Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT) por Orientador "Aroma , Adriana Camejo da Silva"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCO ensino do sistema de numeração decimal – uma experiência no programa Residência PedagógicaMoura , Patricia Amaral Guerra Flois (2023-12-18)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Este Trabalho de Conclusão de Curso intitulado o Ensino do Sistema de Numeração Decimal – uma experiência no Programa Residência Pedagógica teve como objetivo analisar a influência da experiência de participação no Programa Residência Pedagógica na constituição de saberes docentes para o ensino da Matemática e da numeração decimal. Para isso, optou-se pela busca de referenciais para a discussão acerca do ensino de SND nos anos iniciais do Ensino Fundamental, assim como desenvolver, aplicar, descrever e analisar uma sequência didática com o propósito de sugerir investigações matemáticas acerca do SND, entre crianças do terceiro ano do Ensino Fundamental, e finalmente analisar a constituição de saberes da docência, de acordo com o referencial teórico de Shulman e Shulman (2016) especificamente para o ensino de Matemática, no que diz respeito ao SND, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O levantamento teórico acerca do SND indicou tanto as hipóteses infantis para a escrita dos números, como a necessidade de fazer avançar o raciocínio característico das operações entre as crianças. Por outro lado, no que diz respeito a constituição dos saberes da docência, o levantamento indica a reflexão como o eixo norteador do processo formativo. As análises apontam a necessidade de um repertório mínimo para o início do exercício da profissão, e ainda que um projeto com as características do Residência Pedagógica se revela imprescindível na trajetória de formação inicial para a docência - TCCPrática profissional docente com foco na compreensão de ideias matemáticasMontechiesi , Amanda Lemos Mendes (2023-12-15)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
O trabalho buscou analisar algumas orientações da Base Nacional Comum Curricular acerca da possibilidade de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental virem a compreender ideias matemáticas. O problema que norteou a pesquisa foi sobre a possibilidade do documento curricular influenciar a prática profissional docente para a compreensão das ideias matemáticas nos anos iniciais do ensino fundamental. Os objetivos específicos que esse trabalho teve foram destacar os principais objetivos da prática profissional docente em relação ao ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental; identificar as principais ideias matemáticas vinculadas aos anos iniciais do ensino fundamental, no que diz respeito ao campo da aritmética; e examinar como a Base Nacional Comum Curricular trata a concepção das ideias matemáticas nos anos iniciais do ensino fundamental. Para realização da pesquisa foi utilizada a revisão de literatura com abordagem qualitativa, bem como foi feito uso da pesquisa exploratória, bibliográfica e documental. Concluiu-se que o documento normativo traz orientações de suma importância a serem aplicadas no ensino matemático, contudo o corpo docente ainda enfrenta muitas dificuldades nesse ensino. - TCCPráticas pedagógicas lúdicas para um aprender significativo no ensino da MatemáticaGraça , Mariana Collet da (2023-12-14)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Este trabalho buscou analisar a influência do documento curricular Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no desenvolvimento de práticas pedagógicas de caráter lúdico na aprendizagem da numeração entre crianças do primeiro ano do ensino fundamental. Para isso, além de reconhecer a bibliografia relevante para o delineamento teórico do problema, buscou-se na BNCC as ideias sobre o ensino de numeração, a fim de cotejá-las com a bibliografia levantada. De acordo com Huizinga (2008) a história do jogo misturas e com a história da própria humanidade, por se caracterizar como uma atividade basilar do comportamento humano. Por outro lado, pode-se encontrar no documento curricular nacional (BNCC) orientações que apontam a adoção de estratégias pedagógicas de natureza lúdica, para que os docentes facilitem aprendizagens de alunos dos anos iniciais na unidade temática Numeração. Conclui-se que a partir de uma metodologia lúdica, a criança pode vir a desenvolver estratégias para que consiga desenvolver seu raciocínio, aprendendo de forma significativa, tornando-se então importante uma adoção desta metodologia em sala de aula.