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- DissertaçãoArte e matemática em MondrianZaleski Filho, Dirceu (2009-08-07)
Educação, Arte e História
Esta dissertação pesquisou a aproximação da Arte e da Matemática na obra do Pintor Piet Mondrian (1872-1944) e como a obra desse artista contribui para o ensino-aprendizagem em Matemática e para a criação da Matemática Visual. O trabalho foi desenvolvido buscando, ao longo da história, razões para aproximações e afastamentos entre essas áreas do conhecimento e sobre o reconhecimento da importância sociocultural dessas áreas. Pesquisou-se a influência desses fatores sobre o processo de ensino-aprendizagem da Arte em Matemática e vice-versa. Em seguida, foi realizado um estudo sobre a trajetória do artista mostrando como e por que aconteceu essa aproximação em sua obra. Na seqüência, foram feitos estudos relativos ao Brasil sobre o processo de industrialização e o desenvolvimento da educação; a história da Matemática; a Matemática escolar; o ensino de Arte. É também apresentado um relato das experiências vividas pelo autor desta dissertação como professor de Matemática e Desenho Geométrico - embasadas nos estudos anteriores, que identificam razões para que o ensino da Matemática e da Arte na escola fossem tão comprometidos no decorrer da história da educação brasileira. Esses fatos também ocasionaram a manutenção desse afastamento. Foi realizada uma reflexão sobre a importância da aproximação da Arte e da Matemática, em particular da Arte e Matemática em Mondrian. Essa aproximação aliada à informática, pode ser considerada uma das primeiras contribuições à criação da Matemática Visual que é hoje um poderoso instrumento de auxílio na resolução de problemas. - DissertaçãoDigitalização de obras de arte: da reprodução à visualizaçãoAraujo, Fernanda Maria Oliveira (2015-06-22)
Educação, Arte e História
Esta dissertação propõe uma reflexão sobre a digitalização de acervos de obras de artes visuais, entendidos como coleções de objetos tradicionais da arte tais como pinturas, esculturas, gravuras e desenhos. A trajetória de digitalização desde a decisão da reprodução da obra de arte em um objeto digital à visualização dele em um ambiente virtual como a internet. Ao longo dos estudos observa-se que a digitalização de um acervo, independente de sua natureza, é mais que um processo técnico de conversão digital pois representa um processo estruturado e estratégico que impacta sistemicamente, funcionalmente e organizacionalmente a instituição que decide aderir às tecnologias digitais, ou seja, a digitalização de obras de artes visuais extrapola as questões inerentes à digitalização de documentos textuais praticados em bibliotecas, os objetos visuais (as obras de arte) com seus potenciais estéticos, devem ser pensados a partir de processos de reprodução e de visualização que considerem estes elementos, como através de interfaces esteticamente elaboradas que envolvam os usuários. Constata-se, ao final, que a transposição do papel da instituição museológica de cuidadora do patrimônio cultural da sociedade na qual está inserida para o de canal de democratização da informação e difusão do conhecimento mostra-se uma realidade, um caminho sem volta. - DissertaçãoO filme nas aulas de história: desafios e propostas análise do catálogo videoteca pedagógica da FDEMello, Regina Santos de Oliveira (2007-01-23)
Educação, Arte e História
O objetivo deste trabalho é, em primeiro lugar, analisar o catálogo intitulado Videoteca Pedagógica desenvolvido pela FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação) no período de 1990 a 1994. O Catálogo é destinado aos professores da rede pública estadual no qual está inserida a Série Apontamentos que traz sugestões de filmes que se destinavam às salas de cinema e que foram disponibilizados em VHS. Em segundo lugar, apresentar uma nova proposta de catálogo, levando em consideração as especificidades do ensino de história e desafios do trabalho em sala de aula. - DissertaçãoFotografia documental (conceitual): repensando fronteirasLopes, Amanda Areias Silveira (2018-09-12)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Este trabalho apresenta o memorial descritivo de um percurso prático de pesquisa em arte que elege a fotografia como meio para investigar o tema "deslocamentos" e suas possíveis metáforas visuais. O percurso resultou em dois trabalhos imagéticos, as séries fotográficas Linha. e Is there a "there" there?. O primeiro, Linha. (lê-se linha, ponto), é um trabalho fotográfico de caráter documental-conceitual desenvolvido na região binacional entre México e Estados Unidos e aborda o tema das fronteiras e seus derivados simbólicos. Is there a "there" there? é uma video instalação elaborada a partir da experimentação visual com possíveis perspectivas e senso de direção do sujeito em trânsito. A pesquisa adotou a metodologia para uma fotografia documental conceitual de Corinne Noordenbs que sugere a Teoria Fundamentada em Dados como guia para a investigação e escolhas estéticas dentro de um percurso cíclico de pesquisa interdisciplinar. Durante o estudo que está localizado dentro da linha de pesquisa de Linguagens e Tecnologia foram levantadas ainda questões acerca do uso do termo "conceitual" no contexto da fotografia documental. A dualidade entre o caráter documental e o caráter conceitual das imagens fotográficas é abordada através de uma revisão histórica que sugere condições interpretativas para uma fotografia documental contemporânea híbrida e diversa. Ao final a pesquisa, incluindo produção visual e reflexão teórica, revelou-se um processo vivo e dinâmico que abre caminho para repensar fronteiras entre a ação acadêmica de pesquisa e o ato de fotografar. - DissertaçãoInglês como segunda língua para adolescentes: o jogo para minimizar os efeitos do Peer PressurePrado, Clara Vianna (2009-08-14)
Educação, Arte e História
A exigência mundial em relação à língua inglesa confere também às escolas brasileiras o encargo de preparar os alunos para se comunicarem com o mundo. Surge então a necessidade de diferentes formas de se apresentar o conteúdo, buscando sempre o melhor aproveitamento do aluno. Este trabalho visa a ser uma contribuição ao ensino de inglês como segunda língua para o público adolescente, buscando inicialmente elencar aspectos que possam dificultar o aprendizado, destacando o peer pressure, analisando os seus efeitos em sala de aula e apresentando possíveis soluções para o problema. O jogo aparece como uma possível solução por seu caráter lúdico e habilidade de motivar e apresentar o conteúdo de forma diferente. Porém, o jogo ou qualquer outro material utilizado em sala de aula, até mesmo a lousa, se não houver uma reflexão por parte do professor sobre a ligação daquele material com o conteúdo que se quer passar, não apresenta nenhum beneficio para o ensino e aprendizado do aluno. Assim, o jogo é uma atividade que apesar de ter um tempo e um espaço limitados, pode extrapolá-los com conceitos. O produto desta dissertação se dá na construção de um jogo em que serão aplicados alguns dos conceitos de como minimizar os efeitos do peer pressure. Esse jogo foi pensado para ser utilizado em uma sala de aula de inglês como segunda língua para o público adolescente e tem como objetivo primordial contribuir com o aprendizado destes. - DissertaçãoMapas na arte brasileira contemporânea: produções e perspectivas no século XXISetton, Debora (2021-08-25)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
O entendimento de que o mapa é uma expressão do pensamento de sua época sobre um território e não uma representação realista de um segmento de terra é cada vez mais claro em vários campos do conhecimento, inclusive nas artes. Esse entendimento não é novo e vários autores já observaram a relação do discurso do mapa nas representações artísticas, no Brasil e no exterior. No entanto, desde a segunda metade do século XX e, especialmente a partir de 1990, é possível constatar um aumento na produção de obras cartográficas em trabalhos de artistas consolidados, em exposições e em bienais ao redor do mundo. Esta dissertação aborda o tema do mapa na arte brasileira contemporânea do século XXI com o intuito de pensar sobre as perspectivas e abordagens dos artistas, em contexto de globalização. Para refletir sobre o tema, foi selecionada uma amostra de vinte obras de cinco artistas brasileiros que trabalham o mapa de forma contínua e consistente: Jaime Lauriano, Fabio Morais, Marcius Galan e a dupla Angela Detanico e Rafael Lain. Este estudo teve como suporte teorias da cultura da visualização, compondo esquemas visuais inspirados em leituras de obras para compreender as questões levantadas por essa geração de artistas sobre o território e a cartografia. Entende-se que a dissertação promove um estudo histórico e analítico que tem o objetivo de contribuir com a produção intelectual artística contemporânea com foco na linguagem cartográfica. Abarcando o caráter interdisciplinar do curso de Educação, Arte e História da Cultura, a pesquisa reflete sobre o impacto da história da cultura no campo da arte. - DissertaçãoMúsica do espaço exteriorAvilla, Wilson Roberto (2016-02-12)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Instrumentos de alta tecnologia em naves espaciais tornaram-se nas últimas décadas uma espécie de “ouvido cósmico”, captando o material sonoro originado nas vibrações dos astros, que vem sendo processado, estudado cientificamente, e resignificado artisticamente. Não foram poucos os observadores que ao longo da história buscaram inspiração e conhecimento contemplando fenômenos celestes. Essa motivação não se restringiu à arte e tampouco foi suficiente para evitar que muitos questionamentos e hipóteses fossem formulados sobre o fenômeno que hoje é conhecido como música do espaço exterio. O universo é musical? É possível ouvir sons do espaço exterior? Podemos transformá-los em algum tipo de música compreensível pelos parâmetros conhecidos de estruturação musical? Estamos no limiar de uma nova compreensão da “harmonia das esferas”? A partir do século XX essas perguntas ganharam respostas com contornos bem definidos, e alguns pesquisadores estão respondendo a elas de forma afirmativa e entusiástica, com equipamentos e procedimentos, dentres os quais merece destaque a sonificação. Este estudo, de caráter preambular, tem por objetivo reunir alguns elementos históricos e de linguagem que estão evidenciados no que já se conhece da Música do Espaço. - DissertaçãoNetflix e a estética do banco de dadosPrates, Helena Zanella (2017-12-08)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
The convergence of the Internet with television brings about a “new media”, which has been called “Internet TV” (HUNT, URIBE, 2015) or “Connected TV” (BRENNAN, 2013), the present research intends to evaluate if such convergence would also occur in relation to the languages of these media. After a debate on the convergence of media, this dissertation reflects on the language of Databases from authors such as Lev Manovich, Victoria Vesna, Christiane Paul, Sharon Daniel, among others, to analyze the film production of the service streaming video Netflix, the main representative of this “new media”. From this content, the current research tries to observe the convergence of languages demonstrating the recent changes of the film and series provider in relation to the degree of convergence between the films and series and the technical and aesthetic possibilities coming from the format of databases. - DissertaçãoPráticas contemporâneas na casa encendida e centros culturais de São PauloRotta, Juliana (2012-03-08)
Educação, Arte e História
Acompanhando a crescente tendência entre os estudos acadêmicos de promover um debate sobre disciplina de arte contemporânea, como por exemplo, Hal Foster (2003), Terry Smith (2006), David Kuspid (2005), este trabalho visa resgatar as experiências da Casa Encendida, espaço sociocultural da cidade de Madrid e os centros culturais Banco do Brasil, Itaú Cultural e SESC, instituições que convergem nas práticas artísticas contemporâneas, contribuindo com a composição de um quadro analítico sobre os espaços da arte na contemporaneidade. Este estudo teórico focaliza, no âmbito das redes que operam a arte atualmente, as ações levadas a cabo por estes centros culturais. Para tanto, realizou-se, em especial, a leitura de teóricos importantes no debate sobre o que é arte contemporânea e seus desdobramentos. Com isso, buscamos eleger tendências e práticas mais frequentes para construir um quadro demonstrativo que facilite a análise e reflexão sobre a organização das instituições de arte na contemporaneidade, no contexto de espaços dedicados à comunicação, criação e interpretação da complexa mostra de manifestações culturais atuais. - DissertaçãoProdução intelectual nas mídias digitais: expressões do pensamento contemporâneoMarigliani, Tatiana (2009-04-17)
Educação, Arte e História
The purpose of this work is research the intellectual production that occurs in digital media, based on the analysis of a sample of websites, trying to understand the possibilities that were open to intellectuals with Internet and new technologies. In addition to new space for the publication of their productions, there is a new place for public debate and construction of ideas. The digital media offer a different territory for production and expression of contemporary thought. - DissertaçãoProjeção de luz como intervenção artística urbanaSalgado, Ricardo Botini (2011-08-12)
Educação, Arte e História
A proposta deste trabalho de pesquisa é investigar a utilização de projeção de luz e de imagens como intervenção artística urbana. Inicialmente é realizado um roteiro da evolução de dispositivos e técnicas projetivas. Como o foco da pesquisa está nas projeções no ambiente urbano, são apontadas propostas estéticas que exploram os espaços não-institucionais como locais de ação artística. Uma seleção de obras de artistas reconhecidos é apresentada para ilustrar os resultados obtidos pelo uso de projeção de luz e de imagens em ambiente urbano. Por fim, são colocadas experiências práticas obtidas com ações de intervenção com projetores digitais na cidade de São Paulo - DissertaçãoProjeto dislexclub: ativismo digital na dislexia. uma análise das narrativas digitaisPouce, Felipe Affonso Llatas (2020-08-21)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Esta pesquisa analisa o Projeto DislexClub, uma iniciativa digital focada em produzir e disseminar conteúdo sobre dislexia através da internet, sob a ótica do ativismo digital. Partindo do pressuposto de que o ativismo digital permite difundir causas, fazer reivindicações, organizar mobilizações ao engajar pessoas em prol de um objetivo comum, a dissertação objetiva investigar se as interações do blog podem representar a formação comunidades ou redes digitais, além de compreender se o Projeto DislexClub pode ser caracterizado como ativismo digital efetivo. Além disso, a dissertação apresenta alguns elementos sobre a dislexia, bem como os desafios educacionais enfrentados por quem a tem, contextualizando o público no qual o conteúdo do DislexClub é direcionado. Argumentando sobre a diferença entre a formação de comunidades e redes digitais, os resultados obtidos assinalam que o Projeto DislexClub exerce certa influência na mobilização em torno de questões importantes em prol dos disléxicos, confirmando os pressupostos do referencial teórico sobre a durabilidade das comunidades e a imprevisibilidade das redes. - DissertaçãoO retorno dos devices reprimidos: uma análise comparativa entre a pré-história do cinema e o início da tecnologia móvelSilva, Carlos Eduardo Santos da (2010-03-02)
Educação, Arte e História
Com o objetivo de entender melhor o telefone celular enquanto device de conteúdo cinematográfico, ou simplesmente cine mobile, na tentativa de vislumbrar possibilidades de futuro para este novo meio, esta dissertação compara-o com as origens do cinema, com os primeiros passos efetivos na ilusão do movimento, mais especificamente com o Mutoscópio. Essa comparação não se limita aos dois aparatos tecnológicos representantes desses dois períodos históricos tão distintos. Os produtos, sequência de fotogramas, no caso do mutoscópio, e filmes, no caso dos celulares, e seus contornos, os cenários socioculturais das duas épocas também serão confrontados numa tentativa de se encontrar paralelos e divergências entre esses dois devices de imagem em movimento. Para ajudar na compreensão da dimensão desses possíveis paralelos e divergências, bem como para iluminar o caminho de possibilidades envolvendo o cinema e o celular. Foram entrevistados dois especialistas, cada um em uma área distinta do conhecimento (uma cineasta e um empresário do setor de telefonia). No final, mais importante do que a perguntas respondidas são as novas perguntas que apareceram e que retroalimentarão a discussão. - DissertaçãoSalvador Dalí Pincel Pixel: uma análise da obra "Gala a Olhar o Mar Mediterrâneo que, a Dezoito Metros de Distância se Transforma no Retrato de Abraão Lincoln", 1975Andrade, Léia Cláudia da Silva (2009-02-16)
Educação, Arte e História
Contemporary society constantly lives under a flow of images which invades the visual field all the time. Considering this fact, the act of seeing can produce uncertain conditions of interpretations and articulations of the images. Analysing the paintings of Salvador Dalí, Gala Looking to the Mediterranean Sea that, in Eighteen meters away, becomes the portrait of Abraham Lincoln, 1975, will guide us to a path conducted by the act of seeing and also comprehending what has just been seen. This reasearch proposes a deep analysis of the artist Salvador Dalí, as well as dialogue between the fields of art, technology, cultural history and related whenever possible with the pixels of digital images. - Dissertação"Simulacros" e a fotografia: considerações sobre uma relação essencial na obra da artista Regina SilveiraAndré, Waldirene (2007-03-05)
Educação, Arte e História
Partindo da articulação dos códigos projetivos e a experiência visual do observador a partir da manipulação arbitrária de sombras projetadas e de construções gráficas concebidas para distorcer imagens em perspectiva, a artista Regina Silveira impõe ao mundo visível seus mais importantes paradoxos visuais, Simulacros. Tendo como dado básico a sombra, onde são articuladas todas as arbitrariedades visuais presentes, como uma obra referencial, Simulacros revela a estrutura subjacente de todo o conjunto, a fotografia. Submersa nesse universo conceitual perverso onde a subversão do código enfatiza sua artificialidade, a fotografia se insere no trabalho da artista não só como um recurso eficaz na manipulação de visualidades, mas empresta a ele todo o seu potencial imaginário, dando visibilidade ao jogo dialético entre a realidade propriamente dita e a sua representação. - DissertaçãoTecnologias móveis na educaçãoHiguchi, Adriane Aparecida da Silva (2011-08-23)
Educação, Arte e História
O uso da tecnologia móvel tem provocado mudanças em vários segmentos da sociedade. Inseridos no cotidiano das pessoas, os dispositivos móveis digitais transformam a cada dia a maneira como as pessoas se comunicam, se relacionam, trabalham, consomem, se divertem e aprendem. Em busca de maior flexibilidade, comodidade e mobilidade, a sociedade se apropria cada vez mais da linguagem digital e imprime novas características às relações emissor-receptor, consumidor-empresa, trabalhador-empregador, imprensa-leitor e até a de cidadão-Estado. A chamada ―geração digital‖ nasce, cresce, aprende e vive conectada a um mundo digital repleto de informações circulantes e mutantes, disponibilizadas por meio de dispositivos digitais móveis, como aparelhos celulares, netbooks, tablets etc. Diferentemente de gerações passadas, a atual geração demonstra habilidades para navegar em movimento nas informações de inúmeros canais e veículos, tudo ao mesmo tempo. Nesse contexto, a educação também não está imune aos efeitos da tecnologia móvel. De que maneira ocorre a apropriação desta tecnologia nas escolas? Como a educação ―formal‖ percebe e lida com os aparelhos celulares dentro da sala de aula? Quais são os desafios? Este trabalho de pesquisa inicia uma reflexão interdisciplinar, que envolve tecnologia da informação e comunicação e educação, em busca de respostas para esses questionamentos. Com ênfase no aparelho celular, busca-se aqui saber se e como o ambiente escolar incorpora a tecnologia móvel no processo educacional. Este trabalho apresenta o estudo exploratório que foi realizado em uma escola pública da cidade de Mogi das Cruzes, localizada na Grande São Paulo, com alunos do 9º ano do curso Ensino Fundamental e 2º ano do curso Ensino Médio, que utilizam o aparelho celular como auxiliar em atividades pedagógicas desenvolvidas, de forma pontual e esporádica, pela educadora na área de conhecimento em História - DissertaçãoTelenovela & conto: um encontro nos capítulosAraújo, Luís Fernando Ferreira de (2006-11-30)
Educação, Arte e História
Over the last three decades, the soap opera became a landmark in the history of television and culture of our country. It was not by unanimity, but the soap opera is so inserted in the context of our way of living that it is impossible not to be seen today as a reference to the art of acting in Brazil. And by both the artistic value of our actors/actresses and the high quality presented in every production, it is recognized worldwide as an authentic Brazilian product, disclosing many of our habits and showing our competence for doing television. Our intention with this work is to demonstrate that the narrative of a soap opera chapter resembles the structure of a tale. The tale and the soap opera have a sealed commitment with the reader: the story s. And the way of telling the story, everyone does it in their own way. The tale has a unity of action and the fascination of telling and catching moments of our lives, while the soap opera is a habit and it frequently helps to ease the routine of the viewer. This world is more and more demanding in efficiency and competition and we hope that this work can motivate other people in their creativity of expressions, transformations and re-creations, valorizing the man who valorizes himself through his work and his creative communication. - DissertaçãoYou press the button, we do the rest : reflexão sobre dois eventos imagéticos: a câmara fotográfica e o computador iconográficoOliveira, Rogério Daniel Salgado de (2011-02-25)
Educação, Arte e História
A presente pesquisa tem como objetivo apresentar e comparar a acessibilidade de dois aparelhos, a simplificação do sistema fotográfico e do computador. A simplificação do processo fotográfico será apresentada a partir da invenção do sistema fotográfico de George Eastman, fundador da Kodak, que disponibilizou um sistema fotográfico em que o usuário somente se preocuparia em tirar fotografia sem se preocupar com a complexidade do sistema. Será também demonstrada a simplificação do uso do computador, por meio de interface iconográfica, que substituiu complexos comandos por um apertar de botão do mouse, que será apresentada a partir do lançamento do computador Lisa, de Steve Jobs. Esses dois sistemas reduziram sua complexidade para apenas um clique, possibilitando que as pessoas que não eram profissionais do ramo pudessem ter acesso a estes aparelhos sem ter que investir muito tempo em pesquisa e treinamento