Ciência da Computação - TCC - FCI Higienópolis
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Navegando Ciência da Computação - TCC - FCI Higienópolis por Orientador "Corrêa, Ana Grasielle Dionísio"
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- TCCAppressadinho: construção de um aplicativo móvel de orientação a pais de bebês prematurosSantin, Daniel F.; Nishiyama, Flávio K; Alves, Gustavo D; Oliveira, Nicolas K. de (2023-12-10)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
O objetivo desta pesquisa foi desenvolver um aplicativo móvel para orientar pais de bebês prematuros, reduzindo suas preocupações de fornecer os cuidados necessários para o desenvolvimento saudável da criança. O App foi desenvolvido com apoio de especialistas em prematuridade e foi avaliado por um grupo de especialistas em usabilidade através de inspeção heurística. Acreditamos que o App pode ser uma ferramenta útil para os pais de bebês prematuros, fornecendo informações e orientações personalizadas de acordo com suas necessidades específicas. - TCCComparando o desempenho e a experiência de usuário do snowboard game com diferentes dispositivos de interaçãoMingrone, Luiz Henrique Luka (2023-06-16)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Jogos projetados para PC permitem experienciar diversos paradigmas de interação. Os dispositivos de interação podem afetar a experiência do jogador, dependendo de como esse dispositivo se adapta à mecânica do jogo. Esta questão é importante para o desempenho do jogador e para a experiência individual e pessoal durante o envolvimento com os jogos. Dentro deste contexto, o objetivo deste trabalho foi identificar o impacto dos três dispositivos de interação (teclado, joystick e skate eletrônico) na experiência do jogador do Snowboard Game projetado para PC. - TCCDesenvolvimento de um jogo sério com uso de luva eletrônica para estimulação da coordenação motora finaSilva, Kayque L.; Moromi, Eduardo E.; Domingues, Victor M. (2021-11-25)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
A deficiência motora das mãos é uma condição comum que afeta substancialmente as atividades diárias das pessoas. Diversos tratamentos voltados a essas condições evoluem se tornando mais eficientes e acessíveis, porém, infelizmente não existem tantas tecnologias específicas para a reabilitação das mãos e dedos. O presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um jogo sério integrado a uma luva eletrônica para utilização no tratamento de movimentos motores finos das mãos. Espera-se que, após os testes realizados com fisioterapeutas, o software cumpra seu objetivo e, com as melhorias para futuros projetos, possa contribuir para a reabilitação motora fina das mãos. - TCCDesenvolvimento de um jogo sério usando OpenCV para reabilitação da função manualSouza, Erik Costa; Suzano, Jorge Luis Quenta (2021-05-31)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
As atividades diárias do ser humano são, majoritariamente, realizadas com auxílio das mãos. No entanto, são inúmeras as pessoas que sofreram Acidente Vascular Cerebral, nasceram com Paralisia Cerebral ou passaram por cirurgias decorrentes de acidente de trabalho, por exemplo, e, assim, necessitam de reabilitação das mãos. O objetivo deste trabalho foi adaptar o jogo de plataforma “Mario” usando uma biblioteca gráfica de visão computacional, o OpenCV, para apoiar a reabilitação da função manual. Espera-se que este jogo possa contribuir com a área de reabilitação virtual. - TCCProtocolo de teste de usabilidade do sensor leap motion na reabilitação da função manual: comparação entre os modos de uso imersivo (HTC Vive) e não-imersivo (desktop)Sant’Ana, Gustavo Henrique Pinheiro (2021-05-31)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Dispositivos de Realidade virtual (RV) tem se tornado cada vez mais acessíveis e a utilização de dispositivos gestuais como Leap Motion Controller (LMC) têm se tornado cada vez mais frequentes em tratamentos de reabilitação motora. Existem duas formas de utilização do LMC: acoplado em um Head-Mounted Display (HMD); sobre a mesa, conectado ao computador com monitor de vídeo. Porém, ainda não foi investigado qual destes métodos seria mais eficaz para maximizar a usabilidade e minimizar fadiga do usuário ao utilizar o LMC em sessões de reabilitação da função manual. Esta pesquisa propõe um protocolo de teste que compare a usabilidade do dispositivo LMC, integrado a jogos sérios, nos dois modos de interação - imersiva (modo HMD) e não-imersiva (modo desktop) - no treino de destreza manual fina. Nossa hipótese é que o LMC, em seu modo imersivo de utilização, pode proporcionar maior sensação de presença e imersão no ambiente virtual e, consequentemente, menos fadiga podendo promover sessões mais longas de reabilitação. - TCCTurbeLab (fase IV) - desenvolvimento de um jogo sério para estimular funções executivasPinho, Breno F.; Santiago, Bruno N. (2023-12-08)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
A utilização de abordagens terapêuticas baseadas em jogos de caráter educativo tem se tornado cada vez mais comum para integrar o aprendizado com a tecnologia dos videogames. Em situações que envolvem o desenvolvimento das habilidades executivas, a natureza lúdica e desafiadora dos jogos desempenha um papel fundamental, motivando as crianças a concluírem o tratamento sem desistir no meio do caminho. O objetivo deste trabalho é apresentar o desenvolvimento dos minigames da Fase IV do jogo sério TurbeLab projetado para crianças com déficit nas Funções Executivas. Foi realizada uma avaliação dos novos jogos com uma especialista em Funções Executivas e uma atualização na página da Play Store. - TCCTurbelab: projeto e desenvolvimento de um jogo sério para o treino de funções executivas de crianças e adolescentes com TDAHSander, João Pedro Cyrillo (2022-06)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
O uso de terapias envolvendo o uso de jogos sérios têm sido cada vez mais frequente para conectar os propósitos de aprendizagem e a tecnologia da indústria de videogames. Em casos de desenvolvimento das Funções Executivas, o caráter lúdico e desafiador dos jogos é essencial para que a criança se sinta motivada durante a execução das tarefas e não abandone o tratamento sem sua total conclusão. O objetivo deste trabalho é desenvolver jogos sérios para crianças com déficit nas Funções Executivas a fim de facilitar o processo escolar e a organização cognitiva com esquemas práticos que permitam exercitar (Marques et al., 2020): automonitoramento, planejamento, resolução de problemas, tomada de decisão, flexibilidade mental, autorregulação, controle inibitório e memória operacional. Este é um projeto com foco em auxiliar no desenvolvimento das Funções Executivas em crianças e adolescentes com transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).