Controladoria e Finanças Empresariais (Mestrado Profissional) - Dissertações - CCSA Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Controladoria e Finanças Empresariais (Mestrado Profissional) - Dissertações - CCSA Higienópolis por Orientador "Geron, Cecilia Moraes Santostaso Geron"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoAlteração na contabilização de plantas portadoras (IAS 41 Agriculture) e seu impacto no valor das empresas por meio do Modelo de OhlsonInafuku, Beatriz Midori (2019-02-12)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Em julho de 2014 foi publicada a alteração do IAS 41 – Agriculture, na qual o tratamento contábil referente à mensuração de ativos biológicos, e mais especificamente das plantas portadoras sofreu modificação. Tal mensuração era feita por meio do valor justo, e para períodos a partir de 1º de janeiro de 2016, passou a ser reconhecida de acordo com o IAS 16, ou seja, ao valor de custo menos a depreciação, acarretando em uma mudança de política de mensuração das companhias. Diante desse fato, o objeto do presente estudo é verificar se háimpacto no preço das ações das empresas, segundo o Modelo de Ohlson dada a mudança do critério de mensuração das plantas portadoras, de valor justo para custo. Foram utilizadas as informações das demonstrações financeiras no período de 2012 à 2017, de companhias da América Latina, que adotaram as International Financial Reporting Standards (IFRS). O trabalho teve como base 9 empresas, que produzem cana-de-açúcar, do Brasil, Chile e Peru. A análise foi feita por meio de dados em painel. Ao final da investigação, concluiu-se que o valor justo impactou o preço das ações das empresas dada alteração do IAS 41. - DissertaçãoA percepção de satisfação dos profissionais de contabilidade com sistemas de informação através do modelo de sucesso de sistemas de informação proposto por DeLone e McLean (2003)Ribeiro, Luis Alberto Pinto Gomide (2018-02-07)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Objetivo do Trabalho: O objetivo geral da pesquisa foi identificar a satisfação dos profissionais de Contabilidade em relação ao uso dos Sistemas de Informação na geração das informações contábeis. Design/metodologia/abordagem: A pesquisa é quantitativa e com abordagem descritiva, utilizando o Modelo de Sucesso de Sistemas de Informações (ISSM - Information Systems Success Model) de Delone e McLean (2003). Os sujeitos da pesquisa foram profissionais da área financeira e controladoria na categoria de usuários. O instrumento de pesquisa contou com trinta assertivas do tipo escala de Likert de sete opções (de discordo totalmente até concordo totalmente) adaptado de Sanchez, Cruz e Agapito (2012). A coleta de dados contou com 454 respostas. O tratamento estatístico dos dados contou com a técnica de equações estruturais. Resultados: O modelo se apresentou adequado para entender a realidade da satisfação dos profissionais de Contabilidade no uso de Sistemas de Informação. Os construtos Qualidade da Informação, Qualidade do Sistema e Qualidade do Serviço afetam positivamente a satisfação e o uso dos Sistemas de informação. A percepção dos benefícios é impactada pelo uso e pela satisfação. Verificou-se que os Sistemas de Informação têm espaço de melhoria principalmente ao evitar o retrabalho causado no uso de mais de um sistema no cotidiano dos profissionais. Implicações práticas: A pesquisa fornece uma ferramenta de avaliação dos Sistemas de Informações a toda a comunidade em especial a acadêmica, com um instrumento validado entre os profissionais da área financeira e controladoria. Empresas de software podem utilizar essa ferramenta na avaliação de seus produtos. Originalidade e contribuições: O estudo é pioneiro no uso do modelo ISSM na percepção da satisfação do profissional de Contabilidade no uso de Sistemas de Informação para provimento da informação contábil. O estudo contribui para avaliação de sistemas junto aos profissionais da área financeira e controladoria. Essa apreciação é de fundamental importância, pois o desempenho profissional do usuário de sistemas na área contábil fica seriamente comprometido sem a sua principal ferramenta de trabalho, um Sistema de Informação.