Dissertações
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Dissertações por Orientador "Araujo, Paulo Roberto Monteiro de"
Agora exibindo 1 - 20 de 20
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoAndarilho: Cao Guimarães e o documentário entre a factualidade e a ficcionalidadeSbragia, Piero (2016-08-05)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Pesquisa sobre como a relação de factualidade e a ficcionalidade convergem dentro do documentário, em especial na obra do artista plástico e cineasta Cao Guimarães, considerando não apenas os aspectos estéticos dos filmes mas toda a relação da obra acabada com o seu processo de criação artística, fundamentado na crítica genética. O processo de criação do documentarista e sua percepção da realidade ao longo do percurso, com novos olhares e modos de perceber o mundo à sua volta. O objeto principal é o documentário em longa-metragem Andarilho (2006) e a jornada de Cao Guimarães na construção de um documentário que representa a contemporaneidade. - DissertaçãoArtefatos híbridos: uma reflexão sobre design e artesanato à luz do conceito de hibridismo culturalPaula, Tania Cristina de (2012-08-17)
Educação, Arte e História
A presente pesquisa propõe uma reflexão crítica sobre artefatos que surgem da confluência do design com o artesanato à luz do conceito de hibridismo cultural. Busca compreender o convívio em artefatos contemporâneos de aspectos materiais e simbólicos da sociedade urbano-industrial e de culturas tradicionais, assim como os modos de produção artesanal. Esta investigação busca refletir sobre a adequação do conceito de hibridismo cultural e o adjetivo híbrido, provenientes dos estudos culturais, para descrever, qualificar ou caracterizar artefatos elaborados a partir do encontro do design com o artesanato. Para realizar tal reflexão, esta pesquisa se dá sob a ótica das concepções de hibridismo cultural de Peter Burke e Néstor García Canclini e busca conhecer o fenômeno no contexto da contemporaneidade. Busca também compreender os múltiplos aspectos e a abrangência das atividades design e artesanato no âmbito da cultura material, assim como, investigar o reconhecimento dos artefatos híbridos no Brasil e verificar a possibilidade de analisar os artefatos a partir dos processos de hibridização cultural. - DissertaçãoCultura de moda: roupa e história, um meio sensível: um processo criativo, uma produção estética?Campos, Débora Caramaschi de (2014-06-09)
Educação, Arte e História
O presente estudo, intitulado cultura de moda: roupa e história, um meio sensível. um processo criativo, uma produção estética?, investiga uma prática educacional e possíveis assimetrias e impermanências do sujeito contemporâneo, aluno de graduação de Moda, através da produção de conhecimento em história da moda ao realizar uma atividade pedagógica denominada caderno de memórias , como um dispositivo (Foucault), experiência de abertura (Heidegger) e fruição artística. A pesquisa discute o trabalho do criador Yohji Yamamoto e sua identidade como designer de moda frente às artes plásticas. Usa do método fenomenológico-existencial, narrativas históricas, contato intersubjetivo e observação. Reflete o indivíduo criador / autor e leitor / desvelador frente aos contornos da modernidade em face da contemporaneidade. Utiliza como procedimento de análise a micro-história, dado seu caráter analítico e minucioso ao estabelecer um olhar mais amplo sobre a história cultural. E, com o intuito de interdisciplinaridade, apresenta criação e gestos inacabados de estudantes e suas singularidades, subjetividades, estórias e heranças vestimentares. - DissertaçãoDesvendando Luíza Mahin: um mito libertário no cerne do feminismo negroLima, Dulcilei da Conceição (2011-08-12)
Educação, Arte e História
O presente trabalho discute o processo de mitificação que garantiu a manutenção de Luíza Mahin no imaginário afrobrasileiro. Parte-se do pressuposto de que o Feminismo Negro foi o principal responsável pelo seu desenvolvimento enquanto mito. Para tanto, foram analisadas as produções de Luiz Gama, Pedro Calmon e Arthur Ramos, entendidas aqui como norteadoras das produções das feministas negras. No período estabelecido entre 1980 e 2006 foram analisadas ações do Feminismo Negro que resultaram no fortalecimento de Luíza Mahin no imaginário afrobrasileiro como a cartilha Mulher Negra tem História, poemas das escritoras Alzira Rufino e Miriam Alves, a inauguração da Praça Luiza Mahim entre outras, por fim o romance Um defeito de cor de Ana Maria Gonçalves. Considerada uma das figuras de maior representatividade na memória do movimento negro, Luíza Mahin mãe do poeta, advogado e abolicionista Luiz Gama teria sido uma das líderes da maior revolta de escravos de que se tem notícia no Brasil, o Levante dos Malês, ocorrido na cidade de Salvador em 1835. No intuito de superar a violência simbólica exercida pelos estereótipos em torno da mulher negra, o Feminismo Negro procurou positivar a imagem das afrobrasileiras recorrendo à reelaboração e valorização das histórias de suas antecessoras. Consideradas heroínas, as trajetórias dessas mulheres foram também empregadas no sentido de forjar uma identidade que favorecesse a luta empreendida pelas organizações de mulheres negras. Compreende-se aqui o mito como agente na configuração de identidades individuais ou coletivas conforme a perspectiva de Ernest Cassirer em Filosofia das Formas Simbólicas, segundo a qual o mito como matriz de significação viabiliza a apreensão do mundo permitindo à consciência humana agir sobre ele. Justifica-se assim a afirmação feita pelo historiador João José Reis, em que define Luíza Mahin como um mito libertário - DissertaçãoO encontro entre o feminino brasileiro e o Islam: caminhos e desencontrosBroti, Mônica Peralli (2018-01-15)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Este trabalho propõe um estudo sobre a dinâmica da era pós-moderna, com o objetivo de analisar a relevância desse período histórico na articulação dos referenciais de ação do indivíduo e o posterior reflexo desse momento nas escolhas de vida do sujeito. Essa análise pressupõe uma discussão sobre a contemporaneidade em sua interconexão com o planejamento de vida das mulheres brasileiras, que optaram pelo convívio em comunidades tradicionais islâmicas, adotando uma identidade religiosa e uma nova reinterpretação à vida. Deste modo, a proposta de dissertação foi analisar a influência das transformações introduzidas pela pós-modernidade sobre as esferas da vida pessoal. As mulheres brasileiras muçulmanas tiveram destaque como protagonistas por reavaliarem a herança cultural ocidental e manifestarem o desejo à conversão ao Islam, com o propósito de mudar de comportamento, a mudar de religião e a mudar de vida. Sendo assim, o que fizemos, primeiramente, no decorrer dos três capítulos que compõem o trabalho, foi abordar a pós-modernidade e as suas interferências aos aspectos mais pessoais do indivíduo. A segunda preocupação ficou centrada na compreensão das concepções da religião e da fé Islâmica. E, por último, reconhecer os novos significados culturais e existências para entender o ser muçulmana. - DissertaçãoFrida Kahlo: roupa como linguagem (cultura, arte e identidade)Pereira, Fernanda Binotti (2016-12-16)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A pesquisa tem como base a análise interpretativa do guarda roupa de Frida Kahlo a partir das imagens do livro El Ropero de Frida de 2007. A artista mexicana possuía uma forte identidade visual e conseguia se comunicar por meio de seu vestuário. As roupas permitem a formação de uma linguagem não verbal e quando analisamos o corpo vestido encontramos discursos pessoais. Dentro de uma sociedade a linguagem está sujeita aos valores culturais e estéticos, mas questões de interesses políticos, padrões de decoro e movimentos artísticos influenciam na escolha de cores, proporções, volumes e acessórios. A vida de Frida Kahlo foi conturbada e seu corpo foi marcado e transformado por doenças e acidentes. Como contraponto de uma história de fragilização, a artista se tornou uma mulher forte. Sua personalidade, seu engajamento político e principalmente sua carreira artística refletem o que viveu. Analisando seu guarda roupa reconhecemos três modelos de discursos que dividimos em painéis. O painel cotidiano apresenta as roupas que Frida usava em seu dia a dia. Peças casuais, adaptadas aos costumes e clima de seu país. As peças que a artista vestia com forte influência mexicana estão reunidas no painel cultural. Vestidos rodados, batas bordadas, com referências marcantes das tribos tehuanas e peças que permitem a leitura simbólica de uma forte cultura mexicana. E o painel protesto apresenta as roupas que Frida Kahlo usou com intenção de expor claramente suas intenções políticas ou insatisfações pessoais. Peças masculinas, roupas pretas e corpetes com símbolos comunistas conseguiram chocar no momento que se propôs. Comum nos três painéis está a forte personalidade de Frida, sua vontade em esconder sua deficiência física com saias e vestidos rodados, sua paixão por acessórios e cores, e sua fascinante história pessoal. - DissertaçãoA geração sênior da sociedade contemporânea brasileira : os desafios na construção da identidade no século XXIRodrigues, Flavia Luciana dos Santos Souza (2016-12-09)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
This study aims to identify and explore the key behavioral habits, lifestyles and construction of a new personal image of individuals 60 years or more, pictured in this dissertation, as 'senior generation'. By allowing themselves to track changes through fashion in contemporary society, in the face of rising expectations and quality of life, they see themselves as important transmitters of new meanings, using them as tools of socialization, identity and belonging. Thus, the senior is revolutionizing the concept of aging in contemporary society, rediscovering values conducive to personal fulfillment, where the senior learn to build his story. Realizing the active longevity as feasible, the prospects for the future become, through the challenge of time and aging stereotypes, use the technologies as ways of interaction and integration. Aesthetic procedures become increasingly more allied in the search for disguise timelines, and effect, soften the perception of aging, holding a significant role in consumer products and services. The senior generation is active and protagonist of the story itself as it aims for changes in appearance, demands for products that bring beauty, well-being and elegance, however, they think the market is incompatible with their expectations. This research is based on survey of bibliographic information. The methodology involves a qualitative analysis and concepts, addressing the design of fashion and personal image of a generation of bold and creative people looking for recognition in the society in which they live. - DissertaçãoAs imagens da cultura negra utilizadas em sala de aula como reflexo da identidade do professor: um estudo sobre a prática e a formação dos professores de História, Arte e Língua PortuguesaCarvalho, Francione Oliveira (2008-01-22)
Educação, Arte e História
A partir da discussão multiculturalista do filósofo Charles Taylor sobre a questão da identidade, essa pesquisa investiga como as ações humanas e os posicionamentos morais dos professores interferem na abordagem que fazem do negro no cotidiano escolar. Concentra-se na análise das imagens e dos temas afro-brasileiros utilizados pelos professores de História, Arte e Língua Portuguesa da cidade de São Paulo e região metropolitana. Procura esclarecer como as questões multiculturais interferiram no Direito, através das políticas de ações afirmativas e problematiza o conceito de cultura e o espaço que ela tem na escola e na formação dos professores. Aborda as representações dos negros nos livros didáticos e de como a sua identidade foi construída no Brasil através da arte, da imprensa e do debate político. A investigação constata que a capacidade dos professores de se pensar como indivíduo é amplamente determinada por suas interações e experiências sociais. A percepção que eles possuem deles mesmos depende de estruturas cognitivas, afinidades comuns e outras qualificações inscritas num cenário que surge das interações com os diversos grupos sociais. É justamente essa percepção que faz com que diferentes professores façam diferentes tipos de seleção no interior da cultura e comprova que o modo pelo qual a informação é selecionada está ligada às crenças e valores que orientam suas vidas. - DissertaçãoImaginário e design: resignificação do jogo eletrônico por meio da linguagem expressivaSato, Adriana Kei Ohashi (2007-09-14)
Educação, Arte e História
This work intends to analyze design as the object that generates answers to the user's (gamer's) expectations based on the collective imaginarium. In turn, this imaginarium originates in a specific social-cultural context. Considering men as symbolic beings, they look for the reason of their existence by attribuing meaning to objects. Those meanings are interpreted by society, creating values, behaviors and cultural references. This work presents fundamental concepts about design and its presence in the social-cultural context, being design the language that interprets and re-signify the electronic game based on the collective imaginarium. - DissertaçãoLazer como importante componente na construção identitáriaSilva, Karina de França (2017-05-30)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A compreensão do lazer como importante componente na construção identitária foi problematizada nesta pesquisa, além de ter como objetivo principal analisar a relação entre os temas Lazer e Identidade. A técnica de pesquisa escolhida foi a Triangulação de Dados, que nos apoiou na coleta dos dados e respectivas análises. Os três elementos da técnica foram: entrevista realizada com um teórico do Lazer, professor Camargo, entrevista feita com um gestor do Programa Esporte e Lazer na Cidade - PELC, professor Secco e a finalização da técnica foi a pesquisa de campo ocorrida na Avenida Paulista com questionário semi-estruturado, apresentado a quinze pessoas em momento de lazer. Foram definidos dois programas sociais, a saber: PELC e Programa Ruas Abertas, para estudar justamente as relações entre lazer, identidade e políticas públicas. O primeiro programa de âmbito federal e o segundo com atuação no município de São Paulo. Os conceitos que circundam o lazer, assim como os que dão respaldo à questão identitária, foram estudados à luz de teóricos como Dumazedier, Hall, Canclini e as discussões sobre habitus e dimensões da cultura foram analisadas tendo como base as contribuições de Bourdieu e Botelho. A relação entre as temáticas lazer e identidades foram confirmadas e os teóricos escolhidos para este estudo contribuíram sobremaneira para a consolidação de conhecimentos. - Dissertação"Marujos a bordo": o desejo homoerótico, a estética camp e a moda de GaultierGhandour, Kassem Mahamad (2008-08-08)
Educação, Arte e História
A proposta deste estudo é analisar a formação de um olhar homoerótico masculino que foi sendo construído desde o século XIX (época em que foram forjados os termos heterossexual e homossexual ), tendo como recorte temporal o período de 1969 a 1984. A perspectiva é identificar as mudanças ocorridas na construção deste olhar a partir de 1969, ano marcado pelos conflitos ocorridos no bar Stonewall Inn, em Nova York, resultando numa mudança de atitude do segmento gay, que trouxe à tona todo um modo de ser construído na clandestinidade do gueto, até o ano de 1984. Estabelece-se uma relação com a moda como fenômeno social que aponta estas transformações, especialmente com o trabalho do costureiro francês Jean-Paul Gaultier. Este criador incorpora o universo do desejo gay masculino e a estética camp, conseguindo, desse modo, flexibilizar as rígidas convenções da indumentária masculina, por meio das contribuições deste olhar homoerótico. - DissertaçãoModa da natureza: inter-relações entre moda e biônicaBertolini, Juliana (2009-08-28)
Educação, Arte e História
This research proposes a dialogue between Fashion and Bionics, pointing out new possible methodological, creative and conceptual practices so as to understand the meaning of Nature Fashion . The starting point is a social and historical contextualization of fashion in consumption society aiming at situating the environment of the proposed inter-relation (Fashion Bionic Design). Some important information about the meaning of Bionic Design and its possibilities applied to fashion skills will also be presented here. It is also the purpose of this research to raise some operating characteristics and fashion system openings to such inter-related dialogue. It is also intended to understand the meaning of Bionics and its changes along historical and technological development, so as to understand the project possibilities generated by the contact with nature and by the investigation of its environment. Parallels between concepts of Biology and of Design will be traced with the purpose of creating Design and Fashion hybrid concepts. New methodological forms of work as well as new possibilities of application in fashion and new operating forms in nature fashion field have been explored. Projects of some stylists, designers and artists have been showed in order to illustrate the project concepts explored in this research. This study also presents some information about the results of the field research in the Design and Material Selection Lab of the Federal University of Rio Grande do Sul at the time of the interview with Carmelo di Bartolo, Italian designer and Bionic researcher at the Design Innovation Institute, in Milan. - DissertaçãoMonstrumanidade: o encontro entre o humano e o monstro no cinema de Tod BrowningPiqueira, Verônica D'agostino (2013-01-23)
Educação, Arte e História
Esperando contribuir para ampliar as discussões sobre a questão do imaginário cultural popular americano, o objetivo da presente dissertação é refletir sobre o conceito de normalidade e anormalidade apresentado no filme Freaks (1932), dedicado à representação do universo social e cultural dos sideshows. Apresentaremos as influências que transpassaram o caminho do diretor Tod Browning, buscando referências para a formação do seu cinema autoral em sua história vivida desde a juventude como artista itinerante até a dimensão como ator de pastelão, diretor e roteirista de seus próprios filmes. Discutiremos também algumas razões que levaram à emancipação do gênero de horror no período da Grande Depressão, buscando referências estéticas, literárias e políticas na narrativa de seus principais clássicos. Baseando-se nesses estudos, esta pesquisa transita de forma interdisciplinar pelas linguagens História da Cultura e Cinematográfica, apresentando o encontro entre monstros e humanos e o modo como são expressos no corpo exposto em Freaks. - DissertaçãoMulticulturalismo: a identidade do sujeito nas tensões sociais contemporâneas em Charles TaylorBinja, Elias Justino Bartolomeu (2010-12-15)
Educação, Arte e História
Esta pesquisa investiga, a partir da abordagem do multiculturalismo em Charles Taylor, a identidade do sujeito nas tensões sociais contemporâneas. Duas obras nos servem de aporte teórico: As Fontes do Self: a construção da identidade moderna e Multiculturalismo: examinando a política de reconhecimento. A questão de fundo do presente trabalho é: quem e qual a identidade do sujeito multicultural, considerando as tensões pelo reconhecimento das diferenças nas sociedades contemporâneas. As novas formas de convivência no campo político propiciaram a emergência de novas práticas políticas democráticas, expressas na tensão entre liberais e comunitaristas. Charles Taylor, geralmente identificado com o partido comunitarista, no entanto, defende um posicionamento peculiar, que mais reflete das consequências de sua antropologia filosófica, por meio de sua ontologia moral, do que de militância partidária. Entretanto, para melhor explicitar as novas formas de convívio no campo político, empreendemos uma caracterização das sociedades contemporâneas, salientando nelas as condições de emergência das tensões nas práticas políticas democráticas: a construção mítica da identidade nacional e a globalização. E, consequentemente, da antropologia filosófica tayloriana, esboçamos uma proposta de educação para a autenticidade, com vista a realçar e distinguir o papel da educação na formação do sujeito e da sua identidade. - DissertaçãoPanopticon virtual da contemporaneidade: o Currículo Lattes como possibilidade de controle e vigilância na área de arteSouza, Ana Lucia de (2010-08-12)
Educação, Arte e História
Essa dissertação consistiu numa pesquisa acerca das relações de poder-saber, de disciplina e vigilância da sociedade disciplinar e sociedade vigilante presentes na idéia de panoptismo próprio da sociedade contemporânea apontados por Michel Foucault, e o formulário eletrônico Currículo Lattes, do CNPq, para o cadastro de dados relativos à produção acadêmica de pesquisadores vinculados ao Ensino Superior do Brasil. Procuramos apreender, a partir dos estudos correspondentes à conceituação de Michel Foucault, os principais pressupostos teóricos com a finalidade de estabelecer uma relação de semelhança entre tais conceitos e o formulário eletrônico entendido como um mecanismo de disciplina e controle das pesquisas acadêmicas do país. Assim, procedemos com um levantamento histórico acerca do surgimento do Ensino Superior no Brasil com a finalidade de apreender características deste processo que contribuíram para o surgimento de mecanismos de controle como o Currículo Lattes, tornado referência nacional para o registro de tais atividades. Buscamos identificar as características deste dispositivo tecnológico a partir de um panorama histórico de seu surgimento e de sua repercussão em âmbito nacional. Identificamos ainda quais características o assemelham às teorias foucaultianas adotando o termo Panopticon Virtual da contemporaneidade e como este dispositivo age nos comportamentos dos sujeitos humanos - em especial da área de Arte - vinculados a instituições de Ensino Superior. Para apreender tais percepções recorremos a pesquisa de campo, com a realização de entrevistas com membros ligados ao CNPq e, por outro lado, pesquisadores artistas de instituições de relevância em Arte no contexto acadêmico, com titulação em Arte, com atuação em cursos de graduação e pós-graduação nesta Área de Conhecimento. Esta investigação permitiu compreender as relações de poder que o dispositivo representa no meio acadêmico, bem como clarificar a configuração de uma cultura de produtividade a partir de quesitos pré-estabelecidos que podem, por meio de um dispositivo de controle e vigilância, impor, a partir de interesses específicos, uma conduta de professores e pesquisadores frente às demandas do cenário institucional universitário brasileiro - DissertaçãoPelas janelas de Vermeer: um olhar para fora, do séc. XVII a contemporaneidadeOliveira, Thais dos Santos Castanha de (2023-08-09)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Este trabalho visa correlacionar o espírito das épocas através de uma releitura das obras do pintor holandês do período Barroco, Johannes Vermeer (1632-75), analisando os simbolismos da luz que perpassa as janelas, possibilitando uma relação atemporal entre mundos nos aspectos sociais e culturais. O objeto de pesquisa tem como foco as janelas que aparecem em algumas obras de Vermeer, por vezes abertas ou fechadas, trazendo assim ao ambiente cenográfico a luz que invade a cena e desperta sensações que vão além do mero funcionalismo. Esta análise fará uso dos aspectos simbólicos da luz como ícone de possibilidades interpretativas associadas a vários conceitos culturais e sociais dessa representação. A luz como verdade; a luz do bem e a luz da razão. As intersecções com a contemporaneidade mostrarão como esses conceitos estão presentes no universo cinematográfico, literário entre outros. As duas primeiras obras analisadas são O GEÓGRAFO (1668-69) e O ASTRÔNOMO (1668), a fim de levantar alguns aspectos da realidade holandesa do século XVII, em especial no que diz respeito às expansões comerciais marítimas daquele período, a fim de criar algumas relações com os anseios expansionistas do homem moderno. Por fim, a terceira obra é a MOÇA LENDO UMA CARTA À JANELA (1657-59), com ela busca-se levantar algumas referências aos aspectos psicológicos do papel das janelas e seus significados, tais quais: um apontar à transcendência, na busca por alívio e esperança quanto aos anseios futuros. Nesse ponto, as intersecções com a contemporaneidade se fazem presentes por meio das ressignificações das janelas nos contextos similares de períodos pandêmicos enfrentados nas referidas sociedades. Quanto aos critérios metodológicos, o trabalho utilizar-se-á do levantamento historiográfico de imagens e fontes teóricas, tomando como base análise investigativa do período do século XVII e relações com a contemporaneidade. Desta forma, principalmente as obras do historiador Timothy Brook, Chapéu de Vermeer (2012) e do filósofo e historiador de artes Didi-Huberman, Diante do tempo (2015) e Diante da imagem (2013) são referências importantes nesse trabalho. - DissertaçãoA questão do reconhecimento na construção da identidade docente à luz de Charles TaylorSilva, Maria Alice Moreira (2011-02-04)
Educação, Arte e História
Esta dissertação de Mestrado investigou a problemática da construção da identidade docente analisando as possibilidades de reconhecimento do trabalho do professor nas organizações escolares, em especial das escolas públicas, tendo como referencial teórico o filósofo canadense Charles Taylor. Nas organizações escolares, onde estão presentes as relações de poder existem, como desdobramentos das mesmas, aspectos relativos à autoridade, hierarquia (frutos de sua organização burocrática) que se manifestam através de leis, decretos e papéis a que se submetem os participantes do processo educativo. Para Taylor, o reconhecimento é fundamental para a construção da identidade, o que não ocorre no isolamento, mas no espaço de interlocução e com a contribuição significativa dos interlocutores Desta maneira, ancorados nos ensinamentos taylorianos sobre reconhecimento e construção de uma identidade, e sem perder de vista as organizações escolares onde se encontra o professor, esta dissertação investigou as condições em que o trabalho docente ocorre com a perspectiva de entender se existem possibilidades de os pressupostos de Taylor serem, com relação à construção da identidade, confirmados ou não. Estes foram os motivos pelos quais fomos levados a analisar os conceitos de organização escolar, reconhecimento, identidade e trabalho docente com o objetivo de criar um arcabouço teórico que nos permitisse adentrar no universo escolar e, na perspectiva de entender o que ocorre em seu interior, encontrar respostas para esta pesquisa. Para a realização deste trabalho foi muito importante o encontro que tivemos com Charles Taylor, em Montreal, no Canadá, em setembro 2010, porque a partir de seus argumentos produzimos as considerações finais desta dissertação - DissertaçãoRap e repente: do tecer das rimas ao canto faladoTolentino, Andréia Ramalheiro (2009-02-11)
Educação, Arte e História
The present research runs upon the importance of oral tradition in contemporary age, an age characterized by the loss of traditional references.It examines "rap" and "repente" as oral poetics that represent popular culture and tell the globalization effects, consequence of the current economic system. The research aimed at identifying the similarities between these two popular musical manifestations, ressignifying the action of cultural agents responsible for the continuance of such tradition, characterized by spoken singing. Under a cultural perspective, it created a dialogue with the interviewed subjects, in order to clarify both their world vision and the way they organize their social practices. By doing so, it was possible to see the elements which allow the comprehension of artistic and social representations of such groups. - DissertaçãoAs relações afetivas na pós-modernidade e a dramaturgia teatral: o teatro contemporâneo é contemporâneo?Barbosa, Mateus Monteiro (2017-01-31)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A presente pesquisa analisa a maneira como as relações afetivas se estabelecem na atualidade e a forma como são retratadas na dramaturgia teatral contemporânea. O conceito de pós-modernidade é estudado no primeiro capítulo, sendo traçado um panorama que abarca algumas das principais transformações que a sociedade (sobretudo a ocidental) tem experimentado neste afastamento da modernidade em direção ao que se tem denominado de pós-modernidade. A negação dos grandes esquemas interpretativos (metanarrativas), a supervalorização da individualidade e a aceitação do mundo caótico e fragmentado são algumas das características do homem pós-moderno que são abordadas neste estudo. No segundo capítulo o foco da pesquisa recai sobre as relações afetivas. A maneira como as pessoas se relacionam hoje em dia é analisada sob três principais aspectos e seus desdobramentos: casamento, sexo e fidelidade. Os ideais burgueses, que no século XVIII definiram as bases do amor romântico, são revisitados na contemporaneidade. A relação democrática entre os componentes do casal (e de toda família), é o ponto de partida para que novas bases sejam estabelecidas rumo ao amor confluente. O referido conceito de amor confluente prevê a conquista gradual da intimidade dentro do casal que deseja investir na sua maior duração, partindo do pressuposto de que a relação se mantém enquanto for proveitosa para as partes. Por fim, foram analisadas três dramaturgias contemporâneas sob o prisma dos conceitos abordados nos dois primeiros capítulos. Os textos e os autores estudados são: Quartos de Hotel, de Mário Bortolotto, Só... Entre Nós, de Franz Keppler e Love, Love, Love, de Mike Bartlett. - DissertaçãoTeoria queer no brasil: pensamento e produção acadêmicaZanoni, André Fernandes (2022-08-22)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
O campo científico deve ser capaz de lidar com mudanças de paradigmas e criações de novas áreas de conhecimento. Sendo o pensamento queer um campo novo que possui múltiplas origens e diálogos possíveis com as diversas áreas do conhecimento, é bastante provável que presenciaremos sua expansão. É preciso elucidar a emergência da pesquisa da Teoria Queer no Brasil, compreendendo os caminhos e escolhas metodológicas que a recepção nacional tem dado para lidar com formulações conceituais queer provindas de diferentes regiões do globo. Será feita uma revisão da produção de textos e artigos científicos de autores nacionais. Os textos de Pedro Paulo Gomes Pereira, Guacira Lopes Louro, Larissa Pelúcio, Berenice Bento e Richard Miskolci possibilitam pensar sobre as definições possíveis para o queer, suas origens históricas e conceituais, levando em consideração a realidade brasileira. Em um momento histórico no qual temos questionado a lógica da colonialidade e as maneiras ocidentais de produzir ciência, a aproximação de parte de nossos pesquisadores com perspectiva queer parece contribuir para a criação de um vocabulário menos normativo.