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dc.creatorNese, Paola Lazzareschi
dc.date.accessioned2016-04-14T16:38:55Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:16:27Z
dc.date.available2020-05-28T18:16:27Z
dc.date.issued2015-08-06
dc.identifier.citationNESE, Paola Lazzareschi. Benno Perelmutter e Marciel Peinado: estudo do processo de projeto para edificações escolares. 2015. [328 f.]. Dissertação( Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo .por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26015
dc.description.abstractThis work has as study object fifteen school buildings projects in the public elementary school system, produced by architects Benno Perelmutter and Marciel Peinado for the metropolitan area and the state of São Paulo. Inserted in the line of research design methodology, aims to understand the set of characteristics that make up the projects of buildings and analyze the solutions adopted by architects. To achieve the proposed objectives were carried out bibliographic and documentary research on school architecture, as well as analysis of current conditions of public schools, especially in relation to existing infrastructure and its on demand service capacity. The study project has expanded knowledge on the subject and helped to establish essential criteria for the analysis of complex features of the design process. The development of the project research methodology was based on the process AQUA criteria and assessment procedures applied by Henry Sanoff, with emphasis on the following themes: local, implementation, architectural program and building system. The study showed that the graphics used are important aid tools for reading and discussion of existing spatial conditions. For each of the issues, opportunities for improvement were formulated for the process design as motivation for the adoption of new design practices, in order to promote school architecture. The results should also serve to further research, aimed at the continuous development of public schools in São Paulo.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectPerelmutter, Bennopor
dc.subjectarquitetura escolarpor
dc.subjectprojeto de edificações escolarespor
dc.subjectmetodologia de projetopor
dc.subjectschool architectureeng
dc.subjectschool building designeng
dc.subjectdesign methodology.eng
dc.titleBenno Perelmutter e Marciel Peinado: estudo do processo de projeto para edificações escolarespor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)por
dc.publisher.programArquitetura e Urbanismopor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::PROJETO DE ARQUITETUTA E URBANISMO::PLANEJAMENTO E PROJETOS DA EDIFICACAOpor
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objeto de estudo quinze projetos de edifícios escolares da rede pública do ensino fundamental, produzidos pelos arquitetos Benno Perelmutter e Marciel Peinado para a região metropolitana e o interior do Estado de São Paulo. Inserida na linha de pesquisa da metodologia de projeto, tem como objetivo compreender o conjunto de características que compõem os projetos dos edifícios e analisar as soluções adotadas pelos arquitetos. Para alcançar os objetivos propostos foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais sobre a arquitetura escolar, assim como a análise das condições atuais da rede pública de ensino, principalmente com relação à infraestrutura existente e sua capacidade de atendimento à demanda. O estudo dos projetos ampliou o conhecimento no tema e contribuiu para estabelecer critérios essenciais para a análise das características complexas do processo de projeto. O desenvolvimento da metodologia de investigação dos projetos foi baseado nos critérios do Processo AQUA e nos procedimentos de avaliação aplicados por Henry Sanoff, com ênfase nos seguintes temas: local, implantação, programa arquitetônico e sistema construtivo. O estudo mostrou que os recursos gráficos utilizados são importantes ferramentas de auxílio para a leitura e discussão das condições espaciais existentes. Para cada um dos temas, foram formuladas oportunidades de melhoria para o processo de projeto como motivação para a adoção de novas práticas de projeto, com o intuito de promover a arquitetura escolar. Os resultados devem também servir para pesquisas futuras, objetivando o desenvolvimento contínuo das escolas públicas no Estado de São Paulo.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4715457978124260por
dc.contributor.advisor1Flório, Wilson
dc.contributor.referee1Perrone, Rafael Antônio Cunha
dc.contributor.referee2Tarali, Cibele Haddad
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4899/Paola%20Lazzareschi%20Nese.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2555/5/Paola%20Lazzareschi%20Nese.pdf


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