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dc.creatorMatheus, Claudinei Portilhopt_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:32:43Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:17:31Z
dc.date.available2013-10-08pt_BR
dc.date.available2020-05-28T18:17:31Z
dc.date.issued2012-08-15pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26274
dc.description.abstractThis research aimed at investigating how the internal audit departments in Brazil perform performance measurement. As a starting point it asks how internal auditors measure performance. The study hypotheses: 1) The internal audit departments measure financial contributions achieved with there own work. 2) The Internal Audit departments assess internal customer satisfaction. 3) The Internal Audit departments perform the follow up of recommended solutions for internal processes and measure their performance in implementing these measures. 4) The Internal Audit departments assess the learning needs for the auditors. This is a descriptive survey whose data were collected through a structured questionnaire applied to thirty managers of internal audit, and for the analysis of the results was used statistical method of factor analysis. The empirical application shows that the implementation of control over the measurement of results in the departments of Internal Audit is a set procedure that requires parameters for process control of internal audit, control and recovered amounts invested and the quality of internal and external work performed. It also demonstrates that in general, a significant portion of managers consulted perform controls regarding values involving the audit department (savings generated, expenses), also points to the existence of controls on the recommendations for improvement, feedback from management , internal planning and execution of the work, however, the research does not reveal how these controls are made. Concerning the theoretical part, it was evidenced the existence of information asymmetry between audit department and senior management (audit committee, board, etc ...) because a large proportion of respondents does not undergo periodic evaluation of their work by an independent body.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectmedição de resultadospor
dc.subjectavaliação de performancepor
dc.subjecteficácia e auditoria internapor
dc.subjectmeasurement resultseng
dc.subjectperformance evaluationeng
dc.subjecteffectiveness and internal auditeng
dc.titleMedição de desempenho de auditoria interna: um estudo empíricopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentCiências Contábeispor
dc.publisher.programControladoria Empresarialpor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpor
dc.description.resumoA presente pesquisa visou investigar como os departamentos de auditoria interna no Brasil realizam medição de desempenho. Como ponto de partida se indaga como os auditores internos medem seu desempenho. O estudo teve como hipóteses: 1) Os departamentos de Auditoria Interna medem as contribuições financeiras alcançadas com o próprio trabalho. 2) Os departamentos de Auditoria Interna avaliam a satisfação dos seus clientes internos. 3) Os departamentos de Auditoria Interna executam o follow up das soluções recomendadas para os processos internos e medem o seu desempenho na implantação destas medidas. 4) Os departamentos de Auditoria Interna avaliam as necessidades de aprendizagem para os auditores. Trata-se de uma pesquisa descritiva, cujos dados foram obtidos por meio de um questionário estruturado, aplicado a trinta gestores de auditoria interna, sendo que para o análise dos resultados foi utilizado método estatístico da análise fatorial. A aplicação empírica revela que a execução de controle sobre a medição de resultados nos departamentos de Auditoria Interna é um conjunto de procedimento, que necessita de parâmetros relativos a Controle dos processos internos de auditoria, Controle de valores investidos e recuperados e a Qualidade interna e externa do trabalho executado. Demonstra ainda, que de um modo geral, uma parcela significativa dos gestores consultados executam controles referentes a valores que envolvem o departamento de auditoria (economias geradas, gastos realizados), também aponta para a existência de controles nas recomendações de melhorias, feedback vindo da gestão, planejamentos internos e execução dos trabalhos, entretanto, a pesquisa não revela a forma como são feitos esses controles. No que diz respeito à parte teórica, ficou evidenciado a existência de assimetria da informação entre o departamento de auditoria e a alta gestão (comitê de auditoria, conselho de administração etc...), pois, uma grande parcela dos consultados não sofre avaliação periódica dos seus trabalhos por um órgão independente.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3557876359468174por
dc.contributor.advisor1Imoniana, Joshua Onomept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2383282388193527por
dc.contributor.referee1Perera, Luiz Carlos Jacobpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3386375141622007por
dc.contributor.referee2Arima, Carlos Hideopt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1596192295679999por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3200/Claudinei%20Portilho%20Matheus.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/924/1/Claudinei%20Portilho%20Matheus.pdf


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