O discurso no âmbito da EaD: um olhar para o material didático

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Tipo
Dissertação
Data de publicação
2017-12-15
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Menezes, Mônica Maria Penalber de
Orientador
Bastos, Neusa Maria Oliveira Barbosa
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Brito, Regina Helena Pires de
Allegretti, Sônia Maria de Macedo
Programa
Letras
Resumo
No contexto da Educação a Distância (EaD) é importante reconhecer a linguagem como ferramenta capaz de ir além de somente organizar a informação necessária à formação do aluno. O ponto de partida para esta reflexão é a existência de uma preocupação, não com a distância geográfica, típica da EaD, mas com uma distância pedagógica e psicológica, denominada de Distância Transacional, muito comum nessa modalidade de ensino-aprendizagem. Nessa perspectiva, considerando que o discurso se insere em uma situação comunicativa, em um contexto específico e diz respeito a quem fala, para quem fala e por que fala, o objetivo deste trabalho é analisar se o discurso presente no material didático disponibilizado ao aluno contribui para uma relação de proximidade, minimizando, assim, a Distância Transacional. Sabe-se que o discurso está relacionado a um sujeito, em um tempo e em um espaço, e implica um destinatário e uma relação estabelecida entre eles, ou seja, o discurso é interativo. Diante disso, muito tem a contribuir para a interação entre aluno e material didático. Além disso, buscou-se por estratégias discursivas que não só criassem um efeito de proximidade entre aluno e material didático, mas também apresentasse um material potencialmente significativo de forma a contribuir com o processo de ensino-aprendizagem em ambientes de EaD. Assim, chegou-se na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, Novak e Hanesian (1980 apud MOREIRA, 2016). Com base nesses princípios, este trabalho propõe-se a analisar o tipo de discurso presente no material didático, utilizados em cursos de graduação, na modalidade a distância, e investigar de que forma esse discurso pode contribuir para minimizar a Distância Transacional lançando mão das teorias sobre a aprendizagem significativa. Considerou-se na análise os pressupostos teórico-metodológicos da análise do discurso francesa a partir das concepções apresentadas por Maingueneau (2013; 2015).
Descrição
Palavras-chave
educação a distância , discurso , distância transacional , material didático , aprendizagem significativa
Assuntos Scopus
Citação
MENEZES, Mônica Maria Penalber de. O discurso no âmbito da EaD: um olhar para o material didático. 2017. 94 f. Dissertação (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.