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dc.creatorMoreno, Sandra Retamiropt_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:46:37Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:13:15Z
dc.date.available2008-04-16pt_BR
dc.date.available2020-05-28T18:13:15Z
dc.date.issued2008-02-22pt_BR
dc.identifier.citationMORENO, Sandra Retamiro. Espaços lusófonos: uma abordagem entre Brasil e Portugal. 2008. 111 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25366
dc.description.abstractSpeaking a language is the necessary condition of an individual that belongs to a society, of a certain nation. This subject concerns the autonomy of the people, in their identity and self-determination, as well as to the establishment and the maintenance of social relationships. Taking that into account, this study will analyze two journalistic speeches of different spaces (Brazil and Portugal) in written media, considering the same theme (education). The study was made under the perspective of the analysis of the speech (AD), of French orientation, to establish the similarities and the existent differences of these speeches in the journalistic discursive modality, turning possible, therefore, to think about the scenography built in the speech and increasing the construction of the speech of the linguistic marks of the discursive formation and of the ideological formation.eng
dc.description.sponsorshipFundo Mackenzie de Pesquisapt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectlusofoniapor
dc.subjectcenografiapor
dc.subjectideologiapor
dc.subjectanálise do discursopor
dc.subjectlusofoniaeng
dc.subjectscenographyeng
dc.subjectideologyeng
dc.subjectanalysis of the speecheng
dc.titleEspaços lusófonos: uma abordagem entre Brasil e Portugalpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.programLetraspor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.description.resumoFalar uma língua é a condição necessária dos sujeitos de uma dada sociedade, de uma determinada nação. Essa questão diz respeito à autonomia das pessoas, em sua identidade e em sua autodeterminação, bem como ao estabelecimento e à manutenção de relações sociais. Levando isso em consideração, o objetivo geral deste estudo é analisar dois discursos jornalísticos de espaços diferentes (Portugal e Brasil) em mídia escrita, considerando uma mesma temática (educação). O estudo foi feito sob a perspectiva da análise do discurso (AD), de orientação francesa, para se estabelecerem as semelhanças e as diferenças existentes nesses discursos na modalidade discursiva jornalística, tornando possível, portanto, refletir sobre a cenografia construída no discurso e fazer o levantamento, na construção do discurso, das marcas lingüísticas da formação discursiva e da formação ideológica.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6259454150049154por
dc.contributor.advisor1Bastos, Neusa Maria Oliveira Barbosapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6767627111553241por
dc.contributor.referee1Brito, Regina Helena Pires dept_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5720921133186299por
dc.contributor.referee2Silva, Vera Lúcia Crevin dapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3532360944334827por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4487/Sandra%20Retamiro%20Moreno.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2238/1/Sandra%20Retamiro%20Moreno.pdf


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