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dc.creatorSilva, Ivan de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:48:06Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:14:13Z
dc.date.available2016-01-27pt_BR
dc.date.available2020-05-28T18:14:13Z
dc.date.issued2010-08-19pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25556
dc.description.abstractThis thesis analyzes the neopentecostalism from the thought of frankfurtians Theodor W. Adorno and Max Horkheimer. After the exposure settings of Instrumental Reason and Cultural Industry, it aimed to show the conception of a Neopentecostal Cultural Industry in Brazilian religious. Facing the freedom and religious competition, Neopentecostal Cultural Industry enable itself as a tool intended for to awake in the masses will for acquisition of religious assets. In this way, demonstrated that people, who previously listed as audience, are provoked to live in constantly in function of consumption religious goods offered for Neopentecostal Cultural Industry. Finally, analyzed the manifestation of the Neopentecostal Cultural Industry in the religious space and time, thereby encouraging the supply and the demand for religious goods.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectindústria cultural neopentecostalpor
dc.subjectconsumopor
dc.subjectbens religiosospor
dc.subjectAdornopor
dc.subjectHorkheimerpor
dc.subjectneopentecostal cultural industryeng
dc.subjectconsumptioneng
dc.subjectreligious goodseng
dc.subjectAdornoeng
dc.subjectHorkheimereng
dc.titleIndústria cultural neopentecostal: uma reflexão do neopentecostalismo a partir de Adorno e Horkheimerpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentReligiãopor
dc.publisher.programCiências da Religiãopor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpor
dc.description.resumoO presente trabalho analisa o neopentecostalismo a partir do pensamento dos frankfurtianos Theodor W. Adorno e Max Horkheimer. Após a exposição das definições de Razão Instrumental e de Indústria Cultural, procurou-se demonstrar a concepção de uma Indústria Cultural Neopentecostal no campo religioso brasileiro. Diante da liberdade e da concorrência religiosas, a Indústria Cultural Neopentecostal habilita-se como um instrumento destinado a despertar nas massas o desejo de aquisição de bens religiosos. Neste sentido, demonstrou-se que as pessoas, que previamente classificadas como público-alvo, são instigadas a viverem constantemente em função do consumo de bens religiosos oferecidos pela Indústria Cultural Neopentecostal. Por fim, analisou-se a manifestação da Indústria Cultural Neopentecostal no espaço e tempo religiosos, de modo a instigar a oferta e a procura de bens religiosos.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5357838629068312por
dc.contributor.advisor1Bitun, Ricardopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3152919547730130por
dc.contributor.referee1Caldas Filho, Carlos Ribeiropt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1677881528942460por
dc.contributor.referee2Sung, Jung Mopt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8882851559809239por


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