Dissertações
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Dissertações por Orientador "Cavalcante, Ronaldo de Paula"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA Ética Protestante no pensamento de João CalvinoRuppell Junior, Ivan Santos (2007-09-12)
Religião
Lançado no início do século 20, o livro A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo tornou-se obra clássica da Sociologia da Religião, ao desenvolver método de análise social em percebendo a influência da religião na estrutura da sociedade. Tendo por objeto textos oriundos de grupos Reformados Calvinistas dos séculos 17 e 18, o sociólogo Max Weber extraiu elementos da doutrina puritana calvinista que propiciaram uma conduta aos cristãos em meio à sociedade econômica, gerando assim um novo tipo de capitalismo o capitalismo moderno ocidental. João Calvino é um dos principais líderes da Reforma Protestante do século 16, época em que legou à Igreja Cristã e ao mundo, reconhecida obra de Teologia sistemática Protestante, que se tornou base de doutrina às Igrejas Reformadas. Nesta dissertação, buscamos apreciar a análise de Max Weber acerca da ética protestante que denominou espírito do capitalismo, bem como apreender dos escritos originais de Calvino no século 16, a proposta de conduta e elementos de doutrina que identificariam uma Ética Protestante original ao pensamento do reformador. O propósito é conhecer e resgatar o pensamento próprio a Calvino e assim as verdades e valores formadores de sua distinta ética cristã orientada à conduta do cristão em sociedade. - DissertaçãoA redução protestante: uma análise introdutória das possibilidades do protestantismo na modernidade a partir da precariedade de sua linguagem simbólicaCastro, Edson Duque de (2008-08-14)
Religião
Este trabalho aborda a temática de linguagem em sua perspectiva simbólica. A linguagem de um modo geral, tem valor existencial. Forma uma cosmovisão, legitima uma dada interpretação da realidade, media a relação com o outro, inclusive com o totalmente outro ; neste caso específico, a linguagem simbólica é tida como imprescindível, dado o caráter não fechado e evocativo do símbolo. Analisa também o protestantismo, sobretudo em sua versão puritana, enquanto religião que reduz o simbolismo religioso predominante no universo católico medieval. O protestantismo rejeita todo e qualquer adendo à relação estabelecida entre o ser humano pecador e o Deus intocável. A angústia que daí nasce deve ser superada solitariamente por meio de uma atuação bem sucedida no mundo, capaz de revelar o estado de graça do indivíduo. Isso tem implicações éticas, econômicas e religiosas. O protestantismo representa o clímax do processo de desencantamento do mundo por via religiosa, uma vez que por via científica ele está longe de chegar ao fim. A Modernidade desencantada ao afirmar a autonomia do indivíduo, destrói as instituições, desregula o crer, promove o pluralismo religioso, privatiza a experiência religiosa. O indivíduo é livre, porém esmagado pela falta de sentido existencial. A Modernidade liberta o indivíduo da religião, mas não suprime a religião; embora nem toda religião sobreviva na Modernidade sem optar pela insanidade. O protestantismo, com base em seu princípio de liberdade, é a religião da Modernidade, desde que consiga superar a tentação de posse da verdade. Até porque em sua essência o protestantismo afirma que a verdade sem a busca da verdade é apenas metade da verdade. - DissertaçãoReligião e interioridade: o bem e o mal na vida de Martinho Lutero com o enfoque psicanalítico de Erik H. EriksonFonseca, Roberto Silva (2008-02-20)
Religião
The aim of his paper is to analyze Martin Luther s life, from the psychoanalytic view-point, by studying Erik Erikson s book Young Man Luther , A Study in Psychoanalysis and History. It is a very challenging bibliographic research, due to the amount of material produced up to now on Luther s life. A psycho-biography that aspires developing a profound and comprehensive study of a person whose magnitude of references is so vast is not an easy task. The first chapter s goal is to set up historical-scientific approach of the two protagonists. An exposition of Martin Luther s personal life is detailed firstly, beginning with his parents, reaching his individuality and his relationships with his wife and children. After that, a section will also be dedicated to Erik Erikson s life and thoughts, since he is taken as the point of theoretical reference to this piece of work. The second chapter consists in A Critical Dialogue With Erikson s Theory About Luther, elaborating a critical analysis of Erikson s book, Young Man Luther. This appreciation will be made on basis of the author of this paper s own thoughts, of ideas expressed by Luther himself, and of what other biographers have exhaustively spoken and written about his life. Finally, a critical appreciation and particular conclusions about the main characters will be expressed. - DissertaçãoO símbolo e a crença: a centralidade simbólica nos sistemas religiosos do judaísmo e cristianismo: história, significação e atualidadeFerrentini, Mara Liz Hernandes (2007-09-11)
Religião
First of all, this research is focused on an approximate and panoramic way of religious symbols of the ancient religions, providing explanation to understanding these religions at the first periods of humanity. Following, this research focused on the symbolical universe of Jewish and Christian systems. This search is talking about basic symbolism on both Judaism and Christians traditions, as well as investigating their symbolical evolution by anthropological and philosophical references. At last, this research showed the presence of Judaism in Christian culture, giving it its notorious autonomy, but with clearly Jewish foundations. - DissertaçãoThomas Reid: o senso comum como matriz filosófica do presbiterianismoLadeia, Donizeti Rodrigues (2006-12-14)
Religião
Esta pesquisa introduz o estudo da filosofia de Thomas Reid, como matriz filosófica, através do presbiterianismo norte americano, representado pela denominação da Igreja, Presbiteriana Norte Americana, e de como a Igreja Presbiteriana do Brasil recebeu as influências desta filosofia, através das missões estrangeiras. Analisou-se o período de crise, no qual eclodiu a filosofia escocesa. Os fatores analisados neste ambiente foram a crise que atinge o pensamento filosófico principalmente na área do conhecimento em um período que vai dos questionamentos da Escola Inglesa na Idade Média até o contexto epistemológico do período vivido por Thomas Reid. Posteriormente, estudou-se a formulação do pensamento de Reid, o senso comum. Nesta parte temos o estudo sobre como Reid enfrentou o ceticismo formulado nas concepções de David Hume. A parte final mostra como a filosofia do senso comum se tornou a matriz filosófica do protestantismo através da Igreja Presbiteriana da América do Norte, e depois pela atuação dos missionários formados em Princeton no Brasil.