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dc.creatorGonçalves, Higor Branco
dc.date.accessioned2017-02-07T21:39:29Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:13:35Z
dc.date.available2020-05-28T18:13:35Z
dc.date.issued2016-02-18
dc.identifier.citationGONÇALVES, Higor Branco. As duas faces de Jano : estudos discursivos e simbólicos Brasil-Japão. 2016. 73 f. Dissertação (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25479
dc.description.abstractThe present study aims at comparing the Western cultures, specially the Brazilian one, to the Eastern cultures, mainly the Japanese one. The research will be carried out according to propositions put forward by the Discourse Analysis. More specifically, we will follow that which Dominique Maingueneau theorizes as regards the notions of ethos and literature as a discourse. However, we are not going to limit ourselves to only one theoretical approach: the Bakhtinian thought will also make itself constantly present during our discussions. Through the conciliation of linguistics and literature and the study of the dichotomy East/West, we will verify the main role that vernacular languages play, as a means of verbalization of linguistic signs, in the development of a variety of different (as well as familiar) ethé in both hemispheres, and, eventually, how these ethé, on the other hand, reveal themselves through discourses in different social contexts. Following such discussions about the importance of the linguistic sign to the rational thought and the differences regarding axiological orientations between the eastern and western societies, our final chapter will be dedicated to the study of both a short story by the Japanese author Natsume Soseki and a novel by the Brazilian writer Adriana Lisboa, so as to illustrate the theory proposed and further expand our reflections.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectBrasilpor
dc.subjectJapãopor
dc.subjectculturapor
dc.subjectanálise do discursopor
dc.subjectethospor
dc.subjectliteraturapor
dc.titleAs duas faces de Jano : estudos discursivos e simbólicos Brasil-Japãopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentCentro de Comunicação e Letras (CCL)por
dc.publisher.programLetraspor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRApor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIApor
dc.description.resumoO presente trabalho visa comparar as culturas ocidentais, dentre as quais elegemos como foco especificamente a brasileira, com as culturas orientais, representadas aqui pela japonesa. O estudo será desenvolvido a partir das perspectivas da Análise do Discurso, em especial a partir das teorias de Dominique Maingueneau, quanto às noções de ethos e literatura como discurso. Contudo, não limitar-nos-emos a apenas uma vertente teórica: também o pensamento bakhtiniano perpassará constantemente as nossas reflexões. Conciliando linguística e literatura e tendo sempre em mente a dicotomia Ocidente/Oriente, verificaremos o papel central que as línguas vernaculares exercem, enquanto instrumentos de verbalização de signos, no desenvolvimento de ethé bastante distintos (ainda que ao mesmo tempo também familiares) nos dois hemisférios, bem como, por outro lado e de forma circular, a maneira como tais ethé revelam-se discursivamente considerando-se os diferentes contextos sociais. Após explicitarmos a importância do signo linguístico para o pensamento racional e discutirmos os quadros axiológicos representativos do Ocidente e do Oriente, lançaremos mão, no capítulo final, de um conto do escritor japonês Natsume Soseki e de um romance brasileiro da carioca Adriana Lisboa para ilustrar na prática a teoria aventada e expandir nossas reflexões.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4554879077381251por
dc.contributor.advisor1Batista, Ronaldo de Oliveira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4540894174449403por
dc.contributor.referee1Hanna, Vera Lucia Harabagi
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7378861073762519por
dc.contributor.referee2Casagrande, Nancy dos Santos
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0283876748874002por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/12932/Higor%20Branco%20Gon%c3%a7alves.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3062/5/Higor%20Branco%20Gon%C3%A7alves.pdf
dc.keywordsBrazileng
dc.keywordsJapaneng
dc.keywordscultureeng
dc.keywordsdiscourse analysiseng
dc.keywordsethoseng
dc.keywordsliteratureeng


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