Show simple item record

dc.creatorRamos, André Luizpt_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:48:25Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:14:21Z
dc.date.available2013-10-04pt_BR
dc.date.available2020-05-28T18:14:21Z
dc.date.issued2013-08-06pt_BR
dc.identifier.citationRAMOS, André Luiz. Escola dominical: história e situação atual. 2013. 134 f. Dissertação (Mestrado em Religião) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25605
dc.description.abstractThe author tries to show in this research the history of Sunday school, overcome challenges over the years, as well as the contribution of the missionaries and churches in order that this school becomes a reality from your appearance. In this effort, it became apparent the Sunday school contributed directly and indirectly in the formation of culture and personality of the people in it inserted. For this, the study begins by presenting an overview of the history of Sunday school to situate the reader in time in order that monitoring the trajectory could be critical and weighty in present status. For this reason, the author is concerned to present the structure of the Sunday school, the changes undergone over the years, as well as the pedagogical proposal to streamline the education service in the churches that develop this system of Christian education. Moreover, our goal is also to know the strength of influence of the Sunday school in the past and its usefulness today. Therefore, the author presents a survey of some intellectuals, whose answers presented served with an instrument of assessing the degree of importance of this agency educator of the Christian faith, as well as the quality of education in the Reformed churches. The conclusions the author reached demonstrates that the Sunday school needs new challenges, but recognizes that even so has contributed to the growth behavioral, social, intellectual and spiritual people, and has failed to fulfill its role in society through the churches and therefore has struggled through leadership in seeking to present the best Sunday school to continue contributing and putting people in Brazilian society highly prepared and committed to education, and the growth of people.eng
dc.description.sponsorshipInstituto Presbiteriano Mackenziept_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectescola dominicalpor
dc.subjecteducação cristãpor
dc.subjectigrejapor
dc.subjectensinopor
dc.subjectsunday schooleng
dc.subjectchristian educationeng
dc.subjectchurcheng
dc.subjectteachingeng
dc.titleEscola dominical: história e situação atualpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentReligiãopor
dc.publisher.programCiências da Religiãopor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpor
dc.description.resumoO autor procura mostrar nesta pesquisa a história da escola dominical, os desafios superados ao longo dos anos, bem como a contribuição dos missionários e igrejas a fim de que esta escola se tornasse uma realidade a partir do seu surgimento. Nesta tentativa, o autor procurou mostrar que a escola dominical contribuiu direta e indiretamente na formação da cultura e da personalidade das pessoas nela inseridas. Para isto, o estudo apresenta um resumo da história da escola dominical para situar o leitor no tempo, com o objetivo de acompanhar a trajetória, ser crítico e ponderável na avaliação da situação atual. Por este motivo, o autor se preocupa em apresentar a estrutura da escola dominical, as mudanças sofridas ao longo dos anos, assim como a proposta pedagógica para dinamizar o serviço educacional nas igrejas protestantes que desenvolvem este sistema de educação cristã. Além disso, objetivou-se ainda saber da força de influência da escola dominical no passado e sua utilidade na atualidade. Por isto, o autor apresenta uma entrevista envolvendo alguns intelectuais, cujas respostas apresentadas serviram como instrumento de avaliação do grau de importância desta agência educadora da fé cristã, bem como a qualidade do ensino ministrado nas igrejas de cunho reformado. As conclusões a que o autor chegou demonstram suficientemente que a escola dominical carece de novos desafios, mas, reconhece, que mesmo assim tem contribuído para o crescimento comportamental, social, intelectual e espiritual das pessoas, bem como não tem deixado de cumprir o seu papel na sociedade por meio das igrejas e por isso, tem se esforçado por meio da liderança em procurar apresentar o melhor para que a escola dominical continue contribuindo e colocando na sociedade brasileira pessoas preparadas e comprometidas com a educação.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4907940917502339por
dc.contributor.advisor1Pereira, João Baptista Borgespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7998288335836364por
dc.contributor.referee1Gomes, Antônio Máspoli de Araújopt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3150301525676448por
dc.contributor.referee2Campos, Leonildo Silveirapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7704623587837753por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4632/Andre%20Luiz%20Ramos.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2432/1/Andre%20Luiz%20Ramos.pdf


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record