Show simple item record

dc.creatorSilva, Gustavo Lassala
dc.date.accessioned2016-04-14T14:03:05Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:15:27Z
dc.date.available2020-05-28T18:15:27Z
dc.date.issued2014-10-27
dc.identifier.citationSILVA, Gustavo Lassala. Em nome do pixo : a experiência social e estética do pichador e artista Djan Ivson. 2014. [102 f.]. Tese( Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, [São Paulo] .por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25833
dc.description.abstractType of illegal urban intervention native of Sao Paulo, pixação is perpetrated by young people in outlying areas, which – in search of notoriety – they risk this modality to climb buildings to stamp their mark in places of high visibility. In its historical development, the practice has undergone a partial acceptance process in the arts district, resulting in social and aesthetic legitimacy of some of his characters. One is Djan Ivson Silva, selected as a subject focus of this research. With unusual personality, he holds a significant collection of documents and a great knowledge about the history of pixação. Djan was leading the groups in which he served and primarily responsible for bringing his practice to a field traditionally occupied by the intellectual elites. Defined by the media as an “artist / pixador” personal situation Djan expressed Ivson the ambiguity of the current character of this cultural manifestation that lies between the social and artistic phenomenon. This thesis – divided into three chapters, each subdivided between the description of the character’s personal history and the interpretation of the transformations of pixação – articulates the communicating vessels between the individual and collective levels, and gives a glimpse step by step how a young offender engages the periphery to the discussion of contemporary art without losing ties with their social base.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectpixaçãopor
dc.subjectpichaçãopor
dc.subjectpixadorpor
dc.subjectartepor
dc.subjectbiografiapor
dc.subjectarteng
dc.subjectbiographyeng
dc.titleEm nome do pixo : a experiência social e estética do pichador e artista Djan Ivsonpor
dc.typeTesepor
dc.publisher.departmentFaculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)por
dc.publisher.programArquitetura e Urbanismopor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::PROGRAMACAO VISUALpor
dc.description.resumoTipo de intervenção urbana ilegal nativa de São Paulo, a pixação é praticada por jovens de bairros periféricos, que – em busca de notoriedade – se arriscam nessa modalidade ao escalar edificações para carimbar suas marcas em lugares de grande visibilidade. No seu desenvolvimento histórico, a prática passou por um processo parcial de aceitação na área artística, resultando na legitimação social e estética de alguns de seus personagens. Um deles é Djan Ivson Silva, sujeito selecionado como foco desta pesquisa. Com personalidade incomum, detentor de um significativo acervo de documentos e um grande conhecimento sobre a história da pixação, Djan foi líder dos grupos nos quais atuou e o principal responsável por levar sua prática para um campo tradicionalmente ocupado pelas elites intelectuais. Definido pela mídia como “artista/pixador”, a situação pessoal de Djan Ivson expressa a ambiguidade do caráter atual desta manifestação cultural, que se situa entre o fenômeno social e artístico. Esta tese – dividida em três capítulos, cada um deles subdivido entre a descrição da trajetória pessoal do personagem e a interpretação das transformações da pixação – articula os vasos comunicantes entre os âmbitos individual e coletivo, possibilitando vislumbrar passo a passo como um jovem transgressor da periferia se envolve com a discussão da arte contemporânea sem perder os laços com sua base social.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9695349166707084por
dc.contributor.advisor1Guerra Neto, Abílio da Silva
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5218253515771817por
dc.contributor.referee1Farias, Agnaldo Aricê Caldas
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3464347974680940por
dc.contributor.referee2Tiburi, Marcia Angelita
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2521082956062846por
dc.contributor.referee3Villac, Maria Isabel
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2140594056419912por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4907/Gustavo%20Lassala%20Silva.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2554/9/Gustavo%20Lassala%20Silva.pdf


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto