Desenvolvimento do negócio da empresa Santo Grão com inovação tecnológica
Date
2020-02-03Author
Araújo, Jennifer Alencar
Advisor
Franklin, Marcos Antonio
Referee
Mascarenhas, Sidnei Augusto
Referee
Shiraishi, Guilherme de Farias
Metadata
Show full item recordAbstract
This work had the objective to elaborate a solution proposal in order to develop SantoGrão's business through technological, process, organizational and services innovation. Thisproposal meets the company's strategy of expanding through franchises. Santo Grão is a midsize Brazilian company in the cafeteria segment, specializing in gourmet coffees, and has eight units, seven in the city of São Paulo-SP, where the corporate office is located, and one unit in the city of Curitiba-PR. The identified problem was the centralization of knowledge and the absence of a knowledge management process. This knowledge, which in many situations manifests itself tacitly, making its conversion to explicit a complex process, due to the dynamism of the company and lack of effective mechanisms for its sharing, making it difficult to implement new franchises. So, was adopted the problem-solving methodology and the seizure of opportunities (Marcondes et al., 2017) that addresses the reality in companies. Thus, the market in which the company operates, the diagnosis of the problem, the proposed solution, the respective action plans, the intervention and the evaluation of the results obtained were presented. In such a way, it was possible to verify that technological innovation, through a digital platform having its application to the process of repository and knowledge sharing, will enable the fluid expansion of Santo Grão business, contributing to the change of the knowledge management culture in the company. The results perceived with the intervention refer to the construction of a digital platform for knowledge storage and sharing, as well as a mapping of part of the founder's tacit knowledge and a financial savings due to the exchange of tools used. Finally, it can be seen that Santo Grão may reach another level of expansion with the implementation of the knowledge management process through the digital platform developed at this work.
Summary
O presente trabalho de conclusão teve como objetivo elaborar uma proposta de solução, a fim de desenvolver o negócio da empresa Santo Grão por meio de inovação tecnológica, processual, organizacional e em serviços. Essa proposta atende a estratégia da empresa que visa a sua expansão por intermédio de franquias. Santo Grão é uma empresa de médio porte, brasileira, do segmento de cafeterias, especializada em cafés gourmets, e conta com oito unidades, sendo, sete na cidade de São Paulo-SP, onde também é situado o escritório corporativo, e uma unidade na cidade de Curitiba-PR. O problema identificado foi a centralização do conhecimento e ausência de um processo de gestão do conhecimento. Esse conhecimento, que em várias situações se manifesta tacitamente, o que torna sua conversão em explícito um processo complexo em função de seu dinamismo. Esse contexto, agrava-se pela ausência de mecanismos eficazes para o seu compartilhamento, que se torna uma barreira dificultando a implementação de novas unidades. Para tanto, adotou-se a metodologia de solução de problemas e o aproveitamento de oportunidades (Marcondes et al., 2017) que aborda a realidade nas empresas. Assim sendo, foram apresentados o mercado em que a empresa atua, o diagnóstico do problema, a proposta de solução, os respectivos planos de ações, a intervenção e a avaliação dos resultados obtidos. Logo, foi possível verificar que a inovação tecnológica, mediante uma plataforma digital com aplicabilidade no processo de repositório e compartilhamento do conhecimento, possibilitará a expansão fluída no negócio Santo Grão contribuindo com a mudança da cultura de gestão do conhecimento na empresa. Os resultados com a intervenção foram, a construção de uma plataforma digital para armazenamento e compartilhamento do conhecimento, um mapeamento de parte do conhecimento tácito do fundador e uma economia financeira devido à troca de ferramentas até então utilizadas. Por fim, pode-se considerar que a empresa Santo Grão estará preparada para realização da estratégia de expansão com a implementação do processo de gestão do conhecimento desenvolvida por intermédio da plataforma digital.
CNPq Area
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Citation
ARAÚJO, Jennifer Alencar. Desenvolvimento do negócio da empresa Santo Grão com inovação tecnológica. 2020. 82 f. Dissertação (Mestrado em Administração do Desenvolvimento de Negócios) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2020.