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Navegando Dissertações por Orientador "Andrade, Maria de Fátima Ramos de"
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- DissertaçãoA inclusão do surdo no ensino superior e o papel do tradutor/intérpretePereira, Denis Aparecido Mendes (2024-02-09)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A inclusão do aluno surdo no Ensino Superior é reflexo de uma série de conquistas da comunidade surda ao longo das últimas décadas, desde a aprovação da Lei 10.436/02, que oficializa a Língua Brasileira de Sinais como língua oficial brasileira, até a Lei 14.191/21, que insere a Educação Bilíngue de Surdos na LDB. Nesse processo de inclusão, investigar o papel do tradutor/intérprete de Libras é de extrema valia. Com isso, a presente pesquisa se propôs a investigar a base de conhecimentos do profissional que atua como tradutor/intérprete de Libras no ES. Para dar andamento ao estudo, inicialmente foram levantadas as pesquisas correlatas ao tema utilizando a plataforma da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), com os seguintes descritores: “Ensino Superior”, “Intérprete” e “Libras”. Com as pesquisas correlatas e dando base ao trabalho com o levantamento bibliográfico, foram coletados dados, através de entrevistas semiestruturadas com quatro tradutoras/intérpretes que atuam ou atuaram no Ensino Superior, com o objetivo de identificar quais são as atribuições e os conhecimentos do profissional que atua como tradutor/intérprete de Libras no ES. As entrevistas foram feitas remotamente, com gravação e transcriação das respostas, que posteriormente foram analisadas. Como fruto da análise dos dados coletados, constatamos que a fonte principal de aprendizagem dos tradutores/intérpretes tem sido a experiência dialógica no contato com o aluno surdo. Quanto à inclusão do aluno surdo no ES e o papel que o tradutor/intérprete de Libras, concluímos que a inclusão educacional vai para além da supressão dos limites comunicacionais, mas deveria ser uma iniciativa de toda instituição de ensino, sobretudo criando espaços de formação e reflexão aos pertencentes à vida universitária: alunos, tradutores/intérpretes de Libras, professores, gestão e funcionários. Nestes espaços de formação e reflexão, os tradutores/intérpretes de Libras teriam muito a contribuir com o conhecimento que possuem da língua de sinais e da cultura da comunidade surda. - DissertaçãoAprendizados com o ensino remoto: o uso das tecnologias digitais no contexto escolarMelhado, Ana Regina da Costa Medeiros (2023-06-06)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Em março de 2020, o Brasil parou devido a pandemia de COVID-19 que já tinha atingido outros países do mundo e, então, as escolas e todos os outros estabelecimentos que não foram considerados de primeira necessidade foram fechados por seus governantes estaduais. Seguindo a recomendação do Ministério da Educação, o ensino remoto emergencial foi estabelecido como forma de garantir que os alunos, mesmo em casa, continuassem tendo acesso à educação. No ensino municipal de São Caetano do Sul não foi diferente. A tecnologia foi essencial para que a vida escolar continuasse em meio ao isolamento social imposto devido à pandemia. Pesquisas realizadas por secretarias de educação e institutos como o Península mostram que as tecnologias digitais foram amplamente utilizadas, em suas diversas formas, no período de isolamento social. Com o arrefecimento da pandemia, aos poucos, retomamos as aulas presenciais. Nesse trabalho, investigamos, no contexto de uma escola pública localizada no município de São Caetano do Sul, como as experiências vivenciadas no período do ensino remoto, em especial com o uso das tecnologias digitais, foram incorporadas às práticas pedagógicas tanto dos professores quanto da equipe gestora. Para a realização do estudo, optamos por uma pesquisa qualitativa de cunho descritivo-analítico, dividida em três etapas. São elas: levantamento de estudos correlatos, aplicação de um questionário (professores e equipe gestora) e a realização de entrevistas com alguns professores que participaram da segunda etapa. Para fundamentação teórica recorremos aos estudos de Antônio Nóvoa, Carlos Marcelo, Lee Shulman, Linda Darling-Hammond que tratam do desenvolvimento profissional docente e de Pérez Gómez, Vani Kenski que tratam do uso das tecnologias digitais na educação. A análise dos dados revelou que as tecnologias digitais foram incorporadas de maneira significativa pela equipe gestora, em especial, no trabalho com a documentação escolar. Entretanto, os professores apontaram que ainda, no contexto da sala de aula, enfrentam dificuldades na incorporação do uso das tecnologias em suas práticas pedagógicas. - DissertaçãoAtividades práticas nas aulas de ciências: um estudo sobre a ação docente nos anos finais do ensino fundamentalSouza, Sandra Aparecida de Oliveira e (2017-05-02)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Practical activities may contribute in an engaging and meaningful way to effectiveness in the process of teaching and learning Science. Therefore, this present study aims to analyze how the Science teachers devise the usage of practical activities in their classes, which strategies, spaces and resources they apply, and the challenges they experience in developing the practical activities in the final years of elementary school. In order to accomplish this research, we determined a qualitative research (a case study, particularly)which we accompanied, by means of classes observation and semi-structured interviews, the work of four Science teachers from a full-time public school, located in the city of São Paulo. To support this research, we elected a literary review that assembles the teaching of Sciences in a historical and social perspective, under the perception of Krasilchik (2000, 2008, 2012), Delizoicov, Angotti and Pernambuco (2011); the training and the teaching practice in the area of Sciences, according to the studies of Carvalho and Gil-Pérez(2011), Cachapuz, Praia and Jorge (2002, 2002a, 2004), Pozo and Crespo (2009), Bizzo (2002, 2005);and the researchers Hodson (1998), Leite (2000) and Dourado (2001) as a reference on the concept of practical activities. The acquired results demonstrated that, according to those teachers, practical activities are important to stimulate observation and curiosity, allowing greater understanding of content and improvement in scientific learning. The reported data also indicated that, unlike other surveys with the same profile, this school relies on some essential conditions to obtain satisfactory results in the development of these activities: teacher education; constant pedagogical monitoring; exchange of experiences between peers; continuous planning and adequate infrastructure. Such acknowledgments suggest that discussions about the extension of the school day and its reflection on teacher training and practice should be expanded, and, consequently, improving the quality of Science teaching. - DissertaçãoAvaliação na educação profissional técnica de nível médioCruz, Luana Gomes (2019-02-13)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Esta pesquisa teve como objetivo investigar as práticas avaliativas realizadas pelos docentes do curso Técnico de Nível Médio. A intenção foi analisar em que medida as práticas contemplam as orientações de avaliação propostas institucionalmente. Essa análise foi realizada a partir do entendimento dos docentes de duas unidades do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) no município de Osasco e bairro da Lapa (São Paulo - SP). Para a realização da pesquisa optamos por uma abordagem qualitativa e adotamos os seguintes procedimentos metodológicos: estudo documental, aplicação de questionários e realização de entrevistas com docentes. O referencial teórico utilizado pautou-se nas diversas formas de entender o processo avaliativo e suas contribuições para a aprendizagem e evolução dos alunos, dentre eles: Hoffmann (1999, 2009, 2013), Mizukami (1986), Perrenoud (1999), Rios (1998) e Weisz (2002), e em estudos sobre as diferentes concepções de aprendizagem docente, tendo como base as relações entre conhecimento e prática educacional. Constatamos que todos os professores conhecem os documentos institucionais e falam claramente sobre a proposta, entretanto realizam uma avaliação por medida e verificação. Outro ponto a ser ressaltado é que muitos consideram o comprometimento do aluno como principal critério de aprovação. - DissertaçãoAs concepções de linguagem: um olhar sobre materiais do programa Bolsa AlfabetizaçãoCosta, Claudiane de Cassia (2016-08-11)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
This study aims to identify the concepts of language in the literacy process present in didactic materials used by teachers and students at Ler e Escrever (Reading and Writing) Program. Bolsa Alfabetização Program is constituted as one of the main actions of the Program Ler e Escrever (Reading and Writing). This is a public policy which is a shown as a set of coordinated lines of action in order to promote the improvement of education across the state of São Paulo network. In the first chapter we trace considerations about teacher training from a historical perspective - initial and continuing education, with an evolutionary synthesis in the perspective of the state and public policies implemented by the Secretariat of Education of São Paulo, particularly, the Bolsa Alfabetização Program. In the second chapter we expose a brief history of literacy, emphasizing literacy methods in Brazil. Following, we present the language concepts, establishing relations with the history of literacy. At last, we discussed the concept of literacy that the program advocates, seeking to highlight the writing production as one of the activities in this process. In the third chapter we present the educational material proposed at the program, identifying the design language and, in turn, present in the teaching materials used by teachers and students participating at the Bolsa Alfabetização Program inside the state network program of education and to what extent this conception is present in and writing activities proposed in textbooks. Research has shown that language is explicitly assumed by the document although the methodological guidelines not quite as a discursive system that is organized as a means of interaction in use and for use, written and spoken, always in context. Alphabetization understood as the learning of the writing system, and written language in its various social uses and simultaneously. From a theoretical point of view, the research is based at the work of these authors (CAGLIARI, 2006; CALKINS, 1989; FERREIRO E TEBEROSKY, 1999; GATTI E BARRETO, 2009; MARCELO GARCÍA, 1999; MORTATTI, 1999, 2000, 2006, 2007, 2008, 2012; PIMENTA, 2012; SAVIANI, 2009; SMOLKA,1989; SOARES, 1988, 2004; TARDIF, 2014; GERALDI, 2011). - DissertaçãoA construção de ações educativas de prevenção do abuso sexual na infânciaPaixão, Érica de Souza (2020-02-14)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Esta pesquisa teve como objetivo investigar se as políticas públicas de educação do Município de Caieiras correspondem às expectativas para a prevenção e proteção da criança no contexto escolar. Tivemos como problema de pesquisa as questões: “Como as políticas públicas no campo da educação contemplaram a prevenção do abuso sexual infantil e o que a escola pública, da rede de Caieiras, tem feito para prevenir o abuso sexual na infância?”. Para responder essas perguntas, utilizamos da pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental. Partimos de uma pesquisa temática para compreender a concepção de infância, a luz dos autores Aries (2016), Rizini e Pilotti (2011) e Corsaro (2011) na qual compreendem a infância como um período socialmente construído. Também sentimos a necessidade de construir uma Teoria da Família utilizando as concepções de Ferrari (2002), dos autores Bruschini; Azevedo; Castro e Ribeiro (2011), nos quais compreende que a família é a responsável pela formação de vínculos afetivos, possuindo uma função educativa. Analisamos o Guia Escolar: identificação de sinais e exploração sexual de crianças e adolescentes (2004 e2011), A Base Nacional Comum Curricular (2017), o Parâmetro Curricular de Educação de Orientação Sexual e por fim, a Comissão Parlamentar de Inquérito - destinada a apurar denúncia de turismo sexual e exploração sexual de crianças e adolescentes 2014. O Guia Escolar (2004 e 2011), a CPI do turismo sexual e exploração sexual de crianças e adolescentes (2014) e o PCN de Orientação são instrumentos que abordam a temática e fundamentam os profissionais da educação para o diálogo com crianças, adolescentes e sua família sobre o ASI. Com a pesquisa qualitativa, buscamos compreender como o projeto na rede Municipal de Caieiras foi criado, quais materiais foram utilizados, quais as ações dentro do contexto escolar foram colocadas em prática, quais os desafios encontrados nos dois anos de projeto (2018 e 2019). Foram realizadas entrevistas com duas psicólogas, a diretora pedagógica responsável pelo setor educacional do município e com cinco diretores escolares das EMEFs e um coordenador pedagógico. Como resultados, dentre os materiais utilizados para trabalhar com as crianças, foram utilizados o manual Pipo e Fifi e-book nas redes sociais. Os desafios encontrados, de acordo com a equipe gestora, foi a falta de formação dos professores e objeções de alguns pais quando a temática foi proposta. Identificamos nas falas dos entrevistados que o projeto propiciou condições de desenvolvimento psicossocial e o protagonismo dos alunos no ano de 2019. - DissertaçãoA construção do processo de imaginação e criação no brincar com sucata: a experiência com crianças de dois anos a dois anos e três mesesSilva, Márcia Tostes Costa da (2017-02-13)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
The present research investigates how a child builds their imagination and creation process by playing with scrap material in the nursery environment. An action-research was developed from a qualitative approach in a day care center located in Carapicuíba, a city in São Paulo, Brazil. The project acted with nine children, boys and girls, aged between two and two years and three months. It was possible to verify that the child enhances imagination and creation process when he or she explores scrap materials in different ways, re-signifying them. However, the process of expanding creation and imagination will not occur only by the material itself, it needs organization in spaces. The reference scholars for this project were Philippe Ariès (1981), Loris Malaguzzi (1999), Tizuko Morchida Kishimoto (1998, 2010ab), Gilles Brougère (2008), Luise Weiss (1989), Lev Vygotsky (2007, 2009), Aldo Fortunati (2009), Jens Qvortrup (2011), Ana Lúcia Goulart Faria (1999), Daniel B. Elkonin (2009) e Michel Thiollent (2009). - DissertaçãoContribuições da educação maker no contexto da aprendizagem baseada em projetosGhidoni, Alice Voltolini (2020-02-10)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A presente pesquisa procura investigar as potencialidades e os desafios da Educação Maker nos processos de ensino e aprendizagem de estudantes do quarto ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, enquanto metodologia aplicada ao contexto da Aprendizagem baseada em Projetos (ABP). Para tanto, por meio de uma abordagem qualitativa, de cunho aplicado, analisa todas as etapas de realização de um projeto em ABP, em parceria com três educadores - sendo um educador de referência, um educador assistente e um educador especialista - e a pesquisadora, que também participa das atividades propostas. A experiência é descrita em detalhes e simultaneamente analisada e interpretada à luz da revisão bibliográfica apresentada nos capítulos iniciais, a fim de construir relações entre as metodologias em questão e apontar contribuições de acordo com os resultados obtidos. Concluída a análise, evidencia-se que a Educação Maker, como metodologia aliada a outras metodologias ativas – aqui, especificamente, à Aprendizagem baseada em Projetos – contribui como fator potencializador, principalmente, no exercício das habilidades e competências tidas, hoje, como essenciais para vida no século XXI, tais como pensamento crítico, flexibilidade, cooperação, empatia, comunicação, planejamento e autogestão, provando-se ser eficiente, também, na promoção do protagonismo dos estudantes em suas experiências de aprendizagem, guiadas sempre por constante reflexão. - DissertaçãoAs contribuições do desenho universal para aprendizagem no projeto de apoio pedagógico da prefeitura de São PauloSantos, Adriana Alves Izác (2022-12-16)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A pandemia gerada pela COVID-19 escancarou muitos problemas sociais, entre eles, a discrepância entre ricos e pobres no acesso à educação. Em contrapartida, medidas de políticas públicas foram desenvolvidas no sentido de assegurar o acesso ao ensino na modalidade remota, o que fomentou nos professores um movimento de reflexão e retomada de consciência em seu papel como educador, reinventando-se na questão didática. No retorno às aulas presenciais, evidenciou-se grande defasagem na aprendizagem dos estudantes, necessitando de estratégias para superação. O Projeto de Apoio Pedagógico (PAP) da Prefeitura de São Paulo, desde 2019, vem oferecendo apoio pedagógico aos estudantes. Após a experiência do ensino remoto, o referido projeto tornou-se extremamente necessário. Durante a implantação do PAP, nos processos formativos, fomos apresentadas ao Desenho Universal para Aprendizagem (DUA), considerada uma abordagem metodológica para a acessibilidade a todos. A presente pesquisa investiga como os princípios do DUA estão contidos no PAP e como são traduzidos na aplicação de uma sequência didática. Para sua realização, optamos por uma abordagem qualitativa de cunho intervencionista. A pesquisa de campo foi realizada em determinada escola pública da Prefeitura de São Paulo. Com a realização do estudo, constatamos que as contribuições do DUA para o PAP consistem desde o ato do planejamento até ao desenvolvimento da aula, seguido da avaliação de uma forma acessível. O DUA amplia o olhar para toda a prática pedagógica, evidenciando o cuidado com o processo de aprendizagem, numa visão inclusiva - DissertaçãoContribuições do programa ensino integral (pei) para construção do projeto de vida dos alunos do ensino médioScherrer, Flavio de Souza (2019-08-13)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
O objetivo desta pesquisa é compreender como as atividades realizadas na Escola do Programa Ensino Integral (PEI) podem contribuir de forma significativa para a elaboração do projeto de vida de seus alunos adolescentes durante o processo de ensino e aprendizagem e nas vivências da escola PEI. A pesquisa procura responder a seguinte questão: Quais as contribuições do Programa Ensino Integral (PEI) na construção do projeto de vida dos alunos adolescentes do ensino médio? Em vista disso, o presente estudo se propôs a analisar como três professores da disciplina projeto de vida, a diretora e dez alunos líderes de uma escola estadual localizada na cidade de São Paulo concebem a utilização das atividades realizadas na escola PEI, quais as estratégias, espaços e recursos que empregam, e os desafios que encontram para desenvolvê-las no ensino médio. A fim de realizarmos essa investigação, optamos por uma pesquisa qualitativa, particularmente um estudo de caso, feita por meio do acompanhamento das atividades realizadas na escola PEI e da análise dos dados, coletados através de visitas a escola e por meio de questionários e entrevistas junto aos três professores de PV, a diretora e os dez alunos líderes, em discussão com às diretrizes e os documentos oficiais do programa e as literaturas referentes à educação integral, escola de tempo integral, protagonismo juvenil e projeto de vida na adolescência. Utilizamos como referencial teórico os trabalhos de Aberastury e Knobel (2003), Cavaliere (2003, 2007, 2009, 2010), Costa (1996, 2000, 2001, 2006, 2008, 2010), Libâneo (2010, 2012, 2013), Libâneo, Oliveira e Toschi (2012), Gadotti (2009), Maurício (2009, 2015, 2016, 2017, 2018), Ribeiro (1994, 1995, 2009), Paro (1988a, 1988b, 2010, 2011) e Teixeira (1994,1962,1997). Os resultados obtidos mostraram que, na visão dos professores, da diretora e dos alunos líderes as atividades desenvolvidas na escola PEI colaboram com a elaboração e o planejamento dos projetos de vida de seus alunos - DissertaçãoCrianças migrantes e refugiadas: o acesso à educação infantilElsing, Maiara Frida (2022-08-08)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A presente pesquisa surgiu com o cenário global da grande demanda de deslocamentos de migrantes e refugiados para o Brasil nos últimos anos. Em 2019, foram registrados os maiores índices de migrantes, refugiados e solicitantes de refúgio no país; o volume médio mensal de movimentos de entrada e saída pelas fronteiras brasileiras no ano de 2019 foi de quase 2,5 milhões de pessoas. Diante disso, esta pesquisa busca investigar como ocorre o acolhimento das crianças migrantes e refugiadas em uma escola da rede pública do município de São Paulo/SP. Pretendemos compreender, por meio de um estudo de caso, em uma Escola Municipal de Educação Infantil, situada no Brás – centro de São Paulo, como a instituição e os professores se preparam para receber e acolher essas crianças, vez que, o fluxo de crianças migrantes e refugiados na EMEI é de grande relevância. A partir da observação dos alunos e da turma, entrevistas com as professoras e coordenadora e análise de documentos oficiais da escola, intencionamos compreender como as crianças são recebidas e acolhidas nesse ambiente escolar. Além disso, por meio dessa metodologia, respondemos ao seguinte problema de pesquisa: “como ocorre o acolhimento das crianças migrantes e refugiadas na rede pública de educação do município de São Paulo?” Diante de tudo que foi observado e analisado, podemos dizer que as ações desenvolvidas pela escola para o acolhimento destas crianças estão muito mais voltadas às práticas das professoras do que da escola em si. Mesmo havendo um projeto institucional onde a temática é trabalhada e desenvolvida e acontecendo formação continuada sobre o assunto percebemos, ao observar as duas professoras, que cada profissional desenvolve ações de acolhimento de forma distinta, evidenciando que as práticas surgem de forma individual. - DissertaçãoCursos de Pedagogia e a formação do professor de crecheLizardo, Lilian de Assis Monteiro (2017-02-15)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
By understanding that teacher training is held within the courses of pedagogy, the present research work proposed to analyses the degree of professor of early childhood education, focusing on the work in the nursery, i.e. how the courses of pedagogy professor instrumentalism in working with infants and very young children. It is a qualitative research, structured in two stages: analysis of documents of the pedagogy course menus of two universities in the State of São Paulo (one public and one private). And the application of questionnaires with students in the last semester. After the study was identified that, in the course of pedagogy menus, there is more emphasis on early childhood education, and little is said about very young children and day care. In addition, there are two poles in the understanding of early childhood education: a linked to care and the other to educate. This polarization is due to historical marks focused on the educational environment. In speaking of the students, it was possible to identify a route that tries to overcome this polarization. Students from both institutions were reminded that in the performance of early childhood education teacher pedagogical aspects are present and related care. This work is of fundamental importance to instigate the formation of teachers in the development of pedagogical work to the physical, emotional, social and cognitive child aged from zero to three years. - DissertaçãoDe dentro para fora e de fora para dentro: um estudo sobre o itinerário formativo dos alunos participantes do programa de aprendizagemMoraes, Camila Geórgia de (2021-08-18)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
The Apprenticeship Act is provided in the Consolidation Laws of Labor (CLT) and was modernized through Laws 10.097, of December 19.2000; 11.180, of September 23, 2005; and 11.788, of September 25, 2008. Its main objective is to create opportunities for teenagers and young people, between 14 and 24 years old, to enter the labor market. At the same time that it aims to ensure a comprehensive education for the student, it qualifies the workforce, through training institutions, and contributes to income generation. Considering the aspects of personal, professional and social development proposed in the Professional Learning course, this research aimed to analyze the previous school trajectories of young apprentices. The intention was to investigate the relationship of this public policy with the life project of students in the Senac Learning Program, in the Professional Learning course in Commerce of Goods, Services and Tourism, at Senac São Paulo. To carry out this study, we chose to select one of Senac's school units, located in the far east of the capital. It is a research composed of three phases with mixed methods with sequential explanatory design that collected and analyzed descriptive and quantitative data using a questionnaire, qualitative data with conversation circles and secondary data with materials produced by the learners. The first phase consisted of the application of a questionnaire with 25 closed and multiple choice questions based on the IBGE criteria, considering the social and multidomain statistical groups. The second phase consisted of conversation circles with open dialogues and defined themes, whose purpose was to reveal social subjectivities through mediation. And finally, we selected three activities carried out in the classroom to probe and add to the previous analysis. One of the selection criteria was the period of the students in the Program, contemplating apprentices in the initial stage (from 1 to 5 months), intermediate (7 to 10 months) and final (13 to 16 months), in addition to age diversity. The data obtained in the research allowed us to glimpse a youth that struggles to be the protagonist of their history, despite the contextual difficulties and the scarcity of public policies and programs that meet their real needs. The results show the reasons that lead them to join the Learning Program, how this experience contributes to their trajectory and to their life project, and which topics, from the Program's own law and guidelines, need to be revised. - DissertaçãoOs desafios da docência do ensino superior: o uso das tecnologias no ensino remotoBona, Jeferson Luz (2020-12-10)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
This research aimed to investigate, from the perspective of the university professor, what changes have occurred in his pedagogical practice with the use of digital technologies in remote education (including the cut of the Pandemic of COVID-19). To conduct the study, we interviewed six teachers who work at a higher education institution in the Pedagogy course. This study is characterized as a descriptiveanalytical investigation, of a qualitative nature. To conduct the research, we opted for a qualitative approach and adopted the following methodological procedures: documentary study, application of questionnaires and interviews with teachers. The theoretical framework used is based on the authors Shulman, Nóvoa, Cunha, Moran, Luckesi, Pérez Gómez and studies on the challenge of dialoguing with technologies without losing, however, the interactive didactics in the construction of knowledge in remote education. We found that all teachers seek to make use of technologies, however, in this section of remote education, we found that little training was carried out to adapt to this new scenario. Finally, we point out that remote teaching has created some difficulties in the teaching-learning process. - DissertaçãoO desenvolvimento do pensamento científico e a formação do professor de biologiaAlmeida, Alexandre Henrique Moraes de (2020-02-27)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Esta pesquisa teve como objetivo investigar como o desenvolvimento do pensamento científico é trabalhado no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. A intenção foi analisar como os alunos do último semestre do curso estão se desenvolvendo cientificamente. Para a realização da pesquisa, optamos por uma abordagem qualitativa e adotamos os seguintes procedimentos metodológicos: aplicação de questionários e realização de entrevistas com alunos no último semestre do curso de Biologia. O referencial teórico utilizado pautou-se nas diversas formas de entender o conceito de formação docente e a importância do desenvolvimento do pensamento científico. O estudo fundamentou-se nas concepções teóricas de Deval (2005), Mizukami (1996), Nóvoa (2009) e Shulman (2014; 2016). Ao final da pesquisa, constatamos que, no campo da formação docente, ainda precisamos avançar na construção de currículos, em especial no Ensino Superior, que tratem de estratégias para o desenvolvimento do pensamento científico - DissertaçãoDesenvolvimento profissional docente: o que aprendemos com o ensino remoto no contexto da pandemiaSantos, Sandro Valérius dos (2022-02-10)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A presente pesquisa tem como objetivo investigar como a base do conhecimento do professor do ensino médio e técnico foi ampliada durante o período de ensino remoto e quais as aprendizagens da docência foram intensificadas neste processo. Esse estudo caracteriza-se como uma pesquisa descritivo-analítica, de natureza qualitativa. Para realização do estudo, inicialmente, analisamos quatro pesquisas realizadas por instituições governamentais e não governamentais, que investigaram o cenário da educação durante o período do ensino remoto. Posteriormente realizamos uma pesquisa entre os professores de uma escola técnica do interior do estado de São Paulo e entrevistamos 09 (nove) professores a respeito do assunto. Para a abordagem adotamos os seguintes procedimentos metodológicos: Estudo documental, aplicação de pesquisa por meio de formulário e entrevista através de plataforma digital. A fundamentação teórica concentrou-se nos estudos de Antônio Nóvoa, Carlos Marcelo e Lee Shulman que tratam da formação dos professores e desenvolvimento profissional. A análise dos dados revelou que entre as aprendizagens encontra-se a colaboração, humanização, possibilidade de mudança de antigas práticas, adaptação em novos ambientes de atuação, e capacidade de desenvolver novos saberes para a prática docente. - DissertaçãoEducação Infantil: a visão dos professores sobre o brincarPrado, Moisés Izaias (2022-02-09)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
O brincar está presente desde o desenvolvimento dos bebês e durante toda a infância do indivíduo. É tão sério e importante que é garantido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca). Estimula o desenvolvimento da linguagem, contribuindo para o desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo da criança. A presente pesquisa se propôs a investigar, sob a ótica de professoras que atuam na educação infantil, em uma escola bilíngue, as contribuições do brincar para o desenvolvimento da linguagem da criança surda. Para a realização da pesquisa, inicialmente, foi feito um levantamento de pesquisas que tratam da temática “A criança surda e o brincar”. Para tal, utilizamos a plataforma da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), com os seguintes descritores: “criança surda”, “brincar” e “brincadeiras”. Na sequência, como procedimento de coleta de dados, foram efetuadas entrevistas semiestruturadas com professoras que atuam em uma escola municipal de educação bilíngue para surdos, situada na Zona Leste do município de São Paulo. Nas entrevistas, realizadas de forma remota, foram feitas perguntas com perguntas semiestruturadas, cujo objetivo foi revelar como ocorre a ludicidade para as crianças surdas na fase inicial da educação infantil, e suas possíveis relações com o desenvolvimento da linguagem. A análise dos dados gerados na pesquisa permitiu vislumbrar como as crianças aprendem a língua de sinais e como elas expressam o que aprendem ao seu redor. Quanto às entrevistas realizadas com as professoras, elas apresentam o mesmo consenso a respeito da importância do brincar para as crianças e o papel potencializador da escola, que contribui de maneira significativa no desenvolvimento da linguagem da criança surda. - DissertaçãoEducação para o consumo: a ação docente em destaqueZecchin, Gabriel Bezerra (2017-02-20)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
At present life demands a more conscientious, collaborative and responsible attitude concerning the way we are using everything we produce. In spite of living in a social environment that stimulates our consumerism, are we really prepared to think about it more conscientiously? Is it up to school to discuss this theme or should other contexts take over such a discussion? This research aims at investigating how consumerism is being dealt with in the educational environment. To reach this objective, we will initially make a bibliographical study on the proposed theme, trying to analyse the researches that have already been made. Additionally, in order to complete this first moment, we will study how the theme consumerism is being approached in official documents such as the National Curricular Guidelines and Parameters. The next step is to learn how teachers are approaching this theme at school, and in order to do so, we will forward questionnaires and will also interview teachers that work with groups of students that are finishing elementary school. The objective of making use of such activities is to identify pedagogical practices teachers resort to. The characteristic of this research is to develop a qualitative study with descriptive character. In short, the work has academic and social relevance, as it intends to identify, think and reflect the current consumerism, a problem that is masked and naturalized by society. So, it is justified by the need to think the school as well as education as an instrument capable of freeing individuals from the oppression and the naturalization of some behaviors, through critical awareness.The paper will use theoretical references such as Zigmund Bauman (2008), Benjamin R. Barber (2009) Livia Barbosa (2004), Ironilda Strapazzon & Ana Maria Netto Machado (2012), Claudia Regina Rech Rossoni (2010), Renata de Souza Guerra (2010), Paulo Freire (1967 e 1975), Maria da Graça Nicoletti Mizukami (2013) e Eduardo Galeano (2009). - DissertaçãoEstratégias pedagógicas no processo de inclusão de crianças surdas no contexto da educação infantilVitorino, Gislaine Caroline Guedes (2023-03-06)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Esta pesquisa buscou investigar as estratégias para a inclusão de crianças surdas no contexto da Educação Infantil, num polo bilíngue, localizado em uma escola pública administrada pela prefeitura de São Paulo. Para tal, foi feito um levantamento bibliográfico sobre o tema, o que envolveu a seleção de alguns autores, entre eles destacamos: Mazzota (1996), Sassaki (1997), Lacerda (1998), Strndová (2000), Mantoan (2003) e Quadros (2006). Além disso, o presente estudo também fez referência aos documentos legais: Política Paulistana de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2016) e o Currículo da Cidade de São Paulo (2019). Aborda o conceito de infância e criança na perspectiva de Àires (2006) e apresenta as contribuições da Sociologia da Infância. Para realização da pesquisa de campo, optamos por selecionar uma das unidades escolares com polo bilíngue para crianças surdas no segmento da educação infantil, localizada no extremo leste da capital. Adotamos uma metodologia qualitativa de cunho descritivo-analítico. Foram observadas situações da rotina escolar e as estratégias utilizadas pela professora para ensinar em sala de aula e em outros espaços dentro da escola. Além disso, foram feitas entrevistas semiestruturadas com as professoras da turma. A análise dos dados revelou que as professoras utilizam muitos recursos visuais para ensinar e que esta estratégia é importante, considerando que a Libras é uma língua visuespacial. Constatamos que a língua de sinais é fundamental para o desenvolvimento de linguagem e aprendizagem da criança surda e que a escola e os educadores têm um papel importante nesse processo. - DissertaçãoA galáxia de Gutenberg: possibilidades da leitura digital e seu uso no contexto universitárioNascimento, Misael Batista do (2019-02-14)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
This research investigates the easy and difficult aspects of using digital books as an incentive to read in the university context, pointing out indicators that contribute to the use of digital books in this environment. It covers a contemporary theme, related to the research lines of the post-graduation program of Education, Philosophy and Theology Center (CEFT) of Mackenzie Presbyterian University and it covers the areas of Education and Technology (digital languages, new media and the Internet, teaching/learning and new technologies). To perform this research, it was required the use of hypothetical-deductive method, indirect (bibliography) and direct documentation (questionnaire). The theoretical framework includes interdisciplinarity, with text support on philosophy, anthropology, communication, hermeneutics, learning, language, writing and reading, history and book design, technologies, digital culture and digital books. The result of this work makes it possible to affirm that there are singularities in the experience of reading digital books, as well as resources in these same books, which can encourage reading in the university context. The university student gradually incorporates the reading of the digital book, but still has difficulty in using all its resources. In addition, in the university context, the reading of digital books is little encouraged by professors.