Show simple item record

dc.creatorYasui, Angelo Toyokiti
dc.date.accessioned2019-09-25T14:55:47Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:18:13Z
dc.date.available2020-05-28T18:18:13Z
dc.date.issued2019-08-08
dc.identifier.citationYASUI, Angelo Toyokiti. Proposição de um modelo de balanced scorecard para uma Instituição Privada de Ensino Superior. 2019. 66 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Controladoria e Finanças Empresariais) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26410
dc.description.abstractThe educational sector has undergone great transformations since 1996 with the promulgation of the law of guidelines and bases of education. Over the years, a new dynamic of competition between higher education institutions is evidenced mainly with the advent of capital inflows of large investors in the sector. The supply of vacancies increases while there is a greater difficulty in occupying them. The education sector becomes more competitive and institutions are required to improve their management model. In this context, the objective of this work is to propose a balanced scorecard model for a private institution of higher education, using as a methodological procedure interventionist research with a collaborative approach. A review of the literature on the BSC models already implanted in higher education institutions that supported the interactions with the members of the institution was carried out. The results analysis allows to highlight the proposition of the BSC model, as well as significant impacts of the intervention in the management of the institution, such as the rescue of the strategic ambitions, the creation of a management committee, the greater sharing of information and the awareness of the owner of the institution on the importance of having a tool that provides the execution of the strategy. It can be inferred that this work brings as a contribution the possibility of using the BSC even in institutions that do not have pre-established monetary performance indicators, adopting as main strand the establishment of leading indicators. The proposed BSC model becomes a reference for implementation in other higher education institutions.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectInstituições de Ensino Superiorpor
dc.subjectbalanced scorecardpor
dc.subjectindicadores de desempenhopor
dc.subjectestratégiapor
dc.titleProposição de um modelo de balanced scorecard para uma Instituição Privada de Ensino Superiorpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)por
dc.publisher.programControladoria e Finanças Empresariaispor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpor
dc.description.resumoO setor educacional vivenciou grandes transformações a partir de 1996 com a promulgação da lei de diretrizes e bases da educação. Com o decorrer dos anos, uma nova dinâmica de competição entre as instituições de ensino superior é evidenciada principalmente com o advento da entrada de capital de grandes investidores no setor. A oferta de vagas aumenta enquanto há uma dificuldade maior em ocupá-las. O setor educacional fica mais competitivo e as instituições são demandadas a melhorarem o seu modelo de gestão. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo o de propor um modelo de balanced scorecard para uma instituição privada de ensino superior utilizando como procedimento metodológico a pesquisa intervencionista com uma abordagem colaborativa. Foi efetuada uma revisão da literatura dos modelos de BSC já implantados em instituições de ensino superior que embasaram as interações com os membros da instituição. A análise de resultados permite evidenciar a proposição do modelo BSC, assim como são perceptíveis relevantes impactos da intervenção na gestão da instituição, como o resgate das ambições estratégicas, a criação de um comitê de gestão, o maior compartilhamento das informações e a conscientização da proprietária da instituição quanto à importância de se ter uma ferramenta que proporcione a execução da estratégia. Pode-se inferir que este trabalho traz como contribuição a possibilidade de utilização do BSC mesmo em instituições que não possuam indicadores de desempenho monetários pré-estabelecidos adotando-se como vertente principal o estabelecimento de indicadores direcionadores (leading indicators). O modelo proposto de BSC, passa a ser uma referência para implementação em outras instituições de ensino superior.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2043009808145448por
dc.contributor.advisor1Segura, Liliane Cristina
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0668174679142137por
dc.contributor.referee1Oyadomari, José Carlos Tiomatsu
dc.contributor.referee2Riccio, Edson Luiz
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/19682/ANGELO%20TOYOKITI%20YASUI.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/4037/5/ANGELO%20TOYOKITI%20YASUI.pdf
dc.keywordsPrivate Higher Education Institutioneng
dc.keywordsbalanced scorecard.eng
dc.keywordsperformance indicators.eng
dc.keywordsstrategyeng


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto