Centro de Comunicação e Letras (CCL)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Centro de Comunicação e Letras (CCL) por Orientador "Barros, Diana Luz Pessoa de"
Agora exibindo 1 - 20 de 26
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA “atualização” da linguagem nas versões bíblicas de João Ferreira de Almeida vista com o suporte teórico do funcionalismoRibeiro , Artur Freire (2023-06-06)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Tendo como suporte teórico o paradigma linguístico denominado Funcionalismo, em particular as propostas de Halliday (1970; 1978; 2004; 2014), Halliday e Hasan (1976; 1989), Dik (1997) e Neves (2018a; 2020), esta dissertação busca verificar em que consiste aquilo que os tradutores das versões bíblicas a seguir consideram português brasileiro ‘atual’. Considerando-se que as obras em análise neste trabalho são a Bíblia Sagrada – versão Almeida Revista e Corrigida – 12.ª edição (2008 [referente à 2.ª edição, de 1969], ARC), Bíblia Sagrada – versão Almeida Revista e Atualizada – 2.ª edição (1993, ARA) e Bíblia Sagrada – versão Nova Almeida Atualizada (2017, NAA), a pesquisa objetiva também: (i) diferenciar o que de linguagem foi considerado moderno nas versões ARA e NAA, já que ambas são apresentadas como ‘atualizadas’; (ii) identificar o que determina as mudanças de linguagem nas versões denominadas ‘atualizadas’; (iii) examinar complicadores para a tradução do texto bíblico; e (iv) refletir sobre questões linguísticas, interacionais e socioculturais abrangidas naquilo que as versões mais recentes em análise neste trabalho propõem como ‘atualização’ da linguagem do texto bíblico. Pode-se considerar que a busca operada e as análises conduzidas avançaram na direção programada, pois foi possível verificar que a ‘atualização’ da linguagem de que falam os tradutores sugere, em geral, o uso de léxico mais popular, corrente, convencional e inclusivo de gênero, desde que essas peças do léxico não se refiram a uma doutrina bíblico-teológica; abrasileiramento do português, diminuição da complexidade dos enunciados, uso de mecanismos mais comuns na oralidade informal; bem como uso de construções e expressões coloquiais e distensas, reflexo da cosmovisão cristã protestante e do aprimoramento exegético, como ainda, em menos casos, conservação de estrutura das línguas originárias da Bíblia; a ARA introduz e/ou preserva solenidade à linguagem. Ao contrário disso, a NAA visa a certo despojamento da linguagem. A ‘atualização’ não é ampla e irrestrita; quando os tradutores oferecem uma nova versão da Bíblia, eles levam em conta o público a que ela se destina e nessa consideração a NAA arrisca-se mais do que suas antecessoras, pois, de modo mais franco do que a ARA, a jovem versão tem de dar conta de atingir dois grupos leitores (especializado e leigo) e ser fiel ao texto fonte. Tudo isso impõe limites à tradução, deixando evidente que traduzir a Bíblia é diferente de traduzir outros textos. Em síntese, o propósito de toda a ‘atualização’ visada pelos tradutores andou no sentido de conciliar com eficiência o texto bíblico e o seu leitor, uma tarefa complexa. - TeseAnálise de discursos de sites de Kenjinkai do Brasil: a construção de uma identidade cultural tipicamente nacionalUtsunomiya, Fred Izumi (2014-08-12)
Letras
O kenjinkai é uma associação estabelecida no Brasil que reúne imigrantes de uma determinada província japonesa e seus descendentes, com o objetivo de servir como elo de ligação entre os associados e a província de origem. O Japão possui 47 províncias e no Brasil existem 47 kenjinkai, que são formados predominantemente por um público Nikkei de nacionalidade brasileira. Essas organizações de origem japonesa estão profundamente ligadas às províncias de seus fundadores, mas passados quase cinquenta anos após o encerramento do ciclo de imigração, quando desenvolveu-se o processo de adaptação e absorção desses imigrantes na sociedade brasileira, o que elas professam ser? Entidades japonesas ou brasileiras? Esta tese investiga qual é a identidade cultural construída pelos kenjinkai no Brasil através dos discursos dos sites dessas instituições. Três sites foram selecionados para análise segundo metodologia proposta pela semiótica narrativa e discursiva e, a partir da perspectiva proposta pelos Estudos Culturais de construção de identidade cultural a partir do discurso, levantou-se que o ator da enunciação dos kenjinkai no Brasil é um ator brasileiro e que possui uma identidade cultural brasileira. - DissertaçãoUma análise semiótica dos comentários de leitores de blog e Facebook: tipos de comentários e questões de intolerância na internet.Silva, Denise Barros da (2017-02-09)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Este trabalho tem como tema a constituição dos tipos de comentários na internet, especificamente no blog e na página de Facebook do jornalista Leonardo Sakamoto. Os objetivos deste trabalho são: mostrar como se constroem os discursos dos comentários de blog e Facebook; mostrar que esses discursos nem sempre dialogam com o discurso postado e muitas vezes não admitem resposta; são, portanto, discursos monofônicos e autoritários; discutir a questão da interatividade na internet, para verificar se esses discursos são realmente interativos ou são discursos surdos, que emudecem os outros e apontar a intolerância, que aparece em muitos dos comentários. A teoria semiótica de linha francesa foi a principal base para as análises dos discursos. Para a questão da intolerância foram utilizados, principalmente, os trabalhos de Barros sobre a constituição dos discursos preconceituosos e intolerantes. Foram analisados nos textos principais e nos comentários os procedimentos discursivos e as relações dialógicas existentes entre os discursos. O corpus de análise é constituído de três textos publicados por Sakamoto em seu blog e quatro comentários de cada texto, totalizando doze comentários analisados. Os comentários foram divididos em quatro categorias: discorda do jornalista e faz ataques pessoais; discorda e refere-se aos argumentos; concorda e faz elogios pessoais e concorda e refere-se aos argumentos. Por meio da análise discursiva foi possível identificar as características constitutivas desses textos, suas relações interacionais e discutir as questões de interatividade e intolerância na internet. - TCCAtaques e contra-ataques: uma análise semiótica das campanhas presidenciais de 2022Paula, Marcela Faita de (2023-12-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O objetivo desta pesquisa é investigar a amplificação da polarização política durante as eleições, analisando as estratégias comunicativas utilizadas pelos principais concorrentes à presidência do Brasil em 2022, Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva (Lula). O estudo se concentra em identificar e analisar ataques direcionados a esses candidatos, bem como examinar suas respostas e táticas de contra-ataque divulgadas no Instagram. A importância desta investigação reside na compreensão do impacto destas dinâmicas no contexto das redes sociais, que desempenham um papel vital na difusão de informação e influência. A abordagem crítica procura enriquecer a compreensão das estratégias políticas num ambiente em constante transformação. - DissertaçãoCadernos do aluno: as estratégias discursivas no ensino de língua portuguesa e literatura da rede pública paulistaCorrêa, Ivan de Azevedo Antunes (2018-02-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O presente estudo pretende analisar o discurso de catorze materiais didáticos utilizados para o ensino de língua portuguesa e literatura na rede estadual de São Paulo. Os Cadernos desenvolvidos para o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) são denominados Cadernos do Aluno de Língua Portuguesa (2014-2017) e os Cadernos desenvolvidos para o Ensino Médio (1ª a 3ª série) são conhecidos como Cadernos do Aluno de Língua Portuguesa e Literatura (2014-2017) e são direcionados para os respectivos ciclos em dois volumes anuais. Os Cadernos são referência para o ensino de língua materna e literatura na Educação Básica do Estado de São Paulo, pois foram produzidos por profissionais da Equipe Curricular de Língua Portuguesa da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB) em consonância com as diretrizes do Currículo Oficial do Estado de São Paulo e com os até então vigentes Parâmetros Curriculares Nacionais, além de terem sido implementados pelo Programa São Paulo Faz Escola, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Em primeiro momento, foram analisadas as Apresentações dos Cadernos na perspectiva teórica e metodológica da semiótica discursiva francesa, que propõe análise do percurso de geração da significação em três níveis do plano do conteúdo dos textos: nível fundamental (mais abstrato, geral), nível narrativo e nível discursivo (mais complexo e específico). Em segundo momento, foram analisadas as Situações de Aprendizagem (capítulos dos materiais), com intuito de identificar como ocorre o estudo de literatura nos Cadernos e, a partir daí, como a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo pretende que seja o ensino de língua portuguesa e de literatura na rede pública de São Paulo. Desse modo, foi necessário levar em consideração que os Cadernos são instrumentos importantes para a Educação pública paulista além de serem ferramenta política e ideológica, sendo a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo a controladora desse produto. - DissertaçãoA construção do herói e do vilão: uma análise semiótica do discurso político de Fernando Collor de MelloGoto, Ana Claudia Dale Vedove (2015-08-14)
Letras
Este trabalho tem como tema a construção do herói e do vilão no discurso político, mais especialmente no discurso de Fernando Collor de Mello, com base, principalmente, na teoria semiótica de linha francesa e a metodologia desenvolvidas por Algirdas J. Greimas e, no Brasil, por Diana Luz Pessoa de Barros e José Luiz Fiorin. Os objetivos são: examinar as estratégias narrativas e discursivas utilizadas como mecanismos de persuasão no discurso político; entre essas estratégias, mostrar os recursos utilizados na construção da figura do herói; verificar as relações intertextuais e interdiscursivas presentes nos textos e que constroem o contexto sóciohistórico e ideológico dos discursos; examinar o papel da construção do herói no discurso político; e verificar como Collor se construiu como herói e como a mídia contribuiu para criar a imagem de herói adotada pelo político até chegar à presidência, e de vilão, quando passou a ser investigado por crime de corrupção. O material analisado é constituído dos discursos deposse de Fernando Collor como presidente da República, em 1990, e como senador, em 2007, além de duas capas da revista Veja, em que o político foi destaque, e de alguns registros dos principais meios de comunicação impressa da época. Com a análise linguístico-discursiva, foi possível traçar o percurso do herói poderoso em oposição. - DissertaçãoO discurso da apresentação dos livros didáticos: um estudo semióticoAlmeida, Etienne Fantini de (2011-02-18)
Letras
Este trabalho teve por finalidade evidenciar como se constrói o discurso dos textos de Apresentação dos livros didáticos e quais as estratégias utilizadas pelos autores a fim de atingir seus objetivos diante de seus leitores. Optou-se por analisar o discurso presente nos textos de Apresentação dos livros didáticos de diferentes áreas do conhecimento e de diferentes níveis de ensino recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático do Ensino Fundamental e do Ensino Médio (PNLD / PNLEM - 2009). Para o exame desse texto, privilegiou-se a Teoria da Semiótica Discursiva, de origem francesa e desenvolvida por Algirdas Julien Greimas. Optou-se pelo estudo semiótico devido ao fato de a Semiótica propor teoria e método para explicar os sentidos do texto, bem como as estratégias e os procedimentos discursivos utilizados para a construção desses sentidos. Foi dada ênfase, ainda, entre outros procedimentos, aos efeitos de sentido de oralidade presentes no texto escrito e a escolha de determinados gêneros do discurso. A oralidade e o gênero discursivo foram examinados na perspectiva da teoria semiótica, como estratégias de persuasão do modelo semiótico de análise. Os textos de Apresentação foram comparados considerando seus níveis de ensino e suas áreas do conhecimento. Tais comparações foram feitas com a finalidade de verificar como o texto produz significados para seu leitor e de compreender quais os valores disseminados nesses textos. - TeseO discurso da segurança na sociedade de consumo: um estudo semiótico da publicidadePessôa, Luis Alexandre Grubits de Paula (2010-08-10)
Letras
Le présent travail s‟insère dans le contexte du rôle central de la consommation dans la société actuelle et de la capacité de la communication publicitaire de réfléchir et d‟influencer lês modèles de comportement social. Ainsi, le but principal est d‟analyser, par le biais de La sémiotique discursive française, comment la publicité d‟assurances articule le sens de sécurité à partir de sentiments comme la peur, la honte et l‟honneur en essayant, à la fin, de comprendre la façon dont la société brésilienne contemporaine traite ce sujet. En outre, il est intéressant d‟identifier les points communs dans le discours sur la sécurité dans la société brésilienne actuelle et dans l‟Europe occidentale du Moyen Âge et de l‟ère Moderne, en attirant l‟attention sur l‟iconographie religieuse de cette période. À cette fin, le discours publicitaire contemporain est représenté par un corpus d‟annonces imprimées véhiculées dês années 70 à nos jours. Cette analyse indique que le discours de la publicité d‟assurances vie ET automobile, au-delà de reprendre des questions existentielles et des valeurs religieuses déjà solidifiées dans la culture brésilienne, il construit des petites mythologies de la famille et dês soins par rapport au patrimoine qui induisent à l‟adoption de comportements et de styles de vie conservatoires et menés par la consommation. - DissertaçãoO discurso do investimento: um estudo semiótico de campanhas do Itaú e da XPFogaça, Lucas Silveira (2019-02-14)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
A partir de la sémiotique française, cette recherche explore les stratégies de production de sens utilisées par la banque Itaú et la société d’investissement XP Investimentos pour communiquer leurs services d’investissement. Notre objectif est d’identifier les valeurs construites par la publicité quand elle parle de service financier. Pour faire ça, nous avons examiné les récits, les thèmes et les figures utilisés par les entreprises, afin d’identifier les différences de positionnement entre les marques. À la suite de cette recherche, il a été remarqué que la banque Itaú a exploré les valeurs émotionnelles et il a travaillé la jovialité qui ne se limitée pas aux aspects temporels, mais est liée à l’esprit de son destinataire. La XP Investimentos a travaillé des valeurs rationnelles et pragmatiques, en utilisant des stratégies qui promeuvent l’effet de réalité, afin d’offrir à son destinataire des éléments vérifiables qui l’aideraient dans le processus de prise de décision. - TeseDiscurso político e discurso religioso evangélico: intersecções semióticas de discursos de Jair Messias BolsonaroRios , Helio Sales (2023-11-29)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O Brasil foi forjado culturalmente de acordo com uma cultura judaico-cristã. Com as leis que seguimos, com as festividades e os feriados que guardamos, nota-se que essa formação seguiu — e ainda segue — essa cultura. Em vista disso, por mais que muitas mudanças são visíveis no que tange ao aspecto de vida dos brasileiros nos últimos anos, ainda temos bem claro esse estilo de vida condizente com essa cultura. Assim, podemos ver os costumes que norteiam essa cultura sendo não apenas fortemente enraizados como também meio de discursos, inclusive os políticos. Na tentativa de vencer eleições, candidatos usam em seus discursos políticos aspectos de discursos religiosos, ou seja, utilizam-se de uma sacralização do discurso político, defendendo o que grupos religiosos baseados na cultura judaico-cristã entendem como o melhor para o país. Em vista desse contexto, este trabalho busca analisar como, em seus discursos políticos, Jair Messias Bolsonaro se apropria de aspectos religiosos, visando a alcançar, principalmente, os evangélicos, que são o foco de pesquisa de nosso trabalho. O objetivo desta pesquisa, portanto, é apresentar como o discurso político tem se apropriado de termos religiosos para o convencimento de eleitores, enquanto os objetivos específicos desdobram-se em: i) verificar como esse convencimento foi construído visando especificamente o grupo evangélico; ii) analisar se tal convencimento pode ser ferramenta suficiente para a eleição de um político; iii) apontar os caminhos utilizados para se chegar a esse convencimento; e iv) apontar, se nesses discursos, aparecem tentativa de troca de favores entre o candidato Jair Messias Bolsonaro e os líderes evangélicos. Sob esse intuito, o arcabouço teórico se fundamenta em essência nos estudos semióticos de Algirdas Julius Greimas, cujos aprofundamentos e contribuições sustentam as análises. Diante da análise de três discursos de Jair Messias Bolsonaro — 1) o discurso do candidato Jair Messias Bolsonaro para a eleição presidencial; 2) o discurso do presidente Jair Messias Bolsonaro em uma homenagem a um músico; e 3) o discurso do candidato à reeleição presidente Jair Messias Bolsonaro —, observa-se que Jair Messias Bolsonaro, nos três discursos, mesmo em situações diferentes, manteve a mesma base discursiva de convencimento no intuito de agradar e aumentar o número de seus eleitores, principalmente no meio evangélico. Por fim, as conclusões alcançadas nos apresentam uma hipótese que, apesar de sair derrotado na última eleição, diferentemente do que ocorreu na primeira, os resultados da votação, em números, mostraram que Bolsonaro teve um aumento no convencimento de seus eleitores evangélicos (bem como no convencimento dos não evangélicos), isto é, ele soube convencer esse grupo específico (com potencial para aumentar) por meio de seus discursos o que poderá, mostrar, assim, uma possível consolidação do “bolsonarismo” nos próximos pleitos. - DissertaçãoO discurso publicitário de "lingerie da marca Duloren": um estudo semióticoCoelho, Patrícia Margarida Farias (2006-02-01)
Letras
O objetivo deste trabalho foi examinar a construção da imagem do sujeito (mulher) nos anúncios de lingerie da marca Duloren (de 1997, 2000 e 2005) e quais as estratégias usadas nesses anúncios para persuadir as leitoras a comprar e usar os produtos da marca Duloren. Foram analisados três anúncios de lingerie da Duloren publicados na revista Nova , veiculada no Brasil, na perspectiva teórica da semiótica discursiva de linha francesa. Os resultados da pesquisa mostraram que todos os níveis analisados, os anúncios constroem imagens estereotipadas de mulher e trataram do tema poder ter o prazer proibido e impossível (diferentes formas de prazer e proibição). Os anúncios enfatizaram apenas um traço do feminismo, que é a luta da mulher pela liberdade sexual (mulher ativa). Percebe-se que a imagem construída da mulher nos anúncios reproduz os valores da classe média brasileira (classe C). A pesquisa aponta também quais foram às estratégias lingüísticas e discursivas utilizadas na construção dessas imagens. - DissertaçãoDiscursos políticos proferidos nas elaborações das constituições federais de 1967 e de 1988: análise semióticaRett, Valéria Paes (2018-02-08)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Este estudo examina, na perspectiva da semiótica francesa proposta por A.J. Greimas, os discursos proferidos por autoridades brasileiras em dois períodos de nossa história recente: o primeiro entre 1964 e 1968, publicados com os Atos Institucionais números 1 a 5, que, de forma emergencial, promoveram mudanças radicais no sistema constitucional da época, trazendo a Constituição de 1967; e, o segundo período, a partir da promulgação da Constituição de 1988. A análise mostra diferenças e semelhanças entre os textos, bem como a relação entre esses discursos e os discursos jurídicos que com eles se relacionam. Os discursos estão vinculados aos textos constitucionais não como norma jurídica, mas como reveladores das ideologias da sociedade nos referidos períodos. Há, sem dúvida, estreita relação entre os textos analisados e o momento de transformação do modo de ser do Estado, normatizado pela Constituição de cada período. O exame dos discursos em âmbito narrativo dos sujeitos e de seus papéis actanciais, bem como das modalizações e das paixões, com revestimento mais concreto, no nível discursivo, da instância da enunciação, dos temas e figuras, e mais abstrato, no nível fundamental, constitui o percurso de significação desses textos. Além disso, na produção do sentido, foram observados textos históricos com os quais os referidos discursos dialogam, numa relação intertextual e interdiscursiva. Dessa forma, percebe-se a relação dos discursos com a norma legal produzida em cada período, concluindo que os discursos políticos que tratam de mudanças na legislação constitucional permitem antevê-las. Isso porque são textos reveladores de ideologias e valores que refletem o modo de ser do Estado posto, em última instância, na Constituição Federal. - TeseO dito do “eu” que se foi: o exame semiótico do discurso apaixonado das cartas dos suicidasAzevedo Junior, Jose Bernardo de (2022-02-08)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
À luz da Semiótica de linhagem francesa, esta tese objetiva compreender como se constituem os efeitos de sentidos nas cartas dos suicidas publicadas na rede social Facebook, nos anos de 2018 a 2020, e como se dá a articulação das estratégias linguísticas-discursivas no reconhecimento e nas transformações das competências modais do sujeito que põe um fim a própria vida. Em minha jornada acadêmica como docente no Ensino Superior, recebi uma postagem de um suicida que era aluno na universidade em que trabalhei. A partir daí, surgiram algumas inquietações. Será possível reconhecer os traços de um suicida por meio das redações, dos textos verbais, ou dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula? Se o docente fosse competencializado por meio dos estudos discursivos, será que ele teria a percepção de que o aluno seria um futuro suicidado? Assim, iniciou-se a pesquisa norteada pelas indagações: não seria o suicídio um gesto de comunicação como sendo a transmissão de uma mensagem solitária para a sociedade? O ato violento do suicidado faz com que o sujeito busque se comunicar com sua última mensagem porque, possivelmente, a sociedade não lhe permitiu antes que o fizesse? Qual é o sentido em tornar pública uma carta de suicídio pela Internet? Partimos de duas hipóteses. A primeira sendo que o suicidado acreditou em alguém, e frustrado, ele se decepciona com a sociedade – ou com ele mesmo – e resolve fazer mal a quem ele acredita ser o causador dessa decepção. A segunda é o uso da Internet como uma maneira de eternizar a sua morte como forma de revolta às pessoas envolvidas em suas frustrações. Como o suicidado publicou uma carta, é possível investigar os efeitos de sentido passionais derivados de organizações provisórias de modalidades, de intersecções e combinações entre modalidades diferentes, o que nos permite apurar se a postagem foi marcada pela paixão malevolente do querer/poder fazer mal ao sujeito que não cumpriu o contrato fiduciário. Isto posto, a mola propulsora desta pesquisa está alicerçada no objetivo de detectar e estabelecer as características discursivas das cartas dos suicidados publicadas no Facebook, sobretudo no que tange as organizações enunciativas e narrativas, temático-figurativas e passionais. Nos dias de hoje, não são bilhetes escritos manualmente. A comunicação no século XXI se apresenta como o tempo das mídias digitais e interativas. Dentro dos estudos do texto e do discurso, debruçamo-nos no arcabouço teórico-metodológico da Semiótica Discursiva que tem por objeto o texto e concebe o modo de sua produção como um percurso gerativo, num processo de enriquecimento semântico, enxergando o texto como um conjunto de níveis de invariância crescente, cada um dos quais suscetível de uma representação metalinguística adequada. A pesquisa contou com os estudos discursivos instituídos por Algirdas Greimas e sua aplicação por Jacques Fontanille na semiótica das paixões. Também utilizamos os trabalhos dos semioticistas Diana Barros, Erick Landowski e José Luiz Fiorin. O que se concluiu nas postagens é o surgimento de uma pessoa decepcionada e frustrada que acreditou no autoextermínio como forma de vingança e revolta a quem lhe fez algum mal. Os temas como a intolerância, a negligência, o heroísmo, a depressão e o próprio suicídio – sendo formas discursivas marcadas pela afetividade, nascidas de percursos passionais que o sujeito assume -, ocuparam lugar de destaque e engendraram, em meio a uma prática semiótica, uma forma de vida específica. A investigação revelou também a presença de seis aspectos comuns às narrativas sendo subjetivação subvertida; impotência e frustração; sofrimento; culpa/infelicidade; gratidão e agradecimento; recados e posteridade. - TeseDor, negritude e resistência em discursos poéticos "da ponte pra cá"Reis, Cristiano Lima de Araujo (2019-02-11)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
The present study revolves around the production processes of the meanings of suffering and blackness in the works of Santa Catarina-born poet João da Cruz e Sousa and of São Paulobased rap group Racionais MC’s. With a corpus restricted to the 1898 book Evocações and the 2002 album Nada como um dia após outro dia, our aim has been to analyze the shifts and continuities in the aforementioned meanings within the selected works, far apart in space as well as in time, with the ultimate goal of identifying linguistic patterns which allowed us to outline, if only in a preliminary fashion, a poetics of blackness. In this interest, we turn to the theoretical and methodological framework of French-school discourse semiotics, on the grounds that this framework offers us the tools needed for the intended analysis. Thus, Sousa’s prose poems Triste, Dor Negra, Asco and Emparedado, as well as Racionais MC’s’ tracks Sou + Você, Negro Drama and Da Ponte pra Cá, were analyzed from the standpoint of the generative trajectory of meaning (percurso gerativo do sentido), which includes the fundamental, narrative and discourse levels, with an emphasis on the latter, where the thematic and figurative trajectories were analyzed. Similarly, we investigated aspects of the plane of expression which are responsible for the formation of semi-symbolisms within the texts of both the poet and the rap group. The in-depth analysis of the discourse level and of the plane of expression enabled what we here refer to as the aesthetics of resistance. Within the context of this research, this label points to the process of aestheticization of suffering through black voices, which may occur in two ways: 1) centripetally, when the subject of enunciation “draws” the addressee into his subjectivity and invites him to share in his suffering, thus carrying out, by means of a kind of “cognitive revenge”, a retribution for the hostility he must face from society as of consequence of his ethnic and social condition; 2) centrifugally, when the subject of enunciation also shares his suffering with the addressee, but does so in a more objective and practical manner, in order to socially mobilize the latter into adopting of posture of resistance himself. - DissertaçãoEstudo das relações enunciativas do editorial da revista Graça Show da Fé da Igreja Internacional da Graça de DeusPereira, Taís (2008-08-28)
Letras
The neopentecostal religious discourse has been grown on Brazilian mass media circuit since 1970 s, accompanying impressive increase of the neopentecostal Christians on Brasil. One of these neopentecostal churches is called Igreja Internacional da Graça de Deus (IIGD). In such scenario, among neopentecostal churches, IIGD it is the greatest user of mass media resources. Those resources are used to disseminate own doctrine. IIGD has acquainted more hours on television media and offered more products with doctrinarian tone. Among its products, it can be registered a journal of national circulation, Revista Graça Show da Fé (RGSF). Through simple and hyperbolic language, RGSF performs a very persuasive discourse that results in not only many people adhered to IIGD but also it registers a distinctive performance of eight years of journal distribution. RGSF is a religious journal and its editorial is marked by unique elements by comparing it to a genre of editorial. In RGSF s editorial, the editor has preached, persuasively, his doctrine and commanded his readers, whose is called by him as Show da Fé sponsors , to valorize and maintain their financial support to IIGD. Also, the editor has proclaimed that all actions of IIGD are commanded and blessed by God, so, the faithful sponsor will be blessed while he or her has been connected to IIGD. The peculiarities of hybrid form of RGSF editorial is a study object of this master dissertation which aims to verify, through techniques of French Semiotics, how persuasive strategies are used by enunciator (or sender), how fiduciary contract is established between enunciator and enunciatee (or receiver or allocutor) and how ethos is built. As result of this investigation it could be established that editorial genre of religious journal is a hybrid form of genre of editorial, and it has been adapted to obtain high effective effects from persuasive strategies used by RGSF s editorial enunciator. It could also be verified that the conjunction of simple and hyperbolic language works very well to seduce and attract readers to enunciator s do-believe and do-do. - DissertaçãoO feminino nos games: preconceito e representatividade da mulher, na perspectiva da semiótica discursivaNovaes, Gabriel Batista (2021-05-06)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
A história dos videogames nos mostra como um grupo de homens, em diferentes gerações, foi capaz de tornar uma fonte de entretenimento, outrora simples, na multibilionária indústria gamer, cujo poderio financeiro supera até mesmo outras indústrias do setor, tais como a fílmica e a musical. Todavia, esse mesmo grupo de homens foi responsável, direta ou indiretamente, por imprimir, nos games, os ideais machistas e sexistas de suas gerações, que perduram até hoje. O presente trabalho busca, por meio da semiótica greimasiana, compreender como se dá o discurso preconceituoso e intolerante para com a mulher, mas que também pode servir de base para estudos focados em outras minorias, no universo gamer. Analisamos três games da franquia Tomb Raider, de épocas diferentes, para verificar se houve mudança no tipo de representação da protagonista, e comentamos a respeito da presença feminina tanto em outros games quanto na própria indústria e/ou como público consumidor desse tipo de entretenimento, que atinge, em 2020/2021, sua nona geração. Constatamos, como resultado desta pesquisa, que há um processo gradual para que os games sejam mais inclusivos e menos intolerantes, mas que ainda há muito a ser feito. - TeseUma imagem caleidoscópica de Jesus: o éthos de Cristo depreendido dos evangelhos canônicosPostal, Jairo (2010-12-16)
Letras
Esta tese alicerçada na teoria Semiótica de linha francesa e nos estudos sobre o éthos discursivo analisará alguns discursos dos evangelhos canônicos a fim de mostrar que a imagem de Cristo que perpassou os séculos foi construída em facetas pelos evangelistas Mateus, Marcos, Lucas e João. A igreja cristã desde o primórdio acredita que Mateus tenha escrito para os judeus; Marcos, para os romanos; Lucas, para os gregos; e João, para a comunidade cristã em geral. Considerando que enunciador e enunciatário são os sujeitos da enunciação, pode-se afirmar que cada evangelista enfatizou um aspecto peculiar de Cristo, tendo em vista o enunciatário a que se dirigia. Desse modo, essa imagem multifacetada de Jesus será desmontada para que se possa examinar como cada um dos enunciadores dos evangelhos construiu discursivamente a imagem e o éthos de Cristo. Por meio da análise das estratégias discursivas empregadas pelos evangelistas para fazer-crer que seu discurso é verdadeiro, será possível depreender características de cada um dos enunciadores e dos respectivos enunciatários. Em seguida da totalidade dos discursos delegados a Cristo por desembreagem interna será possível definir os traços de caráter do Jesus instalado em cada um dos quatro evangelhos. - TeseItinerários semióticos em “Caramujo-flor”, curta-metragem de Joel Pizzini, sobre a poesia de Manoel de BarrosGama, Anailton de Souza (2016-08-16)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Cette recherche vise à analyser les procédures sémiotiques utilisées par Joel Pizzini dans le court métrage (Caramujo-Flor) lorsque la lecture du poète travail Manoel de Barros. Parmi les procédures sémiotiques, cherche à analyser comme une poésie visuelle texte traite du texte verbal poétique, qui est, comment est le passage d'un système sémiotique verbale système sémiotique visuelle parfois du court-métrage; comment construire semissimbolisme un texte syncrétique et comment articuler les aspects verbaux et visuels de l'oeuvre de Manoel de Barros et courts métrages Caramujo-Flor. Les hypothèses théoriques et méthodologiques sont les sémiologie discursives d'origine française. Pour les Sémiotique français tout le texte a un plan de contenu, au lieu de concepts, ou "où le texte dit ce qu'il dit", et un plan d'expression, de „trucs‟ ou „sensible‟ d'un texte, qui prend en charge le contenu . Cette recherche vise à analyser, sur la base de ces hypothèses, le contenu du plan, en mettant l'accent sur des thèmes et des figures de discours, le plan de l'expression, visuelle et sonore, et les relations entre les deux textes syncrétique prévoit „Caramujo-Flor‟. Aborder les relations qui peuvent être établies entre l'expression et le contenu que nous allons exposer les systèmes de semissimbolices construits dans le processus de (re) lecture utilisée par Pizzini. En la mise en oeuvre de la recherche, nous utilisons principalement les approches sémiotiques par Greimas (1976); Greimas; Courtes (1979); Floch (1985, 2001) et Barros (2000), entre autres. Il FLOCH analyse de la proposition semissimbolisme et syncrétisme dans le texte, des processus qui nous permettent de travailler la relation entre l'expression et le contenu et la visualité et le son texte signifie. Compte tenu des contributions apportées par les propositions de la sémiotique et Floch, en particulier, il est prévu que son application à un grand nombre d'objets peut conduire à une clarification de la construction des sens dans les textes syncrétiques et poétiques, comme court-métrage examiné cette thèse. - TeseLinguagem e ensino: identidade e diversidade discursiva em livros didáticos brasileiros e francesesTocaia, Luciano Magnoni (2014-03-12)
Letras
Esta tese pretende estudar o livro didático para o ensino de língua materna como um discurso, no Brasil e na França, e analisar os diferentes tipos de estratégias discursivas utilizadas pelo enunciador para persuadir o enunciatário, para fazê-lo crer em seu discurso. Entre essas estratégias, visamos a depreender nos discursos analisados temas e figuras que reproduzem nos textos o imaginário social, além de ajudarem a construir a imagem do ator da enunciação, imagem concreta a que se destina o discurso e que orienta o modo de presença do sujeito no mundo. O quadro teórico-metodológico desse estudo é o da semiótica discursiva de linha francesa, tal como proposta por Greimas (1983, 1994), Greimas &Courtés (2011), Barros (2002a, 2008), Fiorin (2008a, 2008b, 2009), e também a noção de gênero discursivo discutida por Bakhtin (2006). Juntam-se a esse quadro teórico principal, noções advindas da Análise do discurso de linha francesa (Maingueneau, 1995, 1997a, 1997b, 2001, 2008), da História das ideias linguísticas (Barros, 2007, 2010, 2011; Leite, 2005) e da Didática de língua materna (Simard, Dufays, Dolz, Garcia-Leblanc, 2010). A escolha dos livros didáticos analisados se deu mediante o critério de vendas de acordo com dados fornecidos, no Brasil, pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, e na França, por editoras. Analisou-se, neste trabalho, em um primeiro momento, para as questões de sintaxe discursiva, uma unidade de cada livro didático, verificando em que medida essa unidade contém as demais; em um segundo momento, para questões de semântica discursiva, voltou-se um olhar às obras em sua totalidade. No cotejo dos livros didáticos analisados, os resultados apontam tanto para duas formas distintas de conceber o discurso do livro didático, no Brasil e na França, quanto para a construção de paradigmas distintos de cultura. - DissertaçãoA música no teatro: o sentido do jogo na comédia musicalBogossian, Pedro Paulo (2013-02-07)
Letras
A presente dissertação aborda questões referentes à sincretização da linguagem musical à cena teatral. A partir da ideia de jogo entre as substâncias sensoriais, do contracenar entre diversos planos da expressão, visamos a descrever, nos planos da expressão e do conteúdo da enunciação teatral, de que modo a música se organiza e contribui para a construção da narrativa e do discurso cênicos. O corpus desta pesquisa constitui-se da gravação em vídeo de uma cena escolhida dentre vários espetáculos do grupo teatral paulistano Circo Grafitti. O trabalho da companhia se caracteriza por montagens que cultivam o gênero da comédia musical, sempre inéditas, em processo colaborativo no trabalho de pesquisa, composição ou adaptação de textos e canções. O quadro teórico utilizado para proceder à análise é o da Semiótica de linha francesa, greimasiana, por esta trabalhar com o plano de conteúdo dos textos em diversos planos de expressão e com a sincretização no plano da expressão, bem como por entender o texto como uma organização que produz efeitos de sentido.