Turma da Mônica: trajetória intertextual em 40 anos de história

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2007-12-12
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Verdolini, Thaís Helena Affonso
Orientador
Brito, Regina Helena Pires de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Faccina, Rosemeire Leão da Silva
Casagrande, Nancy dos Santos
Programa
Letras
Resumo
O presente trabalho trata principalmente, da intertextualidade presente nas histórias em quadrinhos da Turma da Mônica, de Mauricio de Sousa, buscando tecer uma caracterização dos principais recursos lingüísticos utilizados para a manutenção dos seus leitores nos quarenta anos de existência da publicação. A conceituação de quadrinhos e um breve histórico iniciam o trabalho, retratando os principais acontecimentos que levaram ao perfil mercadológico dos quadrinhos na atualidade. Um relato da vida e obra de Mauricio de Sousa demonstra um pouco da paixão do autor pela arte e sua luta pelo sucesso. Conceitos de Teoria da Leitura buscam refletir sobre o processo cognitivo da leitura e traçar um perfil do leitor de quadrinhos, especialmente da Turma da Mônica. Princípios da Lingüística Textual norteiam o restante da pesquisa, enfocando-se os conceitos relacionados à intertextualidade. Uma análise composta por quatro histórias em quadrinhos da Turma da Mônica dos anos 70, 80, 90 e 2000 procura demonstrar os artifícios dentre os quais a paródia revelou-se como o mais freqüente que Mauricio de Sousa e sua equipe empregam para criar humor e manter a leitura atualizada e prazerosa para as mais diversas idades, inclusive os adultos. A atual pesquisa adventa a possibilidade de os quadrinhos serem vistos como rico recurso de análise textual, como literatura de entretenimento também para adultos e como merecedores de destaque no âmbito dos estudos literários.
Descrição
Palavras-chave
lingüística textual , intertextualidade , paródia , teoria da leitura , história em quadrinhos , turma da Mônica , textual linguistics , intertextuality , reading theory , comic books , turma da Mônica
Assuntos Scopus
Citação
VERDOLINI, Thaís Helena Affonso. Turma da Mônica: trajetória intertextual em 40 anos de história. 2007. 193 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.