Arquitetura e Urbanismo - TCC – FAU Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Arquitetura e Urbanismo - TCC – FAU Higienópolis por Orientador "Backheuser, Luiz Alberto Fresl"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCA arquitetura a partir das curvas NURBSAngelotti, Giovanna Corá (2018-12-12)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
O tema central deste trabalho gira em torno de uma ferramenta apoiada no computador, que apesar de matematicamente complexa, é intuitiva e acessível, e permite a criação de geometrias curvilíneas, suaves e que remetem ao desenho livre feito à mão. Mais especificamente, a ferramenta referida são as curvas e superfícies NURBS, uma equação matemática, que a princípio foi criada para o uso da indústria aeronáutica, mas com o tempo acabou sendo apropriada para o processo projetual na Arquitetura. Certamente é necessário um conhecimento matemático avançado para entender numericamente as NURBS, portanto esta pesquisa expõe, de maneira teórica, as origens desse tipo de curva e suas principais características, que são de extrema importância para entender como e porquê ela foi aplicada na Arquitetura. - TCCArquitetura geradoraBruno, Giancarllo (2019-06-12)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Com o aumento da preocupação com o meio ambiente nos últimos anos, a sustentabilidade passa a ser um tema de grande importância e debate no mundo. Apesar do tema ser amplo e multidisciplinar, pode-se dizer que um dos tópicos que possui grande importância e foco no debate sobre o assunto é a questão energética e suas possíveis soluções renováveis, visto a necessidade mundial e sua crescente demanda, que torna os meios de geração atuais insustentáveis e prejudiciais ao meio ambiente. Com isso, a arquitetura pode passar a ser um viés plausível para auxiliar na geração de energia renovável, criando novas formas de suprir essa crescente necessidade mundial, de maneira limpa. Desta forma, a cidade pode ser um meio de minimizar seu próprio consumo, visando a auto sustentabilidade. - TCCDesempenho energético: aplicando conceitos de arquitetura bioclimática em um edifício corporativoFerreira, Fernanda de Lourdes (2021-12)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Em um contexto de crises energéticas e exaustão dos combustíveis fósseis é necessário pensar em formas de redução do consumo de energia. - TCCForma segue performance : um estudo sobre arquitetura performativa através do uso de métodos computacionais de projetoCouto, David Santos (2018-12)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Uma das primeiras e primordiais funções da arquitetura é fornecer abrigo para homem, protegendo-o dos perigos da natureza. De início, na pré - história, o homem nômade buscava abrigo em cavernas, que foram concebidas devido aos caprichos da natureza. A partir do desenvolvimento da agricultura, em paralelo com a linguagem e a escrita, o homem passou de uma vida nômade para uma vida sedentária, gerando a necessidade de construir o seu próprio abrigo. O homem então desenvolve diversas técnicas de construção e uma enorme variedade de abrigos, de acordo com a condição geográfica em que cada sociedade vivia. Hoje, esse tipo de construção é chamada de arquitetura vernacular, uma arquitetura que foi desenvolvida e refinada ao longo dos séculos e que responde as condições do contexto físico e cultural em que está inserida. Nos dias de hoje, com a crescente preocupação em relação a sustentabilidade das construções e os avanços nas TICs (Tecnologias de Informação da Comunicação), que deram origem a novas ferramentas digitais de projeto, tais como ferramentas de analíse, simulação e geração, características intrínsecas da arquitetura vernacular surgem como princípio norteador do projeto arquitetônico, dando origem as tais arquiteturas performáticas ou performativas, arquiteturas que respondem a critérios definidos de performance, como conforto térmico, acústico, etc., se justificando através do processo em que a forma final foi concebida, que 9 relaciona tanto questões do meio climático como o meio cultural em que a arquitetura está inserida. O presente trabalho busca desenvolver uma abordagem projetual alinhada com esses conceitos, buscando desenvolver uma arquitetura que responde genuinamente ao contexto físico e cultural em que está inserida, por meio do estudo das ferramentas digitais de projeto e aplicação delas no processo projetual. - TCCHubs criativos : arquitetura e a indústria criativa na era digitalGarofalo, Geovana do Nascimento (2018-12-14)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
O presente estudo tem como finalidade o entendimento do conceito de Hub Criativo, dentro do contexto sociocultural da Indústria Criativa. A pesquisa inicia-se com um contexto histórico acerca do surgimento do Hub, distinguindo-o dos termos correlatos “ Cluster Criativo” e “Lugar Criativo”, bem como esclarecendo como este conceito pode ser ampliado para a escala urbana, com as chamadas Cidades Criativas, a fim de reativar locais que sofreram transformações físicas com a mudança do paradigma econômico. A seguir, é realizado um levantamento e análise de alguns Hubs em São Paulo, a partir de visitas técnicas in loco e da ferramenta “Ciclo da Criatividade de Hubs Criativos” desenvolvida por Lima (2015), para comparação entre as características dos mesmos. Estudase, também, três projetos internacionais e um nacional como referências projetuais. Posteriormente, analisa-se o bairro da Mooca, entendendo seu processo de desenvolvimento com a economia industrial e, definindo alguns princípios para preservação e restauração das edificações que foram tombadas enquanto patrimônio histórico-industrial, como, por exemplo, a Casa Vanorden, antiga indústria tipográfica presente no lote de intervenção. Em seguida, alguns dados são apresentados sobre a Moda enquanto segmento da Indústria Criativa, justificando a escolha deste tema para vocação do Hub Criativo projetado. Por fim, é exposto o projeto do Hub de Inovação e Moda desenvolvido no bairro Mooca, zona leste de São Paulo, com as análises e diretrizes definidas para o local, assim como o processo arquitetônico que norteou o partido e programa definidos.