Dissertações
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Dissertações por Orientador "Ambrogi, Ingrid Hötte"
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA diversidade cultural brasileira como vivência para experienciar alteridade e empatia através da arte Naif.Marcelino, Daverson (2024-02-28)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
O objetivo desta pesquisa foi investigar a expressão da cultura brasileira de pintores da arte naif que estabelecem um diálogo com o cotidiano, levantando questionamentos de conduta em relação às diferenças culturais. Ao analisar as obras selecionadas, identificando os elementos culturais presentes e compreendendo como essas representações artísticas podem estimular a reflexão e a transformação de atitudes em relação à diversidade cultural nos alunos, procurou-se explorar se o comportamento empático pode ser gerado a partir de experiências estéticas. Foi realizado um estudo de caso com crianças de classes média e média alta, por meio de oficinas realizadas com dois grupos distintos. O primeiro, em uma escola particular durante uma feira cultural e, um segundo, realizado em um condomínio fechado, com crianças da cidade de Guarulhos, região metropolitana da grande São Paulo. Houve a necessidade de uma abordagem qualitativa fundamentando-se na revisão bibliográfica embasada nos estudos de teóricos como Carl Rogers (1975), Ana Mae Barbosa (1995), Jean Piaget (2010), John Dewey (1934) e Sérgio Buarque de Holanda (1936). Na pesquisa em campo, houve a necessidade da criação e desenvolvimento de um jogo de tabuleiro como um artefato para vivenciar o olhar artístico e a contextualização, além de um trabalho artístico em conjunto com as crianças, incentivando a cooperação entre elas, e de maneira positiva, agregando não somente um conhecimento artístico, mas sobretudo, evidenciando assim um comportamento empático. - DissertaçãoArte como experiência estética transformadoraArruda, Maria Isabel Xavier De (2023-02-16)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A pesquisa visa investigar a experiência estética da obra de arte, em especial as artes visuais, e suas dificuldades de inserção como experiência na sociedade contemporânea. Entendendo experiência como a possibilidade de mudar um ponto de vista, uma trajetória buscou-se entender a dinâmica de como as obras de arte estão inseridas na sociedade atual, ressaltando algumas possibilidades de interação entre obras de arte icônicas e o público. No primeiro capítulo através do conceito de experiência de Dewey, Larrosa e Rancière analisaremos seus desdobramentos quanto tal para em seguida perceber como ela acontece na arte com Salles e Ostrower, em um diálogo com todas as etapas da experiência e sua aplicabilidade nas artes visuais. No segundo capítulo, analisaremos como nossa sociedade impede e articula-se para que tenhamos cada vez menos possibilidade de termos uma experiência estética plena. Por fim, no terceiro capítulo, pela associação de imagens e uma narrativa poética, pretende-se, além de indagar tais questões, oferecer uma possibilidade de experiência estética ao leitor. - DissertaçãoA biblioteca Mário de Andrade: um espaço das histórias vivasLotto, Andréa Isabel (2020-08-25)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
This research seeks to understand the importance of Brazilian Public Libraries, in particular, the Mário de Andrade Library, whose main objective is to bring part of the historiography, which remains alive through the stories from which they have been preserved over time, and to enable the discussion about the role of public libraries as a support space for the contemporary community. Some of the authors who served as a goal are Hannah Arendt; Herman Reipert; Lillia M. Schwarcz; May B. Negrao; Pierre Nora, Roger Chartier and Milton Santos. It should be noted that the Circulating Section receives a greater number of visitors per year, and in July, become the largest audience. Despite the public changes altering some BMA rules, it remains a democratic place, offering visitors, from periodicals to rare works, as well as a lot of culture and leisure. Although BMA is temporarily closed to the public, in the pandemic times, the hybrid library innovates and promotes a full agenda of interesting activities, relevant to the current moment; bringing the public closer by including digital information, with cultural and socio-educational content for all. - DissertaçãoCarl Rogers na educação de ensino médioOliveira, Igor Alves Dantas de (2015-08-07)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
The present research proposes, from an interview conducted with high school students in a regular school, and a literature search on the humanistic approach of Carl Rogers, to discuss the applicability of the author’s theories in high school education. It is introduced, first, the information about the school in which the survey was conducted, as well as the characteristics of the interviewed group. Also, it is presented the “etnopesquisa”, methodology chosen for this work. Hereafter, I perform a study of the humanistic approach of Carl Rogers for Psychology and Education, showing his approach as a counterpoint to B.F. Skinner behaviorism, which also gained strength in the 1970s. Thus, pointing out that the current education model followed by the school, to focus the schooling on examinations for entering college, is not promoting meaningful learning, that is, learning that motivates changes in thinking and behavior in students. The interview analysis shows that students, despite not knowing Carl Rogers and his approach, are looking for an education fairly close to that suggested by the author. From the Rogers approach, it is suggested a more reflective school, centered on the student, where he or she will pass through a self-discovery process and therefor, a meaningful learning experience, having the teacher as a facilitator of this process. - DissertaçãoComo a educação física e o Taekwondo podem contribuir para a inclusão das crianças no mundo da cultura corporalTiago, Rodrigo Fernandes (2008-12-13)
Educação, Arte e História
Este de estudo consiste de uma pesquisa teórica, de natureza qualitativa bibliográfica, com o objetivo de analisar como a Educação Física e o Taekwondo podem contribuir para a inclusão das crianças no mundo da cultura corporal. Norteia-se por referenciais teóricos advindos de documentos como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), das principais abordagens educacionais utilizadas na Educação Física Escolar: as teorias desenvolvimentista, a construtivistainteracionista, encontradas em diversos textos e publicações acadêmicas, demonstrando a relação da modalidade física do Taekwondo ante o processo de aprendizagem da criança. Nossa intenção é revelar como a criança poderá participar do processo de inclusão no mundo da cultura corporal, objetivando o desenvolvimento integral desse aluno como mostra os Parâmetros Curriculares Nacionais, tendo como atividade base o Taekwondo. Contudo, constatamos que a Educação Física possui elementos culturais próprios norteadores para um desenvolvimento integral da criança e inserção no mundo da cultura corporal, e sugere elementos como a luta para alcançar seus objetivos. O Taekwondo, por sua vez, enquadra-se perfeitamente como atividade-base dessas ações. - DissertaçãoDesign thinking aplicado à educaçãoFratin, Rogerio Lindo (2016-08-05)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
This research presents the interface between Education and Design Thinking, which is a method that uses a wide range of knowledge to solve proposed challenges in different areas. In using this methodology to search for changes on the dynamics and relations at school, Education opens the possibility to rethink its characteristics and problems. The present work realizes a research on a second grade mid school’s classroom of a private school in São Paulo, in order to raise its problems and find solutions based on the tools of Design Thinking. For this purpose, analyses, along with the coordination, teachers, inspectors and the canteen’s owner, which obstacles they notice on the teaching-learning process of the school, asking the students, through a printed survey, the positive and negative aspects of this process and what they would like to be improved. The result of the research and its analysis was the creation of a specific Design Thinking tools kit for this school. - DissertaçãoEducação não obrigatória: uma discussão sobre o estado e o mercadoCeleti, Filipe Rangel (2011-02-22)
Educação, Arte e História
O presente trabalho de pesquisa tem como proposta, a partir de pesquisa bibliográfica, discutir a obrigatoriedade estatal da educação. Apresentamos o surgimento histórico da obrigatoriedade educacional e os pressupostos que serviram de norte para os estados modernos constituírem um projeto de educação pública e também os argumentos para manter tal projeto na contemporaneidade, a partir de Jose Gimeno Sacristán. Como contraponto à defesa da compulsoriedade estatal da educação, foi trazido os argumentos de Murray Rothbard, e outros teóricos da Escola Austríaca de Economia, que propõe a retirada do estado das relações e acordos firmados entre indivíduos. Com o embate, tentamos demonstrar que uma educação desejável não pode ser provida pelo estado e que os indivíduos podem e deveriam conduzir a si mesmos. A partir do libertarianismo ético de Rothbard, apontamos que é o mercado, e não o governo, que deveria prover a educação. A partir da crítica ao modelo compulsório estatal, apresentamos duas propostas teóricas para a não obrigatoriedade do estado na educação os vouchers (vales-educação) e o homeschooling (ensino doméstico) - DissertaçãoEstrada de ferro Vitória a Minas: conversas de beira de linhaDelage, Raquel Gotardelo Audebert (2012-02-01)
Educação, Arte e História
Este trabalho traz a história da Estrada de Ferro Vitória a Minas sendo contada por uma multiplicidade de pontos de vista. Por meio da pesquisa etnográfica, de caráter qualitativo, revela-se a memória da ferrovia por parte daqueles que viveram/vivem próximo a ela. O reconhecimento e a valorização de experiências vividas por homens e mulheres em relação ao objeto possibilitaram que o trabalho preservasse essas memórias, trazendo, com isso, novos registros sobre a história da ferrovia. As contribuições oferecidas pela história oral e por conceitos de memória individual e memória coletiva são discutidas com base em autores como Alessandro Portelli, Pierre Nora, Oswaldo Truzzi, Michael Pollak, Ecléa Bosi, dentre outros. Apesar de a proposta principal ser as histórias de vida e, através delas, a história da ferrovia sendo recontada, buscou-se nas imagens pesquisadas uma possibilidade de investigação. Autores como Roland Barthes e Boris Kossoy auxiliaram nesse processo de entender as imagens como conteúdos a serem decifrados, o que levou à discussão sobre algumas fotografias referentes à ferrovia e seu processo de construção. Por meio da pesquisa de campo, foi possível registrar as vozes dos entrevistados e, com isso, dar-lhes a oportunidade de serem ouvidos. As falas possibilitaram compreender as mudanças trazidas pela ferrovia não apenas para as cidades, como também para aqueles que narram sua própria história de vida e compartilham suas memórias. - DissertaçãoUm estudo sobre a educação ambiental inserida no programa Mais Educação: a partir do relato de uma experiência de educadoresEsteves, Leandro Sales (2017-08-04)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
The study presented here addresses the teaching of environmental education in the context of the Mais Educação (More Education) Program aimed at understanding how a proposal of integral education was translated into pedagogical practices by educators of a public school in the city of São Paulo. The Mais Educação Program was instituted in 2007 by the federal government and, inspired by the experiences of great educators such as Anísio Teixeira and Darcy Ribeiro, it represents the largest policy of the promotion of integral education in Brazil. Understanding integral education as a qualified extension of students stay in schools, the program established a system in which school units would extend their workday to shifts of more than seven hours per day by combining classes in the compulsory primary education curriculum with extracurricular activities related to art, sports, health, environment actions, review classes and other diversified pedagogical activities. Environmental education is among these diversified areas, being one of the strategies for the implementation of integral education. The program establishes this concept and to be developed marked by the principles of interdisciplinarity and transversality. From the theoretical references that address the challenges of integral education as a pedagogical proposal presented by authors such as Moll, Cavaliere, Coelho, Mignot, Brandão, Arroyo and Zuchetti and from the academic discussions in the field of environmental education proposed by authors such as Phillippe Jr, Pelicioni, Fracalanza, Tozoni-Reis, Ramos and Lopes, in addition to reading and analyzing official publications, the study makes a reading of an account of the action of environmental educators who started to work in a state school Participant of the Mais Educação Program. Through this report it was possible to understand the contributions of integration between social educators and the school, besides the conflicts between the experiences of environmental education developed in school regarding in the context of the Mais Educação Program. From the interviews, this study establishes the pertinent connections to integral education and environmental education, who allow a comprehension about the limits and possibilities of environmental education in the school from the point of view of educators.The deepening of the relationship between the community and the school, as well as the integration of formal and non-formal knowledge represent important findings of the contributions of Environmental Education for the implementation of Integral Education through the More Education Program. The study also verified the emergence of conflicts and uncertainties regarding the performance of community educators in the organizational structure of schools. - DissertaçãoUm estudo sobre o significado da casa durante o período da Pandemia do Coronavírus Sars-cov-2, entre analistas junguianos, sob a perspectiva da psicologia analíticaDaré, Paula Elisa Ricardo Serafim (2021-11-19)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A presente pesquisa se propôs a realizar um estudo sobre o simbolismo da casa e as possíveis mudanças na ocupação de seus espaços durante a pandemia causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, com um grupo de analistas junguianos, na perspectiva da psicologia analítica. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória e descritiva. Os procedimentos técnicos utilizados abrangeram pesquisa bibliográfica sobre o tema, que envolveu estudiosos ligados à história da cultura, como Philippe Ariès e Georges Duby; filósofos que pensaram o habitar, como Gaston Bachelard e Martin Heidegger; as Obras Completas de Carl Gustav Jung e autores pós-junguianos. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de questionários e entrevistas, em uma instituição de formação de analistas junguianos, em São Paulo. Os objetivos da pesquisa voltaram-se a responder se o estabelecimento de uma nova cultura pode alterar fatores objetivos e subjetivos em relação à moradia bem como realizar uma leitura simbólica da casa. Como resultados deste trabalho, pudemos concluir que houve, para a amostra estudada, mudanças na ocupação e no significado dos espaços da casa. A pandemia trouxe uma nova cultura em relação à casa, cultura essa que tende a ser incorporada ao longo do tempo. - DissertaçãoA favela do Moinho de dentro para fora : relatos e percepções de seus moradores sobre suas vidasTamura, Natália de Campos (2016-12-14)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
This material proposes a collection and analysis of “Favela do Moinho” oral histories, the latest favela based in São Paulo’s Downtown City. Through inhabitans memories, there are reports about where they came from, how they live, what they want, what they understand in terms of violence, education, cultural environments and how they see and understand their own history and jobs. It reveals the composition of their urban space and some causes that facilitate the irregular and unpplaned land occupation, by helping us to know their internal dynamics and unveiling their logics of life. - DissertaçãoFormação de professores na universidade: o curso de Pedagogia em questãoPinto, Daniella Basso Batista (2009-01-29)
Educação, Arte e História
A proposta deste estudo se refere à compreensão de como está sendo desenvolvida a aprendizagem profissional da docência no curso de Pedagogia e sua contribuição para a prática pedagógica do professor; e reconhecer o olhar dos alunos diante de seu processo de formação. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, ou seja, uma análise da literatura, bem como dos documentos do curso, no que diz respeito as suas diretrizes curriculares e propostas pedagógicas para a formação docente, intrínsecas ao seu Projeto Pedagógico. Como modalidade de pesquisa, optou-se por um estudo de caso acompanhado de pesquisa de campo, de abordagem qualitativa e de cunho descritivo, utilizando-se como procedimento metodológico entrevistas semi-estruturadas com questões direcionadas, realizadas com alunos do 8º semestre do curso de Pedagogia em uma Universidade privada no município de São Paulo. Contudo foi verificada como é concebida, pela ótica dos futuros professores, a aprendizagem profissional da docência no curso de Pedagogia e seu pensamento quanto à prática pedagógica dos alunos de final de curso. O presente estudo, portanto, não pretendeu concluir a investigação, uma vez que esta não se esgota. Nesse sentido, pretende-se dar continuidade à pesquisa, utilizando-se de novas análises e compreensões, além de apontar possíveis trajetórias em relação à formação de professores. - DissertaçãoA história da cidade de Santa Isabel através do olhar do Chico fotógrafoPrado, William Jordão do (2016-11-30)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
The research intends to debate, inside a historical perspective and a sociological approach, how Chico Fotógrafo's collection can help to rescue and understand the history of Santa Isabel as a city, when it is mainly oral and fragmented. It uses the hypothesis that the city will not be able to subsist for a long time only supported by orality. Because of that, the study ensures the importance of resorting to photographic records as a historical source, so that, combined, it can preserve and the non-dissipation of the places' memory. Therefore, it concludes that during a virtual age is necessary to search for a digital media able to organize, scan and share of Chico Fotografo's material as a historical source. Also, strengthens the conclusion showing as the past photograph is disseminated and preserved, it creates a democratic process. At the end, it permits the city historical knowledge and the recognition of people as being part of it, through a experience capable of interacting image and history. - DissertaçãoImagem e escrita: o livro didático de História para o ensino médio sob o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)Bandouk, Gabriel Luiz (2014-02-11)
Educação, Arte e História
This work analyzes the pictures and the writing in high school History books in accordance with Programa Nacional do Livro Didático (National Textbook Program) PNLD, created by the federal government in 1985. The data from this survey, organized in graphs and tables, identified permanence and changes in the pictures and in the writing of high school History books through a comparative table of the two most sold books to PNLD with four other previous collections published by major publishers, two of them published between 1980 and 1990, when PNLD did not cover History in High School and two other editions published between 1960 and 1970, thus preceding PNLD. Initially we recovered the history of PNLD when it was observed that this program has helped to increase the number of teaching collections and to bring major foreign publishers to Brazil, as the purchase of millions of books which were given for free to all public schools in the country, was guaranteed by the government. This new reality has helped to promote a more careful publishing of textbooks since Basic Education Department, in partnership with federal universities assumed the responsibility to coordinate and evaluate the competing works. Although it was created in 1985, it was only in 2005 that PNLD contemplated History and so far two high school PNLDs were conducted related to it, the first one was between 2007 and 2008 and the other between 2011 and 2012. - DissertaçãoA importância da cultura alimentar no Vale do Paraíba PaulistaRibeiro, Maria Luiza Rocha (2020-08-24)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
This dissertation proposition is to develop the debate through a bibliographical research and a historical approach grounded in the oral history, using as research instruments: recipe books, photographs and stories of the descendants at shows the country culture presents in the Vale do Paraiba, North of Sao Paulo, Brazil. It deals with the hypothesis of existence of the hillbilly man and search through the customs and traditions, perpetuated in time, to accentuate the aspects that prove the continuity of this culture, in the 21th century. It addresses the relationship between the “caipira” man and food in history context of the region through the years of it building, and then, summarizing the relevance of this cultural exchange in the food culture construction of Vale do Paraiba in Sao Paulo. Using as theoretical basis, the concept of food is culture introduced by Montanari (2013), the understanding of the Brazilian's cuisine formation by Dória (2014), the countryside's food in the state of São Paulo by Candido (2017), approaching the methodological’s concept of the oral history by Thompson (1998 e 2002), besides the historical concept related by other researchers like Motta Sobrinho (1978). Finally, to clarify that country culture and Vale do Paraíba are amalgamated. The region has suffered many influences from other cultures and appropriated of them. The way of being and existing in this country culture is still lived inside the houses of these people, but they don’t accept the title “caipira” because the image of this man still is very derogatory between them. That’s why they don't want to be related as “caipira”. - DissertaçãoA importância do estágio na formação inicial do professor como eixo norteador para práticas interdisciplinaresNeves, Adriana Parravano (2014-08-05)
Educação, Arte e História
A presente pesquisa tem por objeto central o estágio supervisionado no curso de Pedagogia como eixo norteador para constituição de experiências interdisciplinares na formação inicial do professor. Foi analisado um curso de formação de professores na capital paulista para confrontar os aspectos teóricos da necessidade de desencadear uma postura interdisciplinar presente nas orientações para formação inicial de professores Para tanto, foi feita uma revisão bibliográfica, utilizando autores centrados em temas sobre Formação de Professor, Interdisciplinaridade, Currículo e Estágio Supervisionado; além da pesquisa de campo, onde utilizei como ferramentas de coleta de dados o caderno de campo, em que registrei a rotina e as aulas observadas do curso, além da aplicação de um questionário com cinco perguntas voltadas à reflexão sobre a ideia de teoria e prática e de documentos do curso de Pedagogia. Durante as análises da coleta, foi possível perceber a dificuldade que os alunos em formação pedagógica possuem em relacionar a teoria com a prática, argumentando falta de estímulo, prática observada na formação e percepção do contexto atual. O estágio revelou-se como fundamental para que os discentes sejam expostos a projetos e propostas que congreguem reflexões e análises interdisciplinares durante a formação inicial, tornando mais coerentes a formação em relação às necessidades contemporâneas de um pensamento e uma ação mais complexos. Dentre os resultados, foi possível conhecer o olhar dos alunos perante o estágio no curso de formação inicial bem verificar a importância da questão interdisciplinar no contexto de formação, pois embora não tivessem a possibilidade de vivenciar o desafio interdisciplinar, os alunos trouxeram inquietações nesse sentido. - DissertaçãoImportância e urgência de uma revisão na abordagem geracional na atualidade: uma propostaCalliari, Marcos Procópio (2018-05-15)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
This paper intends to carry out an analysis of the generational approach in the present time and to offer a proposal to reinforce its importance as an analytical tool. For that, its structure comprises a theoretical conceptual discussion and analysis of examples of recent studies in the country, identifying gaps and opportunities, and a recommendation of methodological innovations that could increase its relevance and usage to its full potential. It takes a historical perspective on the subject starting from the analysis of Julian Marias (1949) to address some of the main authors who have deepened the concepts, such as Mentré (1920), Ortega y Gasset (1966), and in particular Mannheim (1952), to more recent authors such as Abrams (1982) and Strauss and Howe (1991). It notes that the current application of the generation approach does not respect the conceptual robustness, causing an underutilization of the approach and its social potential. The paper then presents three distinct examples of recent Brazilian studies with generational ambitions, and discusses the advances and limitations introduced by them. Considering the context identified, it then presents a proposal for methodological innovations, based on the precepts of the École des Annales, which can, by rescuing the analytical depth of the conceptual framework, serve as a stepping stone for future studies and research. While reviewing a tool with high public interest from various perspectives and presenting new possibilities of approach, it seeks to reinvigorate the field of study and its multiple uses. - DissertaçãoJornal do Vestibular: um desafio interdisciplinarVieira, Carlos Alberto (2009-02-13)
Educação, Arte e História
The Jornal do Vestibular Project is the study presented by this work, that considers the interdisciplinary in the perspective of the National Curricular Parameters of the High School (PCNEM, in Portuguese). A bibliographic review of the PCNEM was made to identify the group of conceptual elements as if to go search for a significant literature concerning the concept and the representative theories for the elaboration of the Jornal do Vestibular Project, by accepting the Project Method created by John Dewey and systematized by Willian Kilpatrick, the interdisciplinarity adopted by Gusdorf and the School Periodical method evidenced by Freinet, adjusting it to the terms of the Pedagogic Project and the High School Didactic Organization of high school of the Federal Center of Technological Education of the state of São Paulo (CEFETSP, in Portuguese). The interdisciplinary theoretical foundation of the case study was chosen for the elaboration of the subject-object relation of the study in progress, of qualitative character, following the descriptive line, has made possible the following results: The Jornal do Vestibular Project is interdisciplinary and, therefore, it is verified that the developed method articulate the contents of the common core of the curricular matrix of CEFETSP before the reflections caused by the contents developed by the Jornal do Vestibular Project and that the classroom is a interdisciplinary locus in which life events are (re)experienced. - DissertaçãoJornalismo de clube: como o brand journalism se estruturou nos times de futebol brasileirosSilva, Cláudia Ferreira da (2023-06-19)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A hibridação entre jornalismo e publicidade continua acontecendo na pós modernidade, que exige adaptações para a sobrevivência dessas áreas no ambiente online. O uso da linguagem jornalística em ações de publicidade e marketing gerou novos formatos de conteúdo, como o branded content e o brand journalism. Já popu larizados entre empresas e marcas de diversos segmentos, eles também chegaram aos clubes de futebol e trazem à tona dilemas que colocam em risco o principal ativo dessas produções: a credibilidade jornalística. Neste trabalho, os clubes de futebol Palmeiras e Corinthians são as fontes primárias de uma pesquisa qualitativa e histo riográfica que levanta e caracteriza a aplicação dessas estratégias de hibridação comunicacional nos times. - DissertaçãoUm moteto para Vox Mix: análise de uma experiência em arteNogueira Junior, Jonas (2014-08-06)
Educação, Arte e História
In 1990 was established the children's choir at the Presbyterian College Mackenzie - São Paulo. The Children's Choir started the choirs of basic education graduates of the institution extrapolating program in a few years, the college and its boundaries extending to the University. The group followed its trajectory to become an independent music group called Vox Mix in 1999. Throughout a decade of experience in the construction art was based on non-traditional pedagogical assumptions, but progressives. The present work proposes to undertake an analysis of the experience of art in order to generate a discussion about the importance of the presence of music and its teaching in school, either as a curricular component or as an extracurricular activity. We also discussed how this analysis can contribute to consideration of public educational policies, specifically music education in contemporary times after the promulgation of the Law 7.689/08 which made compulsory the teaching of music content in Brazilian schools.