Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
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Navegando Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) por Orientador "Angelo, Gabriel"
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- TCCAnálise numérica da rigidez torcional de um chassis automotivoSilva, Igor Luciano Felix da (2021-12)
Escola de Engenharia (EE)
O conceito de rigidez torcional é discretamente discutido e apresentado aos consumidores de automóveis e/ou a interessados na área. De finalidade estrutural e que influencia diversas características do automóvel, o chassi passa desde a escolha do seu material, espessura da chapa, escolha de perfil, até as simulações para a obtenção do deslocamento máximo e máximas tensões. Este artigo apresenta o estudo da rigidez torcional para um chassi automotivo de um veículo de uso misto (jipe). Para este estudo, o chassi analisado utilizado o método dos elementos finito (MEF) e considerado elemento tipo casca. O método consiste na adequada determinação de malha, onde o objeto é subdividir em diversos nós e elementos, que por sua vez analisam o comportamento físico de forma aproximada. Em adesão ao conceito do cálculo da rigidez torcional, foram propostas condições e simulações entre dois materiais (o aço estrutural e aço inoxidável). Com as simulações, pode-se observar que com o aumento da espessura as máximas deformações e tensões de Von mises tiveram significativa redução. Sendo o melhor desempenho obtido pelo aço estrutural, tal como a deformação máxima, tensão de Von Mises e rigidez torcional, resultando também em menor o ângulo de torção e maior coeficiente angular