Centro de Comunicação e Letras (CCL)
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Navegando Centro de Comunicação e Letras (CCL) por Orientador "Azevedo, Wilton Luiz de"
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- DissertaçãoHipermídia: novo formato para o conhecimentoZanutto, Silvia Helena Firmino (2007-05-15)
Letras
A presença do computador na instituição escolar é uma realidade incontestável e crescente. O presente trabalho sugere a aplicabilidade pedagógica dos recursos digitais, propondo a utilização da hipermídia e das tecnologias da informação e comunicação para apoiarem o processo de ensino-aprendizagem. Mostra, também, a mudança de suporte de escrita no transcorrer do tempo: do óstraco à escritura digital. Aponta a adequação do profissional em educação a um novo caminho, alterando um modelo cristalizado de educação, onde só o professor é o detentor do conhecimento. Nesta nova rota, o profissional passará a exercer uma outra postura: de professor-orientador da aprendizagem. O estudo investigou o processo da transposição do livro Vidas Secas de Graciliano Ramos para as páginas da Internet, executado por quatro turmas de sétima série do Ensino Fundamental, objetivando relatar a experiência do uso das redes eletrônicas como recurso didático em potencial. O estudo aponta considerações a respeito do trabalho do professor, do aluno e a força das tecnologias digitais na educação. Por meio deste estudo, constatou-se que ocorreu significativo envolvimento do grupo com o trabalho desenvolvido. Percebeu-se também um grau maior de interação entre professores e alunos, quando se apropriaram dos recursos de linguagem dos ambientes virtuais na Internet. - DissertaçãoO signo da jagunçagem como fator ritualizante: a carnavalização rizomática em DiadorimLobo, Dalva de Souza (2006-10-31)
Letras
Na tessitura de um discurso, observa-se que elementos diversos são de suma relevância, uma vez que auxiliam no construto de uma personagem. Na obra Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa, privilegiou-se a construção da personagem Diadorim, a partir de seu discurso de duplo-gênero, visando trabalhar a carnavalização literária, tema central desta pesquisa. A fundamentação teórica para o estudo ancorou-se no conceito de carnavalização de Bakhtin, que trata das relações ambíguas travadas no espaço do entrudo, relações estas que, em se tratando da personagem, romperam os paradigmas da sociedade jagunça, congregando as diferenças e consagrando a polifonia discursiva. Outros fatores que nortearam o construto de Diadorim abarcam os postulados de rizomas e de dobras, ambos relevantes para a constituição da identidade social e sexual da personagem, por corroborarem o discurso dual que se elevou à multiplicidade, tendo na jagunçagem o fator ritualizante da carnavalização rizomática evidenciada no discurso. O processo metodológico baseou-se, então, na análise de um discurso originalmente ambíguo, em cuja linguagem observou-se que a subversão foi a condição que possibilitou a diluição do gênero, produzindo uma rizomatização, ou seja, uma cartografia em forma de voz polifônica disseminada entre as veredas do Grande Sertão, do qual Diadorim foi fator expoente.