dc.creator | Silva, Gustavo Lassala | |
dc.date.accessioned | 2016-04-14T14:03:05Z | |
dc.date.accessioned | 2020-05-28T18:15:27Z | |
dc.date.available | 2020-05-28T18:15:27Z | |
dc.date.issued | 2014-10-27 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Gustavo Lassala. Em nome do pixo : a experiência social e estética do pichador e artista Djan Ivson. 2014. [102 f.]. Tese( Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, [São Paulo] . | por |
dc.identifier.uri | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25833 | |
dc.description.abstract | Type of illegal urban intervention native of Sao Paulo, pixação is perpetrated
by young people in outlying areas, which – in search of notoriety
– they risk this modality to climb buildings to stamp their mark in places
of high visibility. In its historical development, the practice has undergone
a partial acceptance process in the arts district, resulting in social and
aesthetic legitimacy of some of his characters. One is Djan Ivson Silva,
selected as a subject focus of this research. With unusual personality, he
holds a significant collection of documents and a great knowledge about
the history of pixação. Djan was leading the groups in which he served
and primarily responsible for bringing his practice to a field traditionally
occupied by the intellectual elites. Defined by the media as an “artist
/ pixador” personal situation Djan expressed Ivson the ambiguity of the
current character of this cultural manifestation that lies between the social
and artistic phenomenon. This thesis – divided into three chapters, each
subdivided between the description of the character’s personal history and
the interpretation of the transformations of pixação – articulates the communicating
vessels between the individual and collective levels, and gives
a glimpse step by step how a young offender engages the periphery to the
discussion of contemporary art without losing ties with their social base. | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Presbiteriana Mackenzie | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | |
dc.subject | pixação | por |
dc.subject | pichação | por |
dc.subject | pixador | por |
dc.subject | arte | por |
dc.subject | biografia | por |
dc.subject | art | eng |
dc.subject | biography | eng |
dc.title | Em nome do pixo : a experiência social e estética do pichador e artista Djan Ivson | por |
dc.type | Tese | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) | por |
dc.publisher.program | Arquitetura e Urbanismo | por |
dc.publisher.initials | UPM | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::PROGRAMACAO VISUAL | por |
dc.description.resumo | Tipo de intervenção urbana ilegal nativa de São Paulo, a pixação é praticada
por jovens de bairros periféricos, que – em busca de notoriedade
– se arriscam nessa modalidade ao escalar edificações para carimbar
suas marcas em lugares de grande visibilidade. No seu desenvolvimento
histórico, a prática passou por um processo parcial de aceitação na área
artística, resultando na legitimação social e estética de alguns de seus
personagens. Um deles é Djan Ivson Silva, sujeito selecionado como foco
desta pesquisa. Com personalidade incomum, detentor de um significativo
acervo de documentos e um grande conhecimento sobre a história
da pixação, Djan foi líder dos grupos nos quais atuou e o principal responsável
por levar sua prática para um campo tradicionalmente ocupado
pelas elites intelectuais. Definido pela mídia como “artista/pixador”,
a situação pessoal de Djan Ivson expressa a ambiguidade do caráter atual
desta manifestação cultural, que se situa entre o fenômeno social e
artístico. Esta tese – dividida em três capítulos, cada um deles subdivido
entre a descrição da trajetória pessoal do personagem e a interpretação
das transformações da pixação – articula os vasos comunicantes entre
os âmbitos individual e coletivo, possibilitando vislumbrar passo a passo
como um jovem transgressor da periferia se envolve com a discussão da
arte contemporânea sem perder os laços com sua base social. | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9695349166707084 | por |
dc.contributor.advisor1 | Guerra Neto, Abílio da Silva | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5218253515771817 | por |
dc.contributor.referee1 | Farias, Agnaldo Aricê Caldas | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3464347974680940 | por |
dc.contributor.referee2 | Tiburi, Marcia Angelita | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2521082956062846 | por |
dc.contributor.referee3 | Villac, Maria Isabel | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2140594056419912 | por |
dc.thumbnail.url | http://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4907/Gustavo%20Lassala%20Silva.pdf.jpg | * |
dc.bitstream.url | http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2554/9/Gustavo%20Lassala%20Silva.pdf | |