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Navegando Centro de Comunicação e Letras (CCL) por Orientador "Atik, Maria Luiza Guarnieri"
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- TeseApocalipse como literatura: um estudo sobre a importância da análise da arte literária em Apocalipse 12-13Lima, Leandro Antonio de (2012-11-14)
Letras
O livro do Apocalipse atribuído a João, o Apóstolo, o último livro do Canon Bíblico, é um dos mais lidos e pesquisados ao longo da história, tanto da perspectiva popular quanto da acadêmica. Por seus simbolismos e descrições catastróficas causou grande influência no mundo ocidental, deu nome a um gênero específico de literatura antiga (a literatura apocalíptica), e foi objeto de estudos, ilustrações e temas de romances por quase dois mil anos. Apesar de toda essa popularidade , o livro foi pouco avaliado a partir de suas qualidades literárias e da arte de sua narrativa, a não ser através de estudos críticos que estiveram mais preocupados em fragmentá-lo em fontes desconexas do que em entender a riqueza de sua confecção literária. Mesmo entre os estudiosos que detectaram a complexa estrutura recapitulativa, a análise literária não foi além, e se preocupou mais em fornecer subsídios para sistemas teológicos ou respostas para angústias dos tempos em que viveram seus intérpretes. Uma análise cuidadosa de seus recursos literários, contudo, revela a grandiosidade de seu estilo, o senso de seus propósitos e a unidade da obra. Nas ricas relações intertextuais com o Antigo Testamento, especialmente Gênesis e Daniel, usando recursos como repetição, numerologia, referências cruzadas, o Apocalipse desenvolve um enredo cíclico em que se sobressai a ideia de Deus como o Soberano cósmico que dirige o mundo para o cumprimento de seus propósitos; como também a interpretação do inimigo, o dragão que se lhe opõe, explicando assim, espiritualmente, a paradoxal realidade do Cristianismo do primeiro século, que enfrentava toda a perseguição do Império Romano. Ao se considerar a arte da narrativa do texto do Apocalipse, não só o livro fica muito mais extraordinário para o leitor, como seus significados teológicos e morais se tornam mais acessíveis. - DissertaçãoA autoficção em o Diário da queda, de Michel LaubDias, Cláudia Aparecida Dans (2017-03-09)
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Este trabalho trata do romance Diário da queda (2011), de Michel Laub, cuja narrativa centra-se na família judaica do narrador-personagem. Recordando memórias e lembranças, o protagonista também apela à escrita de um diário, como fizeram o avô e o pai, com o intuito de compreender e de conhecer a si mesmo. Gênero subjetivo e íntimo, o diário relaciona-se com a autobiografia, uma vez que é o próprio autor quem narra e registra a sua vida. Porém, quando a verdade se mistura à ficção e aos dados pessoais do escritor, esse registro movimenta-se para uma nova estancia: a da autoficção. Envolto em polêmicas e contradições teóricas, esse neologismo indica que a fronteira entre ficção e verdade desapareceu, o que cria um texto ambíguo para o leitor. A fim de contribuir com as discussões sobre a autoficção, apresentaremos, em um primeiro momento, as principais teorizações e discussões tanto a respeito da autoficção, como da autobiografia e do diário. Num segundo momento, abordaremos o cenário literário nacional brasileiro com foco na obra de Michel Laub, para, a seguir, examinar como a autoficção se materializa em o Diário da queda e qual é a relação com o uso do diário como procedimento de escrita. Será analisado também em que medida a presença de diferentes diários, incluindo o É isto um homem?, de Primo Levi, contribui para que o romance em estudo afasta-se do relato histórico e se aproxima da ficção. - DissertaçãoBreve espaço entre cor e sombra: literatura e artes plásticasAlbuquerque, Mariana Ferraz de (2010-08-11)
Letras
O presente trabalho tem por objetivo analisar o romance Breve espaço entre cor e sombra, de Cristovão Tezza, seguindo os preceitos da literatura comparada. A obra transita entre a literatura e as artes plásticas, tornando-se, portanto, imprescindível conceituar o que é arte, entender os caminhos que ela vem percorrendo desde os primórdios e destacar algumas marcas presentes nas obras de artistas da modernidade. Uma vez que o fio condutor do romance gira em torno de uma falsa cabeça esculpida pelo italiano Amedeo Modigliani, por meio dos pressupostos teóricos de Walter Benjamin, entender-se-ão questões como a reprodutibilidade técnica e a reprodutibilidade manual. Sabido que os conceitos de arte perpassam todo o romance, o presente estudo tem, como fontes de referência, as obras de Mario Praz, Paulo Menezes, Jorge Coli, Alfredo Bosi e Aguinaldo Gonçalves. Analisar-se-ão não somente os conceitos de arte, mas, também, as descrições das telas que correspondem aos "quadros narrativos" presentes no romance, quadros estes que transformam as palavras em imagens. - DissertaçãoA carnavalização da morte nas intermitências da morte, de José Saramago, e em noiva cadáver, de Tim Burton: um estudo dialógicoOliveira, Júlia de Carvalho Almeida (2012-08-29)
Letras
Este trabajo tiene como objetivo presentar, a la luz de la concepción bakhtiniana del lenguaje, el diálogo intersemiótico entre la novela del portugués José Saramago, As Intermitencias da morte (2005), y la animación producida por Tim Burton, A Noiva cadáver (2005). En él se examinarán, por medio de los estudios comparativos, La muerte carnavalizada en ambos textos con el fin de identificar cómo se produce El proceso de carnavalización. Así, el estudio no se detiene en la similitud temática de las obras, sino también en la postura ideológica de sus autores y la visión del mundo que se puede ver en los relatos de ficción. El trabajo propone un ejercicio analítico entre los sistemas de signos diferentes, en que será posible conocer lãs particularidades de cada texto artístico y sus modos de producción. Para ello, se utilizará como referencial bibliográfico, así como el principio dialógico bakhtiniano, los estudios, sobre todo, de Mikhail Bakhtin, sobre los conceptos de carnavalización y grotesco. - TeseA constituição do fantástico em o livro dos lobos, de Rubens FigueiredoMarques, Luís Paulo Fiúza (2019-12-10)
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This research analyzes the establishment of the insólito in the tales of Rubens Figueiredo's collection, The book of the wolves (2009). For this purpose, it was searched to understand how the constituent mechanisms of the fantastic, such as the reader’s and/or the character’s hesitation, the lack of the characters’ nomenclature, the spatial inaccuracy of the narrative, the self-diegetic narrator, the behavioral and the discursive ambiguity assist in the establishment of this textual modality in the chosen corpus. Thus, this dissertation starts from the principle of the importance of the corpus reading of this study, as well as from the theoretical apparatuses such as David Roas (2001), Filipe Furtado (1980), Jaime Alazraki (2001), Remo Ceserani (2006) and Rosalba Campra (2016) etc, in order to understand the divergences and the approximations of the strands in regarding to the fantastic narrative concept. The focus of this work is on the fact that the tales start from a narrative principle that oscillates between reality and unreality. The achieved results show that there are oscillations and ruptures in the plot of these narratives, facts that establish the fantastic in the tales - DissertaçãoA construção do duplo em Rodrigo Terra Cambará e Floriano Terra Cambará nas obras O retrato e O arquipélago de O tempo e o vento, de Erico VerissimoNovroth, Ana Lúcia Macedo (2016-02-25)
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A presente dissertação é um estudo crítico de base interpretativa que tem como proposta analisar como se dá a duplicidade – entendido o termo como consciência que se multiplica– entre as personagens Rodrigo Terra Cambará e seu filho, Floriano Terra Cambará, especificamente nos volumes de O retrato e O arquipélago, que compõem a trilogia O tempo e o vento, de Erico Verissimo. Partimos do pressuposto que o escritor se preocupou em dar densidade ao protagonista fato que o distingue de uma personagem que funciona apenas como força motriz da ação. Podemos afirmar que o escritor gaúcho, por meio de sua proficiência literária, realizou a difícil tarefa de representar a crise identitária vivenciada pelo homem moderno, segundo a qual o ser duplicado é signo de um eu fragmentado. Dentre os estudiosos mais representativos que embasaram estes objetivos, foram de fundamental importância as elaborações de Mikhail M. Bakhtin e Volochinov que versam sobre dialogismo, ideologia, discurso individual e coletivo, passando pela questão da identidade. Como suporte teórico para exame do duplo, utilizamos autores que transitam pela filosofia como Clément Rosset, pela psicologia e psicanálise como Otto Rank, Sigmund Freud, Carl Gustav Jung, C.F.Keppler. Embora os teóricos adotem juízos distintos no reexame do duplo, a abordagem foi possível uma vez que a maioria admite certa correspondência quanto à questão da alteridade. Constatamos que as obras em questão se expandem a múltiplas análises e, com isso, pudemos atualizar a literatura de Erico Veríssimo e ressignificar o mito do duplo adequando-o ao contexto histórico, embora sem alterar, em sua essência, o símbolo da busca da identidade. - DissertaçãoA construção do romance policial em O caso da estranha fotografia, Berenice Detetive e Droga de Americana!Jesus, Adriana Pereira de (2009-02-11)
Letras
O objetivo do presente trabalho é estudar o romance policial, um gênero literário que instiga a curiosidade do público jovem e adulto desde a primeira até a última página de um livro. Desenvolvemos um estudo desse gênero em obras voltadas para o público infanto-juvenil que se identifica com as histórias, personagens e aventuras. Analisamos a construção da narrativa policial no universo infantil dos romances O caso da estranha fotografia (1977), de Stella Carr; Berenice detetive (1987), de João Carlos Marinho; e Droga de Americana! (1999), Pedro Bandeira. As obras desses autores foram construídas com crianças e adolescentes no papel de investigadores. Na análise, enfatizamos a caracterização dos integrantes dos diferentes grupos de jovens e crianças e suas atuações como detetives. Para tanto, o trabalho foi dividido em quatro capítulos. No primeiro capítulo, destacamos o romance policial em geral e sua evolução. O segundo capítulo discute a literatura infantil com foco nos autores das três obras mencionadas. Nos dois últimos capítulos, analisamos as três obras e a estrutura do romance policial infanto-juvenil. - DissertaçãoDafne: uma metamorfose sob diversos olharesRosa, Dafne Di Sevo (2012-02-09)
Letras
El mito de Dafne se reanudó, las artes y la literatura, en numerosas ocasiones desde la antigüedad clásica, pero la mayoría de las obras responsables de la consagración del mito se concentra en el siglo XVII y hace referencia directa a la obra Metamorfosis de Públio Ovidio. Se presenta en este trabajo, el mito en un estudio de Interarte, destacando los aspectos que contribuyeron a la fábula de Dafne fuera inmortalizada en la historia del arte y de la literatura. Para analizar el mayor número posible de interpretaciones del mito, fueron elegidos como el cuerpo de trabajo cinco obras, de las cuales cuatro son de la misma época: el Barroco. - TeseO deslocamento da tradição na obra Lavoura Arcaica de Raduan NassarHahn, Sandra (2016-11-10)
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The purpose of this research is to use the strategies of deconstructive reading in the novel Lavoura Arcaica (1975) by Raduan Nassar and understand how it is processed in the literary text. The theoretical framework is based on the proposal of the deconstruction by Jacques Derrida, who in an attempt to extricate the western metaphysical thought undertook a reading of the texts of the philosophers affiliated to this tradition. In Lavoura Arcaica, various texts of the biblical tradition are faced with the work in proposal is to show a non-logocentric reading (so deconstructive) for the points of interest to the study. The aspects related to the deconstructive perspective will cause the discourse displacement of this same tradition. - DissertaçãoUm diálogo cultural: Tarsila do AmaralSantos, Sônia Duarte dos (2012-02-28)
Letras
Tarsila do Amaral a été, à un âge précoce, éduquée dans un environnement dans lequel la culture française faisait partie des habitudes et des coutumes de la famille, même en vivant dans une ferme de café dans l'État de São Paulo. En tant qu'adulte, elle a renforcé son éducation intellectuelle et artistique dans les terres françaises, précisément à la capitale, Paris, au point haut de l'avant-garde, ayant en tant que mentors, en particulier, les artistes cubistes. Cette recherche vise à observer le dialogue culturel entre le Brésil et la France à travers mouvements artistiques et littéraires qui a eu lieu dans ces deux pays dans les années 20: avant-garde européenne et brésilienne, ou mieux, examiner le dialogue organisé par Tarsila do Amaral entre contexte français et brésilien, dans sa carrière en tant que chroniqueur, ainsi que les relations qui sont établies entre le soi et l'autre dans les processus discursifs mis en place historiquement par des sujets différents. À cette fin, pour composer le corpus ont été choisies onze chroniques que Tarsila do Amaral a publiées dans le journalDiário de S.Paulo, entre les années 1936 à 1956, et rééditées dans l'anthologie organisée par Laura Taddei Brandini en 2008. - DissertaçãoDo livro à minissérie: diálogos entre a obra literária Vozes de Tchernóbil e a série televisiva ChernobylBrito, Isabel Santos (2021-02-12)
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The relationship between literature and cinema, although highly studied, is enriched each year, as written works are transposed to audiovisual language, from films to series in online streaming services. Thus, there is always a new point to be observed and analyzed. A recent example of this kind of mediatic transposition was the adaptation of the book Voices from Chernobyl: the oral history of a nuclear disaster, originally published by Svetlana Aleksiévitch in 1996, to the HBO miniseries of five episodes Chernobyl, in 2019. The 2015 Nobel winner book brought to the television series the base for several characters who lived the Chernobyl nuclear accident closely. However different, both works came from the same point: the real events of 1986. After knowing what happened, the goal of this study is to analyze each work individually, to comprehend its elements and behavior to, then, compare them in order to understand how one starting point could create such different works. The analysis will approach the similarities and differences between them, and how the process of transposition from the accident occurred with each creation. Contributing to the study of the relationship between written and television works, this dissertation will be made through qualitative analysis, based on literature theory and cinema theory, converging into the comparison. - DissertaçãoOs doze trabalhos de Hércules: a estilização do mito na obra LobatianaOliveira, Diva de (2006-09-04)
Letras
The aim of this work is a dialogism approach between the basis-text, Héracles de Eurípedes, As metamorfoses de Ovídio and Os Doze de Trabalhos de Hércules by Monteiro Lobato. Firstly, it will be researched how Hercules, the Greek mith was stylised by Monteiro Lobato, throughout the gathering of signs inserted in the dialogical variety text pointing to the likeness and the difference concerning to the basis-texts. It will prosecuted, hence, the meeting between the theory about Mikhail Bakhtin s dialogism and the development about Julia Kristeva s theory related to the Bakhtin s proposals - The intertextuality. It will be still intended to demonstrate how the Taubaté s writer contributed to the formation of the Brazilian childish literature and the improvements idealized by him in several performance fields. - DissertaçãoGriffin & Sabine trilogy: o gênero epistolar sob o olhar de Nick BantockGomes, Luciana Teixeira (2008-08-21)
Letras
O presente trabalho discute em que medida a obra Griffin & Sabine Trilogy contempla o gênero e o romance epistolar tradicional. Para isso, aborda alguns conceitos e características do gênero e da narrativa epistolar incorporados na trilogia de Nick Bantock. Destaca os recursos utilizados pelo autor para conceber um romance epistolar instigante e inovador que mantêm em tensão dois diferentes discursos: literatura e artes plásticas. Portanto, torna-se, imprescindível não somente a análise das relações dos conteúdos textuais e pictóricos dos postais e cartas da trilogia (delimitada no 2º volume da trilogia, intitulado Sabine´s Notebook: In Which The Extraordinary Correspondence of Griffin & Sabine Continues), mas também o estudo do duplo como uma possibilidade de leitura da trilogia. - DissertaçãoO Invasor: do roteiro ao romanceBezerra, Silvia de Paula (2009-02-13)
Letras
Neste trabalho abordamos o romance e o filme policial O Invasor, destacando uma parceria de sucesso entre o romancista Marçal Aquino e o cineasta e diretor Beto Brant. O caminho entre romance, roteiro e filme foi transcorrido de forma diferente do habitual, pois Aquino finalizou a escrita do romance em 2002 após o lançamento do filme que ocorreu em 2001. Temos como objetivo principal do estudo em questão mostrar como as personagens Ivan, Anísio e Giba/Alaor são construídas no romance e no filme. Para tanto, o presente trabalho foi divido em três partes. Primeiramente, abordamos a questão das personagens no romance e no roteiro cinematográfico e as relações que lhe conferem verossimilhança. Depois tratamos da construção da personagem no cinema e do foco narrativo que, em um filme, é definido pela câmera e seus movimentos. Apresentamos também diversos aspectos da narrativa fílmica, identificando aqueles que possuem maior destaque para o desenvolvimento da história. Por fim, discorremos sobre as principais características do romance e do filme policial, bem como a relação entre literatura e cinema policial no Brasil. Quanto ao romance e ao filme policial noir, destacamos suas origens, influências e aspectos mais relevantes para situarmos o romance escrito por Marçal Aquino. - DissertaçãoLavoura arcaica: discursos em confrontoLustro, Adriano (2010-02-22)
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Este trabalho faz uma reflexão da obra de arte e seus aspectos estéticos e sociais por meio do estudo da adaptação do livro Lavoura Arcaica para o cinema. Suas principais propostas são: estudar os mecanismos de transposição de uma linguagem para outra, pensando nas hierarquias de prestígio artístico que estas possuem, os valores simbólicos e estéticos que se revertem em valores sociais e mercadológicos e, ainda, até que ponto textos literários valorizados criticamente pela tradição podem transmitir valores a outros meios e linguagens, como o cinema e a televisão, através de suas adaptações. Discutem-se também quais os limites para se pensar em adaptações fiéis ao texto-fonte e como estas atitudes podem denotar pretensões e veleidades por parte dos adaptadores. - TeseLestat de Lioncourt : faces de um vampiroHradec, Patricia (2020-04-14)
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Vampires, supposedly immortal creatures, sometimes cause horror, but for the most part, fascination. Being cyclical creatures, they occasionally appear in works that sometimes hate them, sometimes worship them. This thesis aims to present the trajectory of the protagonist of Anne Rice's Vampire Chronicles, the vampire Lestat de Lioncourt from three different moments: in the 1st volume, in 1976, Interview with the Vampire, he appears as a villain; in the 2nd volume, in 1985, The Vampire Lestat, he appears as a hero and, in the 11th volume, in 2014, Prince Lestat: The Vampire Chronicles, he appears as the prince of the vampires, organizing the tribe around the world. The path taken by Lestat leads us to reflections on the humanization of vampires and how these beings have survived, modified and updated themselves over the centuries. For this purpose, we will explain both Gothic Literature and literary vampires, from their origins in the 18th century, going through their transformations between the 19th, 20th and 21st centuries, until reaching their relations with the writer Anne Rice. We will briefly present the three aforementioned works, as well as the concept of mise en abyme and its links with the Vampire Chronicles. We will also make connections with several theorists to strengthen our studies, such as Fred Botting (1999 e 2000), David Punter (2000 e 2004), Glennis Byron (2004), Nina Auerbach (1995), Julia Kristeva (1982), Claude Lecouteux (2005), J. Gordon Melton (2003), Zygmunt Bauman (1998, 2001 e 2008), Joseph Campbell (2007), David Roas (2014), Rosalba Campra (2016), among others. We will introduce Lestat as an oedipal vampire and a storyteller, in addition to his aspects regarding to villainy, heroism and principality. Finally, we will reflect on humanization and contemporaneity, as well as their relationships with Anne Rice's vampires. - DissertaçãoA linguagem da sedução nos anúncios publicitários de escolas de inglêsMello, Vanessa Figueiroa de (2008-02-21)
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A publicidade explora o universo dos desejos particulares de cada pessoa, manipulando, seduzindo e convencendo. O texto publicitário é uma forma de despertar o desejo na massa consumidora. Com base nessa premissa, este trabalho tem por objetivo analisar a linguagem usada no discurso publicitário de cinco diferentes escolas de idiomas selecionadas. Consideraremos, sobretudo, os recursos lingüísticos e estilísticos neles encontrados, apontando a sedução, a persuasão e a produção de sentido dos elementos estruturantes. A dissertação tratará, ainda, da Retórica, disciplina que surgiu entre os gregos, conhecida como a arte de argumentar e de levar à ação por meio da palavra. - DissertaçãoLolita de Ramsdale x Lolitas de Hollywood: uma análise do romance de Vladimir Nabokov e das adaptações fílmicas de Stanley Kubrick e Adrian LyneBatista, Fernanda Cristina Araújo (2010-08-12)
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This paper aims at analyzing the relation between Vladimir Nabokov s novel Lolita (1955) and Stanley Kubrick s and Adrian Lyne s film adaptations of the novel, the former released in 1962 and the latter in 1997. We will base our study on French semiotics, also known as greimasian semiotics, to analyze the effects of meaning created by the different actantial roles played by the narrator, Humbert Humbert, in the novel and the strategies used in the filmic discourses to create the same effects in certain sequences in order to honor the original work or, on the contrary, to create different effects in order to revise it in some aspects, adapting it to their target audience, which was different from the one which had only had contact with the book because they lived in a different time and had expectations of how the movies would treat controversial subject matters that had been raised in the novel. - TeseMemorial de Maria Moura: do romance à minissérieAlcântara, Lídia Carla Holanda (2016-03-23)
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The present paper studies Rachel de Queiroz’s narrative entitled Memorial de Maria Moura, published in 1992, and the minisseries inspired in it, which carries the same name, aired in Globo network in 1994. This work studies the transposition from the book to the television and the resources used in this transposition, which bring the written narrative to the television narrative.We also study the paratexts present in both plots, which contribute to the composition of Queiroz’s and Globo’s work as a whole, but not being actually part of the story. For that, this paper was divided in three sections: the first theoretical one, which brings studies abaout literature, television and transposition; the second one which studies paratexts; and the third one, which studies the tansposition from the written story to the television. For that, we used as theoretical resorces Linda Hutcheon, Ana Balogh and Gerard Genette. - TeseNa natureza selvagem : uma análise dos procedimentos da adaptação do livro-reportagem para o cinema e de suas relações transtextuaisSiqueira, Graciene Silva de (2018-08-23)
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This research analyzes the adaptation of the non-fiction book Into the Wild, by Jon Krakauer, into a film with the same name directed by Sean Penn. The book narrates the story of Christopher Johnson McCandless, a young middle-class American who abandoned his family and a privileged life to live as a wanderer. This work aims to, firstly, identify transformational procedures undertaken by the director in order to recreate Cristopher Johnson McCandless´s story for the cinema. Secondly, we will examine the process of adaptation of Jon Krakauer´s work into audiovisual medium, with Gérard Genette´s theoretical framework of transtextuality, presented in his book Palimpsestes: la littérature au second degré (1982). Genette identifies five types of relationships between texts: intertextuality, paratextuality, metatextuality, architextuality and hypertextuality. The relationship between the non-fiction book and the movie is emphasized from the perspective of the concept of hypertextuality – in which the book becomes hypotext (original work) and the film, hypertext (derived work). We also examine the relationship between Krakauer´s journalistic text and other genres present in his work through intertextuality, and how the genre diversity was transposed to the language of film by director Sean Penn.