Centro de Comunicação e Letras (CCL)
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Navegando Centro de Comunicação e Letras (CCL) por Orientador "Borges, Maria Zélia"
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- DissertaçãoAnálise do discurso literário: o dialogismo, a polifonia e a antítese na formação de figuras femininas em "Grande sertão: veredas" de Guimarães RosaGomes, Mirlane Moreira (2008-02-14)
Letras
Esta pesquisa tem como principal o estudo da obra Grande Sertão: veredas, representante do Modernismo e Neomodernismo brasileiros, escrita pelo autor mineiro Guimarães Rosa , cujo objetivo é, particularmente, a análise de três figuras femininas que fazem parte deste romance, sob o ponto de vista da Análise do Discurso. Neste trabalho, a Análise do Discurso pretende contribuir para que alguns aspectos sejam observados, o que é de interesse para a Literatura e para a Análise do Discurso. A obra apresenta vinte mulheres e grande é a importância das figuras femininas para Rosa, porém, três delas constituem o fulcro do andamento do enredo de todo o romance, por esta razão, Diadorim, Otacília e Nhorinhá são as personagens escolhidas para análise dos elementos discursivos que as personificam. A proposta teórica é a de demonstrar as origens e tendências da Análise do Discurso( AD) e, para isso, alguns autores como Maingueneau, Orlandi e Foucault são citados para serem representantes de propostas atuais de análises que colocam a AD como ciência interdisciplinar. O Dialogismo e a Polifonia, segundo Bakhtin, são conceitos apresentados e analisados nas partes selecionadas para a composição do Corpus. Este procedimento completa a maior questão desta pesquisa que é a de demonstrar como a Antítese, o Dialogismo e a Polifonia são recursos de grande destaque para a formação discursiva das figuras femininas estudadas. - DissertaçãoAnálise do jornal Nacional e do jornal da Record: do léxico ao discursoDourado, Marisa dos Santos (2006-03-21)
Letras
Pesquisa elaborada na área de Letras analisa dois telejornais: das 20 horas, da Rede Globo - Jornal Nacional - e 20h30, da Rede Record - Jornal da Record. Nosso objetivo específico é, então, analisar como se organiza o discurso utilizado nos telejornais de ambas as emissoras. Seguimos a linha teórica da Análise do Discurso de linha francesa em autores como Bakhtin, Ducrot, Orlandi, que serviram de fundamento teórico desta dissertação. Para alcançarmos o objetivo pretendido, registramos as notícias em gravações midiáticas, transcrevemo-las de acordo com as normas do NURC/SP e as analisamos de acordo com a Análise do Discurso e com o método paramétrico Camlong. As tabelas paramétricas nos ajudaram bastante na verificação da temática das notícias a partir do vocabulário analisado. - DissertaçãoUma análise lingüística de algumas peças publicitárias: os efeitos de ambigüidade e de humorRomagnolo, José Alexandre (2007-03-08)
Letras
São incontáveis os estudos sobre o humor e sobre aquilo que faz as pessoas rirem; no entanto, enquanto a maioria deles versa sobre questões gerais, muito poucas referem-se aos aspectos lingüísticos envolvidos no humor. A melhor maneira de estabelecer a diferença entre um tratamento lingüístico do humor e outra abordagem qualquer dos mesmos textos talvez seja utilizar os termos segundo os quais a lingüística explica o como e não o porquê do humor. Ou, não se tentará aqui explicar o que os textos de humor, em especial os ambíguos, significam, mas como podem funcionar. Pretende-se aqui, pois, descrever as chaves lingüísticas que são o meio que pode desencadear nosso riso. A Lingüística Textual, por Ducrot, trabalha, com objeto particular de investigação, não mais a palavra ou a frase, mas sim o texto. Ela pode servir para análise de diversos tipos de manifestação da linguagem, e, eventualmente, algumas áreas dessa ciência podem fornecer instrumentos melhores para clarear determinados aspectos da linguagem do humor. Então, este trabalho tem por objetivo analisar especificamente a ambigüidade na produção do humor em textos de propaganda, já que são dados de tipo crucial, com algumas vantagens: encontram-se em grande quantidade e provavelmente em todas as culturas, são dados efetivamente enunciados pelos falantes, não necessitam ser criados ad hoc para experimentos-limite e a maior parte desses textos podem ser divertidos. Para tanto, terá como bases teóricas textos de Abaurre, Bakhtin, Bateson, Becker, Bergson, Bigal, Brait, Carvalho, Carrascoza, Chiaro, Chomsky, Dascal, Dias da Silva, Fernandes, Freud, Huizinga, Jameson, Mennucci, Perelman, Piatelli-Palmarini, Raskin, Salmon, Sant Ana e Ullmann. - DissertaçãoA mitologia grega na obra do minotauro de Monteiro LobatoBratsiotis, Ericka Sophie (2006-05-29)
Letras
As histórias da mitologia tentam expressar uma verdade que não pode ser captada de outra maneira. Os mitos são a busca dessa verdade. Monteiro Lobato, ao contar histórias, buscava a verdade levando seus personagens em viagens através dos tempos. A presente dissertação tem por objetivo contrastar, à luz da intertextualidade, o texto de Monteiro Lobato em sua obra O Minotauro com textos da mitologia grega escritos por outros autores, ressaltando a maneira como a história é narrada e o conhecimento transmitido ao leitor. Para que isso seja possível, este trabalho alicerçará seus estudos em Monteiro Lobato, A. S. Franchini, André Gide, Carmen Seganfredo, Joseph Campbell, Junito Brandão, Odile Gandon, Thomas Bulfinch e Viktor D. Salis. Para a análise da intertextualidade, tomou-se como referência os autores Barros e Fiorin, Bakhtin, Kristeva, Koch e Travaglia. Lobato, em seu texto, utiliza-se de uma linguagem simples para contar a história da Grécia Antiga e, ao longo da narrativa, dá definições de vocábulos e deixa claro o quanto este país foi importante para o desenvolvimento da arte, da ciência e, a influência que a língua grega tem na língua portuguesa. - DissertaçãoO processo discursivo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a partir de entrevistas a alguns jornalistasFerreira, Tânia Regina Exposito (2008-02-11)
Letras
Qual seria o segredo de Luiz Inácio Lula da Silva? Homem pobre, migrante nordestino, nascido em Garanhuns, chegou a São Paulo e, como a maioria dos migrantes desta região, teve que lutar pela sobrevivência, vencendo cada etapa até conseguir o mais alto posto na hierarquia nacional, o de presidente da República do Brasil. Sua trajetória intriga muita gente. Seus discursos sempre arrastaram multidões que acreditavam e acreditam na sua fala . Foi metalúrgico e, posteriormente, líder sindical, proferindo seus discursos nas portas das fábricas, foi escolhido presidente do Partido dos Trabalhadores, eleito deputado Federal pelo povo e alçou-se ao cargo mais alto deste país. Pretende esta pesquisa, apoiada na análise do processo discursivo e na produção textual, analisar o processo discursivo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a partir de entrevistas a alguns jornalistas. Tem como objeto de análise duas entrevistas dadas por ele, na primeira, Lula, líder sindicalista, é entrevistado por Milton Neves a respeito do impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello; na segunda, já na presidência, Lula é entrevistado pelo Jornal Nacional da Rede Globo em face das irregularidades cometidas no seu governo, que poderiam induzir a um provável pedido de impeachment ao seu mandato. Sob a perspectiva da Análise de Discurso de linha francesa, serão identificadas as condições de produção do discurso, as formações ideológica e discursiva e os pressupostos e subentendidos, ou o dito e o não-dito, que permitirão perceber dois diferentes enunciadores, revelando dois processos discursivos distintos, discorrendo sobre o mesmo assunto. Para tanto, servirão de apoio os estudos de: Brandão (2004), Orlandi (2005) e Osakabe (1979), que nortearão a busca de outras referências bibliográficas. - DissertaçãoSandálias havaianas: um estudo verbal e visualDuarte, Rose Cristina Araujo (2008-02-26)
Letras
A publicidade exerce inúmeras funções na comunicação que variam, conforme o propósito de cada empresa. Desta forma, este estudo teve como objetivo estudar a campanha publicitária das sandálias havaianas, tendo como enfoque as linguagens verbal e não-verbal que abordasse o conjunto imagem e cores. Sendo assim, a pesquisa baseou-se em teóricos, como: Kotler, Farina, Greimas, Semprini dentre outros. O período escolhido foi de 1994 a 2006, porque em 1994 que a empresa São Paulo Alpargatas modernizou-se na divisão havaianas. Assim, foi realizada uma análise das campanhas quanto à estrutura do anúncio, elementos verbais e não-verbais no período escolhido com intervalos de três anos. Observou-se que os investimentos realizados para dinamizar a marca fizeram elevar o produto final. Houve uma notória mudança nas cores que contribuíram para despertar o público e ganhar espaço na propaganda impressa; o discurso publicitário adequou-se ao público-alvo. Finalmente, observou-se que as mudanças agradaram e houve um aumento nas vendas do produto, tanto no mercado nacional como internacional. - DissertaçãoO uso do estrangeirismo como estratégia de persuasão no discurso publicitário: análise de três peças publicitáriasFarelli, Eliane Calza (2008-02-21)
Letras
O presente estudo tem por objetivo analisar o uso da língua inglesa em três peças publicitárias publicadas em revistas de circulação nacional. Muito se tem falado e discutido sobre o uso de palavras com origem em diferentes línguas, as quais passam a fazer parte do vocabulário dos falantes de uma outra língua. Pode-se dizer que estrangeirismos são vocábulos que se incorporam à língua, se integram ao código lingüístico que o adota, tornando-se empréstimos. Há ainda os neologismos por empréstimo ou terminológicos, aplicados em textos literários, publicitários ou jornalísticos; ou que surgem para dar nome a novos conceitos, objetos, invenções, situações que fazem parte da comunidade lingüística. Toda sociedade reflete em sua língua a evolução pela qual passou e continua passando. Em relação ao Brasil, deve-se ter em mente que a língua portuguesa falada aqui, um país de colonização, sempre sofreu influência de outras línguas, em virtude do contato com muitas nações e, portanto, a língua portuguesa, falada no Brasil, tem uma mescla de influências de outras culturas. A pesquisa fundamenta-se teoricamente na análise do discurso tendo em vista o discurso publicitário, analisando-se os processos persuasivos inerentes a tal discurso, seguindo as teorias de Bakhtin no que se refere à linguagem. Utiliza-se também as teorias da comunicação de Jakobson assim como a teoria da enunciação estudada em Chaureadeau e Maingueneau. Busca-se também fundamentar a análise em Aristóteles em relação aos gêneros e recursos da retórica, enquanto a análise dos signos visuais se baseia em Pedrosa. O método usado no estudo é o da análise individual de cada anúncio para destacar gêneros de discurso e funções da linguagem que neles aparecem. Ao final de tal análise faz-se uma breve comparação entre os três anúncios para destacar o que têm de semelhanças e diferenças.