pois estas possuem grande importância na indústria alimentícia pela função de preservação, proteção, transporte, contendo informações sobre a composição nutricional. O carbonato de cálcio, é um dos principais componentes de rochas calcárias, e na indústria dos plásticos, podendo potencializar as propriedades mecânicas de peças plásticas além de aumentar a resistência a impactos. Os corpos de prova foram caracterizados por suas propriedades reológicas, mecânicas e térmicas. - TCCEstudo de diferentes aditivos para redução do odor em polímero polietileno recicladoMeira, Lorena Martins (2021-06-18)
Escola de Engenharia (EE)
Desde a década de 70 a preocupação com tratamento do resíduo sólido urbano tem crescido significativamente, relacionado principalmente aos impactos financeiros, ambientais e respectivas alternativas em recuperar e revalorizar estes materiais. Uma das alternativas mais empregadas mundialmente de reutilização dos materiais é por meio da reciclagem mecânica, entretanto este processo pode causar odores desagradáveis, que no processo de limpeza ou extrusão convencional não podem ser removidas. Estes odores são provenientes de substâncias presentes em embalagens alimentícias, cosméticas e produtos, que com a temperatura e o tempo de extrusão, causam a mudança química na matéria, gerando compostos orgânicos voláteis que geralmente são os responsáveis pela geração e transporte dos odores. Utilizando o método cromatografia gasosa, é possível identificar qualitativamente e quantitativamente quais compostos orgânicos estão presentes no processo. Neste artigo foram utilizados autores que demonstraram quais os processos e aditivos para melhorar e bloquear a liberação de odores na fase de extrusão dos materiais recicláveis. Observa-se que aplicando modificações de desgaseificação durante a etapa de extrusão combinados com intervalos de temperatura podem diminuir o transporte de odores para a superfície assim como a utilização de adsorventes ou scavengers como a zeólitas naturais e sintéticas que podem reduzir significativamente a emissão de odores por meio da aprisionamento dos compostos orgânicos voláteis nas estruturas dos poros das zeólitas. - TCCEstudo do comportamento degradativo do policarbonato aditivado sob ação da radiação ultravioleta.Oliveira, Gabriel Krug de (2020-12-11)
Escola de Engenharia (EE)
Devido a suas boas propriedades mecânicas e ópticas, como boa resistência ao impacto e transparência, o policarbonato (PC), poliéster termoplástico de Engenharia, gera grande interesse na indústria. É comum que seja utilizado em aplicações a céu aberto, podendo sofrer fotodegradação pela ação da radiação ultravioleta (UV), já que possui grupos cromóforos em sua estrutura, fazendo-se necessário a incorporação de aditivos absorvedores de radiação UV (UVA), que aumentam a vida útil do material. A degradação do PC ocorre através de dois mecanismos distintos: Rearranjo de Fries e Foto-oxidação. Para a realização do presente artigo foram utilizados como critérios de escolha autores que explicavam como ocorre e quais são os mecanismos de degradação do PC quando é submetido à ação da radiação UV, assim como os que faziam um estudo baseado em algum aditivo incorporado, através de caracterizações mecânicas e morfológicas. Observa-se que os produtos de oxidação do PC estão diretamente ligados com o comprimento de onda irradiado no material. Apesar dos bons resultados, a incorporação de um pigmento diazo faz o material perder a transparência e a utilização de um copolímero poliarilato necessita de concentração elevada para ocorrer boa estabilização. Através da taxa de oxidação, foi verificado que a eficácia do UVA depende da classe a que ele pertence e que há uma melhor estabilização no uso de UVAs do que no uso de aminas estericamente bloqueadas (HALS). Antioxidantes devem ser utilizado sinergicamente aos UVAs para evitar outros processos degradativos, como a degradação térmica no processamento, por exemplo.