A mensagem por trás da imagem: estudo de tatuagens à luz da análise do discurso
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2008-03-28
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Marcelino, Fernando César
Orientador
Faccina, Rosemeire Leão da Silva
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Hanna, Vera Lúcia Harabagi
Casagrande, Nancy dos Santos
Casagrande, Nancy dos Santos
Programa
Letras
Resumo
Este trabalho aborda a evolução das tatuagens desde as primeiras provas de sua existência até os dias de hoje e mostra seus diferentes usos dentro de cada cultura como recurso para marcar em seus corpos diferentes mensagens. Apresenta, pela teoria da Análise do Discurso, os conceitos de Ideologia, Discurso e Sujeito; aborda, também, Cultura e Identidade para poder analisar se há um tipo específico de tatuagem de acordo com o sexo e idade da pessoa tatuada e quais são os motivos que levam um indivíduo a marcar seu corpo para sempre. Por meio de um questionário aplicado via internet, listam-se as tatuagens mais comuns no grupo de voluntários que responderam. Analisa o percurso gerativo do sentido, ou seja, os níveis fundamental, narrativo e discursivo de cada uma, baseado na teoria da Análise do discurso da linha francesa. Conclui comentando os resultados alcançados e analisa a tatuagem como forma de identidade de grupo e como símbolo de liberdade do homem e da mulher contemporâneos.
Descrição
Palavras-chave
análise do discurso , cultura , identidade , ideologia , tatuagem , discourse analysis , culture , identity , ideology , tattoo
Assuntos Scopus
Citação
MARCELINO, Fernando César. A mensagem por trás da imagem: estudo de tatuagens à luz da análise do discurso. 2008. 380 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.