Show simple item record

dc.creatorCovino, Lilianapt_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:46:49Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:13:21Z
dc.date.available2007-08-14pt_BR
dc.date.available2020-05-28T18:13:21Z
dc.date.issued2006-06-30pt_BR
dc.identifier.citationCOVINO, Liliana. Os parâmetros curriculares nacionais e o ensino da língua inglesa: sintonia entre teoria e prática?. 2006. 165 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2006.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25400
dc.description.abstractIn 1998, the government launched a document called Parâmetros Curriculares Nacionais , (PCNs), to help teachers make their teaching practice more meaningful and relevant. The document emphasises the importance of a sociointeractional approach when it comes to teaching a foreign language. This research paper looks into the theoretical aspects of the document and tries to analyse up to what extent primary and high school teachers are able to put into practice the suggested approach.. A brief explanation of the development of the educational system in Brazil is given so that the reader can understand how the teaching of foreign languages has gotten to the point where it is nowadays. It reaches the conclusion that although the role of the teacher, in theory, has become more complex because it is expected that teachers take the part of facilitators and collaborators, when it comes to practice they still rely on the traditonal approach, transmitting skills and knowledge.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectparâmetros curriculares nacionaispor
dc.subjectabordagem sociointeracionalpor
dc.subjectensino fundamentalpor
dc.subjectparâmetros curriculares nacionaiseng
dc.subjectsociointeractional approacheng
dc.subjectprimary educationeng
dc.titleOs parâmetros curriculares nacionais e o ensino da língua inglesa: sintonia entre teoria e prática?por
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.programLetraspor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.description.resumoO Ministério da Educação lançou, em 1998, um documento com orientações didáticas e pedagógicas para que os professores adotassem um novo sistema de ensino, tornando-o mais relevante e significativo para o aluno: Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Eles sugerem que os professores adotem uma abordagem sociointeracional para o ensino da língua estrangeira. Como professora do curso de Letras Português/Inglês de instituição de ensino Superior da Grande São Paulo, lecionando a disciplina de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Língua Inglesa , a pesquisadora sentiu a necessidade de um estudo mais aprofundado para, ao entender melhor a questão, poder implementar melhorias em sua própria prática docente. Sendo assim, essa pesquisa tem como objetivo verificar até que ponto a prática docente dos professores de Língua Inglesa, nas escolas de ensino fundamental da Grande São Paulo, se aproxima do preconizado pelo documento Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). A pesquisa traz uma breve retrospectiva da educação no Brasil com o propósito de esclarecer como a situação do ensino de línguas chegou ao ponto em que se encontra hoje e faz uma reflexão sobre os aspectos teóricos dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira para terceiro e quarto ciclos do ensino Fundamental, comparando essa teoria com a prática docente. Notou-se que, na teoria, o fazer docente tornou-se mais complexo, pois foi atribuído ao professor uma série de papéis e, na prática, ele ainda assume o papel de simples transmissor do conhecimento, como observado na análise dos relatórios de observação de estágio.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5024753236594489por
dc.contributor.advisor1Vasconcelos, Maria Lúcia Marcondes Carvalhopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8867051797313548por
dc.contributor.referee1Brito, Regina Helena Pires dept_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5720921133186299por
dc.contributor.referee2Navajas, Ana Mariapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4855452346535584por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4523/LilianaCovino.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2278/1/LilianaCovino.pdf


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record