Show simple item record

dc.creatorPaula, Regiane Lima de
dc.date.accessioned2017-02-20T11:09:57Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:13:36Z
dc.date.available2020-05-28T18:13:36Z
dc.date.issued2015-08-12
dc.identifier.citationPAULA, Regiane Lima de. Do it yourself : o processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa no ensino médio por meio de programetes televisivos. 2015. 246 f. Dissertação (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25487
dc.description.abstractThe importance of effective foreign languages teaching in Elementary, Secondary and high school has always been a great challenge for teachers and school managers and directors. Many schools, normally, are concerned about accomplishing the school year planning at the expense of searching and improvement of the teaching and learning process. The English Language teaching has suffered huge changes through the years and currently; it still has presenting some deficiencies that damage the acquisition before the real function of it: communicability. Therefore, many tools, besides textbooks, may be applied to accelerate, achieve and deepen applicability of the English Language teaching. Starting from the necessity of new ways to contribute to the real learning, this paper was idealized. It intends to have the students developing their own programetes, which is a video from 3 to 5 minutes that is broadcast on TV, radio channel or social media. Students were required to use the English Language structures studied through the school year and create the video discussing themes that were relevant and interesting for them. Concerning this aim, students applied digital medias to communicate in the foreign language. The teacher’s pedagogical practice must also be related to the language acquisition in order to make students see the factual reason of learning a foreign language. Finally, the research considers the effectiveness of applying new tools to enhance foreign language teaching.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectcomunicaçãopor
dc.subjectprática pedagógicapor
dc.subjectprocesso de ensino-aprendizagempor
dc.subjectprogramete audiovisualpor
dc.subjectlíngua inglesapor
dc.titleDo it yourself : o processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa no ensino médio por meio de programetes televisivospor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentCentro de Comunicação e Letras (CCL)por
dc.publisher.programLetraspor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.description.resumoO ensino efetivo de línguas estrangeiras na Educação Básica sempre foi um grande desafio para educadores e gestores de escolas. Normalmente, muitas escolas se preocupam em cumprir o planejamento escolar em detrimento da busca e do aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem. O ensino da Língua Inglesa sofreu grandes mudanças ao longo dos últimos anos e, hoje, ainda, possui deficiências que comprometem a aquisição da língua diante de sua real função: a comunicação. Entretanto, muitos instrumentos, além do livro didático, podem ser utilizados para acelerar, concretizar e aprofundar a aplicabilidade do ensino da língua estrangeira em questão. Foi a partir dessa necessidade de busca por novos caminhos para contribuir com a real aprendizagem de nossos alunos, que este trabalho foi idealizado. Trata-se, portanto, de uma proposta de criação de um programete, uma transmissão de 3 a 5 minutos inserida no decorrer de uma programação de uma emissora de TV, canal de rádio ou redes sociais, utilizando estruturas da Língua Inglesa estudadas pelos alunos durante o ano letivo e discutindo assuntos relevantes e interessantes a eles. A propósito, os alunos recorreram às mídias digitais para a aplicação da língua a serviço da comunicabilidade da língua estrangeira em questão. A prática pedagógica dos docentes também deve estar a favor da aquisição da língua estrangeira para que os educandos visualizem o sentido verdadeiro de se aprender um segundo idioma.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5821805405989659por
dc.contributor.advisor1Guimarães, Alexandre Huady Torres
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5647180339750545por
dc.contributor.referee1Martins, Valéria Bussola
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0431668948042658por
dc.contributor.referee2Furlin, Marcelo
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9664496095494377por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/13080/Regiane%20Lima%20de%20Paula.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3084/5/Regiane%20Lima%20de%20Paula.pdf
dc.keywordscommunicationeng
dc.keywordspedagogical practiceeng
dc.keywordsaudiovisual programeteeng
dc.keywordsteaching-learning processeng
dc.keywordsenglish languageeng


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto