Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
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Navegando Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) por Orientador "Aguiar, Virgínia do Socorro Motta"
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- TCCCompetências e habilidades gerenciais de um engenheiro de produção sob a perspectiva das organizaçõesSantos, Rodolfo Assarice dos; Maranho, Victor (2019-06)
Escola de Engenharia (EE)
No século passado – chamado de século das fábricas – a vantagem competitiva das organizações se dava pelo poder financeiro, domínio das técnicas de produção e fontes de matéria prima. Hoje, a competitividade é fundamentada no conhecimento e informação. Assim, numa economia do conhecimento, os recursos humanos são mais importantes para superar a concorrência do que o próprio capital físico e financeiro. Como consequência, novas práticas gerenciais estão sendo desenvolvidas e aperfeiçoadas, bem como o perfil dos profissionais que ocuparão os novos postos de trabalho. Neste contexto, o presente estudo busca identificar quais devem ser as competências e habilidades do Engenheiro de Produção para que este profissional se consolide no mercado de trabalho. Este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa descritiva, exploratória e de campo que, amparada pelos conceitos presentes na literatura, foi aplicada à gestores de diversos segmentos de empresas que contrataram recentemente algum profissional da Engenharia de Produção, a fim de observar as habilidades e competências essenciais sob a perspectiva das organizações. Como resultado, foram propostos dois perfis de competências e habilidades para o Engenheiro de Produção, sendo um para a contratação de futuros profissionais e outro para o desempenho das atividades dos profissionais que já atuam no mercado. - TCCMillennials no mercado de trabalho e a convergência para a gestão horizontalPereira, Beatriz Bianchi; Ferreira, Carlos Almeida; Chagas, João Pedro Matta; Makhlouf, Richard (2019-12)
Escola de Engenharia (EE)
No cenário mundial atual, é quase impossível não notar que a busca por inovação se tornou indispensável. Para a gestão organizacional não é exceção. Pode-se notar grandes mudanças de valores e ideais com a entrada de novas gerações e crescente ascensão dos Millennials no mercado de trabalho convergindo cada vez mais para um modelo de gestão oposto ao adotado como padrão (Gestão vertical). Nesse sentido, o presente trabalho buscou identificar as principais características da Geração Y e as diferenças entre as gerações no mercado de trabalho além de caracterizar a Gestão Horizontal, identificando os pilares do modelo citado, com base em literatura nacional e internacional. Procurou, também, analisar a convergência dos Millennials para a Gestão Horizontal e a correlação entre eles. A pesquisa foi consolidada com base nos principais pilares do modelo horizontal e o grau de concordância ou discordância em relação a eles através da escala de Likert. Os resultados obtidos usando o método de análise de Pearson demonstram que existe correlação das gerações com o modelo horizontal de gestão e o pioneirismo da Geração Y, corroborando a convergência para Gestão Horizontal. - TCCSustentabilidade organizacional: um estudo dos aspectos sociaisMaciel, Bruna Mariano; Trigo, Daniel Libois Franco do Amaral; Faustino, Mirella Ribeiro (2019-06)
Escola de Engenharia (EE)
A crescente preocupação social, econômica e ambiental nas últimas décadas, assim como o comportamento das empresas diante dela, resultou no aumento das discussões e debates a respeito do desenvolvimento sustentável nos meios acadêmico e empresarial. O presente estudobusca mapear na literatura os indicadores sociais de sustentabilidade existentes e verificar quais são os que impactam na sustentabilidade das empresas no município de São Paulo. Foi realizada, inicialmente, uma revisão bibliográfica dos conceitos gerais de sustentabilidade, os três pilares básicos do Triple Bottom Line (TBL) e os modelos e índices existentes, porém o foco do presente estudo são os indicadores sociais. Por meio de pesquisa descritiva, exploratória e de campo, aplicando um instrumento de pesquisa do tipo questionário estruturado e utilizando a escala do tipo Likert de cinco pontos com os líderes das empresas, foi avaliada a relevância e aplicação dos indicadores sociais nas organizações. Buscou-se ainda realizar a análise dos sete principais indicadores sociais pesquisadosapontados como relevantes pela literatura estudada e relacionados ao tema estudado. Obteve-se como resultados obtidos a média das notas de cada indicador de acordo com a compreensão dos líderes, a partir de onde se constatou graus de não concordância entre a opinião pessoal e a aplicação na empresa em que os respondentes trabalham. Foram, portanto, apresentadas propostas de ações estratégicas visando aumentar as notas médias dos indicadores sociais e no sentido de promover o desenvolvimento sustentável nas organizações.