Internet das coisas (IOT) na indústria brasileira: estudo sobre a realidade, barreiras e expectativas na perspectiva de realização de negócios no setor alimentício
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2020-08-19
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Gomes, Adjair Ferreira
Orientador
Perez, Gilberto
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Medeiros Júnior, Alberto de
Rocha Vidal, Antonio Geraldo da
Rocha Vidal, Antonio Geraldo da
Programa
Administração de Empresas
Resumo
Com este estudo buscou-se compreender a dinâmica da realização de negócios entre os
fornecedores masters de soluções da Industrial Internet of Things (IIoT) e seus clientes,
consumidores intermediários ou finais desta tecnologia. Com pesquisa procurou-se ainda
identificar as principais objeções à implementação da IIoT. O método de pesquisa qualitativo,
do tipo descritivo e exploratório, foi o definido para a coleta de dados e a devida exploração
das informações obtidas. O setor escolhido foi o da indústria de alimentos e bebidas do Brasil,
com a participação de nove organizações de médio e grande porte e de origem estrangeira em
sua maioria. Gestores destas empresas compartilharam dados e experiências por meio de
entrevistas com perguntas elaboradas mediante um roteiro de entrevistas estruturado. Ao final
da análise de conteúdo, emergiram sete categorias, as quais relacionam a oferta e uso da IIoT
com o modelo de negócios das empresas do setor. Os resultados obtidos indicaram que
independente da oferta de produtos e serviços para IIoT, este segmento da indústria está ainda
em uma fase inicial de utilização da tecnologia. Fatores inibidores para um uso mais extensivo
destas soluções, como custo e uma melhor compreensão da tecnologia, também foram
detectados. Firmas que já contam com o emprego da IIoT auxiliaram no apontamento de
benefícios do seu uso, e como este tema foi tratado nestas empresas. Ações para a criação,
configuração e apropriação de valor, pilares de um Modelo de Negócios (MN) foram
identificadas e relacionadas com a oferta de produtos e serviços, mudanças organizacionais e
criação e acompanhamento de indicadores de performance. Ao final do trabalho foram
apontadas relações entre as categorias identificadas, e os objetivos específicos, bem como uma
proposição de um esquema de inter-relações entre as categorias. Este esquema sugere que o
estágio de uso da IIoT influencia em suas demandas, e assim faz com que um ciclo de criação,
configuração e apropriação de valor seja percorrido, uma retroalimentação que implica em um
MN dinâmico.
Descrição
Palavras-chave
industrial internet of things , modelo de negócios , indústria alimentícia , indústria de bebidas , fatores críticos de sucesso , tecnologia da informação , IIoT , TI
Assuntos Scopus
Citação
GOMES, Adjair Ferreira. Internet das coisas (IOT) na indústria brasileira: estudo sobre a realidade, barreiras e expectativas na perspectiva de realização de negócios no setor alimentício. 2020. 68 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2020.