Show simple item record

dc.creatorPaula, Sebastiana Candida Gomes dept_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:46:39Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:13:17Z
dc.date.available2008-05-08pt_BR
dc.date.available2020-05-28T18:13:17Z
dc.date.issued2008-02-29pt_BR
dc.identifier.citationPAULA, Sebastiana Candida Gomes de. O sistema educacional no Brasil do século XX: um percurso historiográfico. 2008. 101 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25374
dc.description.abstractThis assignment s scope is Linguistic Historiography, aiming at an investigation on the basic education teachers, especially in the emphasis of teaching the Portuguese Language. The focus of the hereby developed assignment presumes that the education, as an cultural phenomena, fits itself in a social, economic and political context, and, therefore, the analysis was made within the fields of History and Linguistic Historiography, both of which allow an observation of the interactions between the political, social and educative dimensions. Grounded on these motives, some documents (Laws, Rules and Standards, Curricular Organization), which are part of the base of the educational reforms, occurred within the studied period, will be analyzed.eng
dc.description.sponsorshipInstituto Presbiteriano Mackenziept_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectensinopor
dc.subjectleispor
dc.subjectdecretospor
dc.subjectlíngua portuguesapor
dc.subjectprofessorespor
dc.subjectteachingeng
dc.subjectlawseng
dc.subjectruleseng
dc.subjectportuguese languageeng
dc.subjectteacherseng
dc.titleO sistema educacional no Brasil do século XX: um percurso historiográficopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.programLetraspor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.description.resumoEste trabalho coloca-se no âmbito da Historiografia Lingüística, procurando investigar a formação dos professores da educação básica, especialmente na ênfase dada à formação para o ensino de Língua Portuguesa. O enfoque, a partir do qual o trabalho que aqui propomos se desenvolveu, parte do pressuposto de que a educação, como um fenômeno cultural, encontra-se inserida em um contexto social, econômico e político e, portanto, a análise que se buscou fazer situa-se dentro da História e da Historiografia Lingüística, as quais nos permitem observar as interações que ocorrem entre as dimensões política, social e educativa. Para tanto, serão analisados alguns documentos (Leis, Decretos e Parâmetros, Organização Curricular), que são a base das reformas educacionais ocorridas dentro do período estudado.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3992487328736607por
dc.contributor.advisor1Faccina, Rosemeire Leão da Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7764188151603056por
dc.contributor.referee1Brito, Regina Helena Pires dept_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5720921133186299por
dc.contributor.referee2Casagrande, Nancy dos Santospt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0283876748874002por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4488/Sebastiana%20Candida%20Gomes%20de%20Paula.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2247/1/Sebastiana%20Candida%20Gomes%20de%20Paula.pdf


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record