Show simple item record

dc.creatorSimãozinho, Sergio de Mirandapt_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:32:41Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:17:29Z
dc.date.available2013-05-24pt_BR
dc.date.available2020-05-28T18:17:29Z
dc.date.issued2012-08-01pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26265
dc.description.abstractIn the current competitive context of the businesses where the business environment becomes it s so fast, and the physical and financial capital is no longer the differential in competitive strategy, the focus of companies turned to innovation, because without it, companies will be doomed to extinction. Thus, to meet this challenge, knowledge management has become essential for companies because they need people with knowledge and skills that are the differential relative to its competition. In this sense, it is common knowledge management associated with more people and departments that develop products and services offered by the companies, however, this vision cannot be limited to these departments, because there are other departments that also merit of concern in knowledge management companies. Accordingly, and in view of the important role of the Controller in managing business enterprises, this case study explored the question of knowledge in the Comptroller, with the purpose of investigating "As professionals in the department Comptroller acquire and share knowledge?". It is hoped that the answer to this question and provide empirical evidence of the current state of knowledge management oriented to the Controller, this study will contribute to enable companies to plan and implement actions structured and efficient in improving the skills of its professionals, that in counterpart may be supported with best qualified professionals in implementing differentiated and their competitive strategies.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectgestão do conhecimentopor
dc.subjectcontroladoriapor
dc.subjectconversão do conhecimentopor
dc.subjectknowledge managementeng
dc.subjectcontrollershipeng
dc.subjectknowledge conversioneng
dc.titleGestão do conhecimento na área de controladoria: um estudo de caso em modelo de estrutura descentralizadapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentCiências Contábeispor
dc.publisher.programControladoria Empresarialpor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpor
dc.description.resumoNo atual contexto competitivo das empresas, onde ambiente de negócios se transforma com grande velocidade, e os capitais físico e financeiro deixaram de ser o diferencial na estratégia competitiva, o foco das empresas voltou-se para a inovação, pois, sem ela, as empresas estarão fadadas ao desaparecimento. Dessa forma, para enfrentar esse desafio, a gestão do conhecimento passou a ser fundamental para as empresas, pois necessitam de pessoas com conhecimentos e competências que sejam o diferencial em relação à sua concorrência. Nesse sentido, é comum ver a gestão do conhecimento mais associada a pessoas e departamentos que desenvolvem produtos e serviços oferecidos pelas empresas, porém, esta visão não deve limitar-se à esses departamentos, pois existem outros departamentos que, também devem ser objeto de preocupação na gestão do conhecimento das empresas. Nesse sentido, e diante do importante papel da Controladoria na gestão dos negócios das empresas, este estudo de caso explorou a questão do conhecimento na Controladoria, com o objetivo de investigar Como os profissionais do departamento de Controladoria adquirem e compartilham conhecimento? . Espera-se que ao responder à essa questão e fornecer evidências empíricas da atual situação da gestão do conhecimento voltada aos profissionais da Controladoria, esse estudo possa contribuir para que as empresas possam planejar e aplicar ações estruturadas e eficientes na melhoria das competências dos seus profissionais, para que em contra partida possam contar com o apoio de profissionais mais bem qualificados e diferenciados na implementação de suas estratégias competitivas.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8545234121019960por
dc.contributor.advisor1Oyadomari, José Carlos Tiomatsupt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5722412463663652por
dc.contributor.referee1Antunes, Maria Thereza Pompapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6278852648499064por
dc.contributor.referee2Barros, Henrique Machadopt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8692553841742543por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3189/Sergio%20de%20Miranda%20Simaozinho.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/915/1/Sergio%20de%20Miranda%20Simaozinho.pdf


Files in this item

FilesSizeFormatView
Sergio de Miranda Simaozinho.pdf1.385Mbapplication/pdfView/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record