Controladoria e Finanças Empresariais (Mestrado Profissional) - Dissertações - CCSA Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Controladoria e Finanças Empresariais (Mestrado Profissional) - Dissertações - CCSA Higienópolis por Orientador "Barroso, Marcelo Francini Girão"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoAnálise do custo-aluno como ferramenta para decisão gerencial em uma Instituição de Ensino Superior públicaDantas, Luiz Antonio de Oliveira (2018-12-05)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O objetivo do presente estudo foi apurar o custo-aluno em uma instituição de ensino superior do setor público brasileiro com o propósito de otimizar os processos de tomada de decisão gerencial, elaborando um protótipo de sistema de custos, baseado no modelo de custeio espanhol de Díaz et al. (2013). Foi realizada pesquisa seguindo a estratégia de pesquisa-ação de abordagem construtivista, por meio de uma proposta intervencionista, caracterizando a metodologia da pesquisa como exploratória, descritiva, e intervencionista com coleta de dados bibliográfica, documental e por meio de entrevistas e observação em campo. Os resultados alcançados demonstraram o real custo por aluno da instituição amostra, tanto de graduação, como de pós-graduação. As apurações do custo por aluno e análises de custos realizadas implicaram à instituição amostra o acesso às informações sobre custos e resultados relevantes à sua gestão de custos, processos de tomada de decisões gerenciais, bem como propiciou um protótipo de modelo de sistema de custeio. Esses resultados podem contribuir à comunidade acadêmica da área contábil, por basear-se para a elaboração do modelo de sistema de custos, o modelo de custeio espanhol de Diaz et al. (2013), desenvolvido especificamente para universidades e que até a presente data, não foi localizado outros trabalhos científicos independentes dedicados à efetiva demonstração e implantação do modelo. - DissertaçãoControle gerencial preditivo de permanência de alunos em Instituição de Ensino SuperiorRicarth, Wagner Pereira (2019-02-07)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Esta pesquisa contribui para as práticas de controle gerencial de evasão escolar, visando a permanência do aluno, e apresenta uma proposta para criação de um sistema de gerenciamento de controle para análise preditiva de evasão de alunos, através da aplicação de uma fórmula matemática, proposta por pesquisadores, em variáveis coletadas quando da matrícula e dados históricos dos discentes, objetivando estabelecer um percentual de risco de evasão. O modelo foi aplicado em uma base de dados formada por 5.273 discentes de graduação presencial em Administração de Empresas de uma Instituição de Ensino Superior (IES) Privada, na cidade de São Paulo, das turmas ingressadas de 2011/1º a 2014/2º. Do total da base, 3.351 (62,77%) referem-se a discentes que concluíram seu curso, enquanto 1.922 (37,23%) se evadiram definitivamente ou temporariamente. Os resultados da pesquisa apresentam índices percentuais de possibilidade de evasão. A pesquisa busca contribuir para área do conhecimento em controladoria, no desenvolvimento de processos e de controle gerencial a partir de métricas e indicadores. - DissertaçãoControle gerencial preditivo de permanência de alunos em Instituição de Ensino SuperiorRicarth, Wagner Pereira (2019-02-07)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Esta pesquisa contribui para as práticas de controle gerencial de evasão escolar, visando a permanência do aluno, e apresenta uma proposta para criação de um sistema de gerenciamento de controle para análise preditiva de evasão de alunos, através da aplicação de uma fórmula matemática, proposta por pesquisadores, em variáveis coletadas quando da matrícula e dados históricos dos discentes, objetivando estabelecer um percentual de risco de evasão. O modelo foi aplicado em uma base de dados formada por 5.273 discentes de graduação presencial em Administração de Empresas de uma Instituição de Ensino Superior (IES) Privada, na cidade de São Paulo, das turmas ingressadas de 2011/1º a 2014/2º. Do total da base, 3.351 (62,77%) referem-se a discentes que concluíram seu curso, enquanto 1.922 (37,23%) se evadiram definitivamente ou temporariamente. Os resultados da pesquisa apresentam índices percentuais de possibilidade de evasão. A pesquisa busca contribuir para área do conhecimento em controladoria, no desenvolvimento de processos e de controle gerencial a partir de métricas e indicadores.