Gestão da água em edifícios habitacionais de múltiplos pavimentos: análise da operação em sistemas de medição individualizada em São Paulo entre 1980 e 2015

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2016-02-04
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Carvalhaes, Murilo da Costa
Orientador
Meirelles, Célia Regina Moretti
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Pisani, Maria Augusta Justi
Nakayama, Paulo Takashi
Programa
Arquitetura e Urbanismo
Resumo
Nos últimos anos, em decorrência da notória redução de água potável disponível na cidade de São Paulo, é necessário que sejam adotadas medidas para o aperfeiçoamento do seu uso racional. Tais ações podem ser implantadas no aprimoramento do abastecimento público e na distribuição em edifícios. Na escala predial novas soluções para a melhoria do desempenho podem ser incorporadas, como, por exemplo, a conscientização dos usuários, o uso de águas pluviais, a aplicação de equipamentos economizadores e a medição individualizada. Este último exemplo, quando aplicado em habitações coletivas, pode ser definido como uma ferramenta que indica o consumo de água em cada unidade autônoma e, portanto, possibilita a tomada de medidas para ele seja reduzido. Posto isso, podese entender que a fomentação desse instrumento colaborará para a economia de água. Por consequência, esta dissertação tem o objetivo de contribuir com dados técnicos, explicitados por meio de aplicações práticas, para que a medição individualizada seja empregada em edifícios projetados entre 1980 e 2015, cumprindo padrões básicos de qualidade. Para tanto, resumidamente, a pesquisa é composta das seguintes etapas: estudo das formas de implantação e dos componentes do sistema de medição individualizada; abordagem crítica de regulamentações, normas e guias sobre o tema, e; avaliação de estudos de caso. Por fim, na conclusão do trabalho, estão apresentadas as recomendações para especificação de hidrômetros em projetos e a variação média do consumo de água nos estudos de caso, que foi de 25% no período de treze meses após a individualização.
Descrição
Palavras-chave
medição de água individualizada , conservação de água , sustentabilidade
Assuntos Scopus
Citação
CARVALHAES, Murilo da Costa. Gestão da água em edifícios habitacionais de múltiplos pavimentos: análise da operação em sistemas de medição individualizada em São Paulo entre 1980 e 2015. 2016. 106 f. Dissertação( Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo .