Presença do sagrado na música caipira de raiz brasileira: análise de composições de Tião Carreiro e Pardinho

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2011-02-10
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Gregolim Junior, Luiz Manoel
Orientador
Caldas Filho, Carlos Ribeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Sousa, Rodrigo Franklin de
Souza, Ney de
Programa
Ciências da Religião
Resumo
A presente dissertação versa sobre a Presença do Sagrado na Música de Raiz Caipira Brasileira, mais especificamente analisa as músicas da dupla caipira Tião Carreiro e Pardinho. Dessa forma realiza-se um estudo histórico da música caipira, das tradições caipiras e da cultura caipira. Na mesma perspectiva histórica é feita uma pesquisa sobre a vida e a obra da dupla Tião Carreiro e Pardinho, e por fim apresenta-se uma análise da presença do sagrado nas músicas caipiras desta e de outras duplas. Esta dissertação procura observar as manifestações religiosas encontradas na música caipira, como também outras faces religiosas presentes nas músicas da dupla em destaque. Em se tratando da presença do sagrado, a diferença dessa dupla das demais está no fato de conter em suas músicas outras manifestações da religiosidade brasileira além do catolicismo popular.
Descrição
Palavras-chave
música caipira , Tião Carreiro e Pardinho , catolicismo popular , folclore caipira , viola , brazilian country music , Tião Carreiro and Pardinho , popular catholicism , hillbilly folk , viola
Assuntos Scopus
Citação