Características peculiares a pesquisas acadêmicas em áreas de prática projetual no Brasil : abordagem da obra de Frank Lloyd Wright

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Tipo
Dissertação
Data de publicação
2011-08-25
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Beck, Turna Hortela
Orientador
Lima, Ana Gabriela Godinho
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Souza, Carlos Leite de
Büchler, Daniela Martins
Programa
Arquitetura e Urbanismo
Resumo
Esta pesquisa aborda, em sua primeira parte, a problemática da prática projetual na produção acadêmica na área de arquitetura. O objetivo é verificar em que medida comparecem métodos de pesquisa ligados a processos não textuais de análise e ponderar sobre seu papel como elementos de argumentação acadêmica. A intenção é contribuir para a reflexão sobre produção de conhecimento acadêmico e sua comunicação nas áreas de prática projetual X padrões exigidos no contexto acadêmico. Para limitar o âmbito da pesquisa foram analisados trabalhos acadêmicos brasileiros (teses e dissertações) que contassem com métodos projetuais e/ou visuais na abordagem da obra arquitetônica de Frank Lloyd Wright. Ao proceder com as leituras desses trabalhos foi identificada uma lacuna: a ausência de análises iconográficas mais aprofundadas sobre a ressonância da arte e arquitetura japonesa na obra do arquiteto norte-americano. A segunda parte deste trabalho, portanto, apresenta e enfatiza o papel das imagens quando se fala sobre a ressonância da cultura japonesa na obra de Wright. O objetivo deste esforço tem dupla intenção: a primeira é ilustrar e enfatizar a importância do emprego de material de natureza visual, e não-textual, na construção de argumentações acadêmicas na área de arquitetura, que visem, por exemplo, detectar ou discutir influências projetuais. A segunda é a contribuição para suprir a lacuna identificada acima, qual seja, a pouca atenção dada pelos trabalhos acadêmicos brasileiros sobre Frank Lloyd Wright à ressonância da arte japonesa em sua obra. A análise dos trabalhos acadêmicos buscou contribuir para a melhor compreensão da dinâmica entre os elementos e recursos textuais e não-textuais na elaboração da argumentação acadêmica. A construção do exercício na segunda parte do trabalho utiliza a associação de texto e imagem, apontando assim, para efeito desta investigação, indícios de que se a utilização de recursos não-textuais por vezes se mostra essencial na substanciação de uma argumentação, por outro lado, esta mesma argumentação não pode prescindir do texto para ser claramente enunciada.
Descrição
Palavras-chave
pesquisa acadêmica , prática projetual , Frank Lloyd Wright , ressonância da cultura japonesa , academic research , practice-based research , Frank Lloyd Wright , japanese culture s influence
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Citação
BECK, Turna Hortela. Características peculiares a pesquisas acadêmicas em áreas de prática projetual no Brasil : abordagem da obra de Frank Lloyd Wright. 2011. 192 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011.