dc.creator | Assoni, Ana Carolina Pimenta | |
dc.date.accessioned | 2017-12-19T12:23:25Z | |
dc.date.accessioned | 2020-05-28T18:13:40Z | |
dc.date.available | 2020-05-28T18:13:40Z | |
dc.date.issued | 2017-10-19 | |
dc.identifier.citation | ASSONI, Ana Carolina Pimenta. A competência comunicativa intercultural e o cinema contemporâneo no ensino de letras estrangeiras. 2017. 128 f. Dissertação (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo . | por |
dc.identifier.uri | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25511 | |
dc.description.abstract | In our contemporary society, we have been facing with contexts involving the need of having skills that go beyond language proficiency level when relating with people from other cultures, but skills which include motivation, respect and efficient behavior within contexts with different cultures. For this reason, we have considered the Intercultural Communicative Competence (ICC) a key-word for these interactions, from the theorists Edward Hall (1959; 1966; 1976; 1988; 1990) and Bennett (1993; 2008), among others. Therefore, we sought to comprehend, within the Foreign Language Teaching context, how to develop this competency, in authors, such as Kramsch (1993; 2005) and Byram (1997; 1998; 2001; 2002). In this scope, we relied in the contemporary cinema under an intercultural angle, with França and Lopes (2010), Mishan (2005), apart from other researchers, as authentic material for two purposes: as an object of study, in which we analyzed movie scenes showing the manifestation of the ICC’s skills; and second, as a practical tool for foreign language classroom. This research presents the importance for teachers, learners and people in general to seek their own development to become an intercultural learner and speaker. | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Presbiteriana Mackenzie | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | |
dc.subject | competência comunicativa intercultural | por |
dc.subject | ensino de língua estrangeira | por |
dc.subject | cinema contemporâneo | por |
dc.title | A competência comunicativa intercultural e o cinema contemporâneo no ensino de letras estrangeiras | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.publisher.department | Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT) | por |
dc.publisher.program | Letras | por |
dc.publisher.initials | UPM | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.description.resumo | Na sociedade contemporânea temos nos deparado com contextos que envolvem a necessidade de habilidades que vão além de um nível proficiente de um idioma ao nos relacionarmos com pessoas de outras culturas, e sim de habilidades que incluem motivação, respeito e atitudes eficazes para se comunicar em contextos com culturas diferentes. Por essa razão, consideramos a Competência Comunicativa Intercultural (CCI) uma palavra-chave para essas interações, a partir dos teóricos Edward Hall (1959, 1966, 1976, 1988, 1990) e Bennett (1993, 2008), entre outros. Desse modo, buscamos compreender, no contexto do Ensino de Línguas Estrangeiras, como desenvolver essa competência, em autores, como Kramsch (1993, 2005) e Byram (1997; 1998; 2001; 2002). Nesse âmbito, apoiamo-nos no cinema contemporâneo sob um viés intercultural, com França e Lopes (2010), Mishan (2005), além de outros pesquisadores, como material autêntico para dois propósitos: como objeto de estudo, em que analisamos cenas de filmes mostrando a manifestação e a relevância de habilidades da CCI; e segundo, como ferramenta prática para sala de aula de línguas estrangeiras. Essa pesquisa apresenta a importância de professores, aprendizes e interessados em buscarem seu próprio desenvolvimento para se tornar um aprendiz e um falante intercultural. | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6204427524682837 | por |
dc.contributor.advisor1 | Hanna, Vera Lucia Harabagi | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7378861073762519 | por |
dc.contributor.referee1 | Correa, Lilian Cristina | |
dc.contributor.referee2 | Silva, Vanessa Maria da | |
dc.thumbnail.url | http://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/15390/Ana%20Carolina%20Pimenta%20Assoni.pdf.jpg | * |
dc.bitstream.url | http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3418/5/Ana%20Carolina%20Pimenta%20Assoni.pdf | |
dc.keywords | intercultural communicative competence | eng |
dc.keywords | foreign language teaching | eng |
dc.keywords | contemporary cinema | eng |