Controladoria e Finanças Empresariais (Mestrado Profissional) - Dissertações - CCSA Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Controladoria e Finanças Empresariais (Mestrado Profissional) - Dissertações - CCSA Higienópolis por Orientador "Ghobril, Alexandre Nabil"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoDesenvolvimento de centro de qualificação em tecnologia, inovação e negóciosDuarte, Daniel de Oliveira Cifuentes Teran (2022-08-08)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Objetivo: este trabalho apresenta a trajetória realizada pela Q4S – Assessoria e Consultoria para o desenvolvimento de um centro de qualificação em tecnologia, inovação e negócios, no mercado brasileiro. Aplicação: para o aproveitamento da oportunidade foi desenvolvido o projeto de criação do centro de qualificação, tendo por base a análise de cenário e tendências do mercado profissional no Brasil, bem como análise dos concorrentes, plano de ações e análise financeira. Todo o desenvolvimento do projeto foi pautado pela utilização prática de conhecimentos acadêmicos, com o objetivo de dar maior solidez ao aproveitamento da oportunidade. Inovação: o trabalho é caracterizado como uma inovação incremental ao propor uma visão mais abrangente da perspectiva de desenvolvimento de conhecimento técnicos e comportamentais, alinhados as necessidades de formação profissional. Complexidade: a complexidade deste projeto se concentrou, principalmente, na estratégia de identificação das partes envolvidas e no entendimento das perspectivas de como a qualificação é percebida por executivos e possíveis alunos, bem como nas estratégias para desenvolvimento do projeto, identificação das plataformas educacionais que atendessem aos requisitos técnicos e funcionais, e na interação com empresas mantenedoras de metodologias. Outro ponto complexo foi a identificação e desenvolvimento de conteúdo para os cursos. Impacto: este projeto iniciou uma nova frente de negócios para Q4S – Assessoria e consultoria, possibilitando que a organização possa trilhar sua jornada para novos patamares de desenvolvimento. Da perspectiva econômica, este projeto proporciona às organizações a capacidade de se desenvolverem, por meio da oferta de profissionais qualificados em tecnologia, inovação e negócios. Do ponto de vista social, o projeto possibilita a qualificação profissional por meio da oferta de cursos com qualificação técnica e comportamentais em linha com as necessidades de mercado. Metodologia Utilizada: Seguiu-se o método de solução de problemas e aproveitamento de oportunidades proposto por Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017). - DissertaçãoImplantação de uma loja de atacarejo ajustada à nova realidade do mercado varejista brasileiroRodríguez, José Antonio León (2023-02-14)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Objetivo: Este trabalho apresenta as etapas do processo de análise para o aproveitamento da oportunidade de instalação de uma nova loja de uma rede de supermercados que contempla a implantação de uma unidade no formato Cash&Carry, denominada "Grandão Super Atacarejo" como novo vetor de expansão e crescimento da rede. Aplicação: Com a abertura dessa loja, busca-se ocupar uma lacuna deixada por hipermercados e supermercados tradicionais ao oferecer aos consumidores uma nova proposta de valor que atenda melhor suas reais e atuais necessidades, o modelo de Atacarejo. Inovação: O modelo de Atacarejo vem atendendo os clientes naquilo que mais buscam na atualidade: equilíbrio custo/benefício. As características próprias do modelo permitem a redução de custos operacionais, possibilitando uma oferta de produtos com preços mais atrativos que de todos os demais modelos de varejo físico. Este modelo de negócio atacadista/varejista apresenta vantagens competitivas de longo prazo e cria grande impacto no mercado consumidor através de sua estratégia de liderança em custos. Complexidade: A complexidade deste trabalho está associada ao número significativo de variáveis interrelacionadas que devem ser analisadas para a decisão de seguir com o investimento, bem como para definição do projeto de instalação. Desde análise de potencial de mercado, segmentação, estudo de localização, questões legais, posicionamento estratégico e aspectos de diferenciação, modelo de negócio, mix de produtos e projeto executivo. Impacto: Este projeto se mostra viável e promissor. Espera-se que traga impacto positivo no desenvolvimento econômico e social da população da região de São José de Rio Preto, no interior do estado de São Paulo, onde se propõe a construção da nova loja objeto deste estudo. Adicionalmente, o sucesso do novo modelo deverá impactar a saúde financeira da rede Grandão Supermercados que poderá expandir seus negócios abrindo rapidamente mais lojas dentro do novo conceito de Atacarejo, impactando a economia local ao criar empregos, atrair outros negócios e pessoas para a região, que contará com uma nova proposta de valor, o Grandão Super Atacarejo. Do ponto de vista acadêmico, este trabalho poderá ser utilizado como fonte de informação e referência para futuros estudos sobre as tendências do varejo brasileiro atual. Método: Seguiu-se o método de solução de problemas e aproveitamento de oportunidades proposto por Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017).