Jornalismo - TCC – CCL Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Jornalismo - TCC – CCL Higienópolis por Orientador "Gurgel, Anderson"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCEntrelaços paulistanos: crônicas em uma cidade apaixonanteBerretta, Lucas Rigotti (2021-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Este relatório propõe um estudo sobre o gênero literário crônica, a cidade de São Paulo e a figura do Flâneur, em especial, a desenvolvida pelo jornalista Paulo Barreto através da figura de seu pseudônimo João do Rio no início do século XX. Para isso autores como Massimo Canevacci e Sergio Roberto Massagli foram essenciais no referencial teórico. A partir destes estudos foi possível produzir um livro de crônicas narrativas intitulado Entrelaços Paulistanos: crônicas em uma cidade apaixonante. O livro relata histórias de amor construindo uma visão contemporânea da cidade de São Paulo. - TCCHormônios no fisiculturismo: relatório da realização de uma reportagem multimídia a respeito do uso de esteroides anabolizantes em campeonatos de bodybuildingPedro, Raphael Freitas (2020)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Este relatório dá suporte para o desenvolvimento de uma reportagem multimídia sobre a utilização de esteroides anabolizantes em campeonatos de fisiculturismo. Com a popularização do esporte dentro da internet, se tornou comum que atletas, principalmente no Brasil, falem publicamente sobre o uso de hormônios em suas competições. O uso de hormônios e o fisiculturismo são intimamente ligados, e a naturalidade com que o tema é tratado causa, em alguns casos, a banalização do uso de drogas para melhor desempenho esportivo. Laboratórios tem ganhado espaço no mercado ilegal de anabolizantes, uma vez que consultórios médicos têm poucas opções de fármacos para oferecer. Como qualquer medicamento os esteroides anabólicos têm efeitos colaterais que, se não acompanhados por profissionais capacitados, podem trazer problemas graves de saúde, por isso é de extrema importância entender como é funcionamento de ergogênicos no corpo e buscar fornecedores que possam comprovar a qualidade dos produtos. - TCCPapo de surfeGrigoli, Gabriel (2019-01)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Este Trabalho de Conclusão de Curso propõe um debate, utilizando a ferramenta do podcast, sobre a atuação da mídia brasileira no surfe atualmente, além de abordar também os meios de comunicação contemporâneos utilizados pela imprensa e a importância do patrocínio para os jornalistas, atletas e marcas envolvidos nesse esporte. As novas formas de comunicação, como as redes sociais, junto com a diminuição de publicações impressas, geram um fenômeno que atingiu todos os campos da imprensa. Para a mídia de nicho não foi diferente. Neste bate-papo com o os jornalistas Tiago Brant e Adriano Vasconcellos conversamos sobre o que tem sido feito por parte destes jornalistas ligados ao surfe e como tem sido viver neste meio midiático turbulento de um esporte que está em ascensão. - TCCPapo de surfeGrigoli, Gabriel (2019-01)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Este Trabalho de Conclusão de Curso propõe um debate, utilizando a ferramenta do podcast, sobre a atuação da mídia brasileira no surfe atualmente, além de abordar também os meios de comunicação contemporâneos utilizados pela imprensa e a importância do patrocínio para os jornalistas, atletas e marcas envolvidos nesse esporte. As novas formas de comunicação, como as redes sociais, junto com a diminuição de publicações impressas, geram um fenômeno que atingiu todos os campos da imprensa. Para a mídia de nicho não foi diferente. Neste bate-papo com o os jornalistas Tiago Brant e Adriano Vasconcellos conversamos sobre o que tem sido feito por parte destes jornalistas ligados ao surfe e como tem sido viver neste meio midiático turbulento de um esporte que está em ascensão. - TCCRelatório de apresentação da criação do canal: “quem quer ser um jogador?”Cavallaro, Priscila Camargo (2018-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Este trabalho foi feito pensando no sonho de se tornar atleta profissional que muitas das crianças brasileiras alimentam desde pequenas. Tem o intuito de mostrar a realidade que a mídia não mostra sobre uma das profissões mais conhecidas do mundo e, para isso, foram feitas entrevistas com jogadores e ex-jogadores que abordam a forma como ingressaram no esporte de forma profissional, as dificuldades que enfrentaram, emoções que viveram e, principalmente, dicas dos atletas para quem deseja seguir a carreira. Tudo isso apresentado em forma de um canal do Youtube, já que a acessibildade e linguagem utilizada foram pensadas de acordo com o público-alvo. Além disso, acredita-se que o futuro do jornalismo está na internet. Os aspectos pessoais e humanos da profissão do atleta são colocados em evidência ao longo do trabalho, mostrando que nem sempre só o talento e a sorte são suficientes. Porque, como todos sabem, não é só futebol. - TCCAs vozes de ouro: a emoção atrás de um grito de golPaganini, Bruno Ribeiro (2019-01)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O projeto realizado tem como objetivo mostrar de que forma as diferentes escolas de narradores esportivos no rádio e as regionalidades presentes nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro contribuem para a emoção nas transmissões esportivas no rádio. Ao longo da história, as escolas de locutores foram surgindo e caracterizando um determinado estilo de linguagem e narração em seus centros. Em São Paulo, nomes como Pedro Luís e Osmar Santos revolucionaram o jeito de transmissão, com uma rapidez e precisão marcante. No Rio de Janeiro, Waldir Amaral e Jorge Curi culminaram o estilo mais cadenciado e pausado de narração. O objetivo principal defendido neste projeto apresenta a forte relação que há entre as regionalidades e escolas, ambas são dependentes, e juntas levam a formação da emoção aos ouvintes. Toda esta pesquisa é discutida em um programa de podcast, cujo apresenta entrevistas com narradores esportivos e teóricos. A metodologia além destas interlocuções citadas, apresenta observações diretas e acompanhamentos “in loco” nas transmissões