Arquitetura e Urbanismo - TCC – FAU Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Arquitetura e Urbanismo - TCC – FAU Higienópolis por Orientador "Arriagada, Carlos Andrés Hernández"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCPalafitas e manguezais: recuperando e repensando a cidade de SantosSanto, Thais Espirito (2019)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
O trabalho discorre sobre a cidade de Santos, grande importância histórica , portuária, turística e ambiental... - TCCParaisópolis: a arquitetura da informalidadePontes, Maria Eduarda Guimarães de (2019)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Para a proposta arquitetônica desenvolvida como produto derradeiro desta monografia, escolhi a região fronteira entre a favela de Paraisópolis e o bairro do Morumbi: um complexo que possui duas funções principais, fornecer espaços públicos de permanência e culturais, assim como ser um espaço de aprendizado, no qual a população da comunidade possa ter acesso à palestras e workshops profissionalizantes gratuitamente... - TCC[Retalhos urbanos] : desconcentração industrial em Santo André e a reincorporação dos vaziosVarella, Gabriela Azzolino (2018-12)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
O objetivo deste trabalho é estudar as transformações da malha urbana de Santo André, especificamente na extensão do Eixo Tamanduatehy. A análise se dá através de diferentes óticas, sendo estas: urbana, social, econômica e pessoal, como moradora e vivente da região, a fim de compreender as dinâmicas do passado e as atuais. O trabalho caminha do macro para o micro, englobando em um primeiro momento o contexto histórico da região e como isto influenciou na conformação atual, as características dessa sociedade industrial do ABC, até chegar ao momento atual, cuja a economia é globalizada e voltada à financeirização. O foco de análise principal, para intervenção, é o trecho central do Eixo, compreendido entre as estações Prefeito Saladino e Prefeito Celso Daniel - Santo André, da linha 10 da CPTM, pois estas são consideradas, polos atrativos de público e são nós de mobilidade urbana. O objeto arquitetônico desenvolvido, apresentado no final deste trabalho, consiste em um centro de cultura e memória da indústria Tamanduateí, que vai ao encontro daquilo que se acredita ser essencial para a cidade: manter o passado e a memória presentes, pois é somente a partir destes, que se consegue compreender o presente e evitar que a cidade fique isolada em si só. - TCCValongus. alegorias urbanas frente mar.Lazareti, Bruna Loporchio (2021-06)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
De uma maneira geral, cidades portuárias apresentam configurações semelhantes entre si. A dependência entre o passado, presente e futuro faz com que se desen volvam projetos que se interconectam no estado atemporal. As marcas do passado delimitam um ponto de partida para o futuro, reconhecendo mudanças que se encaixem com o desenvolvimento da cidade. A cidade litorânea de Santos proveniente do segundo maior porto da América Lati na, segundo CEPAL, acrescenta consideravelmente para o desenvolvimento econômico do Brasil, além de ser a principal porta de escoamento dos produtos brasileiros. Contudo, hoje admite uma problemática quanto à urbanidade entre infraestruturas portuárias e a metrópole. Tomando como frente do estudo o setor do Valongo, bairro criativo de Santos que se destaca não apenas por ser a primeira zona a se consol idar do complexo portuário, mas por contemplar importantes equipamentos públicos de interesse histórico, turístico e cultural, hoje admite uma problemática quanto a desconectividade entre cidade e porto, isto porque há um alto fluxo de caminhões de cargas na perimetral que impede a chegada de pedestres na borda. Entendendo as lógicas decorrentes do passado guiará o desenvolvimento de pan oramas que transcorrerá em um futuro potencial, tanto quanto ao desenvolvimento da zona portuária quanto ao desenvolvimento econômico, social e cultural de Santos. Visto isso, o presente trabalho tem como objetivo restabelecer a conectividade entre a cidade e a zona portuária através de uma reestruturação urbana e artística na Hinterlândia, reiterando a essência do bairro Valongo, apresentando alegorias urban as frente mar, contemplando dinâmicas do Cirque du Soleil, grupo de circo mundial mente conhecido pelas suas apresentações espetaculares e que engloba todo tipo de arte, de maneira que integre toda a população local e turística, gerando uma maior urbanidade. PALAVbS - CHAVES: Porto Valongo, Reestruturação Urbana, Reconexão, Hinter lândia, Alegorias urbanas