Show simple item record

dc.creatorPellegrino, Camila Filomena Apolináriopt_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:32:33Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:17:24Z
dc.date.available2012-05-29pt_BR
dc.date.available2020-05-28T18:17:24Z
dc.date.issued2012-03-26pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26242
dc.description.abstractThe management of small businesses, although less complex than large companies, requires the knowledge of important cost concepts and patterns of cost behavior to strengthen the decision making process. In this sense, the main objective of this descriptive study is to identifying the current practices of cost management and price formation used in small industrial companies. The sample was formed by five make-to-order small organizations located in Sao Paulo, Brazil. The qualitative approach for this study relied on the analysis of data collected from interviews with cost managers. The results showed that small companies adopt only one practice of cost management, based on the variable costing approach, and set their product prices taking the competitor's price into greater account than their own production costs. This study also pointed out that these companies use predefined mark up rates, which are not calculated on methodological basis and can expose them to financial and market risks.eng
dc.description.sponsorshipFundo Mackenzie de Pesquisapt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectpequenas empresaspor
dc.subjectgestão de custospor
dc.subjectformação de preçospor
dc.subjectsmall companieseng
dc.subjectcost managementeng
dc.subjectpricingeng
dc.titlePráticas de custos e formação de preços: um estudo com pequenas empresas de produção por encomenda do estado de São Paulopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentCiências Contábeispor
dc.publisher.programControladoria Empresarialpor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpor
dc.description.resumoA gestão de pequenas empresas, embora menos complexa do que a gestão de grandes organizações, exige conhecimento de importantes conceitos de custos e padrões de comportamento de custos para o processo de tomada de decisão. Nesse sentido, o objetivo geral deste estudo descritivo é identificar as atuais práticas de custos e formação de preços utilizadas em pequenas empresas industriais. A amostra foi composta por cinco pequenas organizações industriais de produção por encomenda localizadas em São Paulo, Brasil. A abordagem qualitativa para este estudo se baseou na análise dos dados coletados por meio de entrevistas com os gestores de custos. Os resultados mostram que as pequenas organizações adotam apenas uma prática de custos, com base na abordagem de custeio variável e determinam o preço de seus produtos levando-se em maior consideração o preço de mercado do que seus próprios custos de produção. Este estudo também apontou que as companhias utilizam taxas de marcação pré-definidas, as quais não são calculadas sobre bases metodológicas e tal fato pode expor essas empresas a riscos financeiros e mercadológicos.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7988731356991688por
dc.contributor.advisor1Milani Filho, Marco Antonio Figueiredopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4651759467054939por
dc.contributor.referee1Perez, Gilbertopt_BR
dc.contributor.referee2Borinelli, Márcio Luizpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8283107482035197por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3099/Camila%20Filomena%20ApolinarioPellegrino.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/892/1/Camila%20Filomena%20ApolinarioPellegrino.pdf


Files in this item

FilesSizeFormatView
Camila Filomena ApolinarioPellegrino.pdf573.4Kbapplication/pdfView/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record